Última atualização: 25/01/2021
O Museu Vasa (Vasamuseet em sueco, Vasa Museum em inglês) foi uma das atrações mais bacanas que visitamos em Estocolmo. Ele é um museu até para quem não gosta de museu! Na verdade, se trata de um navio de madeira imenso e cheio de história! Confira o porquê o Vasa Museum não pode ficar fora do seu roteiro por Estocolmo.
O NAVIO VASA
Construído entre 1626 e 1628, o Vasa é um navio de guerra feito todo em madeira que naufragou em sua viagem inaugural em 10 de agosto de 1628, após navegar apenas 1300 metros da costa do porto de Estocolmo. Ao que tudo indica houve um erro de engenharia devido a algumas modificações que foram feitas depois de que o navio já estava em construção. Foi o rei sueco Gustavo Adolfo II que encomendou o navio, que possuía 3 mastros, 10 velas, 69 metros da proa à popa e pesava 1200 toneladas. Aparentemente, a pedido do rei, havia mais canhões do que havia sido planejado inicialmente (64 ao todo). Após seu naufrágio, diversas tentativas de salvar seus valiosos canhões de bronze foram feitas durante o século XVII. Posteriormente, o Vasa ficou esquecido debaixo d’água por nada menos que 333 anos a uma profundidade de 32 metros.

O RESGATE DO VASA
Em 1956, o Vasa foi localizado pelo investigador independente Anders Franzén. Começou-se, então, a estudar possibilidades de resgatá-lo, o que acabou ocorrendo em 1961. O Vasa foi resgatado praticamente intacto e um grande projeto de restauração começou a ser feito para poder preservá-lo. Foram também recuperados mais de 14 mil objetos de madeira soltos, incluindo 700 esculturas. Estas passaram por tratamentos de restauração independentes e foram recolocadas nos lugares de origem no navio. O site oficial informa que as “esculturas representavam leões, heróis bíblicos, imperadores romanos, criaturas marinhas, divindades gregas, entre outros, e tinham por objetivo enaltecer a monarquia sueca e exprimir o seu poder, a sua cultura e as suas ambições políticas.”.
RESERVE AGORA seu hotel e economize até 50%. Leitores do Viajonários estão com um SUPER DESCONTO! E o melhor, com CANCELAMENTO GRÁTIS*!
Booking.com
*confira os hotéis com cancelamento grátis no site
Ao final do projeto de restauração, foi possível manter 98% da estrutura original do Vasa. Visitando o Vasa Museum é possível ver como o trabalho feito foi algo magnífico e não é à toa que o navio acabou se tornando um símbolo da Suécia e uma das atrações mais visitadas do país.
COMO É A VISITA AO MUSEU VASA
O museu é dividido em 6 pisos. Na verdade, pode-se visitar do Piso 2 ao Piso 6, sendo que o Piso 4 é o Piso de Entrada (o Piso 3 não tem exposição, apenas elevador para chegar aos outros pisos). A maior parte dos andares têm uma área pequena, já que há um grande espaço aberto no meio, onde se encontra o navio, o grande e merecido destaque. É bacana porque, além das exposições, é possível ver o navio de ângulos diferentes a medida que você muda de Piso.

Piso 4
Este é o Piso de Entrada e Principal Piso do Museu. Logo no início você vai dar de cara com o Vasa. Com certeza, vai ficar surpreso com o tamanho imponente dele que domina toda a região central. Neste piso, estão uma linda maquete do vasa em uma escala de 1:10; exposições com história do Vasa desde a sua construção até o resgate dos seus canhões em 1660. Eu começaria a visita indo ao auditório para assistir a um vídeo introdutório sobre o resgate do Vasa e todo o trabalho de restauração que foi feito (confira os horários de cada idioma no final do post).




DICA DE ECONOMIA: STOCKHOLM PASS
Já sabendo que Estocolmo não é uma cidade barata, dicas de economia são sempre bem vindas, não é mesmo? Uma boa opção para economizar é adquirir o Stockholm Pass, um cartão que inclui entrada gratuita a mais de 60 atrações (entre elas o Vasa Museum, Skansen, Palácio Real, Nobel Museum, Nordic Museum); tours gratuitos de ônibus e barco pela cidade de Estocolmo, ilhas e canais; e um guia impresso com todas as dicas da cidade. Nós testamos e aprovamos! Há opções para 1, 2, 3 ou 5 dias.
Leia mais: Suécia: O que fazer em Estocolmo – Roteiro de 2 ou 3 dias
Piso 5
Exposições com itens que contam como era a vida a bordo do Vasa, objetos que foram levados para sua primeira viagem. Neste piso também há uma exposição sobre guerras no mar durante o século XVII. A ideia é explicar o contexto de construção do Vasa. O que teria acontecido caso o Vasa não tivesse naufragado.



Piso 6
Uma exposição super bonita mostra detalhes sobre os adornos e decorações do Vasa, explicando o que é cada um dos adornos e seus respectivos significados. Outro destaque é mostrar como era manobrado um navio como o Vasa, detalhes sobre as velas e equipamentos de navegação utilizados no século XVII.






Piso 2
Este piso proporciona uma visão mais baixa, do casco do navio. A ideia é entender o que aconteceu com o Vasa após passar 333 anos debaixo d’água e os trabalhos que foram feitos para sua preservação. Neste piso também destaca-se algumas das pessoas que morreram no naufrágio, com base nos esqueletos encontrados quando o Vasa foi resgatado.



Nem precisamos falar que consideramos a visita ao Museu Vasa a atração mais interessante e imperdível de Estocolmo! O navio é incrível e recheado de história. Definitivamente, vale a visita.
RESTAURANTE DO MUSEU VASA
Por conta dos horários corridos, acabamos almoçando dentro do museu. O restaurante fica no Piso 1 do museu, meio escondidinho, mas com uma vista linda na área externa. A comida não era um primor, mas dava para fazer uma refeição rápida, que era o nosso objetivo no momento. Há opções de pratos quentes, sanduíches e saladas. Nós acabamos pedindo Kötbullar, um prato típico sueco. São almôndegas suecas acompanhadas de purê de batata com um molho feito de uma plantinha chamada lingon. De sobremesa, uma torta de chocolate que estava muito boa.

DICA DE ECONOMIA: STOCKHOLM PASS
Já sabendo que Estocolmo não é uma cidade barata, dicas de economia são sempre bem vindas, não é mesmo? Uma boa opção para economizar é adquirir o Stockholm Pass, um cartão que inclui entrada gratuita a mais de 60 atrações (entre elas o Vasa Museum, Skansen, Palácio Real, Nobel Museum, Nordic Museum); tours gratuitos de ônibus e barco pela cidade de Estocolmo, ilhas e canais; e um guia impresso com todas as dicas da cidade. Nós testamos e aprovamos! Há opções para 1, 2, 3 ou 5 dias.
INFORMAÇÕES IMPORTANTES
Vasamuseet
- Endereço: Galärvarvsvägen 14, 115 21 Estocolmo, Suécia
- Horários:
- Museu:
- de janeiro a maio e de setembro a dezembro: de quinta a terça de 10h às 17h / quarta de 10h às 22h
- de junho a agosto: diariamente de 8h30 às 18h
- Restaurante:
- de janeiro a maio e de setembro a dezembro: de 10h às 16h
- de junho a agosto: de 9h30 às 17h30
- Video sobre o resgate do navio:
- Duração: 17 minutos
- Horários de funcionamento: de junho a agosto de 8h30 às 18h / de setembro a maio diariamente de 10h às 17h (quarta até as 20h)
- Idiomas do vídeo:
- Falado em Sueco: 10h20, 12h, 14h, 16h / Legenda em Sueco: 11h, 13h, 14h, 15h, 16h20
- Falado em Inglês: 11h, 13h, 15h, 16h20 / Legenda em Inglês: 10h20, 10h40, 11h20, 11h40, 12h, 12h20, 12h40, 13h20, 13h40, 14h20, 14h40, 15h20, 15h40, 16h
- Falado em Alemão: 10h40, 13h40 / Russo: 13h20 / Francês: 15h40 / Italiano: 11h40, 14h20 / Espanhol: 11h20 e 14h40/ Finlandês: 12h40 / Mandarim: 12h20, 15h20
- Museu:
- Entrada: 130 SEK
Nós visitamos o Vasamuseet utilizando o Stockholm Card, cortesia que recebemos da equipe do Visit Stockholm.
Guarde esta dica no Pinterest!

Leia mais sobre Estocolmo:
- Suécia: O que fazer em Estocolmo – Roteiro de 2 ou 3 dias
- Suécia: Museu do Prêmio Nobel em Estocolmo
- Arlanda Express: trem do aeroporto de Estocolmo ao centro
- Suécia: Dica de hospedagem em Estocolmo
- Suécia: Skansen – O mais antigo museu a céu aberto do mundo
- Storkyrkan: A histórica Catedral de Estocolmo na Suécia
- Suécia: Como ir do Aeroporto de Estocolmo ao centro




[…] Leia mais: Suécia: Museu Vasa – o navio resgatado de Estocolmo […]