Última atualização: 10/01/2019
Quem é apreciador de arte pode incluir no roteiro um gostoso passeio pelo Tate Britain, o museu de arte que reúne obras de pintores e escultores de origem britânica. E pode ter certeza de que você vai se surpreender com tanta coisa boa que vai encontrar por lá! Vamos nessa?
TATE BRITAIN: MUSEU DE ARTE BRITÂNICA
O Tate Britain, inaugurado em 1897, faz parte de uma rede de galerias Tate que inclui o incrível museu de arte moderna Tate Modern, além do Tate Liverpool e Tate St. Ives. O Tate Britain é o mais antigo desta rede e abriga uma coleção incrível de arte do Reino Unido, desde os tempos dos Tudor até obras atuais.

Quando a Tate Britain abriu, chamava-se Galeria Nacional de Arte Britânica, embora fosse popularmente chamada de Tate Gallery. O nome foi mudado em 1932, em homenagem ao seu fundador Sir Henry Tate. Até os anos 2000, o museu abrigada coleções tanto de artistas britânicos quanto de arte moderna. Mas com a abertura do museu Tate Modern, a coleção de arte moderna foi deslocada para lá. Foi quando o nome da galeria passou por uma nova modificação, passando a se chamar, finalmente, Tate Britain. O edifício que abriga o museu é muito bonito. Foi projetado por Sidney R. J. Smith, com colunas clássicas na entrada e uma linda cúpula.

RESERVE AGORA seu hotel e economize até 50%. Leitores do Viajonários estão com um SUPER DESCONTO! E o melhor, com CANCELAMENTO GRÁTIS*!
Booking.com
*confira os hotéis com cancelamento grátis no site
COMO VISITAR O TATE BRITAIN
O acervo permanente do Tate Britain tem entrada gratuita. Praticamente todas as galerias de exposições ficam em um único piso o “Main Floor”. Apenas três pequenas salas ficam em um piso superior e o piso inferior abriga uma biblioteca, exposições temporárias, um auditório, restaurante e banheiros.

Dica para visitar o Tate Britain
Se quiser conhecer as obras do museu em ordem cronológica, passe a rotunda e siga em frente até o final. Você vai ter que passear pelo museu no sentido anti-horário. Comece admirando as obras do lado esquerdo de quem entra: começando por artigos do século XVI até chegar o início do século XX. Todo o lado direito do museu abriga obras do século XX, a partir dos anos 1930 até chegar aos dias atuais, como mostra o mapa.


ECONOMIA EM LONDRES: CARTÕES DE ATIVIDADES
Para quem pretende fazer muitas coisas e visitar muitos lugares pagos em Londres, a sugestão é adquirir um dos cartões que dão direto a acessar atrações e andar de ônibus turístico economizando muito! O THE LONDON PASS é o mais famoso deles. O cartão pode ser adquirido em versões de 1, 2, 3, 4, 5, 6 ou 10 dias. Ele dá direito a entrar em mais de 60 das principais atrações de Londres e 1 dia de passeio no ônibus turístico hop-on hop-off. Além disso, o cartão oferece mais de 20 ofertas especiais exclusivas em algumas das lojas e restaurantes da cidade. Veja a lista completa de atrações inclusas neste link. Preço: a partir de £69.
Leia mais: O que fazer em Londres – Roteiro completo de 5 dias ou mais
4 DESTAQUES DA COLEÇÃO DO TATE BRITAIN
Separamos algumas obras de destaque para quem tem pouco tempo e precisa conhecer peças muito importantes da coleção. Confira a nossa seleção:
1. HENRY MOORE
Henry Moore (1898–1986) foi um dos mais brilhantes artistas britânicos de sua geração. Estão expostos no Tate Britain mais de 30 trabalhos dele incluindo filmes, fotografias, maquetes, desenhos e, claro, suas famosas esculturas, como a Recumbent Figure (1938), a primeira obra de arte de Moore a ser adquirida pelo Tate em 1939; e a estátua em bronze King and Queen (1952-1953). São duas salas dedicadas às obras do escultor no museu (ficam do lado direito do mapa).

2. DAVID HOCKNEY
Uma das obras mais conhecidas deste incrível pintor, fotógrafo e designer inglês é A Bigger Splash (1967), exposta na sala 1960. Ele também é famoso por sua coleção de retratos muito coloridos e em larga escala (expostos na sala Hockney’s Double Portraits, acessada pela sala 1900). Em 1963, ele se mudou para a Califórnia e houve uma grande mudança em seu trabalho substituindo a tinta a óleo por tintas acrílicas, aplicando-as em uma superfície lisa e brilhante que ajudou a enfatizar a preeminência da imagem.

3. WILLIAM BLAKE
William Blake (1757–1827) é hoje admirado como um artista de extrema originalidade, embora sua arte não tenha sido apreciada durante sua vida. A coleção do artista fica exposta na “Blake Room”, uma das três salas no piso superior, que é acessado entrando através da sala 1940, seguindo em frente, e subindo as escadas (veja mapa). Entre as obras de destaque estão Elohim Creating Adam (1795-c.1805); David Delivered out of Many Waters (c.1805); Satan Smiting Job with Sore Boils (c.1826); Oberon, Titania and Puck with Fairies Dancing (c.1786) e Cerberus (1824-1827).

4. TURNER COLLECTION
Tate Britain abriga a maior coleção de obras de Joseph Mallord William Turner (1775-1851). Turner se tornou um verdadeiro mestre de história, paisagem e pintura marítima, desafiando o estilo dos antigos mestres. Descrito como o “pai da arte moderna” por John Ruskin, Turner muitas vezes chocou seus contemporâneos com sua pincelada solta e paleta de cores vibrantes. Não é à toa que Turner se tornou o pintor mais famoso na Inglaterra. Turner tem uma área dedicada com seu nome no anexo do piso térreo, que é acessado pela sala 1940 e fica no caminho para ver as obras de William Blake. Entre suas principais obras estão: Self-Portrait, Peace – Burial at Sea e Norham Castle, Sunrise.

CAFÉ E RESTAURANTE DO TATE BRITAIN
Bateu aquela fome durante o passeio? Há duas maneiras de se alimentar durante a sua visita ao Tate Britain: o Djanogly Café ou o Rex Whistler Restaurant.
Djanogly Café
O museu conta com um refeitório com sanduíches e pratos quentes rápidos. Você escolhe a comida, paga e senta. Super prático e rápido para quem não quer gastar muito e não quer gastar muito tempo durante a refeição.
- Horários: aberto diariamente de 10h às 18h
- Cardápio: confira o menu neste link

Rex Whistler Restaurant
Para quem quiser fazer uma refeição mais caprichada, a dica é o Rex Whistler Restaurant que também fica no subsolo e tem uma decoração bem bacana. Aqui você vai ser atendido por um garçom e poderá saborear pratos mais elaborados. É possível fazer reservas antecipadas através do OpenTable.
- Horários: de domingo à sexta de 12h às 15h / sábado de 11h30 às 15h
- Cardápio: confira os menus neste link
COMO CHEGAR
Para chegar ao Tate Britain de metrô, é possível usar 3 estações:
- Pimlico: Victoria Line (azul) com uma caminhada de 600 metros em seguida
- Vauxhall: Victoria Line (azul) combinada com uma caminhada de 850 metros
- Westminster: Jubilee Line (cinza), District Line (verde), Circle Line (amarela) e uma caminhada de aproximadamente 1,2 km
INFORMAÇÕES IMPORTANTES
Tate Britain
- Endereço: Millbank, Londres SW1P 4RG
- Horários: diariamente de 10h às 18h
- Entrada: gratuita para a coleção permanente / varia em exposições especiais
- Mapa: £1
Guarde esta dica no Pinterest!

Leia mais sobre museus de Londres:
- Museus que ficam abertos até a noite em Londres
- Museu Händel & Hendrix: dois gênios da música em Londres
- Tate Modern: O maior museu de arte moderna de Londres
- Museu Freud em Londres: a última casa do pai da psicanálise
- Londres: O incrível e gratuito British Museum




[…] Tate Britain: Museu de arte britânica em Londres […]
[…] Tate Britain: Museu de arte britânica em Londres […]
[…] Tate Britain: Museu de arte britânica em Londres […]
[…] Tate Britain: Museu de arte britânica em Londres […]
[…] Tate que possui duas unidades em Londres: o Tate Modern, incrível museu de arte moderna; e o Tate Britain, ótimo museu de arte britânica. Na unidade de Liverpool, aberta em 1988, um dos antigos […]