Canary Wharf: de área portuária a distrito financeiro em Londres

Canary Wharf: de área portuária a distrito financeiro em Londres
 

Última atualização: 10/01/2019

Até um tempo atrás, Canary Wharf era um local totalmente ignorado pelos turistas. O novo distrito financeiro de Londres tem mais do que arranha-céus, tem praças, museu, vistas bonitas e muitas coisas interessantes. Conheça um pouco mais sobre uma área que tem mudado muito nos últimos anos.

CANARY WHARF: DE ÁREA PORTUÁRIA A DISTRITO FINANCEIRO EM LONDRES

Canary Wharf é um importante distrito comercial localizado ao leste de Londres. É um dos dois principais centros financeiros do Reino Unido, juntamente com a tradicional City de Londres. A região possui uma área gigantes de escritórios e espaços comerciais. Mais de 100 mil pessoas trabalham diariamente na região, que abriga sedes europeias de numerosos grandes bancos, empresas de serviços profissionais e organizações de mídia, incluindo Barclays, Citigroup, Clifford Chance, Credit Suisse, EY, Fitch Ratings, HSBC, Infosys, J.P. Morgan, KPMG, MetLife, Moody’s, Morgan Stanley, RBC, S&P Global, Skadden, State Street eThomson Reuters.

Canary Wharf: de área portuária a distrito financeiro em Londres
Prédios espelhados se misturam com as docas e canais

E você deve estar se perguntando: o que fazer em um lugar assim? Bem, o local tem se modificado muito ao longo dos anos e muitos eventos estão sendo levados para o local com fins mais turísticos, digamos. No passado a região não deveria ser das mais bonitas, porque era uma região portuária importante, chamada Docklands, cheia de galpões de armazenamento. Uma grande mudança começou a ser feita na região a partir do final da década de 1980, quando muitos empreendimentos começaram a ser construídos por lá. Atualmente, o distrito está muito mais bonito e charmoso.

Canary Wharf: de área portuária a distrito financeiro em Londres
Estação de metrô de Canary Wharf

É super legal conhecer as principais atrações de Londres, mas para quem quer ver algo diferente na cidade, Canary Wharf pode ser uma surpresa bastante interessante para incluir no roteiro.

Canary Wharf: de área portuária a distrito financeiro em Londres
Região da Reuters Plaza em Canary Wharf

ECONOMIA EM LONDRES: CARTÕES DE ATIVIDADES

Para quem pretende fazer muitas coisas e visitar muitos lugares pagos em Londres, a sugestão é adquirir um dos cartões que dão direto a acessar atrações e andar de ônibus turístico economizando muito! O THE LONDON PASS é o mais famoso deles. O cartão pode ser adquirido em versões de 1, 2, 3, 4, 5, 6 ou 10 dias. Ele dá direito a entrar em mais de 60 das principais atrações de Londres e 1 dia de passeio no ônibus turístico hop-on hop-off. Além disso, o cartão oferece mais de 20 ofertas especiais exclusivas em algumas das lojas e restaurantes da cidade. Veja a lista completa de atrações inclusas neste link. Preço: a partir de £69.

Leia mais: O que fazer em Londres – Roteiro completo de 5 dias ou mais

 

PRÉDIOS MAIS ALTOS DE CANARY WHARF

Sim, os prédios de Canary Wharf são famosos pelo seu tamanho e arquitetura. Quando estiver passeando pelas ruas, repare em alguns deles:

  • One Canada Square: 50 andares / 235 metros de altura / segundo maior prédio do Reino Unido depois do The Shard / ocupado por diversas empresas
  • 8 Canada Square: 42 andares / 200 metros de altura / ocupado pelo banco HSBC como sua sede mundial
  • 25 Canada Square: 42 andares / 200 metros de altura / o edifício pelo complexo conhecido como Citigroup Centre
  • One Churchill Place: 32 andares / 156 metros de altura / ocupado pelo banco Barclays
  • 40 Bank Street: 33 andares / 153 metros de altura / ocupado por diversas empresas
  • 25 Bank Street: 33 andares / 153 metros de altura / é a sede europeia do banco JP Morgan Chase desde 2012
Canary Wharf: de área portuária a distrito financeiro em Londres
Alguns dos imensos prédios presentes em Canary Wharf
Canary Wharf: de área portuária a distrito financeiro em Londres
Prédios construídos entre os canais

RESERVE AGORA seu hotel e economize até 50%. Leitores do Viajonários estão com um SUPER DESCONTO! E o melhor, com CANCELAMENTO GRÁTIS*!



Booking.com


*confira os hotéis com cancelamento grátis no site

O QUE VER / FAZER EM CANARY WHARF

Canary Wharf é uma região ótima para bater perna, curtir a vista dos prédios, dos canais da antiga região portuária e das praças. Para ajudar na tarefa de desbravar o distrito, abaixo montamos um mapinha interativo com dias de atrações em Canary Wharf.

1. Jubilee Park

Jubilee Park é a maior área verde de Canary Wharf. Lá está localizada a única estação de metrô que atende o distrito. Jubilee Park é efetivamente um jardim no terraço construído sobre a estação de metrô de Canary Wharf. Há um canal que serpenteia do parque e mais de 200 árvores que foram plantadas entre 2002 e 2004.

Canary Wharf: de área portuária a distrito financeiro em Londres
O belo Jubilee Park

2. Canada Square Park

Canada Square é uma praça pública que está rodeada por três dos edifícios mais altos do Reino Unido, incluindo One Canada Square, que foi o edifício mais alto do Reino Unido desde 1990 até final de 2010, quando foi superado pelo The Shard. Os prédios da Canada Square são ocupados por uma série de empresas importantes, entre elas Currencies Direct, The Bank of New York Mellon, CFA Institute, Clearstream, EEX (European Energy Exchange), Euler Hermes, International Sugar Organization, Mahindra Satyam, MetLife, Moody’s Analytics e Trinity Mirror.

Canary Wharf: de área portuária a distrito financeiro em Londres
O gigante arranha-céu One Canada Square

A praça recebe vários eventos ao longo do ano. Durante o verão, são montados telões para exibir eventos esportivos e um palco para concertos. Já no inverno, o lugar abre espaço para um rinque de patinação no gelo.

Canary Wharf: de área portuária a distrito financeiro em Londres
A praça Canada Square é gramada e cercada de prédios

3. Reuters Plaza

A Reuters Plaza é uma das praças mais movimentadas de Canary Wharf. Toda circundada por prédios altíssimos, lá ficam ótimas opções gastronômicas como os restaurantes Carluccio’s e Smollensky’s. A praça é toda decorada com relógios analógicos e na esquina fica o prédio Thomson Reuters, passando notícias em um letreiro luminoso. A Reuters Plaza dá acesso a entrada da estação de metrô de Canary Wharf.

Canary Wharf: de área portuária a distrito financeiro em Londres
Reuters Plaza
Canary Wharf: de área portuária a distrito financeiro em Londres
O prédio da Reuters, agência de notícias, que dá o nome à praça

4. Crossrail Place Roof Garden

Crossrail Place é um lugar onde está sendo construída uma nova estação de metrô para o distrito que deverá ficar pronta em 2018. Nesta região, instalaram-se lojas, restaurantes, bares e, no telhado, foi feito um jardim, o Crossrail Place Roof Garden. Além de ser um lugar lindo para se caminhar, com teto de vidro e muitas plantas, o espaço de 300 metros também recebe algumas exposições temporárias totalmente abertas ao público. Há também um programa chamado Bloom que oferece apresentações e workshops, dando a oportunidade de residentes e trabalhadores de participar de eventos de dança, música e teatro. O programa ocorre entre os meses de maio e outubro.

Canary Wharf: de área portuária a distrito financeiro em Londres
Crossrail Roof Garden

5. Cabot Square

A Cabot Square é uma praça com uma linda fonte de água e várias obras de arte. O nome é uma referêcnia ao explorador Giovanni Caboto. A praça é o endereço de bancos internacionais famosos como Credit Suisse e Morgan Stanley. Através da Cabot Square, acessam-se as lojas do Cabot Mall e vários restaurantes gostosos.

Canary Wharf: de área portuária a distrito financeiro em Londres
Cabot Square, com a sua linda fonte e obras de arte

6. Museum of London Docklands

O Museum of London Docklands é um “braço” do Museum of London, que conta a história da cidade de Londres. O foco dos Docklands é retratar a história da cidade com ênfase à época em que aquela área era uma região portuária importante. O museu está instalado em um antigo armazém de açúcar. Em ordem cronológica, a exposição do museu é apresentada desde o primeiro porto no Tâmisa, na época dos romanos, até o encerramento das docas no centro de Londres na década de 1970 e subsequente transformação da área com desenvolvimentos comerciais e residenciais.

  • Endereço: No.1 Warehouse, W India Dock Rd, London E14 4AL
  • Horários: diariamente de 10h às 18h
  • Entrada: gratuita
Canary Wharf: de área portuária a distrito financeiro em Londres
Entrada do Museum of London Docklands

ONDE FAZER COMPRAS EM CANARY WHARF

Quem está interessado em fazer compras, Canary Wharf tem lojas espalhadas por quase toda a sua extensão, sem aquela muvuca de áreas frequentadas por uma multidão de turistas. A maior parte das lojas fica no subsolo do distrito e forma o Canary Wharf Shopping Mall, que fica localizado em 5 centros (veja mais detalhes neste mapa):

  • Cabot Place
  • Jubilee Place
  • Canada Place
  • Churchill Place
  • Crossrail Place
Canary Wharf: de área portuária a distrito financeiro em Londres
Área do Canary Wharf Shopping Mall

EVENTOS EM CANARY WHARF

Canary Wharf tem uma agenda recheada de eventos. Durante o verão, telões são montados e exibem filmes, eventos esportivos e há palcos montados para concertos. No inverno, é montada uma pista de patinação no gelo. Há eventos musicais, esportivos, dança, teatro e muito mais. Para ver a lista completa de eventos, consulte este link.

ONDE COMER EM CANARY WHARF

O local é recheado de opções gastronômicas saborosas para todos os gostos e bolsos. Deste locais baratinhos para lanches rápidos, até restaurantes mais elaborados para se comer bem. Eu, particularmente, gosto muito da região de West India Quay, por ficar perto dos antigos docks e ter uma vista bem bacana. É gostoso caminhar por ali depois da refeição. Veja algumas sugestões (todas estão no mapa interativo no início do post).

  • Rum & Sugar (1, Warehouse, West India Quay, London E14 4AL, UK)
Canary Wharf: de área portuária a distrito financeiro em Londres
Filé com fritas no Rum & Sugar
Canary Wharf: de área portuária a distrito financeiro em Londres
Delicioso penne ao molho de tomate do Jamie’s Italian
Canary Wharf: de área portuária a distrito financeiro em Londres
O hambúrguer suculento do Gourmet Burger Kitchen

ONDE SE HOSPEDAR EM CANARY WHARF

Muita gente começou a procurar a região para se hospedar para fugir das áreas turísticas extremamente lotadas e caras. Canary Wharf cada vez mais tem sido um lugar bastante procurado, ainda mais pelo fato de estar se tornando cada vez mais fácil chegar lá (tem metrô, trem de superfície e barcos para acessar o distrito). Separamos algumas sugestões de hospedagem na região:

COMO CHEGAR

Para chegar ao distrito através de metrô, você pode utilizar a estação de Canary Wharf que fica na Jubilee Line (cinza). Há também o DLR (trem de superfície) em três estações diferentes: Canary Wharf, Heron Quays e West India Quay. Dica: Embora a estação de metrô e de DLR tenha o nome Canary Wharf, não é possível acessá-las por baixo da terra. É preciso sair da estação, andar uns 50 metros e entrar na outra de mesmo nome.

Canary Wharf: de área portuária a distrito financeiro em Londres
A linda estação de metrô acessada pela Reuters Plaza

Guarde estas dicas no Pinterest!

Canary Wharf: de área portuária a distrito financeiro em Londres - Viajonários


Leia mais sobre Londres:

VAI VIAJAR? PROGRAME AQUI SUA VIAGEM!
 RESERVA DE HOTELUtilize o Booking.com para reservar sua hospedagem!
  ALUGUEL DE CARRO: Faça uma cotação na RentCars  e confira o preço nas principais locadoras do mundo!
 INGRESSOS & EXCURSÕESCompre online ingressos para as principais atrações no mundo com Get Your Guide!
 INGRESSOS & TOURSCompre online ingressos para tours e visitas guiadas no Civitatis!
  TICKETS EVENTOS ESPORTIVOSCompre online ingressos para os principais eventos esportivos nos EUA com HelloTickets!
  SEGURO VIAGEMCote com a Seguros Promo para diversos planos e destinos. Use o código "VIAJONARIOS5" para garantir 5% de desconto!
 TREM NA EUROPACompre seus bilhetes de trem com os melhores preços na Trainline!
  CHIP INTERNACIONAL DE CELULAR com a EasySim4U e saia com o chip funcionando antes de viajar!
  COMPRA DE MOEDA ESTRANGEIRA com as melhores taxas de câmbio com a Exchange Now!

7 COMENTÁRIOS

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui