Última atualização: 15/01/2019
Confira todas as dicas e informações para conhecer a incrível Grande Barreira de Corais no norte da Austrália, um dos locais mais fascinantes do planeta!
A GRANDE BARREIRA DE CORAIS
A Grande Barreira de Corais é o maior sistema de recifes de coral do mundocomposto por quase 3 mil recifes individuais e 900 ilhas que se estendem por mais de 2.300 km em uma área de aproximadamente 345 mil km². O recife está localizado no Coral Sea (Mar de Coral), na costa do estado de Queensland, a noroeste da Austrália. Patrimônio da Humanidade pela UNESCO desde 1981, ela a maior estrutura do mundo feita por organismo vivos, formada por bilhões de pequenos pólipos de corais.

No entanto, essa imensa estrutura, que pode ser vista do espaço, tem sofrido sérios danos devido às mudanças climáticas. A elevação da temperatura dos oceanos tem feito com que as estruturas de corais acabem morrendo. Soma-se a isso a poluição e o declínio da qualidade da água. Infelizmente, mais de 800 km da Grande Barreira de Corais já é considerada morta pelos cientistas e esse número só tende a crescer a medida em que o ecossistema continue a ser prejudicado.
DIVERSIDADE NA GRANDE BARREIRA DE CORAIS
A Grande Barreira de Corais possui uma diversidade enorme de vida marinha tanto animal quanto vegetal. São cerca de 30 espécies de baleias, golfinhos e botos. Além disso, 6 espécies de tartarugas marinhas, mais de 17 espécies de serpentes do mar e cerca de 1.500 espécies de peixes vivem no recife, incluindo o peixe-palhaço, o robalo, o imperador da garganta vermelha e várias espécies de pargos e trutas de coral. Cerca de 125 espécies de tubarão, arraias, patins ou quimeras também vivem no recife há aproximadamente de 5 mil espécies de moluscos!

Cerca de 215 espécies de aves visitam o recife, fazem ninho ou pernoitam nas ilhas. As ilhas da Grande Barreira de Corais também abrigam mais de 2 mil espécies de plantas. Uma curiosidade é que crocodilos de água salgada vivem em mangues e restingas na costa perto do recife e, por isso, algumas áreas são extremamente perigosas para mergulho perto da costa de Queensland.
QUANDO VISITAR A GRANDE BARREIRA
Entre os meses mais quentes (de novembro a maio), há uma grande presença de águas-vivas na área. Elas costumam ficar mais perto da costa, mas pode ser que, dependendo da época, possam ser encontradas em alto mar. Por isso, os tours costumam oferecer roupas especiais para o corpo todo para evitar queimaduras. Para garantir, a melhor época para ir é entre junho e setembro, embora as águas sejam um pouco mais frias.
O QUE FAZER NA GRANDE BARREIRA DE CORAIS
Há muitas opções interessantes para curtir a Grande Barreira de Corais. Entre elas, aqui estão algumas sugestões de como aproveitar o melhor que este belíssimo local tem a oferecer:
- SNORKELING: Mergulho de superfície com máscara e respirador para observar os corais. As empresas que oferecem os passeios até a Grande Barreira de Corais costumam oferecer trajes especiais para evitar o contato com águas-vaias nos períodos de maior risco.

- MERGULHO COM CILINDRO DE OXIGÊNIO: Para quem quiser fazer mergulhos com profundidade maior, há diversas opções de passeios com mergulho certificado, acompanhado por profissionais competentes.
- SOBREVOO DE AVIÃO / HELICÓPTERO: Um dos pontos altos de visitar a Grande Barreira é fazer um passeio aéreo sobre o local, para admirar a grande estrutura de recifes do alto de um (hidro)avião ou helicóptero.
- MINI SUBMARINO: Um passeio bacana de curta duração é o mini submarino, uma espécie de barco em que os visitantes sentam-se dois a dois em linha para admirar os corais, peixes, tartarugas e vida marinha debaixo d’água sem precisar se molhar. É uma ótima opção para quem não quer/gosta de mergulhar.

- BARCO COM FUNDO TRANSPARENTE: Outra dica para quem não quer entrar na água é fazer um passeio em um barco com fundo transparente. É diferente do mini-submarino porque os turistas não ficam debaixo d’água, sendo possível admirar tanto a vista a partir do barco, quanto a vida marinha abaixo do chão transparente.
- OUTRAS ATIVIDADES: Há diversas outras atividades para curtir a região, tais como kitesurf, salto de pára-quedas, bungee jump, passeio de barco para visualizar baleias e golfinhos, jet ski, banana boat, jet boat, passeio em veleiro, cruzeiro, entre muitas outras.
PONTOS DE PARTIDA PARA A GRANDE BARREIRA
Uma vez que a Grande Barreira de Corais se extende por uma grande área no litoral de Queensland, é possível visitá-la partindo de diversos pontos da costa. Os locais mais famosos de onde saem passeios de barco para mergulho e snorkeling (mergulho de superfície) são as cidades de Airlie Beach, Cairns e Port Douglas, embora existam outras opções, tais como Townsville, Bundaberg, Rockhampton, Mackay e Mission Beach. Em seguida, falaremos um pouquinho sobre esses 3 principais pontos de partida e contaremos a nossa experiência visitando a Grande Barreira de Corais.
1. AIRLIE BEACH
Airlie Beach é um dos principais pontos de partida para a Grande Barreira de Corais. Como possui uma série de hotéis luxuosos, acaba sendo uma das regiões mais caras de Queensland. É a partir de Airlie Beach que se pode visitar o arquipélago das Ilhas Whitsunday. A praia mais famosa do arquipélago é Whitehaven Beach, considerada uma das praias mais bonitas do planeta! Um ponto negativo do mergulho na Grande Barreira de Corais nessa região é que a visibilidade da água não é das melhores. Confira algumas dicas para montar a sua viagem através de Airlie Beach.
> SUGESTÕES DE PASSEIOS A PARTIR DE AIRLIE BEACH
PASSEIOS DE BARCO
- Whitsundays: Aventura de Catamarã de 1 Dia saindo de Airlie
- Whitsundays Ocean Rafting Tour: Snorkel, Caminhada e Whitehaven
- Airlie Beach: Cruzeiro Whitsunday e Whitehaven 6 Horas
- De Airlie Beach: Whitehaven Cruzeiro com churrasco e snorkeling
- Airlie Beach: Grande Barreira de Coral Direto Dia Inteiro Snorkel
- Whitehaven & Great Barrier Reef Snorkel Cruzeiro com almoço
- Whitehaven: Cruzeiro de 6 horas pela manhã saindo de Airlie
- Whitehaven Beach: Tour c/ Cruzeiro, Trilha e Almoço
- Excursão de dia inteiro pela Great Barrier Reef saindo de Port of Airlie
- Excursão de Seis Horas e Meia à Grande Barreira de Coral

OUTRAS ATIVIDADES
- Cruzeiro de alta velocidade nas ilhas Whitsunday e voo panorâmico
- Vôo panorâmico da praia de Whitsunday e de Whitehaven pelo hidroavião
- Whitsundays Combo de 2 dias: Outer Reef e Whitehaven
- Voo sobre as Ilhas Whitsunday saindo de Airlie Beach
- Airlie Beach Tandem Skydive
- Airlie Beach: Voo Panorâmico Ilhas Whitsunday 1 Hora
- Ilhas Whitsunday e Grande Vôo de Hidroavião da Barreira de Corais
- Passeio de helicóptero Great Barrier Reef com Whitehaven Landing
- Whitsundays: Excursão de Rafting no Oceano com Snorkel e Vôo Panorâmico
- Vôo panorâmico das grandes ilhas do recife de coral e do Whitsunday
- Whitsundays: Overnight Sailing, Snorkel e Kayak Adventure
- Ilhas Whitsunday: Excursão de Aventura à Vela de 2 Noites
- Ilha Hamilton: Excursão de vela e snorkel em Whitehaven e Chalkies
- Grande Barreira de Corais e Excursão de hidroavião na Praia de Whitehaven
- Ilhas Whitsunday Vôo de helicóptero e pouso na praia
- Excursão de helicóptero de Whitsunday: voo + pouso de Whitehaven
- Viagem de um dia a Hamilton Island: Koalas, Nature & Lunch
- Excursão de rafting para a Praia de Whitehaven
- Sono do recife: 2-Day Great Barrier Reef e refeições gourmet Gourmet
- Salto duplo de paraquedas em Airlie Beach
- Excursão de Jet ski pelas Ilhas Whitsundays
- Safári de observação de crocodilos por Whitsunday com almoço incluso
2. CAIRNS
Cairns é o principal ponto de partida para passeios para a Grande Barreira de Corais, já que é a maior cidade litorânea da região. Há diversas empresas que oferecem passeios e os preços são mais acessíveis em relação a Airlie Beach. A cidade conta com uma linda piscina pública de frente para o mar super simpática (Cairns Esplanade), um aquário e há diversas opções de restaurantes de culinárias variadas e lojinhas. Há também muitas ofertas de passeios que saem de Cairns para outras regiões próximas, como a Floresta Tropical Daintree. A área é considerada a de melhor visibilidade para mergulhos na Grande Barreira de Corais. Foi por esse motivo que acabou sendo a nossa escolha para visitar a região. Confira algumas dicas para montar a sua viagem através de Airlie Beach.
Leia mais: Austrália: Roteiro na Barreira de Corais a partir de Cairns
> SUGESTÕES DE PASSEIOS A PARTIR DE CAIRNS
PASSEIOS DE BARCO
- Cairns: Cruzeiro Premium Grande Barreira de Coral
- Cairns: Pontão Exterior da Grande Barreira de Corais com Atividades
- De Cairns: Excursão de mergulho de luxo na Grande Barreira de Corais
- Explore Cairns: Passeio de Helicóptero, Reef Cruise e Kuranda
- De Cairns: Ilha Verde de 2 Dias, Kuranda e Rainforest Tour
- Combo de 2 dias de Cairns: Great Barrier Reef e Kuranda
- Cruzeiro c/ 2 Paradas: Barreira Externa e Ilha de Corais
- Voo de helicóptero para a Grande Barreira de Corais com um cruzeiro de retorno
- Cairns: Tour Grande Barreira de Coral c/ Música ao Vivo

OUTRAS ATIVIDADES
- Cairns: Destaques da cidade de meio dia
- Combo de 1 dia em Cairns: Crocs, Zoo, Aquarium, Tjapukai
- Cruzeiro de Catamarã de 1 Dia ao Recife de Green Island
- Viagem de um dia a Green Island com cruzeiro panorâmico de helicóptero
- Cruzeiro em Cairns ao pôr do sol e jantar opcional
- Great Barrier Reef Snorkel Tour & Voos de Helicóptero de Retorno
- Passeio panorâmico de helicóptero de 30 minutos saindo de Cairns para a Grande barreira de Corais
- Voo de balão de ar quente ao nascer do sol, saindo de Cairns
- Daintree Wilderness & Cape Tribulation Full-Day Tour
- Aventura Ecológica em Green Island partindo de Cairns
- Tour de Cachoeira, Vida Selvagem e Floresta Tropical de Cairns
- Viagem de um dia para Tirolesa em Daintree Rainforest e visita a Wildlife Habitat
- Kuranda: Excursão de Trem e Teleférico Skyrail c/ Traslados
- Atividade Rafting de Meio Dia em Barron River
- Salto duplo de paraquedas na Grande Barreira de Coral e na floresta tropical de Cairns
- Cairns: Rainforest Bungy Jump com Transferências
- Cairns: Reef Flight, Skyrail e Kuranda Scenic Rail Combo

3. PORT DOUGLAS
Port Douglas é uma cidade menorzinha a norte de Cairns. Seu nome é uma homenagem homenagem ao ex-primeiro-ministro de Queensland, John Douglas. Pelo fato de ser bem pequena, ela é muito mais tranquila e uma ótima opção para famílias ou para pessoas em busca de sossego. Os preços de hospedagem e restaurantes são intermediários em relação a Cairns e Airlie Beach. Se você é fã de kitesurf, o esporte é bem popular no extremo sul da Four Mile Beach, especialmente durante os meses de inverno, quando os ventos alísios sopram do sul.
> SUGESTÕES DE PASSEIOS A PARTIR DE PORT DOUGLAS
PASSEIOS DE BARCO
- Port Douglas: passeio de manhã ou tarde com snorkel nas ilhas Low
- Port Douglas: Cruzeiro à vela ao pôr do sol no catamarã de luxo
- Port Douglas: Cruzeiro Reef & Low Isles em catamarã de luxo
- Port Douglas: Cruzeiro à tarde com Low Isles e catamarã de luxo
- De Port Douglas: Excursão de mergulho de luxo com a Grande Barreira de Corais
- Port Douglas: Cruzeiro de Mergulho com Barreira de Recifes Exterior + Traslado
- Cruise Barrier Reef Full-Day Quicksilver Outer
- De Port Douglas: Outer Reef Cruise por catamarã de luxo

OUTRAS ATIVIDADES
- Atividade Rafting de Meio Dia em Barron River
- Port Douglas: excursão de mergulho com drift no rio Daintree
- Reef Discovery de Port Douglas: vôo de helicóptero panorâmico
- Port Douglas: 1,5 hora de navegação ao crepúsculo com canapés
- Port Douglas: Daintree Rainforest Tour com um pequeno grupo
- Wildlife Habitat Port Douglas
- Vôo de Helicóptero Ultimate Reef & Rainforest 1-Hour Helicopter
- De Port Douglas: Kuranda Scenic Railway e Palm Cove
- Port Douglas: Food & Wine Tasting em Atherton
- Deluxe Reef Explorer Heli Voo de Port Douglas
HOTÉIS NOS PRINCIPAIS PONTOS DE PARTIDA
Confira algumas opções de hospedagem nos principais pontos de partida para a Grande Barreira de Corais. Aqui está uma seleção desde albergues mais simples, para quem viaja de mochilão, até resorts mais requintados para quem quer fazer uma viagem inesquecível e confortável.
RESERVE AGORA seu hotel e economize até 50%. Leitores do Viajonários estão com um SUPER DESCONTO! E o melhor, com CANCELAMENTO GRÁTIS*!
*confira os hotéis com cancelamento grátis no site
> AIRLIE BEACH
- Airlie Beach Magnums (albergue)
- Whitsunday on The Beach (3 estrelas)
- Airlie Beach Hotel (4 estrelas)
- Coral Sea Resort (4 estrelas)
- Martinique Whitsunday Resort (4,5 estrelas)
- Heart Hotel and Gallery Whitsundays (5 estrelas)
Dica: Opção de transfer do aeroporto até Airlie Beach

> CAIRNS
- redkey hostel & Backpacker (albergue)
- Hides Hotel (3,5 estrelas)
- Sunshine Tower Hotel (3,5 estrelas)
- Coral Tree Inn (4 estrelas)
- The Abbott Boutique Hotel (4 estrelas)
- Novotel Cairns Oasis Resort (4,5 estrelas) – onde nos hospedamos, leia mais aqui
- Pacific Hotel Cairns (4,5 estrelas)
- DoubleTree by Hilton Cairns (4,5 estrelas)
- Pullman Cairns International (5 estrelas)
Dica: Opção de transfer do aeroporto até Cairns

> PORT DOUGLAS
- Garrick House (3,5 estrelas)
- Outrigger Apartments Port Douglas (3,5 estrelas)
- Port Douglas Retreat (3,5 estrelas)
- Port Douglas Motel (4 estrelas)
- Port Douglas Peninsula Boutique Hotel (4,5 estrelas)
- Paradise Links Resort Port Douglas (4,5 estrelas)
- Pullman Port Douglas Sea Temple Resort and Spa (5 estrelas)
Dica: Opção de transfer do aeroporto até Port Douglas

Guarde estas dicas no Pinterest!

Leia mais sobre a Austrália:
- Passo-a-passo para tirar o visto de turista para a Austrália
- 10 incríveis experiências na Austrália e Nova Zelândia
- Austrália: Dica de hotel em Cairns, entrada para a Barreira de Corais
- Visitando a Opera House de Sydney: tours e informações
- Hospedagem em Sydney: Hotel Marriott at Circular Quay




[…] Como conhecer a Grande Barreira de Corais na Austrália […]
[…] de mergulhar em águas cristalinas e interagir com essas criaturas majestosas. Locais como a Grande Barreira de Corais, nas águas da Austrália, e as Ilhas Maldivas são conhecidos por proporcionar encontros […]
[…] Como conhecer a Grande Barreira de Corais na Austrália […]
[…] Como conhecer a Grande Barreira de Corais na Austrália […]
Adorei o post! Fiquei só com uma dúvida: de onde sai o passeio de submarino?
Olá Isabela!
Os passeios de submarino sempre saem de alto mar. Ou seja, para você fazer um, precisa estar participando de um tour de barco para a Grande Barreira de Corais, Green Island, etc. O submarino é um passeio adicional. No post damos exemplo de 3 tours que incluem o semi submarino (item número 2).
Esperamos ter ajudado!
Abraços e uma excelente viagem para você! 🙂
[…] post “Como conhecer a Grande Barreira de Corais na Austrália” explicamos como é possível conhecer essa maravilha da natureza partindo de algumas cidades […]