Última atualização: 26/07/2019
Conheça o sítio arqueológico do Liceu de Aristóteles, um local repleto de história no coração de Atenas! Aqui você vai encontrar todas as dicas para visitar este local incrível na capital grega.
O LICEU DE ARISTÓTELES
Liceu era um templo dedicado ao deus Apollo Lyceus e utilizado para debate filosófico. O local desempenhou um papel decisivo na educação física e espiritual dos homens jovens, conjugando o conceito de ginástica como um sistema cultural, promovendo o ideal da personalidade humana completa, harmoniosa na mente e no corpo. Gradualmente, evoluiu para um centro cultural proeminente. Ele ficou famoso pela escola de filosofia fundada por Aristóteles por volta de 335 a.C.. Nesta época a.C., Atenas caiu sob domínio macedônio e Aristóteles retornou da Ásia. Em seguida, o pensador começou a lecionar regularmente no Liceu e fundou uma escola chamada “O Lyceum”.

Leia mais: Atenas: Roteiro de 3 dias na capital da Grécia
Aristóteles costumava dar aulas, seguidas por palestras públicas. O foco principal de Aristóteles como professor era a pesquisa cooperativa, uma ideia que ele fundou através de seu trabalho de história natural e uma coleção sistemática de obras filosóficas para contribuir com sua biblioteca. Seus alunos receberam projetos de pesquisa histórica ou científica como parte de seus estudos. Em 322 a.C., Aristóteles foi forçado a fugir de Atenas com sua família quando a liderança política de Atenas reagiu novamente contra os macedônios. Ele passou a ser um alvo devido a seus trabalhos anteriormente publicados apoiando o domínio macedônio. Ele passou o Liceu para Teofrasto e morreu mais tarde naquele ano em Cálcis, perto de sua cidade natal. A escola continuou a funcionar sob a administração de uma série de líderes até que o general romano Sila a destruiu durante seu ataque a Atenas em 86 a.C..

SÍTIO ARQUEOLÓGICO DO LICEU DE ARISTÓTELES
Foi somente em 1996, que restos do Liceu foram descobertos em um parque atrás do Parlamento Grego. As escavações tinham como objetivo liberar espaço para o novo Museu de Arte Moderna de Atenas. Embora houvesse registros sobre o Liceu, não havia certeza sobre a sua localização. De fato, ele está localizado bem no centro da cidade, na junção das ruas Rigillis e Vasilissis Sofias, ao lado do Museu da Guerra de Atenas, do Conservatório Nacional e nos jardins do Museu Bizantino e Cristão.
Leia mais: Grécia: Ticket combinado em Atenas para 7 sítios arqueológicos
As primeiras escavações revelaram um ginásio e área de luta livre, mas trabalhos adicionais revelaram a maioria do que se acredita ter sobrevivido à erosão causada à região pela colocação e drenagem da arquitetura próxima. Havia, inclusive, uma área de banhos onde os atletas tomavam banhos frios. Os edifícios são definitivamente os do Liceu original, porque suas fundações estão no leito rochoso e não há outros estratos mais abaixo.


Nós visitamos o local em um dia de sol escaldante em Atenas. O local é totalmente aberto e, por isso, recomendamos roupas e calçados confortáveis, além de uma garrafinha de água para hidratação constante. Por volta de toda área, há totens explicativos que contam detalhes sobre a história e curiosidades do local, bem como sobre a vida de Aristóteles. Acompanhe a ordem dos painéis para conhecer um pouco mais sobre a história deste importante local da história da humanidade.

A IMPORTÂNCIA DE ARISTÓTELES NO LICEU
O ginásio do Liceu desempenhou um papel decisivo na física e educação espiritual dos jovens. O conceito de ginástica era visto como um sistema cultural, promovendo o ideal da personalidade humana completa, harmoniosa na mente e corpo (mente sã, corpo são). Gradualmente, o local foi evoluindo para centros culturais proeminentes. No século IV a.C. as primeiras escolas filosóficas, em essência, as primeiras universidades, foram fundadas nos ginásios. Aristóteles lecionou no local durante um período de cerca de 12 anos, considerado o período mais produtivo de sua vida.

Acredita-se que o sítio arqueológico do Liceu é um dos lugares mais importantes da história do espírito humano. A construção intelectual monumental de Aristóteles e sua escola resumindo de forma coerente todas as investigações filosóficas e científicas do mundo antigo, teve influência inestimável na formação da teologia e filosofia cristã. Por 18 séculos, até o Renascimento, Aristóteles era considerado o símbolo da sabedoria humana e a autoridade indiscutível em praticamente todas as disciplinas.

COMO CHEGAR AO LICEU DE ARISTÓTELES
Para chegar ao local de transporte público, confira abaixo quais as opções e linhas de metrô estão disponíveis:
- Estação Evangelismos (Linha M3): fica a apenas 8 minutos de caminhada
- Estação Syntagma (Linhas M2 e M3): fica a cerca de 10 minutos de caminhada
RESERVE AGORA seu hotel e economize até 50%. Leitores do Viajonários estão com um SUPER DESCONTO! E o melhor, com CANCELAMENTO GRÁTIS*!
*confira os hotéis com cancelamento grátis no site
INFORMAÇÕES IMPORTANTES
Sítio Arqueológico do Liceu de Aristóteles
- Endereço: Rigillis 11, Atenas 106 75, Grécia
- Horários: diariamente de de 8h às 15h30 (até 16h durante o mês de março)
- Entrada Avulsa: € 4 (ticket combinado para 7 sítios arqueológicos: €30 – leia mais neste link)
Guarde esta dica no Pinterest!

Leia mais sobre Atenas:
- Atenas: Roteiro de 3 dias na capital da Grécia
- Grécia: 5 deliciosos restaurantes em Atenas (com mapa!)
- Jantar grego típico com dança “quebra pratos” em Atenas
- Grécia: Ticket combinado em Atenas para 7 sítios arqueológicos
- Grécia: Visita à histórica Acrópole de Atenas
- Grécia: O imperdível Museu da Acrópole de Atenas
- Grécia: Dica de hospedagem em Atenas perto da Acrópole
- Museu Arqueológico de Atenas: coleção de artefatos e arte grega
- Monte Licabeto: Aprecie as vistas do ponto mais alto de Atenas
- Grécia: A Ágora de Atenas e o Museu Arqueológico da Ágora
- Atenas: O Histórico Cemitério Kerameikos e Museu Arqueológico
- Grécia: O sítio arqueológico da Ágora Romana em Atenas




[…] Liceu Aristóteles é um dos parques arqueológicos com mais história de Atenas, pois proporciona uma verdadeira viagem à vida e à filosofia de uma das figuras de maior importância da humanidade: Aristóteles. […]