Última atualização: 24/08/2020
Confira todas as informações para conhecer o Wat Arun, um dos principais templos budistas da cidade de Bangkok, na Tailândia. Ele também é conhecido como Templo do Amanhecer (The Temple of Dawn, em inglês).
WAT ARUN: O TEMPLO DO AMANHECER
Wat Arun Ratchawararam Ratchawaramahawihan, mais conhecido como Wat Arun, é um templo budista que fica na margem oeste do rio Chao Phraya, lado oposto de onde ficam o Grand Palace & o Templo do Buda de Esmeralda e o Wat Pho, o Templo do Buda Reclinado. O nome do templo é uma homenagem ao deus hindu Arun, personificado como as radiações do sol nascente, é o Deus indiano do Amanhecer. Apesar do nome, a vista mais espetacular do monumento reluzente pode ser vista do lado leste do rio ao pôr do sol, quando os pináculos de Wat Arun fazem uma silhueta impressionante no horizonte.

UM POUCO DE HISTÓRIA…
No local one está o Wat Arun existe a presença de um templo budista desde a época do Reino Ayutthaya, mas o nome não era o mesmo. O templo consagrou a imagem do Buda Esmeralda antes de ser transferida para Wat Phra Kaew (Templo do Buda de Esmeralda), na margem leste do rio, em 1785.

Posteriormente, o templo foi abandonado por um longo período de tempo, até o reinado do Rei Rama II (1809-1824), que restaurou o templo e elevou o pagode principal a 70 metros de altura, sendo concluído já no reinado do Rei Rama III. O templo passou por grandes restaurações durante o reinado do Rei Rama V (final do século XIX e início do século XX) e, novamente, em 1980, antes da celebração do bicentenário da fundação de Bangkok. Wat Arun é um dos poucos legados sobreviventes da dinastia Chakri da Tailândia.

O QUE VESTIR PARA VISITAR O WAT ARUN
Como se trata de local religioso, existem uma série de regras rígidas para visitar o local no quesito vestimenta. É proibido usar: blusas sem manga, blusas que mostrem a barriga, blusas transparentes ou decotadas, shorts curtos, calças rasgadas, calças justas, legging, roupa de ginástica e mini saias. É permitido entrar com bermudas na altura dos joelhos. É preciso que a blusa cubra os ombros e que você esteja de calça comprida ou saia que cubra os joelhos no caso das mulheres. Leve um lenço para se cobrir se tiver dúvida sobre sua roupa.

- IMPORTANTE: É preciso retirar os sapatos nos locais sagrados. Use um sapato que seja fácil de calçar e, se estiver descalço, um lencinho umedecido para limpar os pés antes de recolocar os sapatos (seus pés ficaram pretos de sujeira!). Eu recomendo que você guarde os seus sapatos em um saquinho plástico e os coloque dentro da mochila ou bolsa enquanto estiver em uma área em que é proibido usar calçados.
RESERVE AGORA seu hotel e economize até 50%. Leitores do Viajonários estão com um SUPER DESCONTO! E o melhor, com CANCELAMENTO GRÁTIS*!
*confira os hotéis com cancelamento grátis no site
NOMECLATURAS DOS TEMPLOS BUDISTAS
- WAT: É a palavra em tailandês que significa templo.
- CHEDI: Pagoda budista muito usada na Tailândia. Trata-se de um monumento construído sobre os restos mortais (geralmente cremados) de uma pessoa importante dentro da religião budista. Tem formato de torre, geralmente cônica, circundada por uma abóbada e, às vezes, com chanttras (toldos de lona).
- PRANG: É uma torre alta de estrutura cônica ou piramidal, geralmente ricamente esculpida. É um elemento comum da arquitetura hindu e budista do Império Khmer. Na Tailândia, aparece apenas nos mais importantes templos budistas.

- VIHARN (Viara): Tipo de mosteiro (monastério) budista que se refere a um lugar isolado que serve de refúgio para os monges durante a estação chuvosa.
- UBOSOT: Um edifício do complexo de um templo budista que é a sala de oração mais sagrada, também chamada de “salão de ordenação”, pois é onde as ordenações acontecem. O lado de entrada da maioria dos ubosots está voltado para o leste. Os ubosots e os viharns normalmente abrigam imagens de Buda.
- MONDOP: Edifícios ou santuário com base em quadrado, com um telhado piramidal suportado por colunas dentro de um templo budista. Pode abrigar relíquias, escrituras sagradas ou funcionar como um santuário.
Leia mais: Tailândia: O que fazer em Bangkok – Roteiro de 3, 4 ou 5 dias
COMO É A VISITA AO WAT ARUN
Após chegar em Wat Arun, você precisará comprar o seu ticket na bilheteria para ter acesso a todo o complexo. Mostre os tickets para o fiscal e comece o passeio pelo Templo do Amanhecer.

O mapa abaixo dá uma ideia do que você encontrará durante a visita ao Wat Arun. O complexo estruturas interessantes e monumentos. Em seguida, daremos mais detalhes sobre os principais destaques.
Legenda:
- Prang central
- Prangs laterais
- Mondop
- Viharn
- The Buddha’s Footprint Niche
- 4 Chedi (Pagodas)
- Phra Viharn Kot (varanda periférica)
- Ordination Hall (Salão de Ordenação)
- Entrada para o telhado de pináculo
- Os Demônios
- Pavilhões do lado do Rio (Sala)
- Borsei Noi
- Viharn Noi
PRANG CENTRAL
A principal característica do Wat Arun é a Prang central (torre espiral no estilo Khmer), incrustada com porcelana colorida de 70 metros de altura (já encontramos informações que falam 67, 70, 79 e até 82 metros de altura – aparentemente, ninguém sabe ao certo). As prangs são decoradas com conchas e pedaços de protelada que antes eram usados como balastro por barcos que iam da China para Bangkok. A ponta central da prang tem no topo um tridente de sete pontas, conhecido como o “Tridente de Shiva”. Ao redor da base do dente estão várias figuras de antigos soldados e animais chineses. O trabalho de restauração mais extenso da Prang foi realizado de 2013 a 2017. A Prang central simboliza o Monte Meru da cosmologia hindu.


É possível subir um caminho limitado pelas escadas íngremes do ponto principal, que oferece uma vista do rio Chao Phraya. Esses degraus íngremes levam aos dois terraços que formam a base do Prang. Os pavilhões na primeira plataforma contêm estátuas de valor inestimável do Buda nos estágios mais importantes de sua vida. No segundo terraço, quatro estátuas do deus hindu Indra ou Erawan, seu elefante de 33 cabeças, ficam de guarda.

PRANGS LATERAIS
A Prang central é cercada por quatro prangs laterais menores. As Prangs laterais possuem estátuas de Phra Phai, o Deus do Vento, e são dedicadas a ele. A longa e alongada Prang no estilo Khmer e as quatro torres menores simbolizam a representação terrestre dos trinta e três céus.


UBOSOT (ORDINATION HALL)
Ao lado da Prang central está o “Salão da Ordenação”, com uma imagem de Niramitr Buddha, supostamente encomendada pelo Rei Rama II. A entrada da frente do salão de ordenação tem um teto com uma torre central, decorada em cerâmica colorida e trabalho de estuque revestido em porcelana colorida. Há dois demônios, ou figuras de guardiões do templo, em frente. Aproveite para admirar uma imagem dourada de Buda e os murais detalhados que decoram as paredes. Os murais foram criados durante o reinado de Rama V. Os Demônios na entrada são do Ramakien (é o épico nacional da Tailândia, derivado do épico hindu Ramayana). A figura branca é chamada Sahassa Deja e a verde é conhecida como Thotsakan, o Demônio Rāvana de Ramayana.



THE BUDDHA’S FOOTPRINT NICHE
Em um bonito Mondop (edifício quadrado com teto piramidal) está o “The Buddha’s Footprint Niche”, um edifício de tijolo coberto de padrões florais de cerâmica. Ele contém uma réplica esculpida em pedra da pegada do Buda.


TOURS EM WAT ARUN
Existem diversos tours oferecidos por locais que incluem o Wat Arun. Alguns deles, além de dar informações preciosas sobre a história do lugar, também incluem passeios para outros templos importantes e outras atrações da cidade de Bangkok. Confira abaixo algumas sugestões:
COMO CHEGAR AO WAT ARUN
- Utilize o Tha Tien Pier, que fica em frente ao Wat Pho, para pegar um pequeno barco que atravessa o Rio Cha Phraya e desembarca no Wat Arun Ferry Pier. A taxa é de 4 Baht. Recomendamos que você aproveite para conhecer Wat Arun no mesmo dia que visitar Grand Palace Bangkok e o Wat Pho, pois estará pertinho do Tha Tien Pier.
- Caso esteja partindo de outros lugares, para chegar a Tha Tien, você pode utilizar os barcos expressos Chao Phraya Express Boat a partir de qualquer outro píer ou pegar um táxi ou Grab (o Uber da Tailândia). Os ônibus que chegam perto de Tha Tien são as linhas 1, 25, 44, 47, 62 e 91 que param na Maharat Road.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES
Wat Arun
- Endereço: 158 Thanon Wang Doem, Khwaeng Wat Arun, Khet Bangkok Yai, Krung Thep Maha Nakhon 10600, Tailândia
- Horários: diariamente de 8h30 às 17h30
- Entrada: 100 Baht / gratuita para crianças
Guarde esta dica no Pinterest!

Leia mais sobre Bangkok:
- Tailândia: O que fazer em Bangkok – Roteiro de 3, 4 ou 5 dias
- Tailândia: Como ir dos 2 Aeroportos de Bangkok ao centro
- Tailândia: Grand Palace Bangkok e Templo do Buda de Esmeralda
- Tailândia: Wat Pho, o Templo do Buda Reclinado em Bangkok
- Tailândia: Asiatique, o melhor mercado noturno de Bangkok
- Tailândia: 7 dicas de restaurantes em Bangkok
- Tailândia: Hospedagem em Bangkok no Ibis Bangkok Riverside
- King Power MahaNakhon: Observatório mais alto de Bangkok
- Tailândia: Os 15 melhores Shopping Centers em Bangkok
- Tailândia: 25 Rooftops em Bangkok (com mapa!)




[…] tem uma forte influência budista e é o lar de alguns dos templos mais magníficos, incluindo Wat Pho e Wat Arun em Bangkok. Além de todas essas curiosidades, Tailandia é conhecida mundialmente pela sua […]
Um dia gostaria de conhecer.
Parece um País lindo