Conheça a Igreja de São Francisco, uma igreja gótica histórica que é considerada um dos monumentos religiosos mais importantes e emblemáticos do Porto.
A IGREJA DE SÃO FRANCISCO
Considerada um dos monumentos religiosos mais importantes do Porto, a Igreja de São Francisco no Porto é uma igreja conhecida por sua belíssima arquitetura gótica e seu interior luxuoso, decorado com azulejos e ouro. Sua construção teve início em 1383 e ela foi finalizada em 1410, fazendo parte de complexo junto a um convento franciscano.





Em 1834, com a extensão das Ordens Religiosas em Portugal, a igreja foi entregue à Venerável Ordem Terceira de São Francisco do Porto alguns anos depois, voltando a ser reaberta ao público em 1840. Em 1910, a Igreja de São Francisco passou a ser considerada Monumento Nacional e, em 1996, junto ao centro histórico do Porto, tornou-se um Patrimônio Mundial da UNESCO. Atualmente, a igreja não se encontra aberta para os fiéis para cultos diários, pois se tornou uma atração turística e museu histórico, destinada ao turismo e à cultura.








O QUE VISITAR NA IGREJA DE SÃO FRANCISCO
A Igreja de São Francisco é mais do que uma igreja qualquer. Além de sua rica história cultural como um edifício religioso, o local é um complexo de atrações religiosas que incluem quatro áreas: a Igreja do Convento de São Francisco do Porto; a Igreja dos Terceiros e Sacristia; as Catacumbas da igreja no subsolo; e um Espaço Museológico no piso superior. Ao chegar ao local, se dirija à esquerda, onde fica a bilheteria, a Igreja do Convento de São Francisco, o Museu e as Catacumbas. A Igreja dos Terceiros e Sacristia ficam no edifício do lado oposto, subindo as escadas.




Abaixo, está uma figura que indica a localização das atrações. Em seguida, confira mais detalhes do que encontrar em cada uma dessas áreas.




I. IGREJA DO CONVENTO DE SÃO FRANCISCO DO PORTO
A Igreja do Convento de São Francisco do Porto é uma mistura de estilos (gótico, barroco e rococó), possui três naves, além de abrigar vários retábulos construídos ao longo do século XVII. No século XVIII, a igreja sofreu uma grande reforma, durante a qual seu interior foi revestido com azulejos e o teto foi revestido com folha de ouro.




O interior da igreja é conhecido por sua riqueza de detalhes, incluindo seu conjunto de talha dourada barroca, suas capelas laterais decoradas com azulejos, ouro e esculturas em madeira. Destaca-se também o seu púlpito em estilo barroco, considerado um dos mais belos de Portugal.




Entre os principais destaques da igreja estão:




1. PÓRTICO PRINCIPAL: Depois de passar pelo pórtico principal, datado do final do século XVII, do lado esquerdo encontra-se a Capela de Luís Álvares de Sousa, construída em 1474.
2. RETÁBULO DE NOSSA SENHORA DA ROSA: Trata-se de um retábulo finalizado em 1743, cujos espaços centrais apresentam duas pinturas. A pintura inferior é um mural do século XV e tem características italianas. A pintura superior representa a intervenção divina em auxílio de um eremita. Nas laterais, ficam as imagens de Santa Margarida, de Santa Maria Madalena, da Rainha Santa Isabel e de Santa Clara.












3. RETÁBULO DA ÁRVORE DE JESSÉ: Na parte superior deste retábulo de 1718 fica a imagem alegórica da Igreja, ladeada pelas da Fé e da Sabedoria. No nicho superior, estão as imagens da Virgem com o menino Jesus.
4. RETÁBULO DE SANTA LUZIA: À esquerda deste retábulo de 1740 ficam São Cristóvão e São Gonçalo e, à direita, São Diogo e São Patrício. No centro, fica a imagem de Santa Luzia.




5. CAPELA DE SANTO ANTÔNIO: Esta capela é demarcada pela estrutura em talha em estilo rococó, com a imagem central do orago ladeada por São Francisco Xavier e São Caetano.




6. CAPELA DOS BRANDÕES: Na capela lateral do lado direito fica esta capela que abriga os túmulos de Fernão e Diogo Brandão. Há também o monumento fúnebre de seu pai, João Brandão, datado de 1501. Aqui fica um retábulo dedicado aos Reis Magos, em estilo maneirista.
7. CAPELA-MOR: Um dos principais destaques da capela-mor é seu arco triunfal, que ostenta as armas da família Sá, a quem a capela foi cedida como panteão em 1550, e da Ordem de São Francisco ao centro. Nas paredes laterais ficam imagens de São Jácome da Marca, São Sebastião, São Domingos, São Francisco, São João do Prado e São João de Capristano.








8. CAPELA DA FAMÍLIA CARNEIRO: Esta capela funerária de 1525 possui um portal de desenho gótico tardio coberta por uma abóboda de nervuras adornada com florões. No interior, há um retábulo em estilo rococó com a pintura renascentista “Baptismo de Cristo com doador”.
9. RETÁBULO DA ANUNCIAÇÃO DE NOSSA SENHORA: Produzido em 1750 em estilo rococó, o retábulo é uma representação da Anunciação, com a Virgem ajoelhada à esquerda, recebendo a mensagem do Anjo Gabriel e ambos iluminados pelo Espírito Santo. Os nichos laterais ficam São Miguel Arcanjo, São João Evangelista, Santo André, São João Baptista e São Gonçalo.
10. CAPELA DA NOSSA SENHORA DA SOLEDADE: Construída em 1764, é exemplo da melhor talha rococó da cidade do Porto. A capela exibe o misticismo da devoção católica, permitindo aos fiéis que observem a imagem através de uma grade de talha dourada.




11. RETÁBULO DOS SANTOS MÁRTIRES DE MARROCOS: Datado de 1766, exibe São Gualter ao centro, introdutor da Ordem Franciscana em Portugal, e a representação de diversos momentos do martírio de frades franciscanos no Marrocos. No painel superior fica uma representação em relevo dos Mártires do Japão em Nagasaki, de 1597, na sua maioria irmãos da Ordem Terceira de São Francisco e de missionários franciscanos.




12. NICHO COM ESCULTURAS DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS: Próximo ao portal da entrada, fica um último arco que encerra um nicho que abriga um retábulo neoclássico com uma escultura medieval de São Francisco.
II. IGREJA DOS TERCEIROS E SACRISTIA
A Igreja da Venerável Ordem Terceira de São Francisco, também conhecida como Igreja dos Terceiros, foi construída em 1795 em estilo neoclássico entre a Igreja de São Francisco e a Casa do Despacho da Ordem Terceira de São Francisco. O objetivo da construção era ter um espaço maior para receber o número crescente de fiéis. A Igreja está ligada à Casa do Despacho, construída antes da igreja no lugar onde existia um albergue para pessoas pobres e o primeiro do tipo na cidade para assistência a mulheres.








Entre os principais destaques da igreja estão: as armas da Ordem no centro do arco triunfal; as pinturas no teto; a tela do altar do artista José Teixeira Barreto, representando a entrega da Regra a São Lúcio e Santa Bona por São Francisco, na presença de outros fiéis.












A sacristia é resultado do trabalho do italiano Luigi Chiari, com detalhes neoclássicos produzidos em madeira, estuque e pintura no teto. Junto com a igreja, a capela de Santo Antônio e a Sala do Lavatório formam um dos conjuntos neoclássicos mais elaborados da cidade.








III. PERCURSO MUSEOLÓGICO: MUSEU E CATACUMBAS
O Museu de São Francisco fica localizado no espaço da antiga Casa do Despacho, construída em 1746. Entre suas salas, destacam-se:
- SALA DAS ESCULTURAS RELIGIOSAS: Nesta sala ficam obras do século XVIII, período considerado um dos mais importantes da escultura portuguesa. Entre as imagens estão São Francisco de Assis, Rainha Santa Isabel, Santo Antônio, Santa Ana, Nossa Senhora, Santos Mártires de Marrocos, entre outras. Na escadaria que dá acesso ao piso superior ficam pinturas neoclássicas de 1799 do artista Vieira Portuense.
- SALA DOS TESOUROS: Esta sala abriga peças de prataria da Terceira Ordem produzidas por alguns importantes ourives da cidade do Porto durante o século XVIII. Os itens possuem estilos barroco, rococó e neoclássico. O acervo inclui peças de grande qualidade artística dos séculos XVIII e XIX que incluem cálices, castiçais, coroas, resplendores, entre outros adereços.
- SALA DAS SESSÕES: O teto da sala é decorado em caixotões ornamentados por florões, representando um exemplo incrível das artes decorativas no Porto, uma vez que foi produzida por artistas renomados incluindo José Martins Tinoco, José Teixeira Guimarães, Domingos Teixeira Guimarães e Domingos Teixeira Barreto.
CATACUMBAS DA IGREJA DE SÃO FRANCISCO
Além de sua arquitetura e decoração, a Igreja de São Francisco é conhecida por ser o local de enterro de muitas personalidades importantes da cidade, incluindo comerciantes ricos e famílias nobres. Construído em 1746, o local serviu como um cemitério pelos franciscanos para enterrar membros da irmandade até 1845, quando uma lei proibiu enterros em igrejas.








Corpos que estavam sepultados no pátio e igreja para este espaço, o qual foi expandido em 1802. O interior é marcado pela talha dos arcos da cobertura e há também um espaço de exposição de alguns dos andores da Procissão de Cinza da Venerável Ordem Terceira de São Francisco. As catacumbas abrigam uma exposição de ossos humanos, conhecida como o “ossário”, que é um dos lugares mais visitados da igreja.








INFORMAÇÕES IMPORTANTES
Igreja de São Francisco
- Endereço: Rua do Infante D. Henrique, 4050-297 Porto, Portugal
- Horários: de novembro a fevereiro de 9h às 17h30 | de março a junho e outubro de 9h às 19h | de julho a setembro de 9h às 20h
- Entrada: €7,50 | 25% de desconto com o Porto Card
Guarde estas dicas no Pinterest!
Leia mais sobre o Porto:
- Portugal: O que fazer no Porto – Roteiro de 2 ou 3 dias
- Portugal: Como ir do Aeroporto do Porto ao centro
- Porto: Hotel One Shot Aliados Goldsmith 12
- Portugal: Tour guiado no belo Palácio da Bolsa no Porto
- Restaurante Onze: Alta gastronomia no Porto
- Porto: Restaurante Francesinhas Al Forno da Baixa
- Cálem: Tour na cave mais visitada de Vinho do Porto
- Vícios à Mesa – Maus Hábitos: Pizza e cultura no Porto
- Porto.CARD: Dica de economia na cidade do Porto
- Porto: Livraria Lello, a mais bela livraria do mundo
- Portugal: Restaurante Ribeira Square no Porto
- Kind Kitchen: Comida casual vegana no Porto
- Portugal: Curiosidades e Passeios nas 6 Pontes do Porto