Última atualização: 05/01/2019
Nosso amigo Chiba já viajou muito, morou durante 2 anos na Itália, país em que fez MBA, especializando-se em mercado de luxo, e é super antenado em novidades gastronômicas. Ele é especialista quando o assunto é a cidade de Nova York, sempre trazendo dicas quentíssimas, dando ótimas sugestões de restaurantes e locais para comprar e se divertir. Neste post super especial, ele conta um pouquinho sobre a gastronomia em Nova York, a maior cidade americana, com dicas excelentes de restaurantes para todos os gostos e bolsos! Embarque conosco também nesta jornada para conhecer um pouco mais da cidade que nunca dorme através das dicas saborosas de nosso amigo viajante!
GASTRONOMIA EM NOVA YORK
New York, Nova Iorque, seja lá como você queira chamar, sim a Big Apple é o lugar no mundo, depois de São Paulo, que eu mais visitei na minha vida.
Meu objetivo é mostrar um pouco como as mais de 30 idas a esta cidade me faz querer voltar mesmo depois de tantas vezes. Vou escrever aqui o que eu mais gosto de fazer, independente se é turístico demais ou não, mas é o que eu gosto de fazer e que me deixa feliz.
Uma das coisas que eu mais aprecio em Nova York, assim como em São Paulo, é que a variedade gastronômica é realmente incrível. Confesso que nas minhas primeiras vezes eu acabava indo para as redes mais tradicionais dos EUA, queria saber se o Outback ou Applebee’s eram realmente iguais, se a sobremesa era mais gostosa, se nosso chopp era mais gelado e por aí vai. Mas, ao longo do tempo, isso foi mudando, porque no fundo não fazia sentido ir em lugares que eu poderia ir em São Paulo, e mesmo provando outras cadeias como Olive Garden (recém aberta no Aeroporto de Guarulhos) e o legendário Cheesecake Factory, hoje eu não faço mais questão de comer nesses lugares, opto por algo mais local ou uma culinária diferente.
O restaurante que eu MAIS gosto é o Buddakan. Ligeiramente clichê até para quem mora lá, desde a primeira vez que eu fui, sempre gostei muito do cardápio e do atendimento (aí sim pago com gosto os usuais 15/20% de gorjeta). O restaurante tem um ambiente muito legal, dividido em salões. O meu favorito é da biblioteca, mas confesso que ultimamente tenho sentado no salão principal mesmo (quem assistiu o filme Sex and the City, o restaurante é onde a Carrie e o Big fizeram do jantar de noivado deles – note que eu já tinha ido lá antes do filme). Minhas últimas vezes lá foram para comemorar o aniversário de 30 anos de casamento dos meus pais e o meu aniversário de 31 anos. Não preciso nem dizer que fui muito bem paparicado e a comida estava perfeitamente cozinhada!







Ali na região ainda tem outros restaurantes bacanas como o Spice Market, Pastis, Fig & Olive, The Standard Grill, etc. sendo que o próprio Chelsea Market tem muitas opções para aquele almoço rápido, sem necessidade de sentar e ser servido (sabe aquelas bandeja de sushi que você pode comprar no bairro da Liberdade, em São Paulo? Então, lá também elas estão lá, assim como sopas deliciosas caso você vá no inverno).



Um dos lugares mais legais que eu já fui, porém não vale a grana cara que você gasta lá, é o Morimoto. Não sou fã de (pasmem! eu sei), a comida não vale o preço que custa, mas nada impede de você descer no bar, tomar um drink e IR ao banheiro. Sim é isto mesmo, vale a pena ir ao banheiro! Muito interessante, não vou escrever aqui tudo, mas vá por mim! É muito diferente (se você já foi para o Japão pode pular esta).







Ouvi dizer que o Sushi of Gari é muito bom, mas eu mesmo gosto do Takahachi bem pequeno e cozy e do Mechanko-Tei em Midtown, mas o meu favorito é o Gyu-Kaku, com o churrasco japonês. É tudo muito gostoso e tranquilo, você vai cozinhando a carne do jeito que quiser. NÃO esqueça de pedir a torta de mil folhas de Chá Verde (Matcha), não tenho palavras para descrevê-la!




Existe, também as opções de comida coreana em K-town, perto do Herald Square, aonde tem a Macys. Eles são todos bem tranquilos, não é algo chique e super social, como alguns restaurantes exigem roupas um pouco mais formais, vale a pena sempre recorrer ao Yelp para checar essas informações (aliás uma dica preciosa e que vale MUITO a pena é baixar este app e usar em qualquer lugar para descobrir aonde pode comer, nem sempre conseguimos seguir a programação, então imprevistos podem acontecer e às vezes você está num local sem sugestões de restaurantes).

Se você estiver perto do Central Park, perto da Apple, na região de Midtown, uma boa é andar até o Columbus Circle, lá tem um restaurante italiano, A Voce, relativamente bom pela região e pelo preço, mas o que eu mais gosto de fazer mesmo é ir ao Whole Foods Market. Lá você encontra uma infinita variedade de comidas e coisinhas que dá vontade de experimentar. Desde chá, doces, salgados, pães, saladas, etc tudo tem a cara muito boa e o melhor, mais saudável (teoricamente orgânicos são mais caros porque fazem bem para a saúde, certo?). Se estiver frio, pegue uma sopa e um pão, se estiver calor, pegue um pink lemonade e um sanduíche (peça para esquentar no forno) e vá até o Central Park.

Se você estiver no Upper East Side, gosto muito de comer hamburger no JG Melon, fica na 74 Street com a 3ª Avenida. Mas atenção: eles não aceitam cartão de crédito! Mas vale a pena, preço super justo e muito delicioso. O Sushi of Gari fica na 1ª Avenida com 78th Street. O bairro é pouco frequentado pelos brasileiros justamente por ser mais local, então você não vai encontrar aquele frenesi todo de compras que os brasileiros costumam curtir.
Outro lugar que gosto de ir já faz alguns anos é o Lower East Side. Para ser sincero nunca tinha ouvido falar até que uma amiga minha local (na verdade uma Gerente de Loja que sempre me atendia já há alguns anos) me recomendou ir até um restaurante que ficava na esquina da Rivington com Ludlow (hoje ele não existe mais). Meu fav spot nesse bairro agora é o Stanton Social. Um lugar bacana, com gente bonita, mas um pouco low profile. Não se compara com as baladas de Midtown e toda aquela ostentação. Outro ponto é que o Lower East Side não é frequentado por turistas, muito menos por brasileiros (diferente do Meatpacking District, super IN alguns anos atrás, mas completamente lotado agora). Até para uma balada armênia eu já fui lá. Vale a pena se você quiser sair um pouco do roteiro turístico e aproveitar um lado mais local e menos consumista.
RESERVE AGORA seu hotel e economize até 50%. Leitores do Viajonários estão com um SUPER DESCONTO! E o melhor, com CANCELAMENTO GRÁTIS*!
Booking.com
*confira os hotéis com cancelamento grátis no site
Por enquanto fico por aqui, num próximo post coloco outras opções de restaurantes e de outros programas que eu gosto de fazer como: correr para poder comer tudo isso que eu escrevi e descobrir novos locais, visitar rooftop bars para finalizar bem um dia produtivo e ver o pôr-do-sol, compras – afinal quem resiste? (e o melhor, sem a muvuca dos outlets e com algumas marcas menos conhecidas, mas não menos prestigiosas).
Até a próxima jornada! Aproveitem Nova York, Nova Iorque, Big Apple! Espero que possam aproveitar as dicas e que a viagem seja memorável o suficiente para poder voltar e se aventurar em mais e mais nesta mesma cidade que eu tanto amo!
Abaixo, segue o mapa com a localização dos restaurantes sugeridos e o endereço de cada um deles. Bom Apetite!
ENDEREÇOS PARA CONHECER MAIS DA GASTRONOMIA EM NOVA YORK
- Buddakan (comida asiática): Chelsea Market, 75 Ninth Ave
- Spice Market (comida asiática): 403 W 13th St
- Pastis (comida francesa): 9 Ninth Ave
- Fig & Olive (comida variada): 3 endereços – 420 W 13th St ou 808 Lexington Ave ou 10 E 52nd St
- The Standard Grill (comida americana): 848 Washington Street com a 13th Street
- Chelsea Market (complexo de mercados e restaurantes): 75 Ninth Ave
- Morimoto (comida japonesa): Chelsea Market, 88 10th Ave
- Sushi of Gari (comida japonesa): 3 endereços – 130 W Broadway ou 347 W 46th St ou 402 E 78th St
- Takahachi (comida japonesa): 2 endereços – 145 Duane St ou 85 Avenue A
- Meckanko -Tei (comida japonesa): 131 E 45th St
- Gyu-Kaku (churrasco japonês): 3 endereços – 34 Cooper Sq ou 805 3rd Ave ou 321 W 44th St Unit 103
- Miss Korea (churrasco coreano): 10 W 32nd St
- A Voce (comida italiana): 2 endereços: 3, Time Warner Center, 10 Columbus Cir ou 41 Madison Ave
- Whole Foods Market (mercado e comidas orgânicas variadas): vários endereços – 10 Columbus Circle
- JG Melon (comida americana): 1291 3rd Avenue
- Stanton Social (bar e comida variada): 99 Stanton St



[…] pelo nosso amigo gastronômico Dan Chiba (que escreveu sobre dicas de restaurantes de Nova York neste post). É o lugar perfeito para quem quer comer carangueijo e diversos frutos do […]
[…] de restaurantes com estrelas Michelin. Um amigo nosso até escreveu um post especial com dicas gastronômicas em Nova York. Simplesmente imperdível! Leia mais sobre Nova […]
[…] dicas de lugares para aproveitar bem a gastronomia local (nosso amigo já havia escrito um post com dicas de restaurantes em Nova York). Vamos conferir as nossas dicas de restaurantes em […]
[…] Amigos Viajantes: Gastronomia em Nova York […]
[…] Amigos Viajantes: Gastronomia em Nova York […]