Última atualização: 07/01/2019
Sabe aqueles lugares que você sonha conhecer porque ou já ouvir falar muito dele ou, então, sempre aparece como cenário dos mais variados filmes? O Monument Valley é exatamente o segundo caso. Talvez a maior parte das pessoas no Brasil nunca tenha ouvido falar esse nome e não faça a menor ideia do que é e onde fica, mas, com certeza, já deve ter visto algum filme em que o local aparece. Além de ser um lugar lindo, o cinematográfico Monument Valley entre Arizona e Utah tem muita história para contar!
NO CINEMA
Se você já assistiu ao vencedor do Oscar “Forrest Gump – O Contar do Histórias” (1994), deve se lembrar da cena em que, após alguns anos, ele para de correr. E você pode não ter prestado muita atenção no local, mas nós mostraremos a cena abaixo para você reconhecer o lugar:

É claro que este filme não é o único da lista, seguem alguns exemplos: “2001 – Uma Odisséia no Espaço” (1968), “Férias Frustradas” (1983), “O Cavaleiro Solitário” (2013), “De Volta Para o Futuro – Parte 3” (1990), “No Tempo das Diligências” (1939) e muitos outros filmes de faroeste do diretor John Ford. O site IMDb lista 42 títulos diferentes!

Você poderia achar que não conhecia esse lugar, mas já deve ter visto em algum momento da sua vida, mesmo sem saber onde era! E já que o lugar é tão famoso, vale a pena contarmos um poquinho sobre ele, não é mesmo?
O QUE É O MONUMENT VALLEY
O Monument Valley é uma região que faz parte da área de platô e é caracterizado pelo conjunto de montes, picos e formações de arenito, que chegam a até 300 metros de altura. O vale encontra-se dentro da reserva dos índios Navajo, entre os estados do Arizona e de Utah.

COMO CHEGAR AO MONUMENT VALLEY
A forma ideal de chegar ao Monument Valley é de carro através da estrada US 163. A cidade mais próxima é a pequena Kayenta, no Arizona (45 km).

Seguem as distâncias do Monument Valley das principais cidades da região:
- Page, Arizona – 205 km
- Flagstaff, Arizona – 290 km
- Grand Canyon Village, Arizona – 300 km
- Phoenix, Arizona – 520 km
- Albuquerque, Novo México – 525 km
- Salt Lake City, Utah – 620 km
- Las Vegas, Nevada – 645 km
COMO VISITAR O MONUMENT VALLEY
É preciso pagar uma taxa de US$ 20 para acessar o Monument Valley. Como a área é administrada pelos índios Navajo e não pelo governo americano o Passe Anual para Parques Nacionais não é válido aqui. Ao pagar a taxa, você receberá um mapa com os principais pontos de observação do local. Entrando no local, você pode estacionar o carro e se dirigir ao Centro de Visitantes. Lá você encontrará um pequeno museu, uma loja de souvenirs e banheiros. Aproveitamos para comprar o nosso ímã de geladeira, uma tradição que temos em todos os lugares que passamos.

Para visitar há duas possibilidades: você pode ir com o carro por uma estrada de terra batida por todo o trajeto ou contratar um serviço em que um guia leva você a todos os pontos. Nós utilizamos este serviço e achamos que não vale a pena, já que você vai em um caminhãozinho aberto comendo poeira e o guia não explica nada além do que você pode ler no mapa. Há várias empresas que atuam no local e a que utilizamos foi a Monument Valley Tours. No site, há vários tipos de tours que vão de 1 hora e meia de duração até o dia inteiro. Só vale mesmo a pena contratar o serviço se você pretende ficar o dia todo lá e ir para áreas que o acesso por veículo particular é proibido. Uma outra opção de tour que varia entre 2 horas e meia a 3 horas e meia pode ser encontrado neste link.
PONTOS DE OBSERVAÇÃO
O mapa que você recebe na entrada do Monument Valley segue de guia para parar nos principais pontos de observação. Todos eles são marcados com placas com o nome do local para facilitar a localização.

1. The Mittens
É o cartão postal do Monument Valley. Estas 3 estruturas de arenito são observadas a partir do Centro de Visitantes e também são o primeiro ponto de parada ao se iniciar o trajeto pela estrada de terra.


2. Elephant Butte
É uma formação rochosa que recebeu este nome justamente por se parecer com um “Bumbum de Elefante”.

3. Three Sisters
O terceiro ponto de parada é chamado de “Três Irmãs”. É bem curioso que em vários pontos do vale é possível ver estas três estruturas e verticais tendo a impressão que elas sempre estão na mesma posição independente de onde você olhe.

4. John’s Ford Point
Esse lugar é bem bacana e nosso guia comentou que vários filmes de faroeste do diretor de cinema John Ford foram gravados neste local. Quando chegamos, havia um homem montado em um cavalo, com roupas de cowboy posando para fotos no estilo John Wayne. É, sem dúvida, um dos locais mais interessantes de todo o vale.


5. Camel Butte
E já que tem a construção rochosa que se chama “Bumbum do Elefante”, também tem a “Bumbum do Camelo”! Nós não achamos que se parece, mas e você o que acha?

6. The Hub
Esta grande formação de arenito recebeu este nome por se parecer com um grande cubo.


7. Totem Poles
Este ponto de observação reúne uma série de formações de arenito pontiagudas.

8. Sand Springs
Pertinho do Totem Poles, neste local fica a maior fonte de água da área porque há um aquífero natural.

9. Artist’s Point
Neste local é possível ter uma vista ampla do horizonte de de várias formações de arenito ao mesmo tempo.

10. North Window
Como o nome sugere, neste ponto parece que você está olhando por entre uma janela na direção norte.

11. The Thumb
Uma alta pedra de arenito que lembra um dedo polegar, por isso o nome.

O QUE FAZER NO MONUMENT VALLEY
Além de andar de carro e fazer as paradas para tirar fotos de diversos ângulos do vale, outra opção disponibilizada no local é fazer passeios com cavalos ou mulas. Existem alguns locais sinalizados que você pode estacionar o carro e pagar uma taxa adicional para fazer um passeio equestre.

EXCURSÕES NO MONUMENT VALLEY
Existem vários passeios que podem ser feito do Monument Valley até mesmo para fazer um tour aéreo sobrevoando os principais pontos do local. Veja todas as opções neste link e neste outro, com opção de 3 dias de passeios.
DICAS
- Beba bastante água e sempre leve uma garrafinha com você para evitar desidratação.
- Use filtro solar, pois o sol é muito forte e ardido.
- Use chapéu ou boné para se proteger.
- Sempre fique na estrada indicada no mapa. Existem outras entradas no meio do caminho, mas a entrada de visitantes é proibida.
ONDE SE HOSPEDAR NO MONUMENT VALLEY
Dentro do vale existe apenas um hotel, o The View Hotel Monument Valley. É preciso fazer a reserva com bastante antecedência caso você queira se hospedar lá. Uma outra opção é ficar hospedado na cidade de Kayenta, que fica a 45 km do Monument Valley. A cidade tem várias opções de hotéis e de restaurantes também. Como não havia vagas disponíveis no hotel The View e, por isso, decidimos ficar na cidade de Kayenta. Nós nos hospedamos no hotel Wetherill Inn. É um hotel simples, duas estrelas, mas muito limpo, arrumado, com piscina, wifi de qualidade e café da manhã incluso. O ambiente é bem agradável e recomendamos muito para quem quer uma hospedagem simples, porém confortável.
RESERVE AGORA seu hotel e economize até 50%. Leitores do Viajonários estão com um SUPER DESCONTO! E o melhor, com CANCELAMENTO GRÁTIS*!
*confira os hotéis com cancelamento grátis no site
VIDEO DO MONUMENT VALLEY
Reunimos várias fotos de nosso dia no Monument Valley e fizemos um video que está disponível no nosso canal no Youtube. Assista-o abaixo:
Guarde estas dicas no Pinterest!
Veja mais:
Novembro iremos para este monumento, vai eu, meu marido, minha filha mais velha e a caçula que é especial. optamos sair de Guarulos para o aeroporto de Colorado, depois ir de carro até Las Vagas, Los Angeles e terinando em Orlando. Seu Blog é nota mil.
Olá Rosilea!
Que maravilha ler a sua mensagem! Muito bacana saber sobre a viagem que você está planejando! Com certeza será uma experiência incrível! No que pudermos ajudar, pode contar conosco! Temos muitas informações e dicas no blog!
Que você tenha uma viagem incrível!
Abraços 🙂
Boa noite. Preciso mudar o roteiro começando por Orlando, pode me informar por favor qual o mellhor caminho saindo de Orlando para o Monument Valley? Quanto ao Monument aprendi muito com suas dicas.
Olá Rosilea,
Que bacana saber que você está programando uma viagem aos EUA!
Cerca de 3.300 km separam Orlando do Monument Valley de carro! Nosso conselho: só vale a pena colocar ambos no roteiro caso você passe algumas semanas nos EUA. Como sua viagem começa por Orlando, seria melhor restringir os passeios à costa leste dos Estados Unidos. Você já conhece?
Caso o plano seja fazer uma viagem realmente longa pelos EUA, será necessário passar por pelo menos 6 estados americanos para chegar ao Monument Valley e só faz sentido fazer esse trajeto de carro se tempo não é um problema para você.
Caso você faça questão de colocar o Monument Valley no roteiro e não tem muito tempo, é melhor pegar um avião de Orlando até Las Vegas, Phoenix, Albuquerque e deixar para alugar um carro a partir desses locais.
Esperamos ter ajudado!
Abraços 🙂
[…] O cinematográfico Monument Valley entre Arizona e Utah […]
Que blog excelente! Estão me ajudando mto!
Que legal saber, Jessica! Ficamos muito felizes em ajudar! Desejamos uma viagem incrível para você!
Abraços
Oii, podemos seguir o mapa com nosso próprio carro? ou podemos fazer isso apenas com guias?? Obriagada
Olá, Natalia. Pode ir com o seu próprio carro.
Abraços e uma ótima viagem para você! 🙂
Oi quanto tempo vocês levaram para fazer o passeio pelo Monument Valley?
Foi algo em torno de 2 horas de passeio.
Blog maravilhoso!!! Amo as dicas de vocês!!!!!
Simone, muito obrigado pelo carinho!
Esperamos continuar dando muitas dicas para ajudar você!
Muitas viagens incríveis para todos nós! 🙂