Alemanha: Como ir do Aeroporto de Munique ao centro

Alemanha: Como ir do Aeroporto de Munique ao centro
Foto: GettyImages | Walter Bibikow
 

Confira neste post todas as opções, informações importantes e dicas imperdíveis para se locomover do aeroporto de Munique, a maior cidade do sul da Alemanha. Com essas informações, você vai conseguir escolher a opção que mais se adequa às suas necessidades.

AEROPORTO DE MUNIQUE

Inaugurado em 1992, o Aeroporto Internacional de Munique (MUC) é o segundo aeroporto da Alemanha em volume de passageiros, ficando atrás somente do Aeroporto de Frankfurt. Ele está localizado na cidade de Freising, a pouco menos de 30 km a nordeste da cidade de Munique. O nome oficial do aeroporto é Munich Franz Josef Strauss Airport, uma homenagem ao antigo ministro-presidente da Bavária. O aeroporto substitui o antigo Munich-Riem Airport, que operou entre 1939 e 1992, mas ficou pequeno e obsoleto devido ao número crescente de passageiros que exigiam instalações mais amplas e modernas. Atualmente, o aeroporto serve como hub das empresas aéreas Lufthansa e Eurowings e recebe mais de 48 milhões de passageiros por ano.

Alemanha: Como ir do Aeroporto de Munique ao centro
Movimentação de aviões no Aeroporto de Munique

TERMINAIS DO AEROPORTO DE MUNIQUE

O Aeroporto de Munique é formado por dois terminais de passageiros com um terminal de meio campo adicional, duas pistas, bem como extensas instalações de carga e manutenção e está totalmente equipado para receber aeronaves de grande porte, incluindo o Airbus A380. A maioria das instalações do aeroporto está localizada na área entre as duas pistas. O acesso rodoviário e ferroviário divide a parte oeste em uma metade sul, que contém instalações de carga e manutenção, e uma metade norte, que contém principalmente edifícios administrativos e instalações de serviços, um estacionamento de férias de longa duração e o centro de visitantes. Veja o mapa interativo do aeroporto neste link e informações sobre os terminais abaixo.

Alemanha: Como ir do Aeroporto de Munique ao centro
Área externa do aeroporto de Munique

TERMINAL 1

O Terminal 1 é o terminal mais antigo e entrou em operação, em 1992, quando o aeroporto foi inagurado. Recebendo mais de 25 milhões de passageiros por ano, este terminal é dividido em 5 módulos: A, B, C, D e E.

  • Módulo A: Terminal de partidas e chegadas usado dentro do espaço Schengen.
  • Módulo B: Terminal utilizado para voos fora do espaço Schengen.
  • Módulo C: Terminal utilizado para voos fora do espaço Schengen.
  • Módulo D: Terminal de partidas e chegadas usado dentro do espaço Schengen.
  • Módulo E: Terminal apenas de chegadas.
  • Hall F: Fica separado, localizado próximo ao Terminal 2 e atende voos com maiores requisitos de segurança, como aqueles para Israel.

Os balcões de check-in de alguns voos que partem do Terminal 1 estão localizados na antiga Área Central (atual Munich Airport Center – MAC) onde também estão localizadas a maioria das lojas e restaurantes do Terminal 1, bem como a estação ferroviária (S-Bahn) do aeroporto. Atualmente, o Terminal 1 atende todas as companhias aéreas que não são membros ou parceiros da Star Alliance, com exceção da Turkish Airlines. Algumas das principais companhias aéreas do Terminal 1 são: Condor, Eurowings, Emirates, Qatar Airways, American Airlines, Delta Air Lines, easyJet e TUI fly Deutschland, entre várias outras.

Alemanha: Como ir do Aeroporto de Munique ao centro
Avião em frente ao Terminal 1 do Aeroporto de Munique
  • EXTENSÃO DO TERMINAL 1: Em 2016, foi iniciada uma grande reformulação do Terminal 1 para aumentar a capacidade do edifício. As áreas dos terminais A e B foram serão totalmente redesenhadas, podendo atender mais 6 milhões de passageiros. A previsão é que essa extensão seja concluída em 2025.

TERMINAL 2

O Terminal 2 começou a operar em 2003 para atender cerca de 25 milhões de passageiros. Este terminal é usado exclusivamente pela Lufthansa e todos os outros membros da Star Alliance servindo Munique, exceto a Turkish Airlines. Os parceiros da Star Alliance, Air Malta e Luxair, também usam o Terminal 2, além da Etihad Airways após fechar uma parceria com a Lufthansa. Ele não é dividido em módulos como o Terminal 1, mas suas instalações estão dispostas em torno de uma praça central. Em 2006, um novo nível foi aberto devido a exigências impostas pela União Europeia para atender passageiros de países considerados inseguros.

  • Pisos 5 (H): área principal de embarque para vôos dentro do espaço Schengen
  • Piso 4 (G): área principal de embarque para vôos fora do espaço Schengen
  • Piso 3: portões de ônibus adicionais

O MAC Forum mais recente, construído com o Terminal 2, é uma grande área externa com um teto em forma de tenda parcialmente transparente. Ao lado está o hotel Hilton Munich Airport.

Alemanha: Como ir do Aeroporto de Munique ao centro
Terminal 2 do Aeroporto de Munique | Foto: site oficial
Terminal 2 Satélite

O Terminal 2 foi projetado para atingir sua capacidade total de movimentação de 27,5 milhões de passageiros até 2013. A Lufthansa e os parceiros da Star Alliance estipularam a expansão do Terminal 2 sem construir as instalações separadas para retirada de bagagem, níveis de chegada e partida. O terminal satélite foi inaugurado 2016 com 52 portões adicionais. O edifício tem instalações de acesso separadas para passageiros Schengen e não Schengen em dois níveis principais (Nível K para destinos Schengen e L para destinos não Schengen). O trecho J é para transporte de ônibus entre o terminal e as aeronaves estacionadas nos pátios. 44 novas estações de controle de passaportes, 24 faixas de segurança para passageiros em transferência, 5 novos lounges da Lufthansa, juntamente com novos restaurantes e lojas foram instaladas no terminal. No entanto, o check-in, retirada de bagagem, pontos de encontro de passageiros de partida e chegada ainda são feitos no Terminal 2. Uma futura expansão do edifício do satélite em forma de ‘T’ foi planejada juntamente com um possível terceiro terminal a leste.

Alemanha: Como ir do Aeroporto de Munique ao centro
Terminal 2 Satélite | Foto: site oficial

Leia mais: Alemanha: O que fazer em Munique – Roteiro de 3, 4 ou 5 dias

DO AEROPORTO DE MUNIQUE AO CENTRO

Confira as principais opções de transporte do Aeroporto de Munique até o centro da cidade e vice-versa. Há opções para todos os bolsos, desde transporte público até serviços particulares como táxi ou aluguel de carro.

1. TREM

Duas linhas de trem (S-Bahn) conectam o aeroporto ao centro da cidade de Munique: S1 e S8. Os trens partem a cada 10 minutos e levam cerca de 35 a 40 minutos até o centro da cidade. As estações que atendem o aerporto são a Flughafen München (Terminais 1 e 2), que é a estação final das linhas S1 e S8 e a Flughafen Besucherpark (atende os estacionamentos P41, P80 e P90). Confira os preços atualizados e faça simulações aqui. Abaixo, confira o mapa de transporte público de Munique:

Alemanha: Como ir do Aeroporto de Munique ao centro
Mapa do transporte público de Munique | Figura: mvv-muenchen.de

DICA DE ECONOMIA: Compre o CityTourCard Munique que dá direito à transporte público gratuito (metrôs, bondes, trens regionais, incluindo o trem do aeroporto que fica na Zona M-6), além de muitos descontos em museus, exposições, teatros, concertos, lojas, cafés e restaurantes de Munique. Você pode escolher o cartão para 1, 2, 3, 4, 5 ou 6 dias, conforme desejar.

2. ÔNIBUS

O Lufthansa Express Bus (Ônibus Expresso da Lufthansa) conecta diariamente o Aeroporto de Munique ao centro da cidade e vice-versa. Você pode pegar o ônibus independentemente se você vai voar ou voou de Lufthansa! Os ônibus saem a cada 20 minutos da Estação Central (Hauptbahnhof) de Munique via Munich North (Schwabing) e vão até o aeroporto e voltam à estação novamente. O trajeto dura cerca de 45 minutos entre o aeroporto e a Hauptbahnhof. Os horários dos ônibus podem ser encontrados neste link. Você pode fazer sua reserva online neste link. Os ônibus param nos seguintes pontos: Munich Central Station, Munich North (Schwabing), Terminal 2 e MAC.

Alemanha: Como ir do Aeroporto de Munique ao centro
Ônibus expresso da Lufthansa | Foto: divulgação

3. TRANSFER

Se você não quer ter nenhuma preocupação com transporte quando chegar em Munique, pode contratar um transfer a partir do aeroporto e vice-versa. Lembre-se, de que apesar da conveniência, esta é a forma mais cara de se deslocar até o centro. Confira algumas das opções disponíveis abaixo.

4. TÁXI / UBER

O trajeto de táxi ou Uber leva cerca de 35 minutos até o centro da cidade e, embora mais caro do que transporte público, é conveniente dependendo do horário que você irá se deslocar. Assim, você não precisa se preocupar com horários de transporte público. Você pode encontrar mais informações sobre pontos de táxi no aeroporto neste link.

Alemanha: Como ir do Aeroporto de Munique ao centro
Táxis no Aeroporto de Munique

5. ALUGUEL DE CARRO

Para quem está pensando em alugar um carro, há várias locadoras disponíveis para aluguel no Aeroporto de Munique: Sixt; Avis / Budget; Hertz / Dollar / Thrifty; Alamo / Entreprise / National; Europcar; e Okmobility. Para fazer uma cotação comparando o valor de várias locadoras ao mesmo tempo, acesse este link.

Alemanha: Como ir do Aeroporto de Munique ao centro
Locadoras de automóveis no Aeroporto de Munique | Figura: site oficial

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

Aeroporto Internacional de Munique (Flughafen München)

  • Endereço: Nordallee 25, 85356 München-Flughafen, Alemanha

Guarde esta dica no Pinterest!

Alemanha: Como ir do Aeroporto de Munique ao centro - Viajonários | https://viajonarios.com/aeroporto-de-munique/ | #viajonarios #munique #alemanha #aeroportodemunique #aeroporto #airport #aviao #voo #muc #munchen #flughafen


Leia mais sobre Munique:

VAI VIAJAR? PROGRAME AQUI SUA VIAGEM!
 RESERVA DE HOTELUtilize o Booking.com para reservar sua hospedagem!
  ALUGUEL DE CARRO: Faça uma cotação na RentCars  e confira o preço nas principais locadoras do mundo!
 INGRESSOS, TOURS & EXCURSÕESCompre online ingressos para as principais atrações no mundo com Get Your Guide!
  TICKETS EVENTOS ESPORTIVOSCompre online ingressos para os principais eventos esportivos nos EUA com HelloTickets!
 PASSAGENS DE AVIÃO: Compre passagens de avião e pacotes de viagem na Passagens Promo!
  SEGURO VIAGEMCote com a Seguros Promo para diversos planos e destinos. Use o código "VIAJONARIOS5" para garantir 5% de desconto!
 TREM NA EUROPACompre seus bilhetes de trem com os melhores preços na Trainline!
  CHIP INTERNACIONAL DE CELULAR com a EasySim4U e saia com o chip funcionando antes de viajar!
  COMPRA DE MOEDA ESTRANGEIRA com as melhores taxas de câmbio com a Exchange Now!

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui