Conheça detalhes sobre a Sydney Harbour Bridge, a ponte mais famosa da Austrália, que é um dos cartões postais de Sydney, a maior cidade do país. Além de histórica e linda, ela oferece atrações imperdíveis.
SYDNEY HARBOUR BRIDGE
Construída entre 1923 e 1932, a Sydney Harbour Bridge (Ponte da Baía de Sydney) é uma ponte de aço em arco localizada na baía de Sydney que transporta veículos, pedestres, bicicletas e até mesmo trens. Ela é um símbolo não só da cidade, mas da própria Austrália. Ao sul, ela fica localizada em Dawes Point, na área de The Rocks, e do lado norte, fica em Milsons Point, na área mais baixa de North Shore.

A ponte é apelidada de “O Cabide” por causa de seu design baseado em arco e foi projetada por uma empresa britânica que baseou seu design na Tyne Bridge, inaugurada em 1932 na charmosa cidade de Newcastle upon Tyne, a maior cidade do norte da Inglaterra. Uma curiosidade é que grande parte do material utilizado na ponte foi importando de Newcastle.


A Sydney Harbour Bridge é a sexta ponte mais longa do mundo (1.149 metros) e a mais alta ponte de aço, medindo 134 metros do topo ao nível da água. O arco da ponte tem extensão de 503 metros e seu cume 134 metros de altura do nível do mar. O peso total da estrutura da ponte de aço é de 52.800 toneladas, sendo que o arco sozinho pesa cerca de 39 mil toneladas. Em 2007, ela se tornou Patrimônio Nacional da Austrália.


PILARES DE SUSTENSAÇÃO DA SYDNEY HARBOUR BRIDGE
A Sydney Harbour Bridge é sustentada um par de postes de concreto de 89 metros de altura em cada extremidade do arco, que são revestidos de concreto. Os pilares na base dos postes são essenciais para suportar as cargas do arco e manter sua extensão firmemente no lugar, mas os próprios postes não têm finalidade estrutural. Eles foram incluídos para fornecer uma moldura para os painéis em arco e dar um melhor equilíbrio visual à ponte. Embora originalmente adicionados à ponte apenas por seu valor estético, todos os quatro pilares são utilizados nos dias atuais.
- O pilar do sudeste contém um museu e um centro turístico, com uma vista de 360° no topo, oferecendo vistas do porto e da cidade.
- O pilar sudoeste é usado pela Autoridade de Trânsito e Rodovias (RTA) de New South Walles para apoiar suas câmeras de monitoramento com vista para a ponte e as estradas em torno dessa área.
- Os dois pilares na costa norte incluem chaminés de ventilação para fumaça do túnel do porto de Sydney, com a base do pilar sul contendo o galpão de manutenção da ponte e a base do pilar norte contendo o galpão de gerenciamento de tráfego para caminhões de reboque e veículos de segurança usados na ponte.


ECONOMIA EM SYDNEY: CARTÕES DE ATIVIDADES
Caso você esteja planejando visitar vários lugares e fazer atividades que são pagas em Sydney, a dica é adquirir um cartão de atividades que permite entrada em uma série de lugares, pagando-se um preço único. Uma das melhores opções é o SYDNEY EXPLORE PASS, que oferece economia até 45% na compra de tickets para as atrações. O passe é válido por 30 dias e você pode escolher 3, 4, 5, 7 ou 10 opções entre 20 principais atrações, passeios e cruzeiros, incluindo o zoológico de Taronga e mais. Preço: a partir de AUD$ 105
Leia mais: Austrália: O que fazer em Sydney – Roteiro de 5 ou 6 dias
O QUE FAZER NA SYDNEY HARBOUR BRIDGE
Mais do que uma ponte, a Sydney Harbour Bridge é uma ponte cheia de atrações e passeios interessantes. Abaixo, separamos algumas dicas de como você pode ter experiências inesquecíveis ao visitá-la.
1. CAMINHAR OU PEDALAR AO LONGO DA PONTE
A pista de caminhada da ponte fica no lado leste, com vista para a Opera de Sydney. Há escadas que levam até a ponte perto do Australian Heritage Hotel, na Cumberland Street, na região de The Rocks.



A ciclovia fica no lado oeste da ponte. Você pode ter acesso à ciclovia perto do Observatório de Sydney. Você pode alugar bicicletas na cidade ou participar de um tour guiado de bike, que pode ser uma boa pedida para quem está querendo curtir um bom passeio e ainda se informar sobre as atrações da cidade. Confira algumas opções de tours abaixo.
2. PYLON LOOKOUT
É um mirante que proporciona vistas incríveis da cidade, da baía e da Sydney Harbour Bridge. É preciso subir 200 degraus e chegar até a 87 metros acima do nível do mar para se ter uma vista deslumbrante 360º da baía de Sydney. Toda a caminhada até o topo é feita através de um museu, com 3 níveis de exposições, detalhando a história da ponte e as pessoas que a fizeram acontecer, desde os engenheiros e designers até os trabalhadores que arriscaram suas vidas todos os dias durante os nove anos necessários para construir. No Piso 1, fica a bilheteria e maquetes mostrando algumas das técnicas empregadas na construção da ponte. Você também tem a oportunidade de assistir a um video sobre a construção da ponte. No Piso 2, aproveite para descansar da subida para ver painéis informativos. Seguindo para o último seguinte, há uma pequena área com mais algumas informações sobre a construção e a história da ponte para, finalmente, chegar até o topo.
- Endereços: Caminhando pela Sydney Harbour Bridge, a entrada é pelo pilar sudeste. Acesse o caminho para pedestres da ponte (pedestrian pathway) e utilize as “Bridge Stars” na Cumberland Street. Veja o mapa para mais informações.
- Horários: diariamente de 10h às 17h
- Entradas: AUD$ 15

RESERVE AGORA seu hotel e economize até 50%. Leitores do Viajonários estão com um SUPER DESCONTO! E o melhor, com CANCELAMENTO GRÁTIS*!
*confira os hotéis com cancelamento grátis no site
3. BRIDGECLIMB SYDNEY
BridgeClimb Sydney é uma experiência para os mais aventureiros e destemidos, em que se pode subir no topo da ponte para ter vistas 360º de Sydney. Mais de 3,5 milhões de visitantes de 137 nacionalidades já aceitaram o desafio de subir no alto da ponte. Até mesmo celebridades como a cantora Kylie Minogue, os atores Zac Efron, Robert De Niro, Ben Stiller, Nicole Kidman, a apresentadora Oprah Winfrey e o Príncipe Harry já desafiaram o perigo!

Há 3 tipos diferentes de passeios:
- Sampler: Tenha um gostinho de subir na ponte nesse passeio de 1 hora e 30 minutos de duração em que é possível subir no arco interno para uma vista espetacular no meio do caminho até o topo! Inclui entrada no Pylon Lookout.
- Summit: Caminhando pelo arco superior, essa escalada de 3 horas e meia parte ao amanhecer, pela manhã, pela tarde, ao anoitecer ou à noite, onde é possível admirar toda a agitação da cidade. Inclui entrada no Pylon Lookout.
- Express: Este é um passeio de 2 horas e 30 minutos pelo arco interno até o topo pela parte de baixo. Você pode partir desde o início da manhã até o final da tarde. Inclui entrada no Pylon Lookout.
- Endereço: 3 Cumberland St, The Rocks NSW 2000, Austrália
- Horários: variam de acordo com o passeio escolhido
- Entrada: compre os ingressos aqui
- Sampler: AUD$ 174
- Summit: AUD$ 268
- Summit Express: AUD$ 268

4. DAWES POINT (TAR-RA) PARK
Esta atração é um parque que fica localizado exatamente embaixo da Sydney Harbour Bridge do lado sul, com vistas para a Opera House. Dawes Point foi o local da primeira posição fortificada da Austrália, construída em 1788 para proteger a enseada de invasores estrangeiros. Cinco canhões são tudo o que restou da antiga Dawes Point Battery. O forte foi removido durante a construção da Sydney Harbour Bridge, que agora passa por cima do parque. Uma escavação arqueológica foi concluída recentemente no local e o público pode conhecer um pouco mais sobre a história do local com painéis informativos.
- Endereço: Hickson Road, The Rocks, NSW, 2000, Austrália
- Horários: 24 horas por dia
- Entrada: gratuita


5. PASSEIOS DE BARCO, HELICÓPTERO E OUTROS
Para quem quer ver a Sydney Harbour Bridge de diversos ângulos diferentes, pode fazer um passeio de balsa, de veleiro, de helicóptero e até mesmo de hidroavião. A opção mais barata é pegar uma balsa do Circular Quay, que passa ponte, pela Sydney Opera House e vai até o zoológico de Taronga, Manly Beach ou Watsons Bay. Para passar por baixo da ponte, terá que ir para destinos como Barangaroo, Darling Harbour, Cockatoo Island e Parramatta.

Você pode escolher entre uma grande variedade de cruzeiros de barco no porto, incluindo almoço, chá da tarde, ao pôr do sol ou jantar premium. Também existem passeios à vela maravilhosos. Para uma visão aérea, voe em um hidroavião ou em um helicóptero. Até mesmo excursão guiada de caiaque está disponível. Ou seja, você pode admirar a ponte de diversas formas!

Guarde estas dicas no Pinterest!
Leia mais sobre Sydney:
- Austrália: O que fazer em Sydney – Roteiro de 5 ou 6 dias
- Visitando a Opera House de Sydney: tours e informações
- Aeroporto de Sydney: Terminais e Como ir ao centro da cidade
- Hospedagem em Sydney: Hotel Marriott at Circular Quay
- Galeria de Arte New South Wales: a mais importante de Sydney
- Bondi to Coogee Walk: roteiro a pé pelo litoral e praias de Sydney
- Austrália: As 10 melhores praias de Sydney
- Manly Beach: uma das melhores praias de Sydney
- Austrália: 10 lugares para comer em Sydney (com mapa!)
- Bodhi Restaurant: deliciosa comida asiática vegana em Sydney
- Sydney Tower: vistas panorâmicas e restaurante giratório
- Blue Mountains e atrações do Scenic World a partir de Sydney
ESTIVE EM SIDNEY AUSTRALIA ESSE ANO DE 2020 FEVEREIRO DURANTE 25 DIAS VISITANDO MINHA FILHA QUE MORA AI FUI CONHECER VARIOS LUGARES MAS TB DEIXEI DE CONHECER MUITOS VIU AGORA DEPOIS QUANDO VOLTAR PRETENDO APRECIAR MELHOR ABRAÇOS
SOU DE RIBEIRAO PRETO -SP BRASIL