Última atualização: 13/10/2020
Conheça em detalhes a belíssima Prefeitura de Oslo, na Noruega, o local escolhido para receber a Cerimônia do Nobel da Paz, o único dos prêmios Nobel que não é entregue em Estocolmo, na Suécia.
A PREFEITURA DE OSLO
A Prefeitura de Oslo fica localizada em um edifício construído em meados do século XX de tijolos vermelhos com duas torres de mais de 60 metros de altura cada uma. Neste edifício ficam o prefeito e o conselho da cidade (equivalente a Câmara de Vereadores) e é onde as decisões políticas e administrativas da cidade são tomadas. Cerca de 450 funcionários municipais trabalham no local. A construção do edifício foi proposta pelo então prefeito Hironymus Heyerdahl, em 1915. No entanto, a prefeitura só passou a funcionar no local em 1950.



O prédio foi construído inteiramente com materiais noruegueses e todos os trabalhos de arte expostos foram feitos por artistas noruegueses, como Per Krohg, Henrik Sørensen, Alf Rolfsen e Edvard Munch (famoso pelo quadro “O Grito” que fica exposto na Galeria Nacional da Noruega). Atualmente, cerca de 300 eventos são realizados no local todos os anos, incluindo a célebre Cerimônia do Prêmio Nobel da Paz.



A CERIMÔNIA DO NOBEL DA PAZ
A Cerimônia do Prêmio Nobel da Paz ocorre anualmente em 10 de dezembro (aniversário da morte de Alfred Nobel) na prefeitura de Oslo, mais especificamente no salão principal do prédio. Os vencedores do Nobel da Paz recebem uma medalha em ouro, um certificado e uma premiação em dinheiro. A família real norueguesa e o primeiro-ministro da Noruega participam da entrega do prêmio.

CURIOSIDADE: O PRÊMIO NOBEL DA PAZ
Concedido anualmente desde 1901, o Prêmio Nobel da Paz é um dos 5 prêmios Nobel criados a pedido do industrial e inventor sueco Alfred Nobel, juntamente com os prêmios em Química, Física, Fisiologia ou Medicina e Literatura (o prêmio de Economia foi criado posteriormente). Segundo o testamento de Nobel, o Prêmio da Paz deveria ser concedido à pessoa que no ano precedente “teria feito o máximo ou o melhor trabalho pela fraternidade entre as nações, pela abolição ou redução dos exércitos permanentes e pela manutenção e promoção da paz”.

Alfred Nobel também especificou que o prêmio deveria ser concedido por um comitê de cinco pessoas escolhido pelo Parlamento norueguês. De acordo com o comitê norueguês do Nobel, sua amizade com Bertha von Suttner, ativista da paz e mais tarde ganhadora do prêmio, influenciou profundamente sua decisão de incluir a paz como categoria. Alguns estudiosos do Nobel sugerem que esse era o caminho que Nobel encontrou para compensar o desenvolvimento de forças destrutivas. Suas invenções incluíam dinamite e balistite.
RESERVE AGORA seu hotel e economize até 50%. Leitores do Viajonários estão com um SUPER DESCONTO! E o melhor, com CANCELAMENTO GRÁTIS*!
*confira os hotéis com cancelamento grátis no site
OS DEMAIS PRÊMIOS NOBEL SÃO ENTREGUES EM ESTOCOLMO
Todos os demais prêmios Nobel são entregues em uma cerimônia em um belíssimo salão dourado localizado na Prefeitura de Estocolmo, capital da Suécia, cidade natal de Alfred Nobel. Não está claro por que Nobel desejou que o Prêmio da Paz fosse concedido na Noruega. O comitê norueguês do Nobel especula que o industrial pode ter considerado a Noruega mais adequada para a atribuição do prêmio, já que não tinha as mesmas tradições militaristas da Suécia. Leia mais: Suécia: Museu do Prêmio Nobel em Estocolmo
DICA DE ECONOMIA: OSLO PASS
Oslo é uma das cidades mais caras do mundo e para economizar tanto no transporte quanto nos ingressos para as principais atrações da cidade, a super dica é adquirir o Oslo Pass, um passe que inclui entrada para mais de 30 atrações de Oslo, além de transporte público ilimitado por toda a cidade. O que achamos super bacana é que você não precisa sequer ter um cartão físico, basta ativar o Oslo Pass no celular e mostrar o código de barras toda vez que visita uma atração. Demais, não é mesmo? O Oslo Pass pode ser adquirido em 3 versões: 24h, 48h ou 72h! Veja todas as informações sobre o Oslo Pass neste link.
Leia mais: Noruega: O que fazer na capital Oslo – Roteiro de 2 dias
DESTAQUES DA PREFEITURA DE OSLO
Em seguida, confira os principais destaques da Prefeitura de Oslo para conhecer durante sua visita ao local.
>> ÁREA EXTERNA DA PREFEITURA DE OSLO
A praça que fica em frente à prefeitura fica voltada para o Oslo Fiorde é um local popular de encontro dos habitantes da cidade, além de abrigar eventos públicos. Há uma fonte com uma escultura de quatro mulheres sentadas feita por Emil Lie. Já as esculturas de bronze das mulheres e crianças na fonte foram feitas por Per Hurum.

No topo da torre leste da prefeitura fica um conjunto de 49 sinos que pesam mais de 20 toneladas. Todos os dias, melodias tocam de 7h da manhã até a meia-noite. Acima e à direita da entrada principal, fica um Relógio Astronômico que indica a hora, tempo sideral, as fases do sol e da lua e os eclipses.



PARQUE AO LADO DA PREFEITURA
No lado oeste da prefeitura fica o Kronprinsesse Märthas plass Rådhushagen, um parque/jardim que homenageia a princesa herdeira Märtha, esposa de Olav V, que morreu antes de ele se tornar rei. O parque tem cerca de 4 hectares de área e é mantido em um estilo restrito, com formas geométricas. Na extremidade sul fica um canteiro de flores em estilo renascentista.

Além disso, o parque abriga três esculturas: a de um menino bebendo concha de mexilhão, feita de bronze por Per Palle Storm e erguida em 1960; As fontes de animais na piscina hexagonal, de Anne Grimdalen, construídas em 1950; e o busto de de Fridtjof Nansen junto à parede da prefeitura, feito em 1921 em granito por Kai Nielsen, e construído em 1949. Na parede da prefeitura de frente para o parque, na torre oeste, está a escultura equestre de Anne Grimdalen de Harald Hardråde, erguida em 1950.

>> ÁREA INTERNA DA PREFEITURA DE OSLO
É possível conhecer o interior da prefeitura de Oslo gratuitamente e sem a necessidade de um tour guiado (embora existam opções gratuitas também de fazer uma visita guiada). Por conta do tempo escasso, acabamos optando por fazer uma visita só nós mesmos, passando pelas impressionantes salas da prefeitura. Em seguida, daremos mais informações sobre as principais áreas do edifício que são abertas ao público.
PISO TÉRREO

1. THE GREAT HALL
O Grande Hall é o coração da prefeitura de Oslo. Ele é utilizado para uma série de eventos da prefeitura, incluindo a Cerimônia do Prêmio Nobel da Paz mencionada anteriormente. O espaço tem 31 metros de largura, 39 metros de comprimento e cerca de 21 metros de altura. O chão e as partes das paredes são revestidos em mármore e a sala tem uma série de pinturas que retratam momentos da história da Noruega e de Oslo. As pinturas a óleo, as quais foram feitas por Henrik Sørensen, também descrevem o crescimento da atividade comercial na cidade, incluindo o aumento do movimento trabalhista. Além disso, a pintura da parede leste retrata a ocupação nazista entre 1940 e 1945.
2. THE LONG GALLERY
A Longa Galeria é uma área que fica logo na entrada da prefeitura e serve como um corredor para chegar ao The Great Hall. Neste espaço estão os bustos dos arquitetos do prédio da Prefeitura: Magnus Poulsson e Arnstein Arneberg. Os relevos na parede norte foram feitos por Lilli Scheel e retratam a colheita e a fertilidade. Na parede sul, fica uma escultura de Asbjørg Borgfelt. Outro destaque desta área são as belas luminárias.
PISO SUPERIOR

3. THE HÅRDRÅDE ROOM
Subindo as escadas de mármore, você chegará a um andar onde ficam várias salas interessantes e decoradas que recebem diversos eventos da Prefeitura de Oslo. Esta sala homenageia o homem que é considerado o fundador de Oslo, o rei Hararld Hårdråbe. Por conta disso, a sala é caracterizada uma temática medieval. As tapeçarias mostram o rei passando pelos portões da cidade de Oslo, com os documentos da fundação da cidade em mãos e a Batalha de Stamford Bridge, onde o rei Hårdråbe foi morto em 1066.

4. THE MUNCH ROOM
O nome dessa sala é uma homenagem ao famoso pintor norueguês Edvard Munch, de “O Grito”. Ela é a menor sala de recepção da Prefeitura de Oslo. Aqui fica a pintura de Munch “Life” (1910) que mostra crianças e outras pessoas juntas ao redor da árvore da vida. A sala é utilizadas para recepções, almoços, jantares e conferências de imprensa.

5. THE FESTIVAL GALLERY
Esta sala é frequentemente usada como local para recepções. As decorações são inspiradas pela história de Oslo e da Noruega e das atividades essenciais como pesca, agricultura, transporte e comércio. Os afrescos foram feitos por Axel Revold, as tapeçarias foram desenvolvidas pelo artista Kåre Jonsborg e os trabalhos em tecido por Else Halling.
6. THE BANQUET HALL
O Salão de Banquetes é utilizado em grandes recepções, almoços e jantares. Aqui ficam pendurados os retratos da realeza norueguesa, como o Rei Haakon VII, rei Olav V, Rei Harald V e da Rainha Sonja. A parede traseira é decorada com motivos marítimos do Oslo Fiorde.

7. THE KROGH ROOM
Esta sala, também conhecida como “East Gallery” (Galeria Leste) é decorada com afrescos de Per Krohg, conhecidos como “A Cidade e seus Arredores”. Tanto a cidade como a zona rural são mostradas através da mudança de estações e são exibidas nas grandes paredes, encontrando-se na pequena parede do lado oeste. Os adornos da pequena parede do lado leste com a alta janela tiveram como inspiração catedrais.


8. THE CITY COUNCIL CHAMBRE
Esta belíssima sala é onde o Conselho da Cidade (Câmara de Vereadores) se reúne. O público pode assistir às reuniões políticas a partir da galeria, que fica no andar superior. A sala reflete às tradições da democracia clássica através de um formato semi-circular. No lugar destinado ao prefeito há uma decoração que simboliza dignidade e respeito.


9. THE STORSTEIN ROOM
Esta sala, também conhecida como “West Gallery” (Galeria Oeste) foi decorada por Aage Storstein e possui um mural chamado “Direitos Humanos”. O mural retrata como os direitos humanos e a aspirações de liberdade foram carregados desde a Revolução Francesa de 1789 até a assinatura da Constituição da Noruega em 1814.


COMO CHEGAR À PREFEITURA DE OSLO
A Prefeitura ficam localizada no centro da cidade, perto do Centro Nobel da Paz. Eles ficam a uma distância de cerca de 200 metros um do outro. A estação de trem central da cidade (Oslo Sentralstasjon) fica a uma curta caminhada de cerca de 15 minutos do local. Confira mais atrações na cidade no nosso roteiro de 2 dias em Oslo.
INFORMAÇÕES IMPORTANTES
Prefeitura de Oslo (Oslo Rådhuset)
- Endereço: Rådhusplassen 1, 0037 Oslo, Noruega
- Horários: diariamente de 9h às 16h (até as 18h nos meses de julho e agosto)
- Entrada: gratuita
- Tours: Tours guiados são oferecidos durante os meses de junho e meados de julho às 10h, 12h e 14h – Não é necessário agendar
Guarde esta dica no Pinterest!

Leia mais sobre Oslo:
- Noruega: O que fazer na capital Oslo – Roteiro de 2 dias
- Noruega: Centro do Nobel da Paz em Oslo
- A Galeria Nacional da Noruega, em Oslo, onde está “O Grito”
- Noruega: Dica de hospedagem econômica em Oslo
- Noruega: Como ir do aeroporto de Oslo ao centro
- Oslo: Museu Norueguês da História Cultural
- Vikingskipshuset: Museu do Navio Viking em Oslo



