Confira um roteiro completo para conhecer a histórica cidade de Lincoln. Com muitos resquícios romanos e medievais, a cidade guarda uma das cópias originais da Magna Carta, um dos documentos mais importantes da história da humanidade.
A CIDADE DE LINCOLN
Lincoln é uma cidade inglesa com cerca de 150 mil habitantes, localizada no condado de Lincolnshire. No passado, ela era conhecida como a cidade romana de Lindum Colonia e se desenvolveu a partir de um assentamento da Idade de Ferro, construído perto da, chamada atualmente, área de Brayford Pool A extensão desse assentamento original é desconhecida, pois seus restos estão agora enterrados profundamente nas ruínas romanas e medievais.

Um dos seus edifícios mais famosos é o Castelo de Lincoln, um castelo normando construído no século XI. A construção da primeira catedral de Lincoln, dentro de seu recinto murado de frente para o Castelo de Lincoln, foi concluída em 1092. Os bispos de Lincoln estavam entre os magnatas da Inglaterra medieval e, Hugh of Wells, bispo de Lincoln, testemunhou a elaboração da Magna Carta em 1215. Uma das quatro cópias originais da Magna Carta está guardada na cidade. Leia mais: Inglaterra: Onde ver os exemplares originais da Magna Carta




MAGNA CARTA
A Magna Carta é um documento que limitou o poder dos monarcas britânicos, impedindo o exercício do poder absoluto. Ela foi assinada em 1215 pelo Rei João, que depois de desentendimentos com o Papa, acabou sendo obrigado a renunciar a alguns de seus direitos divinos, submetendo-se às leis dos homens. A importância deste documento é gigantesca, uma vez que inspirou a Declaração Universal dos Direitos Humanos e as constituições de muitos países democráticos.
Atualmente, a economia de Lincoln baseia-se principalmente na administração pública, no comércio, na agricultura e no turismo. Como muitas outras cidades na Grã-Bretanha,a Lincoln desenvolveu uma crescente economia em TI, com muitas empresas de comércio eletrônico se instalando ao redor da cidade.








O QUE FAZER EM LINCOLN
Para facilitar a organização do seu dia em Lincoln, colocamos todas as atrações sugeridas neste post no mapa interativo abaixo. Além das atrações (em azul no mapa), incluímos opções de onde comer e comprar na cidade (em vermelho). No final do post, você vai encontrar informações de onde se hospedar na cidade e como chegar até Lincoln, partindo de Londres.
1. HIGH BRIDGE
A High Bridge, construída por volta de 1160 d.C., é a ponte mais antiga do Reino Unido que ainda possui edifícios nela. No passado, havia uma capela dedicada a Thomas Becket, arcebispo de Canterbury (falamos sobre ele no post Inglaterra: A histórica cidade de Canterbury – Roteiro de 1 dia). Esta capela foi removida no século XVIII. Há duas lojas que fica sobre a ponte: Stokes High Bridge Cafe e Proper Pasty Shop. Pontes como esta eram comuns na Idade Média, mas a maioria já havia sido demolida por causa de sua obstrução ao fluxo do rio e ao transporte marítimo. A passagem debaixo da ponte é chamada The Glory Hole, dada pelos velejadores que se dirigiram sob a ponte para o Brayford Waterfront.




Nesta área, está uma linda escultura chamada “Empowerment”, cujo design foi feito pelo artista Stephen Broadbent e completada em 2002. Ela cruza o Rio Witham, possui 16 metros de altura e representa duas figuras humanas de alumínio e aço que se alcançam entre as águas.




2. BRAYFORD WATERFRONT
Existente há dois mil anos, o Brayford Waterfront é, atualmente, uma das partes mais vibrantes de Lincoln. Remodelado, o local já não é cercado por moradias, moinhos, cervejarias e galpões de motores, mas por uma universidade moderna, restaurantes elegantes e hotéis de renome internacional. O Brayford Waterfront é o porto interior mais antigo da Inglaterra e oferece uma ótima seleção de restaurantes e locais de entretenimento. É o lugar perfeito para relaxar em um café com vista para a água ou conhecer o belo campus da Universidade de Lincoln. É possível fazer passeios de barco pela região.
3. STEP HILL
Para chegar ao centro histórico de Lincoln, é preciso subir a Step Hill, uma rua histórica de 420 metros de extensão, que leva ao topo de uma colina onde está a Catedral de Lincoln. Ao longo dela ficam lojas independentes, casas de chá, restaurantes e pubs. A subida é cruel e muito cansativa. A parte central (e mais íngreme) da rota é inadequada para qualquer forma de veículo e apenas passável a pé. Um corrimão é fornecido ao longo desta seção. Duas casas do século XII se encontram na rua, “Jew’s House” e “Norman House“. Em direção ao topo, ficam algumas casas de enxaimel.












4. MUSEU THE COLLECTION
The Collection é um museu e galeria, que é uma junção da Galeria Usher e do City and County Museum. Qualquer material de escavações arqueológicas oficiais no condado de Lincolnshire é guardado no The Collection e, por isso, seu acervo está crescendo o tempo todo. Atualmente, conta com uma impressionante coleção de 2 milhões de objetos!




A exposição arqueológica é organizada como uma linha de tempo desde a Idade da Pedra, através da ocupação romana e viking até o período medieval. As exibições estabelecidas na Galeria Usher incluem móveis, relógios e outras formas das artes decorativas, da coleção da Usher. Há uma série de obras de arte finas de J. M. W. Turner, John Piper e L. S. Lowry. A especialidade da galeria está nos trabalhos de Peter De Wint, um ex-residente de Lincoln. Quatro galerias de vários tamanhos são reservadas para exposições temporárias.
- Endereço: 1 Danes Terrace, Lincoln LN2 1LP, Inglaterra
- Horários: diariamente de 10h às 16h
- Entrada: gratuita




5. CATEDRAL DE LINCOLN
O edifício da Catedral de Lincoln começou a ser construído em 1088 e continuou em várias fases ao longo do período medieval. Até hoje a catedral é considera a quarta maior catedral do país e, realmente, surpreende pelo seu tamanho, que inclui uma biblioteca com acervo incrível.








Sua frente conta com arcos normandos, embora haja pontos evidentes da arquitetura gótica, e incríveis vitrais decorativos. Foi no início do século XIV que a torre central foi terminada, e os claustros acrescentados, além das torres gêmeas do oeste. Hugh of Wells, bispo de Lincoln, foi um dos signatários da Magna Carta e, durante centenas de anos, a catedral guardou uma das quatro cópias restantes do original, agora exibido de forma segura no Castelo de Lincoln. Há outras três cópias sobreviventes: duas na British Library e uma na Catedral de Salisbury.








Entre os destaques da catedral estão:
- Lincoln Imp: uma famosa escultura de pedra em formato de diabinho, envolta por uma antiga lenda
- Biblioteca Wren: abriga uma coleção rara de mais de 277 manuscritos
- Rosáceas: há 2 rosáceas na catedral, característica altamente incomum entre a arquitetura medieval da Inglaterra
- Abóbadas: vários tipos diferentes de abóbadas que diferem entre a nave, corredores, coro e capelas da catedral
- Torre do Relógio: a maquinaria do relógio instalado no final do século XIX pesa cerca de 4 toneladas
- Órgão: data de 1898 e foi um trabalho de Henry Willis, não é só bonito, mas também um dos melhores do tipo no país.








- Endereço: Minster Yard, Lincoln LN2 1PX, Inglaterra
- Horários: veja a lista completa de horários neste link
- Catedral: de setembro a junho de segunda a sábado de 7h15 às 18h / domingo de 7h15 às 17h | de julho a agosto de segunda a sexta de 7h15 às 20h / sábado e domingo de 7h15 às 18h
- Tesouro: de segunda a sábado de 11h às 15h
- Tours: confira todas as informações neste link
- Entrada: £8 somente a catedral / £16 combo com o Castelo de Lincoln
Leia mais: Inglaterra: A histórica Catedral de Lincoln e a Magna Carta








6. PALÁCIO MEDIEVAL DOS BISPOS
Fundado por volta de 1175, o Palácio Medieval dos Bispos fica, literalmente, ao lado da Catedral de Lincoln. No passado, este palácio estava entre os edifícios mais importantes do país e foi um dos mais impressionantes da Inglaterra medieval, refletindo o poder e a riqueza dos bispos de Lincoln. O local fica imediatamente ao sul da muralha romana, que se tornou a muralha defensiva medieval entre o Castelo de Lincoln e a Catedral de Lincoln.




O palácio foi danificado durante a Guerra Civil Inglesa e, posteriormente, abandonado. A parte em ruínas do palácio é administrada pela English Heritage, que realizou um programa de restauração, escavação e interpretação. Um jardim moderno foi incorporado à propriedade em 2001. Para visitar o palácio, vá até a bilheteria para comprar o ticket e pegar o audio guide que guiará você por todas as ruínas do complexo.
- Endereço: Minster Yard, Lincoln LN2 1PU, Inglaterra
- Horários: de novembro a março aso sábados e domingos de 10h às 16h / de abril a outubro de quarta a domingo de 10h às 17h, fechado às segundas e terças-feiras
- Entrada: £5.50
7. ANTIGA MURALHA ROMANA
A cidade romana de Lidum Colonia foi originalmente fundada como uma fortaleza legionária romana durante o reinado do Imperador Nero. Acredita-se que a cidade tenha sido fundada em algum momento no ano 80 d.C. e abandonada no século V. Seções da muralha romana original que cercaram e protegiam o assentamento permanecem em diferentes lugares da cidade. Confira alguns exemplos:
- PORTÃO EXCHEQUER: Restos do portão sudeste do século XIII, usado como a entrada principal da Catedral de Lincoln. O arco fazia parte de uma antiga muralha medieval que cercava a área. (Endereço: Lincoln, LN2 1PZ, Inglaterra)
- ARCO PRIORY: Reconstrução do século XIX do portão de pedra arqueada medieval que leva até a catedral. (Endereço: 4-5 Priory Gate, Lincoln LN2, Inglaterra)
- PORTÃO LESTE: Datando do século III d.C., o portão pode ser visto ao lado do Lincoln Hotel. Pergunte na recepção do hotel para poder acessar o local.








8. CASTELO DE LINCOLN
O Castelo de Lincoln é um castelo normando construído no final do século XI, por William O Conquistador, no local de uma fortaleza romana pré-existente. O castelo permaneceu em uso como prisão e tribunal nos tempos modernos (nos séculos XVIII e XIX) e é um dos castelos mais bem conservados da Inglaterra. Ainda é possível caminhar pelas imensas muralhas que proporcionam uma vista magnífica sobre o complexo do castelo, a catedral, a cidade e a paisagem circundante. A experiência de andar sobre as muralhas é incrível e é toda estruturada, pois é acompanhada por um audio guide.








Depois de deixar de ser usado como um castelo medieval, por muitos anos o local foi utilizado como uma prisão na época vitoriana e ainda é possível visitar celas que recriam os ambientes do passado e que também contam com exposições interativas, contando histórias reais de pessoas que ficaram presas ali. Inclusive, pode-se visitar a antiga capela da prisão. Há também um espaço dedicado com uma exposição sobre objetos que foram escavados no local e contam um pouco da história do castelo.








Em 2012, o projeto “Lincoln Castle Revealed”, um programa de renovação de três anos começou no castelo. O trabalho envolveu a criação de um novo centro de exposições para exibir a Magna Carta, a construção de instalações para visitantes e a abertura das seções da prisão dentro do castelo ao público. O plano foi concluído em abril de 2015 para coincidir com o 800º aniversário da Magna Carta.




- Endereço: Castle Hill, Lincoln LN1 3AA, Inglaterra
- Horários: de abril a setembro diariamente de 10h às 17h / de outubro a março diariamente de 10h às 16h
- Entrada: £10 somente Medieval Walk / £14 Castle Day (acesso a todas as áreas)
£10 Medieval Walk) / £11.50 (Victorian Prison & Magna Carta) /£13.50 (Medieval Walk + Victorian Prison & Magna Carta) / £16 (combo Catedral de Lincoln + Castelo de Lincoln)
Leia mais: Inglaterra: Castelo de Lincoln e a Magna Carta
9. MUSEU DA VIDA EM LINCOLNSHIRE
Lincolnshire é o condado inglês onde fica a cidade de Lincoln. Este museu possui uma coleção variada da história social do condado, que reflete e celebra a cultura do Lincolnshire e seu povo de 1750 até os dias de hoje. As exposições ilustram a vida comercial, doméstica, agrícola, industrial e comunitária. O museu também tem exposições com recreações de lojas antigas, interiores de casas, juntamente com uma extensa coleção de máquinas agrícolas antigas, com exemplos de máquinas construídas por empresas locais.
- Endereço: Old Barracks, Burton Rd, Lincoln, Lincolnshire LN1 3LY, Inglaterra
- Horários: diariamente de 10h às 16h30
- Entrada: gratuita
10. MOINHO ELLIS
Este maravilhoso moinho de Lincoln está localizado em Mill Road, assim chamado devido aos nove moinhos de vento que anteriormente enfrentavam o oeste pelas encostas íngremes do Lincoln Edge. Ellis ‘Mill é agora o único sobrevivente dessas usinas e um excelente exemplo de uma pequena usina de torre. O moinho data de 1798, mas houve um moinho neste local desde pelo menos no meio do século XVII. O moinho foi trabalhado até a década de 1940 quando a maquinaria foi removida e caiu em abandono. Um incêndio finalmente destruiu todas as obras de madeira em 1974. Em 1977, ele foi totalmente restaurado e continua em funcionamento até hoje. Um grupo de voluntários promove tours guiados pelo moinho.
- Endereço: 21 Mill Rd, Lincoln LN1 3JJ, Inglaterra
- Horários: de outubro a março somente aos sábados de 14h ao pôr-do-sol / de abril a setembro sábados e domingos de 14h às 17h
- Entrada: gratuita




ONDE COMER EM LINCOLN
- Pizza Express (pizza)
- Olivares Tapas Restaurant (tapas espanholas)
- Jew House Restaurant (o edifício é uma dos primeiros sobrados existentes na Inglaterra em estilo normando do século XII – serve pratos variados modernos)




- La Trattoria Da Vincenzo (culinária italiana)
- Cote Brasserie (culinária francesa)
- Carluccio’s (culinária italiana)
- Gino’s (culinária italiana)
- Nando’s (pratos especializados em frango)
- Wagamama (culinária asiática)
ONDE COMPRAR EM LINCOLN
Se você pretende aproveitar a ida a Lincoln para fazer umas comprinhas, seguem alguns dos principais centros de compras da cidade:
- Waterside (shopping center mais próximo do centro antigo da cidade)
- St Marks Shopping (galeria de lojas, com algumas opções de cafés e fast foods)
- Valentine Shopping (pequena galeria de lojas de artigos variados)
ONDE SE HOSPEDAR EM LINCOLN
Para quem pretende ficar um pouco mais de tempo na cidade de Lincoln, separamos algumas sugestões de hospedagem bem próximas do centro:
- Brayford Guest House (albergue)
- ibis Lincoln (2 estrelas)
RESERVE AGORA seu hotel e economize até 50%. Leitores do Viajonários estão com um SUPER DESCONTO! E o melhor, com CANCELAMENTO GRÁTIS*!
*confira os hotéis com cancelamento grátis no site
- Holiday Inn Express Lincoln City Centre (3 estrelas)
- Lincoln Hotel, Sure Hotel Collection by Best Western (3 estrelas)
- DoubleTree by Hilton Lincoln (4 estrelas)
- Holiday Inn Lincoln (4 estrelas)




COMO CHEGAR A LINCOLN
Não existem trens diretos que ligam Londres a Lincoln, por isso, fazer uma troca de trem é algo obrigatório, mas muito simples. Os trens saem da estação London King’s Cross e param nas estações Newark North Gate, Peterborough ou Retford. A partir dessas estações, é preciso trocar de trem e pegar um outro trem até a cidade de Lincoln. O trajeto completo dura entre 2 horas e 2 horas e meia. Eu fui a Lincoln passando por Newark North Gate e foi bem tranquilo. Curiosamente, o trem que sai de Newark e vai até Lincoln tinha somente 1 único vagão! Para comprar bilhete do trem, recomendo o site TrainLine. Para mais informações sobre como andar de trem, leia o post “Dicas para viajar de trem pela Inglaterra“.
Guarde estas dicas no Pinterest!
Confira roteiros em outras cidades importantes na Inglaterra:
- BRIGHTON (cidade litorânea favorita dos londrinos)
- CAMBRIDGE (cidade universitária)
- CANTERBURY (primeira cidade cristã da Inglaterra)
- LIVERPOOL (cidade dos Beatles)
- MANCHESTER (cidade da revolução industrial)
- OXFORD (cidade universitária)
- STRATFORD-UPON-AVON (cidade de Shakespeare)
- WINCHESTER (capital da Inglaterra antes de Londres)
- WINDSOR (cidade do famoso Castelo de Windsor)
[…] Lincoln – Meu interesse por Lincoln é porque estava louca para conhecer sua catedral e seu castelo, que abriga uma das cópias originais da Magna Carta, um dos documentos mais importantes da história. Lincoln não me decepcionou e vou escrever um roteiro na cidade para 2018. Leia mais: Inglaterra: O que fazer na histórica Lincoln – Roteiro de 1 dia […]
[…] de Guildford, Castelo de Oxford, Castelo de Leeds, Castelo de Durham, Castelo de Gloucester, Castelo de Lincoln e Castelo de Old Sarum, em Salisbury. Confira uma lista mais completa de castelos normandos (em […]