PorVocê sabe quais são as regiões de Portugal? Confira quais são as 7 regiões de Portugal, as subdivisões oficiais que segmentam o território português de acordo com suas características.
AS 7 REGIÕES DE PORTUGAL
Portugal é dividido em 7 regiões distintas, sendo que cinco delas ficam no continente (Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve) e há duas regiões autônomas (Ilha da Madeira e Açores). Cada uma das regiões possui identidades próprias muito interessantes que as caracterizam e as diferenciam entre si. Confira em seguida os principais destaques em cada uma delas.

1. NORTE
A belíssima região norte de Portugal é uma combinação geográfica de áreas montanhosas, áreas litorâneas e planícies. A região é conhecida por sua beleza natural, incluindo as montanhas da Serra da Estrela, a segunda maior cordilheira de Portugal, e a Costa Verde, com suas belas praias e paisagens costeiras. A principal cidade do Norte é a cidade do Porto, a segunda maior cidade de Portugal. A cidade é famosa por seu patrimônio histórico e cultural, arquitetura pitoresca e pelo mundialmente conhecido vinho do Porto, produzido nas caves da Ribeira. Pelo menos outras duas cidades merecem destaque, são elas: Guimarães (onde nasceu Portugal) e a simpática Braga (com uma importante história religiosa e edifícios barrocos). É uma das regiões de Portugal que valem muito a visita.




2. CENTRO
O Centro do país é uma das regiões de Portugal mais interessantes, pois possui diversas cidades históricas charmosas, incluindo Coimbra, famosa por sua universidade; Aveiro, conhecida como a “Veneza Portuguesa”; a medieval Óbidos com suas muralhas; além de Batalha e Alcobaça com seus famosos mosteiros que são patrimônio mundial. O Centro também é conhecido por suas belas serras. Em geral, a região abriga um riquíssimo patrimônio histórico e cultural, com muitos monumentos antigos, museus e edifícios icônicos, uma vez que possui uma herança antiga que remonta à época dos romanos e mouros. Como é uma região que combina paisagens montanhosas, costeiras e rurais, o Centro também oferece uma ampla gama de opções culinárias, além de bons vinhos.




3. LISBOA E VALE DO TEJO
Entre as regiões de Portugal, a região de Lisboa e Vale do Tejo é a área mais populosa do país, localizada na costa oeste de Portugal. A região abriga a incrível capital do país, Lisboa, com suas ruas pitorescas e atrações históricas (como a Torre de Belém, o Mosteiro dos Jerônimos e o Castelo de São Jorge), a cidade possui um clima vibrante com muitos museus, monumentos e vida noturna animada, com uma grande variedade de restaurantes, bares e shows. Além da capital, outras cidades interessantes nos arredores de Lisboa também valem a visita como a região praiana de Cascais com suas belas praias e a região serrana de Sintra, considerada Patrimônio da Humanidade, repleta de palácios e castelos. A região também abriga cidades da região metropolitana de Lisboa e a península de Setúbal, do outro lado do rio Tejo.




4. ALENTEJO
A região do Alentejo é uma região caracterizada por ser mais rural, com belas paisagens, plantações e locais planos e abertos com casas típicas de campo e fazendas rústicas. Além disso, a área é lembrada por sua gastronomia tradicional e também por suas vinícolas, onde é possível saborear vinhos de alta qualidade produzidos localmente. É uma região ótima para quem quer experiências mais tranquilas e pacatas, enquanto pode-se admirar a bucólica paisagem, oferecendo uma ampla gama de atividades ao ar livre, incluindo caminhadas e passeios de bicicleta. A região também é conhecida por suas fortificações medievais, como o Castelo de Elvas e a Fortaleza de Mértola. Uma das principais cidades do Alentejo é Évora, que possui um belo centro histórico com vários monumentos, igrejas antigas e até mesmo um palácio.




Leia mais: As 5 capitais de Portugal ao longo da história
5. ALGARVE
A região mais ao sul do continente é o Algarve, famosa por suas belezas naturais, incluindo lindas praias de areia dourada, falésias coloridas, águas cristalinas em tons turquesa e verde esmeralda. A região possui uma rica história no contexto das Grandes Navegações, abrigando vários fortes e castelos que remontam os tempos medievais. Outra caraterística marcante do Algarve é sua arquitetura típica com casas brancas e azulejos coloridos. A maior cidade da região é Faro, a capital da região do Algarve. Trata-se de uma cidade litorânea histórica, com ruas estreitas, clima pitoresco e edifícios históricos. A cidade é conhecida por sua gastronomia, que pode ser saboreada em seus muitos restaurantes, além de uma vida noturna animada.




6. ILHA DA MADEIRA
Além das cinco regiões mencionadas anteriormente, Portugal ainda conta com duas áreas autônomas. Uma delas é a Ilha da Madeira, no Oceano Atlântico. Ela conhecida por sua beleza natural, incluindo florestas subtropicais, praias rochosas e paisagem montanhosa, bem como por sua cultura rica e tradições locais. De origem vulcânica, a Ilha da Madeira é, na verdade, um arquipélago que inclui também a Ilha de Porto Santo, Ilhas Desertas e Ilhas Selvagens. A capital da Ilha da Madeira é a cidade de Funchal, que tem sua arquitetura colonial e sua animada vida noturna como suas principais caraterísticas. A culinária da Ilha da Madeira também é uma destaque, por conta de sua variedade de pratos tradicionais e também pelo conhecido vinho da Madeira, que é produzido a partir de uvas cultivadas na ilha. Por conta de suas belezas naturais, deliciosa gastronomia e clima ameno, é um destino bastante popular.




7. AÇORES
Os Açores também ficam localizados no Oceano Atlântico e são uma região autônoma de Portugal formada por nove ilhas vulcânicas. A ilha principal dos Açores é Ponta Delgada, que é conhecida por sua arquitetura colonial, praças e catedrais históricas. Um dos destaques da ilha são as vistas panorâmicas a partir do alto do monte Escuro. As outras ilhas dos Açores também oferecem belas paisagens, incluindo crateras vulcânicas, lagoas de águas cristalinas, florestas subtropicais e praias rochosas. Visitar os Açores é uma excelente opção para quem gosta de tranquilidade e curte praticar atividades ao ar livre, tais como caminhadas, mergulho e atividades ligadas ao ecoturismo. Outra marca registrada dos Açores são os seus pratos tradicionais, além do seu vinho local, conhecido como vinho Verdelho, que é produzido a partir de uvas cultivadas nas ilhas.




Guarde estas dicas no Pinterest!
Leia mais sobre Portugal:
- Portugal: O que fazer em Lisboa – Roteiro de 3 dias
- Portugal: O que fazer em Sintra – Roteiro de 1, 2 ou 3 dias
- Portugal: O que fazer em Cascais – Roteiro de 1 ou mais dias
- Portugal: O que fazer no Porto – Roteiro de 2 ou 3 dias
- Portugal: O que fazer em Braga – Roteiro de 1 dia
- Portugal: O que fazer em Guimarães – Roteiro de 1 dia
- Portugal: O que fazer em Aveiro – Roteiro de 1 dia
- Portugal: O que fazer em Coimbra – Roteiro de 1 ou 2 dias
- Portugal: O que fazer em Alcobaça – Roteiro e Dicas
- Portugal: O que fazer em Batalha – Roteiro e Dicas
- Portugal: O que fazer em Óbidos – Roteiro de 1 dia