Última atualização: 10/01/2019
Pronto para conhecer um museu diferente e cheio de mistério em Londres? O detetive mais famoso do mundo conta com um museu sempre lotado de visitantes ávidos por conhecer melhor a sua “casa”! Venha saber como visitar o Museu Sherlock Holmes!
QUEM FOI SHERLOCK HOLMES
Sherlock Holmes é um detetive particular fictício criado pelo escritor britânico Sir Arthur Conan Doyle. Conhecido como um “detetive consultor” nas histórias, Holmes é famoso por uma proficiência com a observação; a ciência forense e raciocínio lógico, que ele emprega na investigação de casos para uma ampla variedade de clientes, incluindo a Scotland Yard, polícia inglesa. A primeira vez que ele apareceu na imprensa foi em 1887. A maior parte das histórias é narrada pelo personagem do amigo de Holmes e biógrafo Dr. Watson, que normalmente acompanha Holmes durante suas investigações. Quem não se lembra da famosa frase “Elementar, meu caro Watson!”? Sherlock Holmes é um dos personagens mais famosos da história, sendo seus contos adaptados para teatro, rádio, televisão, filmes e até mesmo video games.
RESERVE AGORA seu hotel e economize até 50%. Leitores do Viajonários estão com um SUPER DESCONTO! E o melhor, com CANCELAMENTO GRÁTIS*!
Booking.com
*confira os hotéis com cancelamento grátis no site
A DISPUTA PELO ENDEREÇO 221B BAKER STREET
Em várias histórias há informação do seu endereço em que Sherlock Holmes vivia com seu fiel escudeiro Watson: 221B Baker Street, em Londres. Embora quando as histórias do detetive foram escritas esse endereço não existia, atualmente, é exatamente neste local que funciona o museu. No entanto, a administração do museu passou por perrengues para conseguir registrar o endereço como seu.

Na época em que as histórias de Sherlock Holmes foram publicadas, as ruas eram bem menores e a Baker Street não ia até o número 221. No entanto, em 1932, o banco inglês Abbey National Building Society se instalou nos números 219-229 da Baker Street. Dá para acreditar que a empresa chegou a ter uma secretária dedicada em tempo integral que respondia cartas destinadas ao detetive? Em 27 de março de 1990, o museu abriu as portas para o público. Uma das famosas placas azuis britânicas (que indicam que um célebre morador residiu no local) com o endereço 221B Baker Street foi instalada no Museu Sherlock Holmes que estava situado em outra parte da mesma rua.

Durante 15 anos houve uma disputa entre a Abbey National e do Museu Holmes para ter o direito de receber correio endereçado para 221B Baker Street. Em 2005, com o encerramento das atividades da Abbey House, finalmente, o museu assumiu o famoso endereço, apesar de sua localização estar entre os números 237 e 241 da Baker Street.
ECONOMIA EM LONDRES: CARTÕES DE ATIVIDADES
Para quem pretende fazer muitas coisas e visitar muitos lugares pagos em Londres, a sugestão é adquirir um dos cartões que dão direto a acessar atrações e andar de ônibus turístico economizando muito! O THE LONDON PASS é o mais famoso deles. O cartão pode ser adquirido em versões de 1, 2, 3, 4, 5, 6 ou 10 dias. Ele dá direito a entrar em mais de 60 das principais atrações de Londres e 1 dia de passeio no ônibus turístico hop-on hop-off. Além disso, o cartão oferece mais de 20 ofertas especiais exclusivas em algumas das lojas e restaurantes da cidade. Veja a lista completa de atrações inclusas neste link. Preço: a partir de £69.
Leia mais: O que fazer em Londres – Roteiro completo de 5 dias ou mais
COMPRANDO TICKETS NA LOJA DE PRESENTES
Depois de toda essa introdução, chegou a hora de saber como visitar o museu! Quem acessa o site oficial do museu tem uma grande decepção porque é muito ruim. Não traz nenhuma informação relevante, não tem fotos, não nada que ajude o visitante. Então, você deve imaginar que não dá para comprar ingressos online, certo? Pois é, não dá mesmo. Não sabemos se sempre é assim, mas quando visitamos o museu a fila estava absurda! Para quem olha a casa de frente, há duas portas: à direita, fica a entrada da loja de presentes e à esquerda da casa propriamente dita.

É na loja de presentes que você precisa comprar os tickets para fazer o passeio. Ficamos entre 10 a 15 minutos na fila para comprar os ingressos. Cada pessoa ganha um panfleto com explicações sobre o museu e uma contextualização sobre a casa que será visitada em seguida. Aproveitamos a fila para tirar fotos de alguns dos itens que são vendidos na loja de presentes. Lá você pode encontrar uma seleção única de objetos em homenagem ao detetive: cerâmicas, objetos de arte decorativa, desenhos, bustos, fotos, livros, cartas de baralho, camisetas e muitos outros itens exclusivos como cachimbos e chapéus idênticos os que ele usava. É uma das lojas mais completas que já vimos!





VISITA AO MUSEU SHERLOCK HOLMES EM LONDRES
Depois de estar com os ingressos comprados, começava o desafio: a fila para entrar no museu. Ficamos em torno de 50 minutos na espera para acessar a casa. Como o espaço é bastante restrito, a entrada do número de pessoa é controlada. E olha, depois de tanto tempo na fila, entramos e entendemos o motivo de segurarem as pessoas: as escadas e quartos são bem pequenos e chega a haver situações em que é difícil se locomover lá dentro.

Primeiro Andar
Entrando na casa, é preciso subir 17 degraus para chegar do hall de entrada ao primeiro andar. Este andar abriga um espaço de estudo compartilhado por Holmes e Watson. O quarto de Sherlock Holmes está na área traseira, adjunto ao quarto de estudo.


Pelas descrições do Doutor Watson, havia uma sala que tinha vista para a Baker Street, que era iluminada por duas janelas e que era bem pequeno. Os visitantes que conhecem a fundo os contos do detetive vão reconhecer objetos mencionados nas histórias.



Segundo Andar
É no segundo andar que fica o quarto do Doutor Watson, ao lado do quarto da Sra. Hudson (locatária do imóvel em que os dois amigos moravam), e tinha vista para um jardim aberto no quintal da casa. Atualmente, estes quartos são usados como salas de exposição. O grande destaque é o busto de bronze do Sr. Holmes. Os visitantes mais aficcionados podem admirar livros, pinturas, fotografias e jornais do período. Móveis das aventuras e uma seleção de cartas escritas por e para o Sr. Holmes também estão na exposição.




Terceiro Andar
O terceiro andar é particularmente interessante para quem conhece bem o enredo das histórias de Sherlock Holmes. Estão em exposição personagens famosos de seus contos em cenas características. A ideia é prestar uma homenagem ao personagem e os casos que o fictício detetive solucionou.




COMO CHEGAR
A forma mais fácil de chegar ao museu é através da estação Baker Street do metrô que é acessada pelas linhas: Jubilee Line (cinza), Bakerloo (marrom), Circle (amarela), Hammersmith & City (rosa) e Metropolitan (roxa). Em frente à estação fica uma estátua do Sherlock Holmes!

INFORMAÇÕES IMPORTANTES
The Sherlock Holmes Museum
- Endereço: 221b Baker St, London NW1 6XE
- Horários: diariamente de 9h30 às 18h
- Entrada: £15 (adultos) / £10 (menores de 16 anos)
- Tours: tour de 2 horas sobre Sherlock Holmes em Londres – veja mais neste link
Guarde esta dica no Pinterest!

Conheça mais museus em Londres:
- Museum of London: Museu da História de Londres
- Museu Händel & Hendrix: dois gênios da música em Londres
- Tate Modern: O maior museu de arte moderna de Londres
- London Film Museum: Exposição de veículos originais do James Bond
- Museu Freud em Londres: a última casa do pai da psicanálise
- Londres: O incrível e gratuito British Museum




[…] The Sherlock Holmes Museum: Sherlock Holmes é um detetive particular fictício criado pelo escritor britânico Sir Arthur Conan Doyle. Holmes é famoso por uma proficiência com a observação; a ciência forense e raciocínio lógico, que ele emprega na investigação de casos para uma ampla variedade de clientes, incluindo a Scotland Yard, polícia inglesa. Em várias histórias há informação do seu endereço em que Sherlock Holmes vivia com seu fiel escudeiro Watson: 221B Baker Street, em Londres. Embora quando as histórias do detetive foram escritas esse endereço não existia, atualmente, é exatamente neste local que funciona o museu. O local procura retratar como teria sido o local onde Holmes morava exibindo objetos relacionados à sua vida e aos mais famosos casos resolvidos pelo detetive. Leia mais: Museu Sherlock Holmes em Londres […]
[…] Museu Sherlock Holmes em Londres […]
[…] MUSEU SHERLOCK HOLMES: Museu do detetive mais famoso do mundo da ficção. Leia mais sobre nossa visita ao museu em “Museu Sherlock Holmes em Londres“. […]
[…] Museu Sherlock Holmes em Londres […]
[…] Museu Sherlock Holmes em Londres […]
[…] Museu Sherlock Holmes em Londres […]