Ilhas de Veneza: Murano, Burano e Torcello

Ilhas de Veneza: Murano, Burano e Torcello
 

Quem vai a Veneza não pode deixar de incluir no roteiro dar um pulinho nas outras ilhas que também fazem parte da cidade, as lindíssimas Murano, Burano e Torcello. Cada uma delas tem características particulares e histórias interessantes que fazem valer a pena o passeio. Dá facilmente para conhecer todas eles no mesmo dia. Vem com a gente conhecer as ilhas de Veneza!

ILHAS DE VENEZA: MURANO, BURANO E TORCELLO

De Veneza até Murano leva-se cerca de 30 minutos de barco; de Murano a Burano também cerca de 30 minutos; e de Burano a Torcello, apenas 10 minutinhos. As ilhas são pequenas e, por isso, em meio dia é possível visitar todas elas.

RESERVE AGORA seu hotel e economize até 50%. Leitores do Viajonários estão com um SUPER DESCONTO! E o melhor, com CANCELAMENTO GRÁTIS*!



Booking.com

*confira os hotéis com cancelamento grátis no site

MURANO: A ILHA DO VIDRO

Fundada pelos romanos no século VI, Murano fica a 1,5 km ao norte de Veneza, conta com uma população de aproximadamente 5 mil habitantes e é muito famosa pela indústria do vidro. Por volta do ano 1000, eremitas da Ordem Camaldolese ocuparam o local, em busca de um lugar de solidão para seu modo de vida. Lá eles fundaram o Mosteiro de St. Michael de Murano. Este mosteiro tornou-se um grande centro de aprendizagem e impressão. No entanto, o mosteiro foi suprimido em 1810 por forças francesas sob liderança Napoleão, no curso de sua conquista da península italiana, e os monges foram expulsos em 1814. O local acabou se tornando o maior cemitério de Veneza. Murano se tornou o centro da produção de vidro de Veneza porque, em 1291, todos os fabricantes de vidro em Veneza foram obrigados a mudar-se para Murano devido ao risco de incêndios. Isso fez com que a indústria local se desenvolve-se e Murano chegasse a ser a maior produtora de cristais da Europa!

Ilhas de Veneza: Murano, Burano e Torcello
Lindas taças coloridas produzidas em Murano

As atrações na ilha incluem a Igreja de Santa Maria e San Donato; a Igreja de San Pietro Martire; e o Palazzo da Mula. Já atrações relacionadas ao vidro, há muitas fábricas de vidro abertas ao público que contam com uma rápida e impressionante apresentação de produção de obras em vidro (tanto soprado quanto escultura) antes de os turistas serem conduzidos à loja para comprar as peças produzidas localmente, e do Museu de Vidro Murano, que conta a história desta indústria, alojado no Palazzo Giustinian (Endereço: Fondamenta Giustinian, 8, 30141 Venezia, Itália / Horários: aberto diariamente de 10h as 18h / Entrada: 10 euros). Foi na ilha que o artista americano Dale Chihuly (aquele mesmo da belíssima galeria de vidro em Seattle e da obra de arte no teto do hall do Hotel Bellagio em Las Vegas) aprendeu as técnicas utilizadas em suas obras.

Ilhas de Veneza: Murano, Burano e Torcello
Igreja de Santa Maria e San Donato

BURANO: A ILHA DAS CASAS COLORIDAS

Burano fica localizada a 7 km de Veneza e é famosa por suas casinhas coloridas que criam um visual simplesmente incrível! A ilha também foi fundada pelos romanos no século VI e  tem, atualmente, menos de 3 mil habitantes. Burano é super compacta e muito fácil de ser visitada, não há como se perder por lá. Dizem que as casas começaram a ser pintadas de cores fortes para que os pescadores as identificassem depois que estivessem voltando de um muito tempo de pescaria. Uma curiosidade é que as casinhas coloridas são pintadas de acordo com um sistema específico proveniente do século XVI. Desta forma, se alguém deseja pintar sua casa, deve enviar um pedido ao governo, que irá responder quais são as cores permitidas para esse lote. Incrível, não é mesmo?

Ilhas de Veneza: Murano, Burano e Torcello
A linda Burano e suas casinhas coloridíssimas

Outras atrações incluem a Igreja de San Martino (com seu campanário inclinado); o Oratório de Santa Bárbara; e o Museu e Escola de Fabricação de Renda, o Lace Museum (Endereço: Piazza Baldassarre Galuppi, 187, 30142 Burano, Venezia VE, Itália / Horários: de terça a domingo de 10h às 17h / Entrada: 5 euros). Aliás, a cidade é recheada de pequenas lojinhas que vendem artigos de renda, principalmente maravilhosas toalhas de mesa. Foi, sem dúvida, a ilha de que mais gostamos.

Ilhas de Veneza: Murano, Burano e Torcello
Burano e o campanário inclinado
Ilhas de Veneza: Murano, Burano e Torcello
Lojinhas de rendas

TORCELLO: A ILHA MAIS RÚSTICA

Torcello é a ilha habitada mais antiga de Veneza, pois começou a ser povoada logo depois da queda do Império Romano do Ocidente, e foi onde os moradores de Veneza se refugiaram de ataques do rei dos hunos, Átila, durante as Invasões Bárbaras. O perfil é totalmente diferente das demais, com construção bem antigas, ruínas e um visual bastante rústico. Torcello cresceu rapidamente em importância como centro político e comercial, pois se beneficiou de manter estreitos laços culturais e comerciais com Constantinopla. As salinas tornaram-se a base da economia de Torcello, fazendo com que seu porto se desenvolve rapidamente em um importante mercado de rexportação. No entanto, a lagoa em torno da ilha de Torcello gradualmente tornou-se um pântano do século XII em diante, trazendo mosquitos portadores de malária, que causaram uma epidemia que devastou a ilha. Uma curiosidade é que em 1948, um dos moradores famosos de Torcello foi o escritor americano Ernest Hemingway, que se inspirou na ilha para escrever o livro “Na Outra Margem, Entre as Árvores” (1950). A população residente na ilha nos dias de hoje é cerca de 10 pessoas e alguns restaurantes!

Ilhas de Veneza: Murano, Burano e Torcello
Ruínas de Torcello

Torcello possui numerosos palácios, 12 paróquias e seus 17 claustros quase desapareceram por completo. Os únicos edifícios medievais remanescentes formam um conjunto de quatro edifícios. A principal atração de hoje é a Catedral de Santa Maria Assunta, fundada em 639, com belos mosaicos bizantinos. Outras atrações incluem a Igreja Santa Fosca, na forma de uma cruz grega, e o Museo Provinciale di Torcello alojados em dois palácios do século XIV, o Palazzo dell’Archivio e o Palazzo del Consiglio, que já foi a sede do governo comunal. Outras atrações são uma cadeira de pedra antiga, conhecida como Trono de Átila e a Ponte do Diabo, sem corrimão ou parapeito.

Ilhas de Veneza: Murano, Burano e Torcello
Catedral de Santa Maria Assunta
Ilhas de Veneza: Murano, Burano e Torcello
Ponte do Diabo

COMO VISITAR AS ILHAS DE VENEZA


Guarde estas dicas no Pinterest!

Ilhas de Veneza: Murano, Burano e Torcello - Viajonários


Leia mais sobre a Itália:

VAI VIAJAR? PROGRAME AQUI SUA VIAGEM!
 RESERVA DE HOTELUtilize o Booking.com para reservar sua hospedagem!
  ALUGUEL DE CARRO: Faça uma cotação na RentCars  e confira o preço nas principais locadoras do mundo!
 INGRESSOS & EXCURSÕESCompre online ingressos para as principais atrações no mundo com Get Your Guide!
 INGRESSOS & TOURSCompre online ingressos para tours e visitas guiadas no Civitatis!
  TICKETS EVENTOS ESPORTIVOSCompre online ingressos para os principais eventos esportivos nos EUA com HelloTickets!
  SEGURO VIAGEMCote com a Seguros Promo para diversos planos e destinos. Use o código "VIAJONARIOS5" para garantir 5% de desconto!
 TREM NA EUROPACompre seus bilhetes de trem com os melhores preços na Trainline!
  CHIP INTERNACIONAL DE CELULAR com a EasySim4U e saia com o chip funcionando antes de viajar!
  COMPRA DE MOEDA ESTRANGEIRA com as melhores taxas de câmbio com a Exchange Now!
Viajonários é formado por um casal de brasileiros apaixonados por viagens, cinema, esportes, música, história e tecnologia. Não se esqueça de seguir as redes sociais e acompanhar todas as aventuras!

2 COMENTÁRIOS

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui