Conheça o Museu das Armaduras Reais, que contém a maior coleção de armas e armaduras do Reino Unido e fica localizado na cidade de Leeds, ao norte de Londres. Veja os motivos de incluir esta atração no seu roteiro!
A COLEÇÃO DE ARMAS E ARMADURAS DO REINO UNIDO
Originalmente, Royal Armouries (Armaduras Reais) ficava na Torre de Londres e se dedicava à fabricação de armaduras para os reis da Inglaterra, no século XV. Com o tempo, foi perdendo importância, à medida que as armas tradicionais cederam cada vez mais as armas de fogo no campo de guerra. A partir de 1995, parte da coleção começou a ser transferida da Torre de Londres (que ainda tem parte da coleção exposta na Torre Branca) para o Fort Nelson, perto da cidade de Portsmouth, e para o atual Royal Armouries Museum, em Leeds.

Leia mais: Inglaterra: O que fazer em Leeds – Roteiro de 1 dia
MUSEU DAS ARMADURAS REAIS
O Royal Armouries Museum (Museu das Armaduras Reais, em português) é o museu nacional que exibe coleções de armas e armaduras do Reino Unido, que abriga uma coleção de mais de 75 mil objetos de renome mundial. Ele é o museu mais antigo do Reino Unido e um dos museus mais antigos do mundo. Além disso, o museu abriga uma das maiores e mais antigas coleções de armas e armaduras do planeta. O museu fica situado perto do centro da cidade, às margens do Rio Aire, no Leeds Dock, uma área revitalizada e com vários edifícios novos.




O prédio que abriga o museu possui 5 andares e já foi desenvolvido já pensando nas obras que seriam abrigadas ali. Além das 5 galerias originais que abrigam milhares objetos nas exposições permanentes e a recente Peace Gallery, o museu também inclui o Hall of Steel, um cilindro gigante cujas paredes são decoradas com exibições de armas com 2,5 mil objetos históricos do século XVII.
COMO É A VISITA AO MUSEU DAS ARMADURAS REAIS
Assim como na grande maioria dos museus nacionais do Reino Unido, a entrada para o Museu das Armaduras Reais é gratuita. A entrada principal é feita pela Armouries Square, de onde se tem acesso a um amplo átrio, onde fica a loja, um restaurante, um teatro e acesso aos elevadores que levam para os andares de exposição acima.




Além de exposições, o museu abriga algumas salas que abrigam eventos (Royal Armouries Hall, Wellington Suite, Tower Suite, Newsroom), além de escritórios, uma biblioteca, um cinema, um centro educacional e uma Arena externa para exibições militares.








No Piso Térreo, aproveite para pegar um folheto explicativo sobre as exposições antes de pegar o elevador e começar a visita. O museu está dividido da seguinte forma, de acordo com as figuras abaixo:








PRINCIPAIS DESTAQUES DO MUSEU DAS ARMADURAS REAIS
Em seguida, confira as principais atrações abrigadas no Museu das Armaduras Reais. Você também pode fazer um tour virtual pelo local através desse link.
>> HALL OF STEEL
Hall of Steel é a exibição central do museu, já que é a maior exibição de armas e armaduras criada desde o século XIX. A exposição é vertical e pode ser vista desde o Piso Térreo do museu até o Piso 4, com diferentes ângulos. A área é composta de uma torre de vidro, que permite belas vidas de Leeds Dock, do Rio Aire e da cidade de Leeds como um todo. Há cerca de 2,7 mil itens militares, principalmente dos séculos XVII e XIX, que formam esta bela exposição nas paredes.








>> TOURNAMENT GALLERY
Esta galeria de dois andares exibe uma variedade de armas e armaduras, além de abrigar exposições temporárias relacionadas a armas e armaduras. Fique de olho na programação no site oficial para saber o que estará em exposição no momento da sua visita.
>> WAR GALLERY
A Galeria da Guerra exibe uma série de itens relacionados a guerras, como o próprio nome sugere. É possível encontrar uma série de itens históricos expostos nesse espaço. Esta galeria também conta com um espaço que vislumbra um futuro livre de armas, analisando o desarmamento e conceitos como détente. Entre os destaques encontrados nessa galeria estão:
- A mais antiga armadura europeia de cavalo ainda existente, conhecida como Warwick Shaffron
- A armadura gótica de cavalo de Waldemar VI, Duque de Anhalt-Zerbst, conhecido como o “Cavaleiro da Armadura Brilhante”
- Uma maquete da Batalha de Agincourt
- Uma pistola Danzig, que é uma pistola manual decorada por volta do ano 1400
- Um arco longo dos destroços do navio Mary Rose, de Henrique VIII (o navio resgatado, após 437 anos no fundo do mar, está em exposição em Portsmouth – Leia mais: Inglaterra: O que fazer em Portsmouth – Roteiro de 1+ dia)
- Espada Writhen, uma espada rara de cavaleiro com empunhadura decorada
- A armadura do Comandante Parlamentar Coronel Alexander Popham, usada durante a Guerra Civil Inglesa
- Uma metralhadora Maxim, considerada ancestral de todas as armas de fogo automáticas
- Uma metralhadora Thompson, famosa como a arma dos mafiosos de Chicago durante o período da Lei Seca. A que está em exposição foi encomendada pelo IRA (Exército Republicano Irlandês) e recuperada durante os Conflitos na Irlanda do Norte, conhecidos como The Troubles.
>> HUNTING GALLERY
A “Galeria da Caça” mostra a história da caça e as armas utilizadas para este fim desde a pré-história até o século XX, variando de lanças simples até armas mais complexas como arcos e flechas, bestas e armas de fogo. Entre os destaques desta galeria, estão:
- “Tula Garniture”, um um conjunto de armas de caça do século XVIII decoradas que pertencia a Elizabeth Petrovna, imperatriz da Rússia
- Uma arma norueguesa de caça às baleias do século XX
- Uma arma esportiva de pederneira do século XVIII que pertencia a William Simpson de York
- Uma arma Millennium de Giles Whittome
- Rifle de caça Holland & Holland de 4 furos, considerado um dos maiores rifles já fabricados, que era propriedade de Ewart Scott Grogan, e foi utilizado em uma viagem à África
>> SELF-DEFENCE GALLERY
Esta galeria conta a história da proteção pessoal, desde a Idade Média ao século XXI. A exposição destaca como ssas diferentes formas de proteção mudaram ao longo do tempo e seus avanços tecnológicos. Também explora as questões sobre o uso de armas para autodefesa e também como elas aparecem na cultura popular. Entre os destaques estão:
- Um kit com itens do século XIX para matar vampiros, com marreta, estacas, crucifixo, garrafas de alho, pistola, entre outros
- Espada do cavaleiro D’eon
- Revólveres Colt de 1861
ARMAS E ESPADAS DA CULTURA POPULAR
Uma nova exibição de armas, armaduras de filmes clássicos, cult e programas de televisão, apresenta uma extensa coleção de armas e armaduras de filmes, televisão, teatro e muito mais. Entre os destaques estão:
- ARMAS: Itens dos filmes Star Wars, Alien, Senhor dos Anéis, Monty Python, Sherlock Holmes, James Bond, entre outros
- ESPADAS: Exposição especial com artigos da “Terra Média” do universo de Senhor dos Anéis e O Hobbit








>> ORIENTAL GALLERY
A Galeria Oriental exibe a arte e a tecnologia de algumas das armas e armaduras mais impressionantes de todo o mundo. Aqui os visitantes têm a oportunidade de aprender mais sobre elas e como esses itens podem fornecer informações importantes para entender a história da humanidade. A galeria abriga itens provenientes do Sul e Sudeste Asiático, China, Japão, Ásia Central, Índia e artigos islâmicos. Entre os destaques desta galeria estão:
- Uma espada Jian da Dinastia Ming proveniente da oficina do imperador Yongle Ming
- Pistola de ferro da Dinastia Ming
- Armadura chinesa do século XIX, criada para ser um uniforme de um oficial da Guarda Imperial
- Grande tengpai redondo (escudo de vime) chinês decorado com rosto de tigre pintado
- Uma besta de repetição, conhecida como Zhuge nu, do ‘século IX, feita de bambu e prata
ONDE COMER NO MUSEU DAS ARMADURAS REAIS
Na região de Leeds Dock, há várias opções gastronômicas. Mas, para quem não quer nem sair de dentro do museu, há também algumas opções rápidas:
- The Master’s: Localizado no Piso Térreo, serve opções quentes e frias e uma variedade de bebidas. Horários: diariamente de 10h às 17h
- Coffee Shop: Localizado no Piso 2, oferece uma variedade de sanduíches feitos na hora, saladas, sopas e sobremesas. Horários: diariamente de 11h às 15h
- Piquenique: Para quem quer levar algo na bolsa ou comprar algo nos arredores e fazer um piquenique no museu, há uma área em que você pode fazer isso no Piso 4. O museu também oferece algumas máquinas de venda em alguns pontos que vendem água, refrigerante e outras bebidas e algumas comidinhas rápidas.
COMO CHEGAR AO MUSEU DAS ARMADURAS REAIS
É bem tranquilo viajar de Londres para Leeds através de transporte público. Para isso, pegue o trem na estação London Kings Cross com sentido a estação de Leeds. O trajeto leva pouco mais de 2 horas. Para comprar bilhete do trem, recomendamos o site TrainLine. Para mais informações, leia o post Dicas para viajar de trem pela Inglaterra. Chegando à estação de trem, você pode seguir até o centro de Leeds caminhando por entre 15 e 20 minutos. Outras opções são utilizar o transporte público da cidade (veja horários e faça simulações aqui e aqui) ou pegar um táxi aquático, que é bem comum esta área.




RESERVE AGORA seu hotel e economize até 50%. Leitores do Viajonários estão com um SUPER DESCONTO! E o melhor, com CANCELAMENTO GRÁTIS*!
Booking.com
*confira os hotéis com cancelamento grátis no site
INFORMAÇÕES IMPORTANTES
Royal Armouries Museum
- Endereço: Armouries Dr, Leeds LS10 1LT, Inglaterra
- Horários: diariamente de 10h às 17h
- Entrada: gratuita
Guarde esta dica no Pinterest!
Veja mais dicas de viagens a partir de Londres:
- BRIGHTON (cidade litorânea favorita dos londrinos)
- CAMBRIDGE (cidade universitária)
- CANTERBURY (primeira cidade cristã da Inglaterra)
- LIVERPOOL (cidade dos Beatles)
- MANCHESTER (cidade da revolução industrial)
- OXFORD (cidade universitária)
- STRATFORD-UPON-AVON (cidade de Shakespeare)
- WINCHESTER (capital da Inglaterra antes de Londres)
- WINDSOR (cidade do famoso Castelo de Windsor)
[…] Leia mais: Inglaterra: Museu das Armaduras Reais em Leeds […]