Conheça a Manchester Art Gallery, uma galeria de arte fundada no século XIX, que está localizada na cidade de Manchester, na Inglaterra, e conta com um belo acervo de pinturas, desenhos, esculturas, miniaturas e impressões.
MANCHESTER ART GALLERY
Fundada em 1823, a Manchester Art Gallery está alojada em três edifícios conectados projetados pelo arquiteto Sir Charles Barry no estilo grego jônico. A galeria abriga uma coleção de arte e design com um acervo que inclui mais de 25 mil objetos, entre eles: mais de 2 mil pinturas a óleo, 3 mil aquarelas e desenhos, 350 esculturas, 90 miniaturas de mais de 1 mil impressões, e cerca de 13 mil objetos decorativos incluindo cerâmica, vidro, talheres, móveis, trabalhos em metal, armaduras, papéis de parede e casas de bonecas. Além disso, o museu também possui uma coleção que inclui mais de 21 mil itens de vestuário, tecidos e acessórios, cobrindo todos os aspectos da história do vestuário dos anos 1600 até os dias atuais. Adicionalmente, todos os anos a galeria abriga exposições periódicas de temas variados.

COMO É A VISITA A MANCHESTER ART GALLERY
As exposições da Manchester Art Gallery estão divididas em 3 andares (Térro, 1º Andar e 2º Andar). O Andar Térreo conta com um Café, uma loja de presentes, espaços para exposições temporárias e salas de estudo. O 1º Andar, é onde estão as principais exposições da galeria, exibindo a coleção de Belas Artes e Artesanato e Design, separando o acervo por período, além de abrigar o Clore Art Studio e uma sala com exposições temporárias. O 2º Andar é menor, com 3 grandes salas de exposições temporárias, incluindo a Design Gallery. Confira o mapa do museu neste link.








COLEÇÕES DA MANCHESTER ART GALLERY
Em seguida, confira mais detalhes sobre as principais coleções do museu dividas em: Belas Artes, Artesanato e Design e Itens de Vestuário.
>> BELAS-ARTES
A Manchester Art Gallery é mais conhecida por sua coleção de obras de artistas britânicos do século XIX, particularmente os pré-rafaelitas. As coleções de belas artes não são exclusivamente britânicas e contêm material desde os anos 1400 até os dias atuais. As obras incluem pinturas a óleo, esculturas, desenhos, aquarelas, gravuras, pôsteres, fotografias e medalhas. Mais recentemente, o museu adquiriu obras de artistas contemporâneos britânicos, europeus, africanos, americanos e asiáticos. A galeria abriga várias obras do impressionista francês Pierre Adolphe Valette, que pintou e ensinou em Manchester nos primeiros anos do século XX. Também há pinturas de famosos como Edgar degas, Camille Pissarro, Auguste Renoir, entre outros.
Datado de 1.100 AC até os dias atuais, a coleção compreende mais de 13 mil objetos, cerca de um quarto dos quais são de cerâmica. Outros principais itens incluem vidro, metal e móveis. A coleção também conta com antiguidades, armas e armaduras, moedas, esmaltes, marfins, casas de bonecas e itens relacionados. Embora a maior parte do material seja britânico ou europeu, existem objetos de todos os continentes, exceto da América do Sul, com itens significativos da China e do Japão. Atualmente, tem havido uma nova ênfase em trabalhos que confundem as fronteiras tradicionais entre belas artes, artesanato e design.




>> ITENS DE VESTUÁRIO
A Manchester Art Gallery possui uma das maiores coleções britânicas de moda e roupas. Manchester começou a colecionar roupas e acessórios na década de 1920 e, com sua história têxtil, proporcionou o lar perfeito para a coleção. O acervo abriga itens a partir dos anos 1600, incluindo uma coleção de vestidos do início do século XVII. Há também uma excelente seleção de roupas femininas do século XVIII com mais de 100 vestidos e uma rica coleção de trajes infantis e de moda masculina. Mais recentemente, a galeria tem se concentrado em aumentar a participação de alta costurapara complementar as peças mais convencionais ou de rua, que vão de Schiaparelli e Chanel a McQueen e Westwood.




Leia mais: Inglaterra: O que fazer em Manchester – Roteiro de 1, 2 ou 3 dias
CAFÉ E LOJA DA MANCHESTER ART GALLERY
- CAFÉ: A Manchester Art Gallery abriga um Café conhecido como Gallery Café que serve opções preparadas com alimentos provenientes de produtores locais e tudo fresquinho feito todos os dias, do zero. Horário de funcionamento: segunda-feira de 11h às 17h | de terça a domingo de 10h às 17h | 1ª quarta-feira de cada mês de 10h às 21h
- LOJA: A loja da galeria oferece uma seleção de utensílios domésticos, livros de arte e mercadorias exclusivas inspiradas em exposições e mostras da galeria. Horário de funcionamento: diariamente de 11h às 16h
COMO CHEGAR A MANCHESTER ART GALLERY
Quem está em Londres e quer aproveitar para conhecer Manchester, nada melhor do que o trem! A companhia Virgin Trains disponibiliza trens rapidíssimos e confortáveis! Os trens saem da estação London Euston e vão até a Manchester Piccadily, completando o trajeto de mais de 320 km de distância em apenas 2 horas! Minha super dica é: compre com bastante antecedência porque os preços são bem salgados se as passagens são compradas na mesma semana da viagem. Para comprar bilhete do trem, recomendo o site TrainLine. Veja todas as informações sobre como utilizar trens na Inglaterra no post: Dicas para viajar de trem pela Inglaterra. Chegando à estação de trem, você poderá ir até a Manchester Art Gallery caminhando, já que ela fica a pouco mais de 10 minutos de caminhada.
RESERVE AGORA seu hotel e economize até 50%. Leitores do Viajonários estão com um SUPER DESCONTO! E o melhor, com CANCELAMENTO GRÁTIS*!
*confira os hotéis com cancelamento grátis no site
INFORMAÇÕES IMPORTANTES
Manchester Art Gallery
- Endereço: Mosley Street, Manchester M2 3JL, Inglaterra
- Horários: de sexta a quarta de 10h às 17h | quinta-feira de 10h às 21h
- Entrada: gratuita
Guarde esta dica no Pinterest!
Leia mais sobre Manchester:
- Inglaterra: O que fazer em Manchester – Roteiro de 1, 2 ou 3 dias
- Futebol: Museu e Tour no estádio do Manchester United
- Inglaterra: Museu da Ciência e Indústria em Manchester
- Inglaterra: Museu Nacional do Futebol em Manchester
- Inglaterra: A histórica Catedral de Manchester