Última atualização: 10/01/2019
Gosta de esportes e curte assistir às partidas dos quatro famosos Grand Slam do tênis? Uma ideia bacana para incluir no roteiro por Londres é visitar o Museu do Tênis e fazer um tour nas quadras de Wimbledon, o único dos grandes torneios que é disputado na grama! Confira como conhecer um dos lugares mais famosos do mundo do tênis!
A HISTÓRIA DE WIMBLEDON
Wimbledon é o mais antigo torneio de tênis do mundo. E sua primeira edição foi disputada em 1877…por acaso! A área onde se localiza Wimbledon pertencia à zona rural e era bem diferente do que conhecemos hoje. A história remota a 1868, quando foi fundado um clube particular chamado “The All England Croquet Club”. O foco esportivo do clube era o críquete, muito antes de ser o tênis. Todo o trabalho preparar a grama era feito por uma máquina que era operada sendo puxada por um cavalo. No entanto, essa máquina acabou quebrando e o seu conserto era um pouco caro.

Por este motivo, surgiu a ideia de organizar um torneio de tênis para arredar fundos para fazer o reparo nesta máquina. E foi, assim, que o primeiro torneio de Wimbledon foi organizado. Quem nos contou isso foi a nossa guia durante o tour, mas vamos falar mais sobre isso adiante.
RESERVE AGORA seu hotel e economize até 50%. Leitores do Viajonários estão com um SUPER DESCONTO! E o melhor, com CANCELAMENTO GRÁTIS*!
Booking.com
*confira os hotéis com cancelamento grátis no site
COMO VISITAR WIMBLEDON
Embora o torneio aconteça no mês de julho (em 2017, será entre os dias 3 e 16) e é bem difícil conseguir ingressos (é preciso se inscrever em uma lista até meados de dezembro do ano anterior; as regras para 2017 estão aqui), Wimbledon fica aberto o ano todo para quem quiser conhecer o seu Museu do Tênis e fazer um tour pelas quadras e dependências. Nossa recomendação é que, se você pretende fazer um tour, compre ingressos antecipados pelo site para garantir o seu lugar e horário desejado. Os tours têm um número limitado de pessoas e não vale a pena bobear.

ECONOMIA EM LONDRES: CARTÕES DE ATIVIDADES
Para quem pretende fazer muitas coisas e visitar muitos lugares pagos em Londres, a sugestão é adquirir um dos cartões que dão direto a acessar atrações e andar de ônibus turístico economizando muito! O THE LONDON PASS é o mais famoso deles. O cartão pode ser adquirido em versões de 1, 2, 3, 4, 5, 6 ou 10 dias. Ele dá direito a entrar em mais de 60 das principais atrações de Londres e 1 dia de passeio no ônibus turístico hop-on hop-off. Além disso, o cartão oferece mais de 20 ofertas especiais exclusivas em algumas das lojas e restaurantes da cidade. Veja a lista completa de atrações inclusas neste link. Preço: a partir de £69.
Leia mais: O que fazer em Londres – Roteiro completo de 5 dias ou mais
TOUR NAS QUADRAS DE WIMBLEDON
A primeira coisa que você precisa fazer quando chegar a Wimbledon é se dirigir à área da bilheteria que fica em um edifício à direita de que entra. Se você já comprou os tickets previamente pela internet, mostre a confirmação para um funcionário (pode ser no celular mesmo) e você receberá um crachá com seu nome e dados da visita.

Saia deste edifício e dirija-se à direita por uma rua dentro do complexo. Ali estão grandes quadros com as chaves do último torneio em todas as disputas: masculino, feminino, duplas, etc. A máquina que antigamente era utilizada para cortar a grama também se encontra nesta área. Basta esperar aguardar o horário do seu tour que um guia aparecerá para começar o passeio.

Estamos acostumados a ver as disputas em belas quadras, mas durante o torneio, há diversas partidas acontecendo simultaneamente e, a maioria delas, acontece em quadras simples e sem arquibancadas. No dia em que visitei Wimbledon havia geado e algumas quadras abertas estavam com uma fina camada de gelo.

Em seguida, fomos conhecer uma sala que monitora todos os lances de todas as partidas. Cada tipo de ponto é monitorado em quadra, mas o número tem que bater com o que funcionários que ficam nesta sala apuram. Um trabalho minucioso e complicado.

Pegamos um elevador grande e barulhento e fomos conhecer o local onde ficam os estúdios de TV de diversas emissoras do mundo. Entramos no estúdio da BBC, a rede de televisão oficial do Reino Unido e a nossa guia nos deu diversas explicações sobre como é feita a transmissão das partidas.

Fomos passando por diversas quadras de tênis que são numeradas. Há quadras sendo deslocadas, outras sendo construídas. Há planos de expansão e reforma que estão em andamento e vão durar alguns anos.


Fomos levados para o local onde os tenistas que participam do tornei fazem o check in no momento de sua chegada a Wimbledon. O complexo não possui quartos para que os atletas permanecem lá dentro o tempo todo. Eles acabam se hospedando em hotéis na região e precisam ir para Wimbledon todos os dias. Lá, tem de tudo, sala e massagem, salão de cabeleireiro, spa e tudo mais o que os atletas precisem. Passamos também pela sala em que os atletas dão entrevistas após os jogos e a sala de imprensa, com relógios marcando as horas de vários países do mundo e várias mesas de trabalho.




A “cereja do bolo” do tour é a visita à quadra central, que ganhou um teto retrátil em 2009. Todas as poltronas são revestidas de couro e tudo é bem organizado. Os placares mostram sempre o resultado do último torneio. A guia nos mostrou onde a família real e convidados especiais se sentam durante as partidas – uma área de madeira diferente do resto da quadra.



MUSEU DO TÊNIS
Depois de 90 minutos de tour, fui até o museu, inaugurado em 2006, que fica no piso inferior do mesmo edifício que se localiza a bilheteria. Antes, passei na bilheteria para retirar o audio guide que me ajudou a aprender mais sobre a história do tênis. Confesso que achei que o museu fosse ser bem menor e bem menos interessante. Ele me surpreendeu muito positivamente! Como o torneio é o mais antigo do mundo, a história de Wimbledon se confunde com a história do tênis e, por isso, a exibição mostra como este esporte, restrito à alta sociedade, foi evoluindo ao longo do tempo.


O museu exibe desde o cartaz oficial do primeiro torneio e uma bela homenagem os primeiros homens e mulheres que disputaram e venceram em Wimbledon. A evolução das bolas de tênis e das raquetes também merece destaque.



Além de contar toda a história de Wimbledon mostrando objetos dos primeiros torneios e fotografias, o que mais surpreende é a área com uniformes oficiais utilizados por campeões como Serena Williams, Djokovic, Federer, Nadal…



O final da exibição é incrível, lá estão os prêmios dados para os campeões desde os primórdios do torneio. Para os homens é dado um troféu e para as mulheres um tipo de um prato. O nome de todos os campeões está gravado nos respectivos prêmios.


LOJA E CAFÉ
Ao lado da bilheteria fica uma lojinha que vende diversos produtos com o logotipo de Wimbledon. Muitas coisas nos tons roxo e verde, característicos de Wimbledon. Camisetas, canecas, raquetes, bolsas e muitos outros itens estão à venda. Há também um Café em um prédio separado, mas de fácil acesso (bem em frente para quem chega) e oferece uma variedade de pratos quentes, saladas, pizzas assadas na hora e bebidas.




COMO CHEGAR
A estação de metrô mais próxima de Wimbledon é a Estação Southfields na District Line (linha verde). Saindo da estação ou caminhe por 15 minutos ou pegue o ônibus número 493 para chegar ao local em 5 minutos.
INFORMAÇÕES IMPORTANTES
Wimbledon Lawn Tennis Museum and Tours
- Endereço: Church Rd, Wimbledon, London SW19 5AE
- Horários:
- Museu: diariamente de 10h às 17h
- Tours: geralmente, 4 horários por dia: 10h30, 11h30, 13h e 14h (consulte o site) – 90 minutos de duração
- Preços:
- Museu: £13 – compre online neste link
- Museu + Tour: £25 – compre online neste link
Guarde estas dicas no Pinterest!

Leia mais sobre atrações esportivas em Londres:
- Futebol: Tour no estádio Wembley em Londres
- Futebol: Museu e Tour no estádio do Arsenal em Londres
- Futebol: Museu e tour no estádio do Chelsea em Londres
- Londres: Conheça o Parque Olímpico Rainha Elizabeth
- Inglaterra: Tour no Estádio Olímpico de Londres




[…] Londres: Museu do Tênis e Tour nas quadras de Wimbledon […]
[…] Londres: Museu do Tênis e Tour nas quadras de Wimbledon […]
[…] Londres: Museu do Tênis e Tour nas quadras de Wimbledon […]
[…] WIMBLEDOM: Para quem curte tênis, a dica é visitar o Museu do Tênis e fazer um tour pelas famosas quadras de grama do Torneio de Wimbledon, localizados ao sul de Londres. Leia mais: Londres: Museu do Tênis e Tour nas quadras de Wimbledon […]
[…] Londres: Museu do Tênis e Tour nas quadras de Wimbledon […]
[…] Londres: Museu do Tênis e Tour nas quadras de Wimbledon […]