Última atualização: 08/12/2021
Conheça The Art of the Brick, uma exposição incrível de dezenas de esculturas e obras de arte feitas exclusivamente com mais de 1 milhão de peças de LEGO®!
A INCRÍVEL EXPOSIÇÃO THE ART OF THE BRICK
The Art of the Brick é uma exposição itinerante desenvolvida pelo premiado artista plástico americano Nathan Sawaya, famoso por criar obras de arte inspiradoras a partir de estruturas improváveis. Sua particularidade é que todas as obras expostas foram feitas somente com peças de LEGO®, aqueles famosos bloquinhos de plástico produzidos pela empresa dinamarquesa de mesmo nome.
Considerada uma das top 10 “exposições imperdíveis” segundo a CNN, a exposição The Art of the Brick estreou em 2017 e mostra a mágica feita pelo artista que transforma um simples brinquedo em obras de arte impressionantes. Essa exposição única é a primeira desse tipo a focar exclusivamente no LEGO® como forma de arte e vem quebrando recordes de público em todo o mundo (mais de 7 milhões de pessoas já visitaram a exposição desde sua estreia). São mais de 70 obras feitas com mais de 1 milhão de blocos de LEGO®!

Esta coleção aclamada pela crítica inclui esculturas originais de Sawaya, bem como versões re-imaginadas de algumas das obras-primas de arte mais famosas do mundo, como a “Monalisa” de Leonardo da Vinci (+4,5 mil blocos), “Noite Estrelada” de Van Gogh (+3,4 mil blocos), “O Grito” de Edvard Munch (4 mil peças), “O Beijo” de Gustav Klimt (quase 19 mil peças), “Auto retrato” de Rembrandt (quase 2 mil blocos), além das magníficas esculturas “David” de Michelangelo (+16 mil blocos), “Vênus de Milo” (+18 mil peças) e “Vitória Alada de Samotrácia” (+5,6 mil peças).
Outros destaques incluem um esqueleto de Tiranossauro Rex de 6 metros e feito com mais de 80 mil blocos de LEGO®, além de uma coleção multimídia inovadora de fotografias com blocos de LEGO® produzidas em conjunto com o premiado fotógrafo Dean West.

Outras criações incluem numerosos estudos da forma humana em várias posições ativas, trazendo uma impressionante energia cinética e vivacidade às esculturas. O mais famoso deles é Yellow, representando um homem amarelo rasgando seu peito, com peças de LEGO® caindo. Esta obra foi incluída no videoclipe de Lady Gaga, “G.U.Y.”

ONDE VER THE ART OF THE BRICK
Atualmente*, a exposição The Art of the Brick pode ser vista em: Los Angeles, no museu California Science Center (até 2 de janeiro de 2022); e em San Francisco, desde 4 de dezembro de 2021, no belíssimo prédio do século XIX do Savings Union Bank, mesmo local onde antigamente funcionava o Museu do Sorvete, fechado durante a pandemia.
*informações de dezembro/2021

Leia mais: Califórnia: O que fazer em San Francisco – Roteiro de 5 dias
THE ART OF THE BRICK EM SAN FRANCISCO
Nós estivemos justamente no dia de inauguração da exposição The Art of the Brick em San Francisco. Eu já havia comprado ingressos para ver em Los Angeles, mas imprevistos acabaram nos impedindo de vê-la. Assim, a ansiedade era grande para, finalmente, ver as essa grandiosa e surpreendente exibição de pertinho!

A entrada é feita pela porta Grant Ave (a saída é pela O’Farrell Street). No horário em que nós estivemos, não havia fila para entrar. Bastou mostrar o QR Code a partir do celular para scannearem e entrarmos. A exposição começa no piso inferior (é preciso pegar as escadas à esquerda) e descer. Logo no início há um telão que exibe um video com Nathan Sawaya narrando um pouco sobre sua vida e como começou a desenvolver o seu trabalho.


Neste espaço estão um banco com um humanóide amarelo sentado em frente a uma placa com a ponte Golden Gate e nós aproveitamos para tira foto com ele!

OBRAS DE ARTE FAMOSAS
O início da esposição tem como destaque algumas pinturas e esculturas famosas. Obras como o quadro “O Grito” de Munch e as esculturas “O Pensador” de Rodin e “A Pequena Bailarina” de Edgar Degas.

Na sala seguinte, mais obras de arte recriadas em LEGO®, tais como “Retrato de Arnolfini” de Jan van Eyck (+7 mil blocos), “Moça do Brinco de Pérola” de Johannes Vermeer (+1,6 mil blocos), “Crepúsculo em Veneza” de Monet (+3,7 mil peças) e até mesmo uma pintura rupestre encontrada em Lascaux, uma caverna na França (+1,7 mil peças). A figura central do teto da Capela Sistina, no Vaticano (+4,4 mil blocos), também é lembrada.
Ficamos encantados com a reprodução em 3D da pintura “O Beijo” de Munch (tínhamos visto a original no museu Belvedere em Viena) que é formada por quase 19 mil blocos de LEGO®!

ESTÁTUAS INCRÍVEIS
Um novo segmento da exposição tem início com belíssimas estátuas, incluindo “Augusto de Prima Porta” (+22 mil peças), “Vênus de Milo” (+18 mil peças), “David” de Michelângelo (+16 mil peças) e “Vitória Alada de Samotrácia” (+5,6 mil peças).

HUMANOIDES & OUTROS
Uma peça gigante de LEGO® torcida (+7,3 mil blocos), seguida por um castelo de contos de fada que sai de dentro de um livro (quase 20 mil peças) dão início a uma outra área da exposição, cujo foco são figuras inspiradas em humanos.


Os humanoides contam com a companhia de um imenso esqueleto de tiranossauro formado a partir de mais de 80 mil blocos de LEGO®! Um dos grandes destaques é, sem dúvida, o homem amarelo abrindo o peito, que se tornou uma das marcas registradas do artista.
Além disso, uma área toda cor de rosa chamada “Pink Dreams” foi montada especialmente para fotos. É possível sentar na poltrona feita de blocos de montar e segurar um coração maciço (e pesado!), junto a várias outras esculturas como um sorvete gigante, estrelas e até um crânio.


LEGO® + FOTOGRAFIA
A última parte da exposição tem início com um video explicativo sobre o trabalho conjunto que o artista Nathan Sawaya fez junto ao fotógrafo Dean West. Obras de arte feitas em LEGO® foram criadas de forma muito original com objetos do cotidiano com uma toalha de piscina, um chinelo, um cachorro, um guarda-chuva e um lindo vestido esvoaçante vermelho.
No final do passeio fica uma lojinha de presentes em que é possível comprar artigos com a logomarca “The Art of the Brick”. Há também duas asas gigantes em uma das paredes para fotografias (pagas) com um fotógrafo profissional.

RESERVE AGORA seu hotel e economize até 50%. Leitores do Viajonários estão com um SUPER DESCONTO! E o melhor, com CANCELAMENTO GRÁTIS*!
*confira os hotéis com cancelamento grátis no site
VALE A PENA VISITAR A EXPOSIÇÃO THE ART OF THE BRICK?
Com certeza vale a pena visitar a exposição The Art of The Brick! Acredito que a experiência fica ainda mais interessante quando, previamente, você teve a oportunidade de ver as incríveis obras de arte originais que serviam de inspiração e que estão espalhadas por diversos museus do mundo. As esculturas de humanoides se tornaram uma das marcas registradas do artista e ao mesmo tempo que são muito criativas, despertam sentimentos variados em quem as observa.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES
The Art of the Brick
- Endereço: 1 Grant Ave, San Francisco, CA 94108, Estados Unidos
- Horários: quartas, quintas e domingos de 10h às 17h | sextas e sábados de 10h às 19h
- Entrada: a partir de US$ 16.80
- Importante! Visita feita somente com hora marcada (horários a cada meia hora). A venda de ingressos é feita exclusivamente pelo site da Fever. Você pode comprar os tickets neste link. Para a média das pessoas, a visita dura entre 60 a 90 minutos.
Guarde estas dicas no Pinterest!
Leia mais sobre a Califórnia:
- Roteiro em Los Angeles – 4 a 6 dias
- Califórnia: O que fazer em San Francisco – Roteiro de 3, 4 ou 5 dias
- Califórnia: O que fazer em San Diego – Roteiro de 3 ou 4 dias
- Sacramento: Roteiro e dicas na capital da Califórnia
- Litoral da Califórnia: O que fazer em Big Sur – Roteiro e Dicas