Conheça a Galeria de Arte New South Wales, a galeria mais importante de Sydney e uma das mais importantes da Austrália. Confira neste post todas as dicas sobre o que encontrar por lá e como aproveitar bem a sua visita.
A GALERIA DE ARTE NEW SOUTH WALES (NSW)
Fundada em 1874, a Art Gallery of New South Wales (Galeria de Arte de Nova Gales do Sul) está localizada na região de The Domain, ao lado do Royal Botanic Gardens em Sydney, maior cidade da Austrália. Ela é a mais importante galeria de arte pública da cidade e uma das maiores do continente. Seu nome é devido ao fato de Sydney se localizar no estado que tem o nome de New South Wales. A galeria foi aberta com o objetivo de promover as artes através de seminários, aulas e exibições regulares. Seu acervo conta com obras de arte australianas, europeias e asiáticas.

ÁREAS DA GALERIA
A galeria foi sendo expandida ao longo dos anos e, atualmente, é formada pela combinação de alguns edifícios. The Vernon é o prédio mais antigo, foi construído em estilo grego antigo e o interior é dividido em 4 salas com paredes coloridas. A Ala Captain Cook foi construída para celebrar o primeiro explorador britânico que chegou à Austrália. Ela foi construída dividindo o novo edifício do antigo com uma larga faixa de clarabóias no pátio da entrada principal. As novas galerias foram pintadas de branco.




Em 2003, foi aberto um espaço para a Galeria de Arte Asiática. O revestimento externo translúcido iluminado à noite brilha à noite e foi apelidado de “caixa de luz”. Esta expansão foi acompanhada de outras alterações: um novo espaço para exposições temporárias no nível superior, novos estúdios de conservação, uma expansão para o exterior do Café com vista para a Baía de Woolloomooloo, um novo restaurante e um teatro.




COLEÇÕES DA GALERIA
A Coleção da Galeria de Arte de New South Wales está categorizada da seguinte forma:
- Arte do Ocidente: A galeria tem uma extensa coleção de arte vitoriana britânica, incluindo obras importantes de Lord Frederic Leighton e Sir Edward John Poynter. Além disso, possui um pequeno acervo de arte européia dos séculos XV a XVIII, incluindo obras de Peter Paul Rubens, Canaletto, Bronzino, Domenico Beccafumi, Giovanni Battista Moroni e Niccolò dell’Abbate. Há também obras do século XIX artistas como Eugène Delacroix, John Constable, Ford Madox Brown, Vincent van Gogh, Auguste Rodin, Claude Monet, Paul Cézanne e Camille Pissarro.
- Arte Australiana: A coleção data do início do século XIX e inclui muitas pinturas e esculturas icônicas. Há obras de John Glover, Arthur Streeton, Eugene von Guerard, John Russell, Tom Davis, Charles Conder, William Piguenit, E. Phillips Fox, Frederick McCubbin, Sydney Long e George W Lambert.








OUTRAS COLEÇÕES
- Arte Contemporânea: A coleção de arte contemporânea é internacional, abrangendo arte asiática e ocidental, bem como australiana em todas as mídias. A coleção de arte contemporânea australiana se concentra na pintura abstrata, Expressionismo, e arte pop.
- Arte Aborígine e Ilhéu do Estreito de Torres: A coleção representa artistas indígenas de comunidades em toda a Austrália.




- Arte Asiática: As coleções asiáticas abrangem os países e culturas do sul, sudeste e leste da Ásia.
- Arte do Pacífico: A coleção de arte da região do Pacífico começou em 1962. Entre 1968 e 1977, a galeria adquiriu mais de 500 obras da Coleção Moriarty, uma das maiores e mais importantes coleções particulares da arte das Terras Altas da Nova Guiné no mundo.




- Fotografia: A coleção de fotografias tem participações importantes de uma grande variedade de artistas, incluindo Tracey Moffatt, Bill Henson, Fiona Hall, Micky Allan, Mark Johnson, Max Pam e Lewis Morley.
Além das exposições permanentes, as quais possuem entrada gratuita, a galeria abriga cerca de 40 exposições temporárias todos os anos, que podem ser visitadas mediante ao pagamento de uma taxa específica.
RESERVE AGORA seu hotel e economize até 50%. Leitores do Viajonários estão com um SUPER DESCONTO! E o melhor, com CANCELAMENTO GRÁTIS*!
*confira os hotéis com cancelamento grátis no site
COMO VISITAR A GALERIA DE ARTE NSW
Assim que você entrar na galeria através do edifício em estilo grego, estará no Piso Térreo. As exposições estão divididas conforme a figura abaixo.




O QUE ENCONTRAR EM CADA UM DOS ANDARES
- Piso Térreo: Este é o principal andar da Galeria de Arte New South Walles, pois aqui fica a maior parte das exposições da galeria. Neste piso você vai encontrar: a coleção de Arte Europeia dos séculos XV ao XIX, coleção de Arte Europeia do século XIX, coleção de Arte Europeia dos séculos XIX e XX, coleção de Arte Australiana do século XIX, galerias de Arte Australiana dos séculos XX e XXI, a Galeria Lowy, Gonski, uma loja de presentes, o restaurante, e o parte superior da Galeria Asiática.




- Piso Superior: Neste piso fica a Galeria de Exibições Temporárias. O acesso nesta área é restrito para aqueles que adquiriram ingressos para visitar a exposição.




- Piso -1: Logo abaixo do Piso Térreo, fica um andar em que fica a parte inferior da Galeria Asiática, um Café com um terraço bacana, uma biblioteca e arquivo, o auditório Centenary para um público de 90 pessoas sentadas, uma grande galeria de exibições e uma exposição de Porcelana do século XVIII.
- Piso -2: Este piso abriga as Galerias de Arte Contemporânea, o espaço de leitura Art Zone, um espaço contemporâneo que exibe obras de artistas ainda vivos, a Galeria de Arte Moderna, a Galeria de Fotografia e uma sala de estudos.
- Piso -3: Esta é uma pequena área que abriga um lounge para membros da galeria, um espaço de arte aborígene conhecido como Yiribana Gallery, e o teatro Domain, com capacidade para 339 pessoas.




Leia mais: Austrália: O que fazer em Sydney – Roteiro de 5 ou 6 dias
CAFÉ E RESTAURANTE DA GALERIA DE ARTE NSW
A galeria possui dois espaços para refeições: o restaurante à la carte Chiswichk at the Gallery e o Cafe at the Gallery. Confira mais informações sobre as opções gastronômicas dentro da galeria:
- O restaurante Chiswick tem um menu elaborado com ingredientes frescos que se adequa com a mudança das estações. Ele fica aberto para o almoço todos os dias e jantar às quartas-feiras.
- O Cafe at the Gallery foi reaberto recentemente com um novo visual e um menu caprichado. Ele fica em um espaço bem iluminado e oferece uma uma experiência de jantar casual em um ambiente descontraído. O Cafe serve excelentes cafés, doces, lanches leves preparados na hora, sanduíches, saladas e uma bela seleção de pratos quentes.
- Além disso, durante as noites de quarta-feira, o museu tem seu horário de funcionamento extendido para o Art After Hours. Por este motivo, há o Pop-up bar, que serve bebidas e lanches na entrada a galeria.
COMO CHEGAR À GALERIA DE ARTE NSW
A Galeria de Arte New South Wales fica localizada ao lado do Royal Botanic Gardens. As opções mais comuns para chegar ao local de transporte público são:
- Ônibus: A Linha 441 tem início da York Street ao lado do Queen Victoria Building. Veja mais informações aqui.
- Trem: As estações St James (T1, T2, T3 e T8) e Martin Place (T4) fica a cerca de 10 minutos de caminhada da galeria. Confira todas os dados neste link.
INFORMAÇÕES IMPORTANTES
Art Gallery of New South Wales
- Endereço: Art Gallery Rd, Sydney NSW 2000, Austrália
- Horários:
- Galeria: diariamente de 10h às 17h (quarta-feira aberta até as 22h – Art After Hours)
- Restaurante: de segunda a sexta-feira de 12h às 15h30 | quarta-feira de 12h às 21h | sábado e domingo de 12h às 16h
- Café: diariamente de 10h às 16h30 (quarta-feira até 21h30)
- Entrada: gratuita para o acervo permanente | varia para exposições especiais
Guarde esta dica no Pinterest!
Leia mais sobre Sydney:
- Passo-a-passo para tirar o visto de turista para a Austrália
- Austrália: O que fazer em Sydney – Roteiro de 5 ou 6 dias
- Visitando a Opera House de Sydney: tours e informações
- Aeroporto de Sydney: Terminais e Como ir ao centro da cidade
- Austrália: 10 lugares para comer em Sydney (com mapa!)
- Blue Mountains e atrações do Scenic World a partir de Sydney
- Sydney Tower: vistas panorâmicas e restaurante giratório
- Hospedagem em Sydney: Hotel Marriott at Circular Quay
- Austrália: As 10 melhores praias de Sydney
- Bodhi Restaurant: deliciosa comida asiática vegana em Sydney
- Austrália: A icônica ponte Sydney Harbour Bridge
- Bondi to Coogee Walk: roteiro a pé pelo litoral e praias de Sydney