Última atualização: 19/06/2020
Uma dica para quem ama ciência e quer uma atividade diferente em Londres é fazer uma visita ao Faraday Museum, um museu gratuito localizado no centro da cidade, que traz muitas informações, experimentos científicos e muita história. Confira o que encontrar por lá.
ROYAL INSTITUTION E FARADAY MUSEUM
O Faraday Museum fica localizado em um prédio imponente localizado perto da região de Piccadilly que é o lar de 14 ganhadores do Prêmio Nobel e abrigou os laboratórios de algumas das maiores mentes científicas do mundo. O museu faz parte do RI, como é conhecido o Royal Institution of Great Britain (Instituto Real da Grã-Bretanha), uma organização focada na pesquisa e educação científica, fundada em 1799.



Em 1973, a Royal Institution fundou o Faraday Museum, um museu dedicado ao inglês Michael Faraday, um dos cientistas mais influentes da história. Ele contribuiu para o estudo do eletromagnetismo e eletroquímica, sendo que suas principais descobertas incluem os princípios subjacentes à indução eletromagnética, diamagnetismo e eletrólise. Como químico, Faraday descobriu o benzeno. O cientista foi um excelente experimentalista que transmitiu suas idéias em linguagem clara e simples. O destaque da exposição do museu é o laboratório original de Faraday, da década de 1850. Em frente a este laboratório está o atual laboratório de nanotecnologia de ponta. Outras exposições incluem as descobertas, pessoas e atividades da Royal Institution.

LABORATÓRIO DE MICHAEL FARADAY
O laboratório que está em exposição no museu é o laboratório real em que Michael Faraday fez suas descobertas fundamentais do efeito magneto-óptico e do diamagnetismo. A sala é preservada no andar inferior da Royal Institution e está no coração do Museu Faraday. A sala fica embaixo da parte principal do edifício e tem pouca luz natural, o que a torna perfeitamente adequada para experimentos que examinam feixes de luz. Após a morte de Faraday em 1867, o laboratório tornou-se um depósito e foi deixado sem mudanças.

Em 1931, o centenário de sua descoberta da indução eletromagnética foi comemorado com uma enorme exposição no Albert Hall e uma réplica em tamanho real do laboratório foi construída para a exposição. O arranjo moderno da sala é baseado em uma pintura da década de 1850, feita por Harriet Moore, amiga de Faraday. Todos os objetos exibidos, com exceção da lâmpada de óleo, foram usados por Faraday e incluem algumas de suas principais descobertas e principais equipamentos, como o motor elétrico, o gerador homopolar e o eletroímã gigante que ele usou em sua pesquisa diamagnética.


ECONOMIA EM LONDRES: CARTÕES DE ATIVIDADES
Para quem pretende fazer muitas coisas e visitar muitos lugares pagos em Londres, a sugestão é adquirir um dos cartões que dão direto a acessar atrações e andar de ônibus turístico economizando muito! O THE LONDON PASS é o mais famoso deles. O cartão pode ser adquirido em versões de 1, 2, 3, 4, 5, 6 ou 10 dias. Ele dá direito a entrar em mais de 60 das principais atrações de Londres e 1 dia de passeio no ônibus turístico hop-on hop-off. Além disso, o cartão oferece mais de 20 ofertas especiais exclusivas em algumas das lojas e restaurantes da cidade. Veja a lista completa de atrações inclusas neste link. Preço: a partir de £69.
Leia mais: O que fazer em Londres – Roteiro completo de 5 dias ou mais
COMO É A VISITA AO FARADAY MUSEUM
O Faraday Museum conta com exposições que estão distribuídas em três andares (veja o mapa dos andares neste link). Abaixo, confira o que encontrar em cada um deles.
>> ANDAR INFERIOR
O andar inferior do museu é onde fica a maior parte das exposições, cuja a temática é experimentação. Neste local é possível ver objetos reais que os cientistas da RI construíram e usaram em algumas das experiências mais famosas do mundo. O destaque da exposição é o laboratório magnético de Faraday, exibido na década de 1850, em frente a um laboratório de nanotecnologia de ponta. Veja aqui o tour interativo pelo laboratório. Além disso, há anotações originais de Faraday sobre seus experimentos. Neste andar, os visitantes podem se divertir no jogo de elementos químicos, testando seus tempos de reação e localizando os 10 elementos descobertos no RI (potássio, sódio, bário, boro, cálcio, cloro, magnésio, estrôncio, iodo e argônio).
>> ANDAR TÉRREO
O tema das exposições desse andar são as pessoas e personagens da história do Royal Institution. Confira uma exposição com os 14 ganhadores do Prêmio Nobel que trabalharam nos laboratórios do RI. O andar ainda inclui uma exibição de algumas das pessoas que fizeram do RI o que ele é e uma linda exposição suspensa de instrumentos ópticos que fica acima do Café do museu. Aqui também ficam áreas interessantes como a Conversation Room, uma sala ampla, usada para eventos corporativos; a Sunley Room, em estilo georginano e com vista para a Albermarle Street; e o Mezzanino, um espaço agradável e aberto.
O andar superior contém um teatro que é dedicado à comunicação com exposições que mostram alguns dos eventos incríveis que aconteceram no Royal Institution. Foi nesse teatro de 400 assentos que Michael Faraday fez a primeira demonstração de eletromagnetismo.

A maior parte dos principais cientistas do mundo dos últimos 200 anos tem alguma ligação com o RI. Alguns deles aparecem na exposição através de pinturas, itens incomuns e filmes curtos. Não deixe de conhecer a linda Biblioteca em estilo georgiano com prateleiras repletas de livros originais

Além disso, neste andar ficam a linda Georgian Room, cheia de personalidade, com pilares brancos, lareira de mármore e livros históricos; a Writing Room, ligada às salas anteriores, é um espaço menor com paredes cheias de livros; e a Demonstration Room, um espaço mais contemporâneo utilizado tradicionalmente como sala preparatória para demonstrações científicas que ocorrerão no teatro.
Booking.com
*confira os hotéis com cancelamento grátis no site
ONDE COMER NO FARADAY MUSEUM
Dentro do Faraday Museum fica o Ri’s Café, um local casual que oferece sanduíches, saladas, bolos, além de bebidas quentes e frias. Você pode conferir o menu completo neste link.

COMO CHEGAR AO FARADAY MUSEUM
O Faraday Museum fica no bairro de Mayfair, perto da região de Piccadilly e de muitas áreas famosas de compras. É muito fácil chegar até o museu através de transporte público. estações de metrô mais próximas são:
- Piccadilly Circus: atendida pela Bakerloo Line e Piccadilly Line
- Green Park: atendida pela Piccadilly Line
- Bond Street: atendida pela Central Line e Jubilee Line
- Oxford Circus: atendida pela Bakerloo Line, Central Line e Victoria Line
INFORMAÇÕES IMPORTANTES
The Faraday Museum
- Endereço: 21 Albemarle St, Mayfair, Londres W1S 4BS, Inglaterra
- Horários: de segunda a sexta de 9h às 18h | fechado aos sábados e domingos
- Entrada: gratuita
- Tours: Há tours disponíveis no The Royal Instituion que incluem o Faraday Museum pelo valor de £10 por pessoa e duração de 1 hora e meia a 2 horas – veja mais detalhes aqui
Guarde esta dica no Pinterest!

Leia mais sobre museus em Londres:
- 20 casarões históricos em Londres
- Inglaterra: Conheça 30 museus gratuitos em Londres
- 10 Históricos Museus de Guerra em Londres
- Museus que ficam abertos até a noite em Londres
- 10 museus em Londres que você precisa conhecer
- Wallace Collection: um dos melhores museus de Londres
- Saatchi Gallery: uma galeria de arte contemporânea em Londres
- Horniman Museum: um museu diversificado em Londres
- Dulwich Picture Gallery: a galeria de arte mais antiga de Londres



