Última atualização: 20/07/2019
Conheça o Shete Boka, um atração diferente para incluir nas suas férias na paradisíaca ilha de Curaçao no Caribe! Confira todas as dicas de como visitar e o que encontrar por lá para se programar direitinho.
O SHETE BOKA PARK
O Shete Boka National Park é uma reserva natural e parque nacional fundado em 1994 que cobre uma área de aproximadamente 470 hectares. O local fica adjacente ao Christoffelpark e abrange mais de 10km da costa norte de Curaçao. O parque possui terraços calcários costeiros e colinas do interior que sustentam florestas sempre verdes, lagoas costeiras com leitos de ervas marinhas e manguezais e arbustos secos em solos vulcânicos.


O nome do parque significa “Sete Bocas” (na tradução da língua local, Papiamento), fazendo referência às baías e enseadas encontradas no parque, incluindo Boka Tabla, Boka Wandomi, Boka Kortalein, Boka Plate, Boka Mansalina, Boka Djegu e Dos Boka. Algumas delas têm entrada restritiva devido à reprodução de tartarugas, as quais são utilizadas por 3 espécies de tartarugas marinhas para botar seus ovos: a Tartaruga-verde, a Tartaruga-cabeçuda, e a Tartaruga-de-escamas. Parte do parque é de rocha vulcânica, que acabou formando algumas pequenas lagoas ao longo da costa.

Além disso, a paisagem montanhosa do interior e os terraços litorâneos calcários fornecem habitats para uma variedade diversa e única de flora e fauna, incluindo um número de espécies raras ou encontradas apenas dentro dos limites do parque. Isto inclui orquídeas selvagens, a rara coruja-das-torres, o periquito-de-garganta-castanha e o cervo-de-cauda-branca. As áreas do interior do Shete Boka possuem uma vegetação seca dominada por arbustos e cactos. Em particular, os cactos formam a base alimentar de muitos pássaros e mamíferos durante a estação seca. Além disso, o parque é um importante local para várias espécies de aves migratórias como a andorinha do mar, bobby marrom, e do Bare-eyed Pigeon, um tipo de pomba com um círculo negro em torno dos olhos.

Leia mais: Caribe: O que fazer em Curaçao – Roteiro de 5 dias
COMO É A VISITA AO SHETE BOKA PARK
Quando começamos a organizar o roteiro de nossa viagem a Curaçao, lemos sobre a experiência da Thaís do blog “Guia Mundo Afora” sobre a visita ao parque e ficamos muito interessados em incluir na nossa programação. E assim o fizemos! Depois de tomar café da manhã no Oasis Coral Estate Resort, seguimos de carro até o local. Chegando ao parque, é preciso pagar para entrar. Na bilheteria também é possível comprar o mapa (vendido à parte) para se localizar melhor.

Há 4 pontos principais de observação dentro do parque e 2 trilhas de caminhada. Todos os principais pontos possuem estacionamento e é bem tranquilo se deslocar de um lugar para outro de carro. Já ouvimos dizer que ao longo do dia, por conta das fortes ondas, alguns acessos são fechados para carros. Por isso, recomendamos ir logo no começo da manhã, antes de ir para as praias do norte que ficam próximas.

RESERVE AGORA seu hotel e economize até 50%. Leitores do Viajonários estão com um SUPER DESCONTO! E o melhor, com CANCELAMENTO GRÁTIS*!
PONTOS DE OBSERVAÇÃO DO SHETE BOKA PARK
Você pode fazer o trajeto conforme considere mais conveniente, pois não há um caminho exato para seguir. Nós começamos pelo Boka Tabla, que é o de acesso mais fácil, por estar localizado logo depois da entrada do parque. Depois fomos para Boka Kalki, Boka Pistol (nosso favorito), voltamos e terminamos em Boka Wandomi para, então, sair do parque. Para facilitar a leitura, vamos falar um pouquinho sobre cada lugar de acordo com a ordem do mapa abaixo, que é uma foto do mapa que compramos na entrada.

1. BOKA WANDOMI
Há duas formas de chegar até o local, através de uma trilha (veja mais informações no item seguinte) ou de carro. Aqui fica uma área de colinas de lava e penhascos de calcário levam até a uma ponte natural, onde ondas poderosas batem nos penhascos costeiros e entram por duas baías. Existe uma plataforma de observação em madeira que fica bem posicionada acima da baía, permitindo vistas espetaculares da ação agressiva das ondas.

Elas colidem com os penhascos de madeira poderosa e podem atingir vários metros de altura. No entanto, quando visitamos o local, as ondas estavam relativamente tranquilas e não conseguimos observar este efeito em sua plenitude.


Depois de contemplar a vista da plataforma, desça as escadas de pedra em Boka Wandomi, atravesse a enseada de areia e depois suba de volta pelo penhasco oposto. Uma vez no topo, siga o caminho para uma rampa de madeira que desce para outra plataforma onde você pode ver ondas quebrando através do arco da ponte natural.

2. BOKA TABLA
O local de mais fácil acesso do parque é justamente a Boka Tabla, por ficar a uma curta caminhada da entrada do parque. Neste local, enormes ondas invadem uma caverna subterrânea. Degraus cortados nas rochas levam os visitantes diretamente para a boca da caverna. Ali você vai encontrar uma pequena plataforma de madeira em que pode aproveitar para observar o movimento das ondas.


Depois de conhecer a área dentro da caverna, é possível caminhar ao longo dos penhascos de calcário para ter uma vista espetacular da costa norte de Curaçao. É a partir de Boka Tabla que saem as duas trilhas para caminhada do parque (veja mais informações em seguida).
3. BOKA KALKI
Para chegar até Boka Kalki, é preciso fazer uma pequena trilha irregular e passar por uma área com árvores contorcidas. Vá com calma e não se assuste porque ao longo do caminho muitos calangos e pequenos lagartos vão cruzar o seu caminho e se esconder assustados. Embora seja um trecho curto e tranquilo, recomendamos que use calçados fechados para não correr o risco de se machucar. No final do caminho, chega-se à uma área que lembra uma praia. Esta região é utilizada, às vezes, por algumas espécies de tartarugas marinhas, com o objetivo de colocar seus ovos. Infelizmente, na época em que visitamos o local, não encontramos nenhuma por lá.
4. BOKA PISTOL
Esse foi o nosso ponto de observação favorito no Shete Boka Park. No momento em que você estacionar o carro já vai conseguir ver os jatos de água altíssimos como se estivessem explodindo.


Caminhe até a área onde há uma plataforma de observação coberta de madeira para admirar esta maravilha da natureza mais de perto. Ali você vai conseguir observar o pequeno espaço aberto pela força das águas que lembra um cubo.

As águas chegam com força até o local e acabam saindo como tiros de pistola para o alto, atingindo o céu e se desfazendo como uma névoa branca. A baía de Boka Pistol recebe esse nome devido ao som das imensas ondas que estouram no céu com explosões de tiros, emitindo um som muito característico.

AS TRILHAS DO SHETE BOKA PARK
Para quem gosta de caminhar, existem 2 trilhas no parque: a “Boka Pistol Trail” e a “Boka Wandomi Trail”. Nós acabamos não fazendo nenhuma delas por falta de tempo e de disposição, já que o sol estava bem forte. Confira mais informações sobre cada uma das duas trilhas do parque:
- BOKA WANDOMI TRAIL: Com duração de cerca de 1 e meia hora (cerca de 2,5 km) ao longo de colinas de lava até Boka Wandomi e os penhascos de calcário até uma ponte natural.
- BOKA PISTOL TRAIL: Esta trilha possui cerca de 4 km de extensão, proporcionando uma caminhada de 1 hora através de Boka Brown, onde as tartarugas marinhas desembarcam para colocar seus ovos, Boka Pistol, onde enormes ondas irrompem no céu com tiros de explosões e visões panorâmicas das colinas de pedra calcária.

TOURS E EXCURSÕES NO SHETE BOKA PARK
O parque oferece o Shete Boka Offroad Tour & Excursions, com opções para conhecer mais detalhes sobre o parque e conhecer o Sea Turtle Sanctuary (O Santuário de Tartarugas Marinhas). Para mais informações, acesse o site oficial do Caribbean Research and Management of Biodiversity (CARMABI), uma fundação sem fins governamentais fundada em 1955 como um instituto de pesquisa marítima. Veja abaixo algumas opções bacanas de tours de jipe, que incluem Shete Boka, e buscam os visitantes hospedados em hotéis na região da capital Willemstad para um dia (ou meio dia) de passeios de aventura.
DICAS PARA CONHECER O SHETE BOKA PARK
- Use roupas leves e calçados confortáveis e fechados e um boné ou chapéu para se proteger do sol forte.
- Beba muita água. As temperaturas são elevadas, a vegetação é seca e você precisará se hidratar, principalmente se pretende fazer as trilhas.
- É proibido entrar na água nas dependências do parque devido às fortes ondas deste lado da ilha de Curaçao.
- Aproveite para conhecer o Shete Boka Park em um dia que planeja visitar as praias do norte como Kenepa Grande, Porto Mari, entre outras. Passe uma manhã no parque e siga para as praias para passar o restante do seu dia.
INFORMAÇÕES IMPORTANTES
Shete Boka National Park
- Endereço: Shete Boka Park, Curaçao
- Horários: diariamente de 9h às 16h30
- Entrada: US$10 por pessoa (Nafl 17.50) | US$ 1 mapa
Guarde esta dica no Pinterest!

Leia mais sobre Curaçao:
- Curaçao: Hospedagem no Santa Barbara Beach & Golf Resort
- Klein Curaçao: dicas para conhecer a paradisíaca ilha do Caribe
- Curaçao: Hospedagem no Oasis Coral Estate Resort
- Caribe: O que fazer em Willemstad – Roteiro na capital de Curaçao



