Última atualização: 10/01/2019
O interesse em conhecer a Courtauld Gallery já vinha de longa data, mas tinha faltado oportunidade. Mas, finalmente, fui conhecê-la e tenho que dizer que é, definitivamente, um passeio que vale a pena. Quadros de Monet, Picasso, Renoir e Cézanne, e até o famoso auto-retrato de Van Gogh com a orelha decepada estão entre as atrações do museu.
ACERVO INCRÍVEL NA COURTAULD GALLERY
Eu estava aguardando há muito tempo para conhecer esta galeria porque estava esperando uma exposição provisória entrar na agenda, a Rodin and Dance (20 de outubro de 2016 a 22 de janeiro de 2017), uma parceria que trouxe uma parte do acervo do Museu Rodin de Paris. E quando entrou, não perdi tempo e fui correndo para lá. A Courtauld Gallery tem entrada paga e é mais barata quando não está aberta nenhuma exposição temporária e somente o acervo permanente. Mas caso tenha alguma exposição, é preciso pagar um valor adicional (paguei 2,50 libras a mais). Independente de exposição temporária, o acervo permanente já vale muito a pena ser visitado e, depois de tanta espera, fui surpreendida com uma galeria de arte que dificilmente está no roteiro de viagem da maior parte das pessoas, mas que deveria estar.

SOMERSET HOUSE
A Courtauld Gallery fica localizada na Somerset House um edifício em estilo neoclássico que foi originalmente construído para ser um palácio dos Tudor. Projetado em 1776, ele foi sendo extendido entre 1831 e 1856. No final do século XX, o edifício foi revigorado como um centro para as artes visuais. A primeira instituição a se mudar foi o Instituto Courtauld de Arte, incluindo a Courtauld Gallery. No final dos anos 1990, o pátio principal deixou de ser um parque de estacionamento público e o terraço principal com vista para o Tamisa foi remodelado e aberto ao público. No inverno, o pátio central abriga um rinque de patinação no gelo. O pátio também é usado como um local de concertos e uma série de eventos musicais chamados de “Summer series” são realizados em julho de cada ano.

RESERVE AGORA seu hotel e economize até 50%. Leitores do Viajonários estão com um SUPER DESCONTO! E o melhor, com CANCELAMENTO GRÁTIS*!
Booking.com
*confira os hotéis com cancelamento grátis no site
A COURTAULD GALLERY
O nome da galeria é uma homenagem a Samuel Courtauld (1876-1947), um industrial inglês e colecionador de arte. Em 1932, ele fundou o Courtauld Institute of Art, uma faculdade autônoma da Universidade de Londres, especializada no estudo de história da arte. A Courtauld Gallery abriga a coleção de arte do Courtlaud Institute of Art.

A coleção da galeria foi formada, em grande parte, por meio de doações e legados e inclui pinturas, desenhos, esculturas e outras obras da época medieval até os tempos modernos. Atualmente, a coleção contém, aproximadamente, 530 pinturas e 26 mil desenhos. Um dos destaques da coleção fica por conta das pinturas impressionistas e pós-impressionistas. A galeria está dividida em: Piso Térreo, Mezanino, Primeiro Andar, Segundo Andar e Piso Inferior.

ECONOMIA EM LONDRES: CARTÕES DE ATIVIDADES
Para quem pretende fazer muitas coisas e visitar muitos lugares pagos em Londres, a sugestão é adquirir um dos cartões que dão direto a acessar atrações e andar de ônibus turístico economizando muito! O THE LONDON PASS é o mais famoso deles. O cartão pode ser adquirido em versões de 1, 2, 3, 4, 5, 6 ou 10 dias. Ele dá direito a entrar em mais de 60 das principais atrações de Londres e 1 dia de passeio no ônibus turístico hop-on hop-off. Além disso, o cartão oferece mais de 20 ofertas especiais exclusivas em algumas das lojas e restaurantes da cidade. Veja a lista completa de atrações inclusas neste link. Preço: a partir de £69.
Leia mais: O que fazer em Londres – Roteiro completo de 5 dias ou mais
1. PISO TÉRREO
No piso térreo, ficam a bilheteria, uma loja de presentes e a Sala 1, com uma coleção do século XIII ao XV com obras Medievais e do Renascimento. Destaques:
- The Seilern Triptych, de Robert Campin
- The Trinity with Saints, de Alessandro Filipepi Botticelli
- Adam and Eve, de Lucas Cranach the Elder

2. MEZANINO
O mezanino abriga a Galeria de Desenhos, que exibe exposições temporárias que vão sendo renovadas periodiacamente. Veja mais informações acessando este link.

3. PRIMEIRO ANDAR
No primeiro andar, ficam as Salas 2 a 7. A Sala 2 abriga obras do século XVI (Renascimento Europeu); a Sala 3, obras do século XVII (Rubens e barroco); a Sala 4, obras do século XVIII (Iluminismo); as Salas 5 a 7, abrigam obras do século XIX (pré-impressionismo; impressionismo e pós impressionismo; e pós impressionismo respectivamente). A sala mais importante da galeria, sem dúvida, é a número 7. Com obras de Monet e dois quadros de Van Gogh, trata-se de uma sala que merece uma visita atenciosa. Confira algumas obras de destaque:
- The Family of Jan Brueghel the Elder, de Peter Paul Rubens (sala 3)
- Portrait of Margaret Gainsborough, de Thomas Gainsborough (sala 4)
- Portrait of Don Francisco de Saavedra, de Francisco de Goya (sala 4)
- Two Dancers on a Stage, de Edgar Degas (sala 5)
- Autumn Effect at Argenteuil, de Claude Monet (sala 5)
- A Bar at the Folies-Bergère, de Édouard Manet (sala 6)
- Self-Portrait with Bandaged Ear, de Vincent Van Gogh (sala 7)





4. SEGUNDO ANDAR
O segundo andar abriga as salas que vão dos números 8 a 15. A Sala 8 se destaca por cenários impressionistas com obras de Pissaro, Cézanne, Monet e Manet; as Salas 9, 10 e 11a abrigam pinturas francesas do século XX. A Sala 11b abriga obras de Georges Seurat; a Sala 12 contém obras de artistas expressionistas alemães; a Sala 13, pinturas britânicas do século XX. As Salas 14 e 15 costumam dar espaço a exposições temporárias. Este andar também exibe várias obras emprestadas de outras galerias.
- Nevermore, de Paul Gauguin
- Montagne Sainte-Victoire with Large Pine, de Paul Cézanne
- Painting 1937, de Ben Nicholson
- Female nude, de Amedeo Modigliani




5. PISO INFERIOR
O piso inferior abriga os banheiros, armários e o café da galeria.
THE COURTAULD GALLERY CAFÉ
Se a fome bater durante o passeio, o piso inferior há um café super gostoso com uma área externa super bonita e excelente para os dias de verão. O Café fica aberto diariamente de 10h às 17h30 e além de servir sobremesas e bebidas quentes, também conta com um cardápio enxuto para almoço. Eu almocei lá e pedi uma sopa caseira com salada, pão e queijo. A sopa estava ok, mas o a salada, pão e queijo estavam ótimos! Veja mais informações neste link.

COMO CHEGAR
O acesso através de metrô é muito fácil e você pode chegar através das seguintes estações:
- Temple: Circle Line (amarela) e District Line (verde)
- Charing Cross: Bakerloo Line (marrom) e Northern Line (preta)
- Embankment: Bakerloo Line (marrom), Circle Line (amarela), District Line (verde) e Northern Line (preta)
- Covent Garden: Piccadilly line (marinho)
INFORMAÇÕES IMPORTANTES
The Courtauld Gallery
- Endereço: Somerset House, WC2R0RN, Strand, Londres WC2R, Inglaterra
- Horários: diariamente de 10h às 18h
- Entrada: £8 / varia nas exposições temporárias / gratuita para menores de 18 anos
Guarde estas dicas no Pinterest!

Leia mais sobre museus e galerias de arte em Londres:
- V&A – Victoria and Albert Museum em Londres
- 10 museus em Londres que você precisa conhecer
- Wallace Collection: um dos melhores museus de Londres
- Museum of London: Museu da História de Londres
- Tate Modern: O maior museu de arte moderna de Londres
- Museu Händel & Hendrix: dois gênios da música em Londres
- London Film Museum: Exposição de veículos originais do James Bond
- Museu Freud em Londres: a última casa do pai da psicanálise
- Londres: O incrível e gratuito British Museum




[…] Londres: Acervo incrível de pinturas na Courtauld Gallery […]
[…] Em 1933, Stephen Courtauld e sua esposa Virginia adquiriram o edifício, restauraram o Grande Salão e construíram uma casa elaborada, decorada internamente em estilo Art Deco. A casa é considerada uma “obra-prima do design moderno”. Stephen era um irmão mais novo de Samuel Courtauld, um industrial, colecionador de arte e fundador do Courtauld Institute of Art (leia mais em: Londres: Acervo incrível de pinturas na Courtauld Gallery). […]
[…] Londres: Acervo incrível de pinturas na Courtauld Gallery […]