Última atualização: 02/11/2019
Conheça o Lan Su Chinese Garden, um Jardim Chinês belíssimo que é um refúgio de tranquilidade no centro da cidade de Portland. Aqui você vai encontrar todas as informações de como visitá-lo e o que conhecer por lá.
O LAN SU CHINESE GARDEN
Aberto em 2000, o Lan Su Chinese Garden é um Jardim Chinês de cerca 4 mil m², que inicialmente, era conhecido como Portland Classical Chinese Garden. Trata-se de um jardim murado localizado no bairro de Chinatown, cujo estilo foi influenciado pelos famosos jardins da cidade chinesa de Suzhou. Segundo o site oficial, a missão do Lan Su Chinese Garden, é “cultivar um tranquilo oásis de beleza e harmonia para inspirar, engajar e educar a comunidade na apreciação de uma cultura chinesa ricamente autêntica”.

O jardim é uma janela para a cultura, história e modo de pensar chinês. Ele ocupa um quarteirão inteiro e foi construído por 65 artesãos de Suzhou, com materiais e métodos tradicionais. Foram utilizadas 500 toneladas de rocha, incluindo pedras trazidas da China. Em 2010, o jardim foi renomeado para o que conhecemos hoje no seu aniversário de 10 anos. “Su” representa “Suzhou” e “Lan” representa “Portland”. Curiosamente, “Lan” também é a palavra chinesa para “orquídea” e “Su” significa “despertar”. Assim, o nome do jardim também pode ser interpretado como “O jardim do despertar das orquídeas”.

O jardim é formado por pontes, passarelas, um lago, colunatas, pavilhões e muitas plantas. Muito mais do que um belo jardim botânico, a Lan Su é uma maravilha criativa e uma experiência inspiradora baseada em uma tradição chinesa de 2 mil anos que combina arte, arquitetura, design e natureza em perfeita harmonia. A característica dominante do Lan Su Chinese Garden é o seu lago artificial Zither no centro do jardim. Lan Su é uma janela para a cultura, história e modo de pensar da China.

PLANTAS NO LAN SU CHINESE GARDEN
Cerca de 90% das plantas que aparecem no jardim são originárias da China. No entanto, nenhuma planta foi trazida da China devido a proibições de importação. Em vez disso, muitas plantas foram encontradas em jardins e estufas no estado do Oregon. Algumas das plantas possuem mais de 100 anos de idade. Além disso, há mais de 100 árvores de orquídeas, plantas aquáticas, plantas perenes, bambus, magnólias, peônias, camélias e arbustos incomuns localizados em todo o jardim.

No total, existem mais de 400 espécies. A missão da Lan Su no desenvolvimento desta coleção viva única e diversa é dupla. O primeiro é fornecer aos visitantes uma visão microcósmica da riqueza da flora nativa da China. Em segundo lugar, a coleção botânica no jardim fornece uma ferramenta inestimável para explicar costumes e tradições enraizadas na interação humana com plantas por milhares de anos.

COMO É A VISITA AO LAN SU CHINESE GARDEN
A entrada no jardim é paga. Você pode comprar o ingresso na hora ou com antecedência pela pela internet. Mostre o ticket para o funcionário na entrada, pegue seu mapa do jardim e aproveite as belezas que o Lan Su Chinese Garden tem a oferecer. A paisagem é, realmente, belíssima e o ambiente é perfeito para meditação e relaxamento. Há uma série de eventos periódicos que são oferecidos no Lan Su Chinese Garden. Fique de olho no calendário de eventos para não perder nada, principalmente durante o Ano Novo Chinês e às terças-feiras durante o meses de verão, quando acontecem concertos nas Tuesdays by Twilight.


Leia mais: Oregon: O que fazer em Portland – Roteiro de 2 ou 3 dias
DESTAQUES DO LAN SU CHINESE GARDEN
O mapa abaixo mostra o que encontrar no jardim. Caso você queira ter uma visão mais detalhada do que encontrar por lá, acesse este link.

A) COURTYARD OF TRANQUILITY
Este é o primeiro pátio que o visitante tem acesso após apresentar o seu ticket de entrada. Este lugar procura refletir a China do século XVI, através de uma casa privada e um jardim de uma família rica. O jardim traz a paz espiritual e é um lugar desenhado para ajudar a escapar dos problemas cotidianos e inspirar as pessoas através da arquitetura, das plantas, da poesia, das rochas e da água que circundam o local. O jardim é desenhado para aflorar todos os sentidos. Não deixe de observar o mosaico feito de pedras no chão deste pátio.

B) HALL OF BROCADE CLOUDS
Recria o local onde as tradicionais famílias chinesas se encontravam com seus convidados. Repare nas lindas janelas e painéis decorados que indicam a riqueza e o status de uma família chinesa. Os painéis talhados mostram uma coleção importante de plantas conhecida como “Three Friends of Winter”, que incluem pinheiro, bambu e ameixeira.

C) TERRACE
A partir deste terraço, é possível ter uma vista belíssima do jardim. A filosofia taoista idealizada uma vida eremita nas montanhas, em volta da natureza. Uma vez que as cidades trazem uma vida mais confortável, é preciso trazer a natureza para a família, mesmo que em uma escala reduzida.

D) KNOWING THE FISH PAVILION
O nome deste pavilhão diz respeito a uma conversa entre dois filósofos. Caminhando ao lado de um riacho, um deles fala para o outro que acha que os peixes são muito felizes. E o outro responde: “Você não é um peixe. Como pode saber se eles são felizes?”. E o primeiro responde: “Você não é eu. Como você pode saber que eu não sei se um peixe é feliz?”. Todos os aspectos da natureza no jardim, de plantas e animais que mudam ao longo das estações do ano, oferecem inúmeras formas de contemplação. Meditar, conversar e contar histórias são atividades populares nos jardins chineses.

E) REFLECTIONS IN CLEAR RIPPLES
Muitas gerações viveram dentro de um jardim e dos edifícios ao seu redor. Neste pavilhão, também conhecido como um salão de uma casa, as pessoas podem ouvir música, pintar, jogar jogos tradicionais como Mahjong ou Wei chi.

F) FLOWER BATHING IN SPRING RAIN
Neste local ficam seis painéis de mateira que remetem aos atuais jardins da cidade-irmã de Suzhou. Atrás do quarto painel, você pode encontrar palavras do pintor, calígrafo, estudioso e conhecedor de jardinagem Wen Zhengming: “Um lugar tranquilo é a coisa mais querida neste mundo mundano; No meio da cidade pode haver montanhas e florestas de verdade”


G) SCHOLAR’S COURTYARD
Este pátio é uma extensão do “Scholar’s Study” e um lugar tranquilo para reflexão e inspiração. Há ameixeiras florescendo próximas à entrada no fim do inverno, as quais simbolizam resiliência e renascimento.

H) SCHOLAR’S STUDY
Dentro dos pilares deste “Estúdio do estudioso” ficam inscrições sobre o redespertar. Isso também é um exemplo do “couplet game”, uma competição intelectual amigável em que cada pessoa fornece a primeira linha de um poema de duas linhas e a segunda pessoa o completa.


I) MOONLOCKING PAVILION
Nas noites claras é possível ver a o reflexo da lua no centro do lago. Ao mudar as estações do ano, o clima muda dramaticamente a aparência do jardim. Os chineses acreditam que tudo está conectado por uma força cósmica e, por isso, o jardim é desenhado para promover que essa força flua pelo ambiente. Na medicina chinesa, acredita-se que o equilíbrio entre as forças negativas e positivas do corpo é essencial para a boa saúde.



J) TOWER OF COSMIC REFLECTIONS (TEA HOUSE)
A Casa de Chá do Lan Su Chinese Garden fica localizada dentro da Tower of Cosmics Reflections (Torre das Reflexões Cósmicas) em um edifício de dois andares que oferece a oportunidade de os visitantes sentarem para relaxar e saborearem um gostoso chá enquanto admiram as lindas vistas do jardim. O local é operado pela empresa The Tao of Tea, uma empresa de chá com sede em Portland que promove a arte e a cultura do chá, oferecendo chás orgânicos certificados. A Tea House possui capacidade de 50 lugares e combina a cultura do chá chinês com a beleza do jardim.

Há uma grande variedade de chás de diferentes cores e sabores, incluindo o chá branco, verde, oolong, preto e chás de ervas. A seleção de chás mudam conforme às estações do ano, para combinar e complementar as mudanças que ocorrem no jardim. Além dos chás, a Teahouse serve uma variedade de refeições leves, tigelas de noodles, bolinhos típicos, pãezinhos e sopas sazonais. Há também biscoitos, bolos e frutas frescas e secas. Confira o cardápio completo acessando este link.

K) ROCK MOUNTAIN AND WATERFALL
Essa parede de rocha foi desenhada para aparentar montanhas ásperas e é completada por cascatas e quedas d’água. A inscrição poética nas rochas pode ser traduzida da seguinte forma: “Dez Mil Ravinas Engolidas por Nuvens Densas”.

L) PAINTED BOAT IN MISTY RAIN
Este pavilhão possui um formato que lembra um barco. A intenção é representar a amizade que partiu de Suzhou e fez seu caminho através do oceano até desembarcar em Portland. A parte interna do local é feita para que os visitantes se sintam como se estivessem ancorados na praia sendo tocados por pequenas ondas.



GARDEN SHOP
A lojinha do Lan Su Chinese Garden fica localizada no pátio de entrada do jardim e pode ser acessada mesmo por aqueles que não querem comprar o ingresso para visitar o local. Na loja, há artigos únicos para presente com temática chinesa e de muita delicadeza. O horário de funcionamento da loja é o mesmo do jardim. Veja mais informações no final do post.

RESERVE AGORA seu hotel e economize até 50%. Leitores do Viajonários estão com um SUPER DESCONTO! E o melhor, com CANCELAMENTO GRÁTIS*!
COMO CHEGAR AO LAN SU CHINESE GARDEN
Para chegar de transporte público até o Lan Su Chinese Garden, você pode utilizar o metrô de superfície MAX Light Rail. Confira todas as informações no site oficial da empresa de transporte da cidade e lembre-se de que você precisa comprar o ticket antes de embarcar. Confira as linhas e estações mais próximas:
- Old Town/Chinatown MAX Station: Use as linhas azul ou vermelha e caminhe por mais 2 minutos após desembarcar
- NW 5th & Couch MAX Station: Use as linhas verde, laranja e amarela e caminhe por mais 4 minutos após desembarcar
- Union Station/NW 5th & Glisan MAX Stn: Use as linhas verde, laranja e amarela e caminhe por mais 4 minutos após desembarcar
INFORMAÇÕES IMPORTANTES
Lan Su Chinese Garden
- Endereço: 239 NW Everett St, Portland, OR 97209, Estados Unidos
- Horários:
- entre meados de março e meados de maio: diariamente de 10h às 18h
- entre meados de maio a meados de outubro: diariamente de 10h às 19h
- entre meados de outubro a meados de março: diariamente de 10h às 16h
- Entrada: pode comprar online ou no local
- entre meados de outubro a meados de maio: US$ 10.95
- entre meados de maio a meados de outubro: US$ 12.95
- Tours: Há tours públicos oferecidos conforme a disponibilidade dos docentes e podem ser alterados sem aviso prévio. Caso você tenha interesse, fale com um funcionário sobre os próximos horários disponíveis. Veja no site os próximos tours disponíveis.
Agradecemos ao Travel Portland pelas informações e tickets para visitar o Lan Su Chinese Garden e outras atrações na cidade. Todas as opiniões que constam neste post relatam exclusivamente as nossas experiências no local.
Guarde esta dica no Pinterest!

Leia mais sobre Portland:
- Oregon: Como ir ao Aeroporto de Portland ao centro
- Hospedagem em Portland: Courtyard Marriott Portland City Center
- Oregon: Pittock Mansion e suas lindas vistas de Portland
- Portland: Degustação de cervejas artesanais na Von Ebert Brewing
- Oregon: O que fazer em Portland – Roteiro de 2 ou 3 dias
- Oregon: 5 dicas de restaurantes em Portland (com mapa!)
- Oregon: Visitando o belíssimo Portland Japanese Garden
- Portland: Powell’s Books, a maior livraria independente do mundo
- 20 cervejarias em Portland, a capital mundial da craft beer



