Última atualização: 11/09/2019
Um dos principais passeios para se fazer em Viena, tem que estar no seu roteiro! O Palácio de Schönbrunn é uma antiga residência imperial de verão que foi uma das principais residências da Dinastia dos Habsburgos e onde viveu a Imperatriz Sissi. Desde meados dos anos 1950, é uma grande atração turística imperdível! É preciso bastante atenção na hora de comprar os tickets porque se você quiser visitar cada pedacinho do palácio, terá que comprar um ticket especial. Neste post explicamos tudinho para você!
ÁUSTRIA: O INCRÍVEL PALÁCIO SCHÖNBRUNN EM VIENA
O Palácio Schönbrunn é um dos edifícios mais famosos de Viena. Com 1441 quartos (poucos deles abertos ao público), é um dos mais importantes monumentos arquitetônicos, culturais e históricos do país.

Um pouco de história…
Tudo começou em 1569, quando o Imperador Maximiliano II do Sacro Império Romano comprou um terreno na região em que havia uma mansão chamada Katterburg e ordenou que colocassem faisões, patos, veados e javalis, a fim de servir como terreno de caça recreativa. O nome de Schönbrunn (que significa “bela Primavera”), tem as suas raízes em um poço artesiano de onde a água foi era consumida na propriedade. O Palácio Schönbrunn, em sua forma atual, foi construído e remodelado entre as décadas de 1740 e 1750 durante o reinado da Imperatriz Maria Theresa que recebeu a propriedade como um presente de casamento. Franz I encomendou a redecoração do exterior do palácio em estilo neoclássico como está até os dias de hoje.


Franz Joseph, o imperador do mais longo reinado da Áustria, nasceu em Schönbrunn e passou grande parte de sua vida lá, morrendo no palácio em 1916. Após a queda da monarquia dos Habsburgo em novembro de 1918, o palácio tornou-se propriedade da recém-fundada República da Áustria e foi preservado como um museu.

No entanto, após a Segunda Guerra Mundial e durante a ocupação aliada da Áustria (1945-1955), o Palácio de Schönbrunn foi requisitado para prestar serviços para a delegação britânica. Com o restabelecimento da República da Áustria, em 1955, o palácio tornou-se novamente um museu. Ele ainda foi várias vezes utilizado para eventos importantes como a reunião entre o presidente americano John F. Kennedy e o premier soviético Nikita Khrushchev em 1961. Desde 1996, o Palácio Schönbrunn está listado como Patrimônio Mundial da UNESCO, juntamente com os seus belíssimos jardins.


DICA DE ECONOMIA: VIENNA CITY CARD & VIENNA PASS
Vienna City Card: Trata-se de um cartão que você que dá desconto a mais de 210 atrações. O cartão está disponível para 1, 2 ou 3 dias seguidos na cidade. Além disso, o transporte público ilimitado por toda a cidade está incluído! Adquira neste link.
Vienna Pass: O cartão é válido por 1, 2, 3 ou 6 dias e dá acesso livre a mais de 60 das atrações principais de Viena, viagens ilimitadas nos ônibus turísticos, descontos junto a parceiros exclusivos.
Leia mais: Áustria: O que fazer em Viena – Roteiro de 4 dias
COMO VISITAR O PALÁCIO SCHÖNBRUNN
Há muitas formas de se conhecer o Palácio Schönbrunn, dependendo do quanto você está disposto a pagar e do tempo que quer gastar para conhecê-lo. Nós recomendamos deixar um dia inteiro no roteiro para conhecer por inteiro o local, mas se você quiser usar menos tempo, pode escolher uma das opções de ticket mais em conta.

Nós estivemos lá em um dia incrivelmente quente durante o mês de setembro e nossa visita é marcada até hoje como a situação em viagens que passamos mais calor na vida! A Ana achou seriamente que teria uma insolação depois de caminhar por horas pelos jardins. Em seguida, vamos falar sobre os principais tipos de tickets disponíveis e o que você verá adquirindo cada um deles. Os preços estão no final deste post. Em qualquer uma das opções, a entrada para o jardim principal é gratuita, mas alguns jardins e áreas especiais é preciso comprar um ticket especial para acessar.


IMPERIAL TOUR
Este tour dos apartamentos imperiais inclui uma visita a 22 cômodos. Neste tour você visitará os apartamentos do imperador Franz Joseph e sua esposa Elisabeth e uma visita as salas de Estado Rococó do palácio. Nesta tour, você pode ver o esplendor do luxo da Grande Galeria, o charme oriental dos armários chineses, bem como o estilo surpreendentemente modesto de decoração na suíte privada do imperador Franz Joseph. O passeio dura aproximadamente 35 minutos. Esta opção não disponibiliza tours guiados ou audio guides. Lembrando que é proibido tirar fotos dentro do palácio.

GRAND TOUR
Este outro tour pelos apartamentos imperiais inclui uma visita aos 22 cômodos do Imperial Tour mais outros 18 cômodos, totalizando 40 salas e quartos. Além das salas citadas anteriormente, este tour permite ver o magnífico Salão de Cerimônias, o imponente Salão Gobelin com suas tapeçarias requintadas de Bruxelas, bem como o quarto conhecido no tempo de Maria Theresia como o quarto Feketin, mais tarde rebatizado de Quarto Milhões por conta de seus preciosos painéis de madeira rara pau-rosa. O tour leva cerca de 50 minutos para ser concluído. Lembrando que é proibido tirar fotos dentro do palácio.

CLASSIC PASS
Este é um ticket super interessante que foi o que escolhemos comprar para fazer nossa visita ao Palácio Schönbrunn. A duração é de aproximadamente 3 horas. E inclui:
- Grand Tour do Palácio com audio guide
- Crown Prince Garden: Jardins do princípe que ficam na lateral do Palácio
- Labirinto: Diversão em um labirinto feito de “cerca viva” super divertido. No local também há vários brinquedos interessantes para as crianças.
- Orangery Garden: Jardim histórico
- Gloriette: Construído em 1775 para servir como um ponto focal e um mirante para o jardim, ele foi usado como uma sala de jantar e salão de festas, bem como uma sala de café da manhã para o imperador Franz Joseph I. A sala de refeições, que foi usada até o fim da monarquia, hoje abriga um Café super bonitinho, e no telhado há uma plataforma de observação com vista para Viena que proporciona uma vista incrível! As esculturas decorativas do Gloriette foram feitas pelo famoso escultor de Salzburgo Johann Baptist von Hagenauer. O Gloriette é um monumento dedicado à Guerra Justa, que conduz à paz. Com a sucessão ao trono de Maria Teresa veio pela primeira vez a Guerra da Sucessão Austríaca (1740-1748) e, posteriormente, a Guerra dos Sete Anos (1756-1763).



GOLD PASS
Este é o ticket mais completo (e bem mais caro) para uma visita completa no Palácio Schönbrunn. O passe inclui:
- Todos os itens do Class Pass
- Zoológico do Palácio: é considerado o zoológico mais antigo do mundo e o melhor da Europa
- Desert Experience House: A “Casa do Deserto” fica dentro da área do zoologico e foi construída pelo Imperador Franz Joseph I, que era apaixonado por botânica
- Palm House: Também na área do zoológico fica esta estufa incrível que é uma obra de arte de mais de 110 m² e dois pavilhões, que abriga uma flora fascinante.
- Museu da Carruagem: Carruagens lindíssimas da frota imperial ricas em decoração impecável. (Veja o relato da visita ao Museu da Carruagem da Ângela do blog Por que Não? Travels).
- Schloss Hof: Um pequeno palácio para mergulhar no fascinante mundo do barroco. Ele fica fora da cidade de Viena (aproximadamente a 60 km do Palácio Schönbrunn). Veja mais informações neste link. (Endereço: Schloss Hof 1, 2294 Schloßhof, Áustria)


SISI TICKET
Este ticket é uma ótima opção para quem quer conhecer o Palácio Schönbrunn (Grand Tour com audio guide) combinado com o Palácio Imperial Hofburg (Endereço: Michaelerkuppel, 1010 Viena, Áustria), o palácio imperial localizado no centro de Viena e uma visita à Coleção de Mobília Imperial (Endereço: Andreasgasse 7, 1070 Viena, Áustria).

CAFÉ E RESTAURANTES
Existem várias opções de cafés e restaurantes nas dependências do Palácio para que você passe o dia no local sem precisar se deslocar para longe de Schönbrunn. Para ver detalhes das opções disponíveis, acesse este link. Segue a lista dos 9 restaurantes e cafés do Palácio:
- Café Restaurant Residenz & Court
- BackerySchönbrunner Schloßcafé
- Landtmann’s Parkcafé
- Landtmann’s Jausenstation
- Café Gloriette
- Gasthaus Tirolergarten
- Café Restaurant Kaiserpavillon
- Restaurant Kutscher G’wölb
- Schönbrunner Stöckl
HOSPEDAGEM DENTRO DO PALÁCIO
Dá para acreditar que você pode se hospedar dentro do Palácio Schönbrunn? Imagina que máximo celebrar a lua-de-mel ou uma ocasião especial neste lugar incrível? Se você quer se sentir na época dos imperadores da Áustria, consulte essa página para mais informações e preços.

RESERVE AGORA seu hotel e economize até 50%. Leitores do Viajonários estão com um SUPER DESCONTO! E o melhor, com CANCELAMENTO GRÁTIS*!
*confira os hotéis com cancelamento grátis no site
COMO CHEGAR
É muito fácil chegar ao Palácio Schönbrunn de transporte público:
- Metrô: linha U4 – estação Schönbrunn
- Trem: linhas 10 e 58 – estação Schönbrunn
- Ônibus: linha 10A – estação Schönbrunn

INFORMAÇÕES IMPORTANTES
Palácio Schönbrunn
- Endereço: Schönbrunner Schloßstraße 47, 1130 Viena, Áustria
- Horários:
- de abril a junho / de setembro a outubro: diariamente de 8h30 às 17h30
- de julho a agosto: diariamente de 8h30 às 18h30
- de novembro a março: diariamente de 8h30 às 17h
- Entrada: inclui audio guide em 16 idiomas, inclusive português
- A entrada para o jardim principal é gratuita
- Imperial Tour: 13,30 euros – inclui 22 cômodos do palácio
- Grand Tour: 16,40 euros / 19,40 euros (com guia) – inclui 40 cômodos do palácio
- Classic Pass: 21,60 euros – inclui o Grand Tour com audio guide + Crown Prince Garden + Labirinto + Orangery Garden + Gloriette com vista do terraço
- Gold Pass: 55,50 euros – inclui o Grand Tour com audio guide + Privy Garden + Labirinto + Orangery Garden + Gloriette com vista do terraço + Zoológico + Desert Experience House + Palm House + Museu da Carruagem + Schloss Hof. O ticket é válido por um ano.
- Sisi Ticket: 28,80 – inclui o Grand Tour com audio guide + Hofburg de Viena + Coleção Imperial de Mobília
- IMPORTANTE: compre os ingressos online para não perder tempo nas imensas filas
Guarde estas dicas no Pinterest!
Leia mais sobre Viena:
- Áustria: O que fazer em Viena – Roteiro de 4 dias
- Áustria: Parque Prater e a Roda-Gigante de Viena
- Áustria: Museu Mozart em Viena
- Áustria: Museu Freud, o pai da psicanálise, em Viena
- Áustria: Dicas de onde comer em Viena
- Áustria: Hotel Capricorno – dica de hospedagem em Viena
Esqueceram de mencionar que a Princesa Leopoldina, Imperatriz do Brasil, casada com D. Pedro I, nasceu e cresceu nesse palácio!
Olá Vicente!
Na verdade, Leopoldina nasceu no Palácio Hofburg, que fica no centro de Viena e não no Schönbrunn.
Abraços
[…] Áustria: O incrível Palácio Schönbrunn em Viena […]
[…] Áustria: O incrível Palácio Schönbrunn em Viena […]
[…] Leia mais: Áustria: O incrível Palácio Schönbrunn em Viena […]
Irei a viena em breve e adorei os vossos posts. Obrigada!!!
Ficamos felizes em ajudar! Desejamos uma excelente viagem!