Quem já conhece bem Londres e está procurando uma atração diferente na cidade, a dica é a Estorick Collection, uma galeria de arte que reúne exclusivamente obras de arte moderna italianas! Confira o que encontrar por lá!
ESTORICK COLLECTION
Fundada em 1998, a Estorick Collection of Modern Art é a única galeria de arte do Reino Unido totalmente dedicada à arte italiana moderna. A galeria reúne algumas das melhores e mais importantes obras criadas por artistas italianos durante a primeira metade do século XX. Nós já havíamos falado sobre ela no post “Angel: Bairro vibrante e desconhecido pelos turistas em Londres“, quando contamos mais sobre as atrações no bairro em que moravámos em Londres e que se tornou um dos lugares que mais amamos na cidade.

A Estorick Collection foi fundada pelo sociólogo e escritor americano Eric Estorick. Ele começou a colecionar arte quando se mudou para a Inglaterra após a Segunda Guerra Mundial. Ele e sua esposa alemã se apaixonaram pelo livro “Furist Painting and Sculpture” (1914) do escultor italiano Umberto Boccioni. Em 1947, aproveitaram para conhecer a galeria de arte de Mario Sironi, em Milão, e acabaram comprando a maior parte de seu acervo, incluindo centenas de desenhos. A coleção do casal só foi aumentando durante a década de 1950 e muitas exposição temporárias foram feitas para que o acervo fosse exibido no Tate Modern, a maior galeria de arte moderna de Londres.

A COLEÇÃO DA ESTORICK COLLECTION
O núcleo da coleção é a sua obra futurista, mas também inclui arte figurativa e escultura que datam de 1890 a 1950. A galeria possui pinturas dos principais protagonistas do Futurismo, tais como Giacomo Balla, Umberto Boccioni, Carlo Carrà, Gino Severini, Luigi Russolo e Ardengo Soffici. Além disso, inclui obras de Giorgio de Chirico, Amedeo Modigliani, Giorgio Morandi, Mario Sironi e Marino Marini. Adicionalmente, a Estorick Collection organiza uma série de exposições temporárias ao longo do ano.

ECONOMIA EM LONDRES: CARTÕES DE ATIVIDADES
Para quem pretende fazer muitas coisas e visitar muitos lugares pagos em Londres, a sugestão é adquirir um dos cartões que dão direto a acessar atrações e andar de ônibus turístico economizando muito! O THE LONDON PASS é o mais famoso deles. O cartão pode ser adquirido em versões de 1, 2, 3, 4, 5, 6 ou 10 dias. Ele dá direito a entrar em mais de 60 das principais atrações de Londres e 1 dia de passeio no ônibus turístico hop-on hop-off. Além disso, o cartão oferece mais de 20 ofertas especiais exclusivas em algumas das lojas e restaurantes da cidade. Veja a lista completa de atrações inclusas neste link. Preço: a partir de £69.
Leia mais: O que fazer em Londres – Roteiro completo de 5 dias ou mais
COMO É A VISITA À ESTORICK COLLECTION
A Estorick Collection fica localizada em uma casa georgiana que, anteriormente, foi lar e escritório de Sir Basil Spence, um arquiteto britânico. Na parte externa, há um Café com um cardápio repleto de delícias italiana (veja em seguida). Entre até a área da bilheteria para comprar o ingresso e começar a visitar a galeria.

As exibições são feitas em 3 andares da casa e é preciso ir subindo as escadas para visitar as exposições. As obras-primas futuristas reconhecidas da Estorick Collection são do período pioneiro (1909-16) e incluem “Modern Idol” (1911) de Umberto Boccioni, “Leaving the Theatre” (1910) de Carlo Carrà, “La Musica” (1911) de Luigi Russolo, “The Boulevard” (1911) de Severini e “The Hand of the Violinist” (1912) de Giacomo Balla.



No entanto, muitos outros artistas cujos trabalhos figuram na galeria não estavam associados a esse movimento. Além disso, há um grande número de pinturas, gravuras e desenhos de Mario Sironi, Massimo Campigli e Giorgio Morandi.
Esculturas também estão presentes na coleção, incluindo Medardo Rosso, cuja escultura em cera e gesso Impressões do Boulevard: Mulher com um véu (1893) é o primeiro trabalho em exibição. Com a morte de Rodin em 1917, Rosso foi saudado como “o maior escultor vivo”. A coleção também contém obras de Emilio Greco, Giacomo Manzù e Marino Marini, sendo os dois últimos artistas responsáveis pelo renascimento da escultura italiana no século XX.
ONDE COMER NA ESTORICK COLLECTION
Aproveite a visita para conhecer o Estorick Caffè, que conta com uma variedade de comida italiana com mesas no simpático jardim de inverno ou no jardim. O cardápio inclui antepastos italianos como bruschetta, massas caseiras servidas com manjericão fresco, saladas saborosas, panini, sanduíches, bolos e doces, além de bebidas quentes e geladinhas. O Café funciona no mesmo horário da galeria (veja detalhes no final do post).

COMO CHEGAR À ESTORICK COLLECTION
- Metrô: a estação mais próxima é a Highbury and Islington na Victoria Line (azul clara)
- Overground: a estação mais próxima também é a Highbury and Islington
- Trem: a estação mais próxima é a Essex Road Station
- Ônibus: a linha 271 é a mais próxima outras linhas nos arredores são:
- 4, 19,30 e 43 que passam pela Upper Street/Canonbury Lane
- 38, 56, 73, 341 que passam pela Essex Road e Canonbury Road
RESERVE AGORA seu hotel e economize até 50%. Leitores do Viajonários estão com um SUPER DESCONTO! E o melhor, com CANCELAMENTO GRÁTIS*!
Booking.com
*confira os hotéis com cancelamento grátis no site
INFORMAÇÕES IMPORTANTES
Estorick Collection of Modern Italian Art
- Endereço: 39A Canonbury Square, Londres N1 2AN, Inglaterra
- Horários: de quarta a sábado de 11h às 18h / domingo de 12h às 17h / fechado às segundas e terças-feiras
- Entrada: £7.50
Guarde esta dica no Pinterest!

Veja mais lugares bacanas e pouco conhecidos em Londres:
- British Library: Relíquias da Biblioteca Britânica em Londres
- Strawberry Hill House: incrível mansão neogótica em Londres
- Cutty Sark: Histórico navio-museu em Greenwich, Londres
- Red House: arquitetura e decoração inovadoras em Londres
- Syon House & Park: Mansão e lindo parque em Londres
- Ham House: casarão histórico do século XVII em Londres
- Chiswick House: Casarão histórico e belos jardins em Londres
- Londres: A bela Fenton House no bairro de Hampstead
- Uma visita a Dr Johnson’s House em Londres



