Conheça o Museu da Ciência e Indústria em Manchester, um museu incrível que conta parte da importante história da cidade e que influenciou muitas inovações no mundo. Confira o que encontrar por lá.
MUSEU DA CIÊNCIA E INDÚSTRIA EM MANCHESTER
Manchester é considerada a primeira cidade industrial do mundo. No início do século XIX, o extraordinário crescimento da indústria de algodão de Manchester e o desenvolvimento de seu sistema de transporte pioneiro impulsionaram a expansão da cidade e a colocaram no centro de uma rede global de manufatura e comércio. Com os têxteis como força motriz, Manchester emergiu como uma cidade industrial, produzindo mercadorias de todo tipo, no período histórico que conhecemos hoje como Revolução Industrial. De suas imponentes fábricas, armazéns movimentados e ruas movimentadas surgiram novas maneiras de viver, trabalhar e pensar, que mudaram o mundo.

Fundado em 1983, o Museum of Science and Industry (MOSI), em Manchester é um museu dedicado ao desenvolvimento da ciência, tecnologia e indústria, com ênfase nas conquistas da cidade de Manchester nestas áreas. Ele é dedicado a inspirar os visitantes através ideias que mudaram o mundo, desde a Revolução Industrial até os dias atuais. O Museu da Ciência e da Indústria em Manchester exibe uma coleção de objetos que ajudam os visitantes a descobrir como a transformação industrial de Manchester foi fundamental para moldar a vida como conhecemos hoje.








MANCHESTER SCIENCE FESTIVAL
O Manchester Science Festival (Festival de Ciência de Manchester) é um festival de eventos culturais que leva a ciência para a vida de pessoas de todas idades, atraindo os melhores cientistas de Manchester e região. Eles mostram as suas pesquisas atuais e promovem a rica herança da inovação da área. O festival ocorre todos os anos entre o final de outubro ao início de novembro.
A VISITA AO MUSEU DA CIÊNCIA E INDÚSTRIA
O museu ocupa diversos galpões e conta com grandes exibições sobre os seguintes temas: Transporte (automóveis, aeronaves, locomotivas ferroviárias e material circulante); Energia (água, eletricidade, vapor e motores a gás), Esgoto e Saneamento de Manchester, Têxteis, Comunicações e Computação. Essas exposições estão divididas em 5 galpões diferentes:




1. MAIN BUILDING (GREAT WESTERN WAREHOUSE)
É neste galpão que fica a entrada principal do museu. Aqui ficam o centro de informações do museu, lojinha, Café, o restaurante, banheiros, lockers e uma série de exposições. Entre elas, está Experiment!, uma experiência “mãos na massa” para todos os andares que fica no 1º andar.








O Piso Térreo, que é o principal, ficam exposições incríveis como a Revolution Manchester, que fala sobre o papel que Manchester na ciência e na indústria, a Textiles Gallery, uma exposição dos têxteis, com maquinários antigos originais que eu amei conhecer.








Cheguei bem na hora em que uma exibição de funcionamento das máquinas começava e adorei! O funcionário do museu explicou todo o processo de produção de tecidos, desde a colheita do algodão e todas as etapas do processamento e confecção, além de dilemas enfrentados por uma sociedade industrial que não tinha leis trabalhistas. As máquinas são barulhentas e antigas, mas ainda funcionam muito bem!
Aqui também fica a área My Den, uma área sensorial de brincar para crianças até 4 anos de idade. No Piso -1, fica o Collections Centre, uma área que contém uma coleção de artefatos e também uma área de estudos.




2. 1830 WAREHOUSE
Aqui é possível conhecer a estação ferroviária de passageiros mais antiga do mundo, conhecida como Manchester Liverpool Road Railway Station, e descobrir como ela transformou a história de Manchester e, consequentemente, do mundo. Neste espaço é recontada a história sobre as grandes mudanças enfrentada com essa nova forma de transporte, partir de 1830. A exposição está espalhada por várias salas originais do edifício desta antiga estação ferroviária, permitindo que os visitantes possam viver um pouquinho do passado.
3. STATION BUILDING
Este galpão estreito abriga uma série de exposições temporárias, que são alteradas periodicamente. Para saber o que está rolando no momento em que você for visitar o museu, consulte o site oficial para mais informações. Além disso, há uma área que aborda a temática do lixo e como ele se tornou um grande problema para a sociedade moderna.
4. POWER HALL
Power Hall é uma das galerias mais interessantes do museu. Ela fica em frente ao prédio principal e abriga uma série de maquinários voltados à temática de energia, incluindo água, eletricidade, vapor e motores a gás. Há muitas máquinas ainda em funcionamento, além de uma variedade de locomotivas. A galeria está passando por um grande projeto de restauração que deverá ser concluído no verão de 2021. O objetivo é mostrar mais detalhes sobre a relevância da cidade de Manchester na história mundial, através de histórias de pessoas que contraíram e mantiveram essas incríveis máquinas em exibição.
5. AIR & SPACE HALL
O Air & Space Hall é um galpão fica afastado do demais, sendo necessário atravessar a rua para acessá-lo. Ele é um galpão que abriga uma grande coleção de veículos de transporte aéreo e rodoviário, mostrando o grande impacto que os inventores e engenheiros de Manchester causaram na maneira como viajamos hoje.




Neste espaço é possível ver uma réplica do Roe Triplane 1, que se tornou o primeiro avião totalmente britânico a decolar em 1909, entre muitas outras aeronaves históricas importantes.
Uma curiosidade é que a montadora de veículos Rolls-Royce começou a vida em Manchester depois de um encontro casual entre Charles Rolls e Henry Royce no Midland Hotel. O modelo Rolls-Royce, de 1905, que está em exibição foi usado pelo próprio Henry Royce. A exposição também conta com um Ford Modelo T 1912, construído em Trafford Park, em Manchester, a casa da primeira fábrica de Henry Ford na Grã-Bretanha e da primeira linha de produção em movimento da Europa.
ONDE COMER NO MUSEU DA CIÊNCIA E INDÚSTRIA
- CAFÉ: Localizado no Piso Térreo do galpão Great Western Warehouse, serve sanduíches, lanches feitos da hora, bolos, doces, bebidas quentes e frias. Horários: de segunda a sexta de 8h às 17h | sábado e domingo de 9h às 17h
- BISTRÔ: Localizado no 1º andar do galpão Great Western Warehouse, oferece uma variedade de pratos quentes e frios, como pizzas, saladas, hambúrgueres, Fish and chips, entre outros. Há também opções disponíveis para vegetarianos e veganos e um menu infantil especial. Horários: diariamente a partir de 11h
Leia mais: Inglaterra: O que fazer em Manchester – Roteiro de 1, 2 ou 3 dias
COMO CHEGAR AO MUSEU DA CIÊNCIA E INDÚSTRIA
Quem está em Londres e quer aproveitar para conhecer Manchester, nada melhor do que o trem! A companhia Virgin Trains disponibiliza trens rapidíssimos e confortáveis! Os trens saem da estação London Euston e vão até a Manchester Piccadily, completando o trajeto de mais de 320 km de distância em apenas 2 horas! Minha super dica é: compre com bastante antecedência porque os preços são bem salgados se as passagens são compradas na mesma semana da viagem. Para comprar bilhete do trem, recomendo o site TrainLine. Veja todas as informações sobre como utilizar trens na Inglaterra no post: Dicas para viajar de trem pela Inglaterra. O museu fica a menos de 2 km da estação. Você pode pegar o Metrolink para chegar até a estação Deansgate-Castlefield, que fica a cerca de 5 minutos a pé do museu.




RESERVE AGORA seu hotel e economize até 50%. Leitores do Viajonários estão com um SUPER DESCONTO! E o melhor, com CANCELAMENTO GRÁTIS*!
*confira os hotéis com cancelamento grátis no site
INFORMAÇÕES IMPORTANTES
Science and Industry Museum
- Endereço: Liverpool Rd, Manchester M3 4FP, Inglaterra
- Horários: diariamente de 10h às 17h
- Entrada: gratuita
- Wifi: o museu oferece wifi gratuito para todos os visitantes
Guarde esta dica no Pinterest!
Leia mais sobre Manchester:
- Inglaterra: O que fazer em Manchester – Roteiro de 1, 2 ou 3 dias
- Inglaterra: A histórica Catedral de Manchester
- Futebol: Museu e Tour no estádio do Manchester United
- Inglaterra: Museu Nacional do Futebol em Manchester