Conheça os incríveis Penhascos Brancos de Dover, no litoral sul da Inglaterra, um local belíssimo desenhado pela natureza.
OS PENHASCOS BRANCOS DE DOVER
Uma das principais características do litoral sul da Inglaterra na região onde a cidade de Dover está localizada são suas incríveis falésias brancas. Tratam-se de penhascos que fazem parte do litoral inglês em frente do Estreito de Dover e da França. Os penhascos se estendem por 13 km e possuem até 110 metros de altura. Sua composição é de giz e acentuada por estrias de sílex preto, proporcionando uma visão belíssima de quem passeia pela costa.

Desde 2016, o local é administrado pela National Trust, que construiu um Centro de Visitantes no local, além de um café e uma loja. É possível fazer trilhas para admirar essas maravilhas brancas e, em dias abertos, é possível até mesmo ver o litoral francês da Normandia, já que este é o ponto mais próximo da Europa continental. A área longo das falésias abriga uma abundância de flora e fauna, e uma riqueza de flores silvestres que atraem muitas borboletas e pássaros.




O QUE É O GIZ DOS PENHASCOS BRANCOS DE DOVER
As falésias de Dover são feitas de giz, um calcário branco macio e de grão muito fino, e geralmente têm de 300 a 400m de profundidade. As camadas de giz se formaram gradualmente ao longo de milhões de anos. Eles são formados a partir dos restos esqueléticos de pequenas algas verdes planctônicas que viviam flutuando nos níveis superiores do oceano. Quando as algas morreram, seus restos afundaram no fundo do oceano e combinaram com os restos de outras criaturas para formar o giz que molda as falésias hoje.








Ao longo de milhões de anos, o fundo do mar ficou exposto e agora está acima do nível do mar. A borda resultante do giz são os icônicos Penhascos Brancos de Dover. Os penhascos permanecem brancos porque podem corroer naturalmente. Onde os penhascos são protegidos da erosão por estruturas artificiais, como no porto de Dover, as plantas colonizam a face do penhasco, fazendo com que pareça verde quando vista do mar.




Leia mais sobre Dover
Dover: Porta de entrada inglesa para o Canal da Mancha
Castelo de Dover: A fortaleza mais importante da Inglaterra
IMPORTÂNCIA HISTÓRICA DOS PENHASCOS DE DOVER
Os penhascos têm um grande valor simbólico para a Inglaterra porque eles dificultavam invasões provenientes da Europa continental pela parte mais estreita do Canal da Mancha. O local é considerado por muitos “um ícone de Grã-Bretanha”, devido à sua importância estratégica e histórica. Durante a Segunda Guerra Mundial, a região teve grande importância para a evacuação de soldados que estavam na cidade de Dunkirk, na região da Normandia, no norte da França.




É possível participar de tours guiados especiais, a partir do Castelo de Dover, para ter mais detalhes sobre esta operação de resgate. No passado, o local chegou a abrigar até mesmo um presídio. Felizmente, hoje está aberto à visitação pública como uma atração turística incrível.




COMO CHEGAR AOS PENHASCOS BRANCOS DE DOVER
Existem várias formas de chegar até o local dos Penhascos Brancos de Dover. Confira algumas das principais opções:
- TREM + TÁXI OU UBER: Para quem está em Londres e vai conhecer a cidade, uma opção é ir de trem. Os trens saem das estações London Victoria, London St Pancras International ou London Charing Cross sentido Dover Priory. A viagem dura de 1 hora a 2h30, dependendo do trajeto. A estação fica bem no centro da cidade. Para saber mais sobre como andar de trem na Inglaterra, leia o post Dicas para viajar de trem pela Inglaterra. Chegando lá, você pode pegar um táxi na estação ou chamar por um Uber. Infelizmente, não há uma linha de ônibus que leve até a entrada da atração.
- CARRO: Se você não se importa em dirigir na mão inglesa, que pode ser um grande desafio, pode alugar um carro para chegar até o local. Há uma taxa de estacionamento no valor de £5 por carro. O trajeto a partir de Londres leva de 1h30 a 2h de duração, passando pelas estradas M2 e A2.
- EXCURSÕES A PARTIR DE LONDRES: Essa é uma das maneiras mais práticas de conhecer o local, embora o tempo seja restrito. Foi essa maneira que acabei escolhendo ir ao local, já que viajei sozinha para Dover e queria aproveitar para conhecer outras atrações no local. Há opções que incluem uma passagem pela simpática cidade de Canterbury (onde o cristianismo teve início na Inglaterra) e pelo Castelo de Leeds (um belo castelo histórico com lindas áreas verdes e outras atividades). Confira algumas das opções disponíveis:
- Castelo de Leeds, Catedral de Cantuária, Dover e Greenwich
- Privada de dia inteiro Tour: Kent, Canterbury e Dover a partir de Londres
- Castelo de Leeds, Catedral de Canterbury, Dover e Greenwich
- De Londres: Canterbury de dia inteiro, Dover e Leeds Castle
- De Londres: Excursão Penhascos Brancos de Dover e Canterbury




COMO É A VISITA AOS PENHASCOS BRANCOS DE DOVER
Saindo do estacionamento, chega-se até o Centro de Visitantes dos Penhascos Brancos de Dover. A partir de lá, é possível seguir por algumas trilhas para passear pela região, conforme o mapa abaixo:




- ROTA AMARELA: Trilha para beira do penhasco
- ROTA ROXA: Trilha de 20 minutos até um ponto com lindas vistas
- ROTA ROSA: Trilha de 50 minutos que segue até o farol
- ROTA MARROM: Trilha de 40 minutos para Fan Bay Deep Shelter, cuja entrada é com hora marcada. É preciso comprar os tickets no Centro de Visitantes.








1. LANGDON HOLE
Langdon Hole é uma espécie de anfiteatro natural que permite ter vistas lindas das falésias e do mar azulzinho do Canal da Mancha. A vista é deslumbrante e a área é bem sinalizada, cercada de flores silvestres. Um espetáculo da natureza diante dos seus olhos!








A partir do alto do penhasco é possível ver destroços de duas embarcações antigas. O primeiro destroços é visível do primeiro ponto de observação na praia em Langdon Hole e é tudo do SS Falcon, uma embarcação a vapor que carregava uma carga de cânhamo e fósforos que surpreendentemente pegaram fogo e encalharam em 1926. Um pouco mais para frente, quase em Fan Bay fica o que restou do Preuβen, uma embarcação comercial alemão que foi o maior navio de cinco mastros já construído e foi destruído em 1910 devido a um erro de cálculo de velocidade que causou uma colisão com uma uma outra embarcação, conhecida como R.M.S Brighton.




2. FAN BAY DEEP SHELTER
A cerca de 2,5 km do Centro de Visitantes fica o Fan Bay Deep Shelter, onde fica um complexo de túneis construídos entre 1940 e 1941 durante a Segunda Guerra Mundial e dois espelhos sonoros que são os primeiros dispositivos acústicos de alerta da Primeira Guerra Mundial. Atualmente, essa rede de túneis abandonados é praticamente tudo o que resta dessas defesas há muito esquecidas.




O local foi aberto para visitação em 2015 e há tours guiados para participar de uma aventura subterrânea. Os tours comportam até 12 pessoas e levam cerca de 30 minutos. Não há como reservar com antecedência e o pagamento precisa ser feito em dinheiro no Centro de Visitantes do White Cliffs. Os horários dos tours variam conforme o dia. Lembre-se que do Centro de Visitantes até a entrada dos túneis é necessário fazer uma caminhada de 45 minutos. Os túneis são acessíveis através de 125 degraus ida e volta. Sapatos abertos não são recomendamos e, por isso, sapatos fechados confortáveis ou botas de borracha para visitar os túneis. Não há banheiros disponíveis no local. Veja detalhes sobre o tour no video oficial abaixo.
3. SOUTH FORELAND LIGHTHOUSE
Seguindo mais adiante a caminhada pelo penhasco, fica o South Foreland Lighthouse, um farol da Era Vitoriana conhecido por ser o primeiro farol do mundo a utilizar luz elétrica (e que teve ajuda especial do cientista britânico Michael Faraday – Leia mais sobre ele no post: Faraday Museum no Royal Institution em Londres).




Esta maravilha vitoriana testemunhou muitas experiências históricas, cientificas e inovadoras. O farol foi construído para avisar os marinheiros que se aproximavam das Goodwin Sands (um banco de areia de 16 km e 25 metros de profundidade) e guiá-los através do Estreito de Dover.




É possível apreciar as vistas do canal para a costa da França, subindo até o topo do farol. As visitas ao farol não têm custo adicional, são guiadas com várias opções de horários ao longo do dia e não é preciso agendar com antecedência. O último tour costuma sair às 17h. É comum famílias se juntarem no local para soltar pipa e brincar.




4. MRS KNOTTS TEAROOM
Ao lado do farol fica localizada a Mrs Knotts Tearoom, um salão de chá que é uma reminiscência dos anos 1950. O local era uma antiga cabana cujos antigos residentes, George e Catherine Knott, eram guardiões do farol e moravam lá com seus 13 filhos. Ele é todo decorado com um belo papel de parede e conta com lindas xícaras de porcelana decoradas com temas florais, ouro, revestimentos perolados e vários tons de azul. Pertinho do balcão fica um toca-discos que toca músicas dos anos 1950, criando um clima nostálgico. O salão de chá oferece iguarias deliciosas, incluindo bolos caseiros, scones de frutas, geleias, sopas, sanduíches frescos e várias outras opções caseiras.




INFORMAÇÕES IMPORTANTES
The White Cliffs of Dover
- Endereço: Upper Rd, Guston, Dover CT16 1HJ, Inglaterra
- Horários: geralmente de fevereiro a outubro de 10h às 17h | de novembro a janeiro de 11h às 16h | confira os horários exatos neste link
- Entrada: £5 por carro – veja detalhes aqui
Guarde esta dica no Pinterest!
Leia mais sobre Dover e arredores:
- Dover: Porta de entrada inglesa para o Canal da Mancha
- Castelo de Dover: A fortaleza mais importante da Inglaterra
- Battle: Cidade da conquista normanda da Inglaterra
- Hastings: Cidade histórica no litoral da Inglaterra – Roteiro de 1 dia
- Bodiam Castle: um histórico castelo medieval na Inglaterra
- Inglaterra: A histórica cidade de Canterbury – Roteiro de 1 dia
- Catedral de Canterbury e o início do cristianismo na Inglaterra
Seu artigo foi muito útil. Obrigado esta informação útil.
Muito obrigada! Que legal que gostou!