Última atualização: 10/01/2019
O Museu da Força Aérea Real é uma boa pedida para quem admira aeronaves. Embora seja pouco conhecido do grande público, o acervo do museu impressiona, incluindo diversos aviões usados em guerras. Confira o que encontrar neste museu.
O MUSEU DA FORÇA AÉREA REAL
O Royal Air Force Museum (também conhecido como RAF Museum) é um museu inaugurado em 1972 que tem como objetivo contar a história da aviação e da Força Aérea Real, nome dado à Força Área do Reino Unido, criada em abril de 1918. O acervo conta com mais de 100 aeronaves, algumas extremamente raras e bem preservadas. Eu, que nem entendo nada de aviões, fiquei bastante impressionada com os exemplares que vi por lá. Fico imaginando como seria bacana conhecer o local quem conhece mais os modelos e finalidades das aeronaves.

O museu tem passado por um processo de reforma para celebrar o centenário da Força Área Real em 2018. Por este motivo, algumas áreas estão provisoriamente fechadas. E é legal saber que estão procurando deixar o lugar melhor, porque apesar de ter achado o acervo incrível, achei que algumas áreas estavam mal cuidadas e havia poucos funcionários disponíveis para esclarecer dúvidas.

ECONOMIA EM LONDRES: CARTÕES DE ATIVIDADES
Para quem pretende fazer muitas coisas e visitar muitos lugares pagos em Londres, a sugestão é adquirir um dos cartões que dão direto a acessar atrações e andar de ônibus turístico economizando muito! O THE LONDON PASS é o mais famoso deles. O cartão pode ser adquirido em versões de 1, 2, 3, 4, 5, 6 ou 10 dias. Ele dá direito a entrar em mais de 60 das principais atrações de Londres e 1 dia de passeio no ônibus turístico hop-on hop-off. Além disso, o cartão oferece mais de 20 ofertas especiais exclusivas em algumas das lojas e restaurantes da cidade. Veja a lista completa de atrações inclusas neste link. Preço: a partir de £69.
Leia mais: O que fazer em Londres – Roteiro completo de 5 dias ou mais
O QUE VISITAR NO MUSEU
O museu é dividido em 5 galpões, conforme a figura.
- Marcos da Aviação (galpão azul)
- Salão dos Bombardeiros (galpão amarelo)
- Hangares Históricos (galpão amarelo)
- Salão da Batalha da Grã-Bretanha (galpão vermelho)
- A Fábrica Grahame-White (galpão verde)

GALPÃO AZUL
A entrada é feita pelo galpão azul, onde estão os “Marcos da Aviação”. Esta é uma das áreas históricas mais interessantes do museu, pois faz uma linha do tempo contando a história da avião. Há um enorme galpão com aeronaves históricas e um grande painel que mostra ano a ano a evolução da aviação, desde onde supostamente os americanos irmãos Wright inventaram o avião em 1903 (ok, Santos Dumont também aparece na exposição) até os dias atuais.



RESERVE AGORA seu hotel e economize até 50%. Leitores do Viajonários estão com um SUPER DESCONTO! E o melhor, com CANCELAMENTO GRÁTIS*!
Booking.com
*confira os hotéis com cancelamento grátis no site
GALPÃO AMARELO
Saindo do galpão azul, há uma ligação que leva ao galpão amarelo, onde a maior parte do acervo do museu está presente e onde o tempo de visitação é mais longo. Há muitos helicópteros, aviões, veículos da Força Área Real e, até mesmo, exemplo de bombas e torpedos em exposição. Nesta parte do museu há simuladores de voos (é preciso pagar £3) e um teatro 4D.





GALPÃO VERMELHO
Saindo do galpão amarelo, siga em direção ao galpão vermelho. Lá fica a exposição sobre a Batalha da Grã-Bretanha, de 1940. Esta foi uma batalha travada entre as forças aéreas da Alemanha nazista e a Força Aérea Britânica. Hitler queria o domínio aéreo de toda a extensão do Canal da Mancha e do sul da Inglaterra. O que o ditador não contava era que os inglês tinham um trunfo muito importante: o radar. Há toda a história da batalha contada em painéis, objetos históricos e até mesmo um pequeno cinema onde é exibido um filme curtinho explicando o contexto histórico.





GALPÃO VERDE
O galpão verde abriga a Fábrica Grahame-White, aberta em 2014. O nome do local é uma homenagem a Claude Grahame-White (1879-1959), um britânico pioneiro na aviação que fez o primeiro voo noturno em 1910. Ele fundou a empresa Grahame-White Aviation Company, sua empresa de motores e aeronaves. Esta área do museu procura replicar a antiga fábrica de Grahame-White, através de uma excelente exposição de aviões produzidos por ele. Até mesmo seu antigo escritório foi reproduzido no local.

CAFÉ DO & RESTAURANTE DO MUSEU
Wessex Café é o lugar do museu disponível para fazer uma refeição rápida ou tomar um café. Ele fica próximo aos helicópteros nos Hangares Históricos (galpão amarelo). Já restaurante Echo Alpha Tango fica localizado ao lado do galpão vermelho.


COMO CHEGAR
Para chegar de metrô, utilize a Northern Line (preta) sentido Edgware e desça na estação Colindale. Basta caminhar por 10 minutos até o museu ou pegar o ônibus 303 para terminar o percurso.
INFORMAÇÕES IMPORTANTES
Royal Air Force Museum
- Endereço: Grahame Park Way, London NW9 5LL
- Horários: diariamente de novembro a fevereiro de 10h às 17h / de março a outubro de 10h às 18h
- Entrada: gratuita
Guarde estas dicas no Pinterest!
Conheça outros museus com temática de guerra em Londres:
- Imperial War Museum: O museu de guerra de Londres
- Churchill War Rooms: Bunkers da Segunda Guerra em Londres
- HMS Belfast: navio de guerra ancorado em Londres
[…] Londres: A história da aviação no Museu da Força Aérea Real […]
[…] Londres: A história da aviação no Museu da Força Aérea Real […]