Última atualização: 08/09/2020
Milão tem uma importância muito grande para a gente. Foi a primeira cidade em que o Paulo colocou os pés na Europa. E a primeira coisa que ele fez quando chegou foi visitar o Duomo de Milão e seus telhados incríveis! Em 2013, nós voltamos juntos para Milão e lá foi o Paulo subir no telhado novamente, a área favorita dele nesta igreja fantástica e cheia de história. Temos certeza de que você também vai se encantar por essa catedral belíssima. Vem com a gente!
ITÁLIA: O DUOMO DE MILÃO E SEUS TELHADOS INCRÍVEIS
Duomo di Milano é o nome em italiano que se refere à Catedral de Milão, uma belíssima igreja gótica que foi construída ao longo de seis séculos (entre os anos de 1386 e 1965). A sede do arcebispo de Milão é a maior igreja da Itália e a quinta maior do mundo, tendo capacidade para até 40 mil pessoas!


A planta da igreja consiste em uma grande nave com quatro naves laterais, atravessada por um transepto e, em seguida, seguido por coro e abside. A altura da nave é de cerca de 45 metros. O Duomo possui mais estátuas em estilo gótico do qualquer outra igreja no mundo: são 3400 estátuas, 135 gárgulas e mais 700 outras figuras variadas decorando o local.
DICA DE ECONOMIA: MILANO CARD
MilanoCard, o cartão turístico que oferece transporte público gratuito, descontos de 10% a 100% em museus selecionados, acesso a serviços de motorista particular e muito mais. O cartão está disponível em 3 versões: 24h, 48h ou 72h. Veja mais informações neste link.
Leia mais: Itália: O que fazer em Milão – Roteiro de 2 dias

O enorme edifício é de construção de tijolo, revestido de mármore que exigem uma manutenção bastante delicada. Em 2015, foi instalado no Duomo um novo sistema de iluminação baseado em luzes LED.
VISITA AO DUOMO
Por mais que esteja um dia muito quente, não é permitido entrar na igreja de bermudas ou camisetas regatas. As mulheres devem usar saias ou vestidos que estejam, no mínimo, na altura do joelho. Antigamente, a entrada era gratuita, mas você só poderia tirar fotos de pagasse uma taxa (era dada uma pulseirinha no momento da entrada para quem era autorizado a bater fotos). No entanto, as regras mudaram e agora é preciso pagar para entrar (veja informações sobre valores do final do post).
RESERVE AGORA seu hotel e economize até 50%. Leitores do Viajonários estão com um SUPER DESCONTO! E o melhor, com CANCELAMENTO GRÁTIS*!
*confira os hotéis com cancelamento grátis no site
O que visitar no visitar no Duomo:
- Catedral
- Museu e Igreja de São Gotardo
- Cripta de São Carlos (dentro da Catedral)

- Área Arqueológica
- Camposanto Santa Maria Anunciata
- Batistério de Santo Estefano
- Telhados
É preciso comprar tickets específicos para visitar cada um dos lugares para poder visita-los (preços no final do post). Os grandes destaques são, sem dúvida, observar a grandeza da Catedral com seus vitrais gigantescos e coloridíssimos que iluminam a parte interna quando o sol toca e os incríveis telhados, construídos com a possibilidade de se caminhar facilmente para admirar as obras de arte do Duomo de Milão.

OS TELHADOS
A parte mais interessante e diferente do Duomo de Milão são seus telhados. Para acessar os telhados é preciso sair do Duomo e ir até a área que fica à esquerda (para quem olha o Duomo de frente). Você pode escolher subir de escadas ou de elevador. Ambos são pagos, mas subir de elevador é mais caro. Nossa recomendação: Achamos super tranquilo subir as escadas. Não é nada parecido com a Basílica de São Pedro em Roma ou a Catedral de Florença que são bastante cansativas. Subimos as escadas com muita facilidade, mas se você tem algum problema de locomoção, é melhor ir de elevador mesmo.



O telhado está aberto a turistas e permite que as esculturas espetaculares sejam admiradas de perto. O telhado da catedral é conhecido por uma floresta de pináculos a céu aberto.


Repare na foto abaixo o processo de restauração do Duomo em que há pináculos mais claros (mais novos) e mais amarelados (mais antigos).


Destaca-se no topo a belíssima estátua em bronze “Madonnina”, construída em 1762, que possui 108,5 metros de altura e representa a Virgem Maria.

Além das obras de arte variadas, em cima do telhado é possível ter uma vista incrível de Milão, da Piazza do Duomo, da Galleria Vittorio Emanuele II, que fica ao lado do Duomo e muito mais.



INGRESSOS, TOURS E EXCURSÕES
INFORMAÇÕES IMPORTANTES
Duomo de Milão
- Endereço: Piazza del Duomo, Milão, Itália
- Horários:
- Duomo: diariamente de 8h às 19h (bilheteria fecha às 18h, último acesso às 18h10)
- Acesso aos telhados: diariamente de 9h às 19h (bilheteria fecha às 18h, último acesso às 18h10)
- Cripta de São Carlos: de segunda a sexta de 11h às 17h30 / sábado de 11h às 17h / domingo de 13h30 às 15h30
- Área Arqueológica: diariamente de 8h às 19h (bilheteria fecha às 18h, último acesso às 18h10)
- Museu e Igreja de São Gotardo: de quinta a terça de 10h às 18h (bilheteria fecha às 17h, último acesso às 17h10) / fechado às quartas-feiras
- Camposanto Santa Maria Anunciata: de segunda a sexta de 11h às 15h
- Batistério Santo Estefano: diariamente de 9h às 18h
- Entrada:
- Duomo + Museu e Igreja de São Gotardo: 2 euros
- Duomo + Museu e Igreja de São Gotardo + Área Arqueológica: 6 euros
- Telhados (via escada): 8 euros
- Telhados (via elevador): 13 euros
- Área Arqueológica: 4 euros
- Camposanto Santa Maria Anunciata: gratuita
- Batistério Santo Estefano: gratuita
Guarde estas dicas no Pinterest!

Leia mais sobre a Itália:
- Itália: Castelo Sforzesco em Milão
- Itália: O que fazer em Milão – Roteiro de 2 dias
- Itália: Dicas de restaurantes em Milão
- Dica de hospedagem em Milão perto do Castello Sforzesco
- Itália: “A Última Ceia” de Leonardo da Vinci em Milão




Parabéns pelo site!
Muito bem escrito, com informações úteis! Está me ajudando a organizar minha viagem a Milão! 🙂
Só uma pequena correção sobre os telhados: “Ambos são pagos, mas subir de escadas é mais caro” subir de ELEVADOR é mais caro.
Olá Liliane!
Super obrigado pelo comentário! Muito bacana saber que estamos ajudando você a organizar a sua viagem!
Agradecemos enormemente a observação. O texto já foi corrigido.
Desejamos uma viagem incrível para você!
Abraços
[…] Itália: Duomo de Milão e seus telhados incríveis […]
[…] Itália: Duomo de Milão e seus telhados incríveis […]
[…] Leia mais: Itália: Duomo de Milão e seus telhados incríveis […]