A maior parte das pessoas nunca ouviu falar em Colchester, na Inglaterra. Embora pequena, a cidade abriga ruínas romanas únicas, um antigo castelo normando e muita história. Confira o que encontrar na simpática Colchester.
A CIDADE DE COLCHESTER
Colchester é uma cidade inglesa histórica que está localizada a cerca de 80 km a nordeste de Londres e possui pouco mais de 120 mil habitantes. Colchester é a cidade, que se tem registros, mais antiga da Inglaterra (chamada de Britânia, na época). O primeiro registro da existência de Colchester é uma referência do escritor romano, Plínio, O Velho, no ano de 77 d.C. Em seu relato, ele se refere à cidade através de seu nome pré-romano: Camulodunum. No passado, o local teria sido habitado pelos Trinovantes, uma tribo de origem celta. Seu poderoso governante, Cunobelin, era conhecido pelos romanos como o rei dos britânicos. Em 43 d.C., os romanos, liderados pelo imperador Claudius, invadiram a região e nomearam Camulodunum a capital da Britânia Romana.
View this post on Instagram
Após sofrer um ataque, liderado pela rainha celta Boudicca em 61 d.C., a cidade foi destruída. Algum tempo depois deste incidente, já no século II d.C., Londinium (nome em latim para Londres) passou a ser a capital da Britânia. As muralhas da cidade de Colchester de cerca de 3 mil metros de comprimento foram erguidas por volta de 65-80 d.C. quando a cidade romana foi reconstruída após a rebelião de Boudicca. Há 8 portões nas muralhas: Balkerne Gate, Headgate, Scheregate, St Botolph’s Gate, East Gate, Duncan’s Gate, Rye Gate e North Gate. Em 2004, a fundação Colchester Archaeological Trust descobriu na cidade restos de um Circo Romano (pista de corrida de bigas), uma descoberta única na Grã-Bretanha. Em 2011, embora tenha submetido a documentação necessária para se tornar a Patrimônio Mundial da UNESCO, a candidatura não foi aprovada.
Curiosidade: Um pouco de história…
O período romano da Inglaterra (Britânia Romana) durou de 43 d.C. até o início do século V (por volta de 410 d.C.), quando ocorreu a queda do Império Romano do Ocidente, concretizada em 476. A Britânia passou a ser dominada por saxões por volta do ano 500 até 1066. Segundo historiadores, durante grande parte do período da Inglaterra Anglo-Saxã, não havia capital fixa. Foi o rei saxão Alfredo, o Grande, que declarou a cidade de Winchester, a primeira capital do Reino da Inglaterra em 871. Em 1066, com a invasão normanda por William, o Conquistador, a capital foi transferida para Londres, já que a cidade havia se tornado o maior e principal centro comercial do país.

Embora a Inglaterra tenha fama de ter um clima úmido, Colchester é uma das regiões mais secas do Reino Unido. Sua posição geográfica a leste da ilha da Grã-Bretanha, faz com que o clima de Colchester seja mais influenciado pelos padrões climáticos continentais do que pelos do Atlântico. Isso leva a um clima seco em comparação com o resto do Reino Unido durante todo o ano, e a ocasionais temperaturas extremas.
O QUE FAZER EM COLCHESTER
Colocamos todas as nossas sugestões de atividades, restaurantes e locais para compras em Colchester no mapa interativo abaixo. A cidade é relativamente pequena e, por isso, é possível conhecer todos os lugares a pé, fazendo uma agradável caminhada. Em seguida, daremos mais informações sobre cada uma das nossas sugestões.
1. ST BOTOLPH’S PRIORY
Construído entre 1093 e 1100, o Priorado de São Botolfo foi um dos primeiros mosteiros agostinianos na Inglaterra. No passado, ele foi um exemplo impressionante da arquitetura normanda precoce, construído em sílex e tijolos romanos reutilizados. A igreja foi construída com grandes pilares circulares, arcos redondos e uma fachada elaborada. Em 1536, o priorado foi dissolvido devido à criação da Igreja Anglicana por Henrique VIII. Parte do edifício permaneceu sendo utilizado com uma igreja. No entanto, ela foi severamente danificada pelo fogo de um canhão durante o cerco da Guerra Civil Inglesa em 1648 e nunca mais foi reparada. Atualmente, o que é possível visitar são apenas as ruínas do antigo priorado.
- Endereço: Priory Street, Colchester, Essex CO2 7EE, Inglaterra
- Horários: 24 horas por dia
- Entrada: gratuita




2. GALERIA DE ARTE FIRSTSITE
Firstsite é uma galeria de arte contemporânea que abriu em 2011. Antes mesmo de entrar na galeria, fiquei impressionada com a arquitetura super moderna do edifício, que parece flutuar! Com diversas exposições temporárias, a Firstsite procura levar o poder transformador da arte para todos. A galeria se orgulha de ser “líder nacional no comissionamento de novas obras de arte, oferecendo oportunidades de aprendizagem inovadoras e apoiando o desenvolvimento profissional de artistas locais e regionais”.
- Endereço: Lewis Gardens, High St, Colchester CO1 1JH, Inglaterra
- Horários: diariamente de 10h às 17h
- Entrada: gratuita








3. CASTELO DE COLCHESTER
O Castelo de Colchester foi um dos primeiros castelos construídos após a invasão Normanda em 1066, a pedido de William, o Conquistador, sendo erguido sobre um antigo templo romano do século VI. A construção é a maior torre de menagem normanda da Europa. O castelo teve vários usos desde que deixou de ser um castelo real e, por muito tempo, foi uma prisão. Foi somente na década de 1920 que ele foi adquirido pela cidade de Colchester e se tornou um museu, contando com diversas exibições com objetos encontrados por arqueólogos no local, além de informações históricas da época medieval da cidade.
- Endereço: Castle Park, Colchester CO1 1TJ, UK
- Horários: de segunda a sábado de 10h às 17h / domingo de 11h às 17h
- Entrada: £7.75 / Tours: £3 + entrada












4. HOLLYTREES MUSEUM
O Museu Hollytrees está situado em um casarão construído entre 1718-19 a pedido de Elizabeth Cornelisen com o objetivo de ser sua residência particular. No entanto, Elizabeth faleceu antes da conclusão da propriedade e nunca chegou a morar no local. Quem herdou a casa foi sua sobrinha, Sarah Creffeild, casada com Charles Gray, um advogado, deputado e administrador do British Museum. O nome Hollytrees se deve ao esforço de Charles Gray em plantar árvores de azevinho e ajardinar os terrenos ao redor. O edifício foi usado como residência da família até 1920, quando foi vendido para a cidade de Colchester. Em 1929, o local abriu ao público como um museu de antiguidades medievais.
- Endereço: Castle Rd, Colchester CO1 1UG, UK
- Horários: de terça a sábado de 10h às 17h / domingo de 11h às 17h
- Entrada: gratuita








5. CASTLE PARK
Castle Park é um enorme parque público de 11 hectares que fica na área do Castelo de Colchester. Logo na entrada principal você verá um Memorial de Guerra e os portões para acessar o parque.




Ele dividido em duas partes (Upper Park e Lower Park) por uma muralha romana que o atravessa. Nesta muralha, destaca-se o Duncan’s Gate, um antigo portão romano construído no local para dar acesso ao Rio Colne, que também corta o parque. O portão recebeu este nome em homenagem ao Dr. P. M. Duncan, que escavou o local em 1853.








Dentro do parque ficam o Castelo de Colchester, o Museu Hollytrees, além de muitas áreas verdes, campo de golfe, críquete, parque de diversões, um coreto, um Café, um lago que permite passeios de barco. Nos dias de verão, muitas famílias se reúnem para fazer piqueniques nas áreas gramadas, sentar nos bancos para apreciar a paisagem. Um ótimo local para relaxar e recuperar as energias.








- Endereço: High St, Colchester CO1 1UG, Inglaterra
- Horários:
- de novembro a fevereiro: de 7h30 às 17h
- segunda metade de março & primeira metade de outubro: de 7h30 às 19h
- primeira metade de março & segunda metade de outubro: de 7h30 às 18h
- abril & primeira metade de setembro: de 7h30 às 20h
- de maio a agosto: de 7h30 às 21h
- segunda metade de setembro: de 7h30 às 19h30
- Entrada: gratuita








6. TEATRO ROMANO
Numa casa meio que escondida ao lado do Castle Park, fica o local de um antigo teatro romano que foi construído em Colchester e foi descoberto durante escavações feitas entre 1981-82. A primeira vez que passei por ali, não havia encontrado o local, mas procurei com mais atenção passando com calma pela rua e, finalmente, o encontrei. Neste local, é possível ver as ruínas do antigo teatro que tinha capacidade para 3 mil lugares. Ele foi construído em 49 d.C. em formato de um “D” e era usado para performances de peças teatrais, discursos e também um lugar para venerar os deuses. Hoje no local há também uma maquete mostrando como seria a arquitetura do edifício.
- Endereço: Maidenburgh St, Colchester CO1 1TT, Inglaterra
- Horários: não informados
- Entrada: gratuita








7. IGREJA DA SANTÍSSIMA TRINDADE
A Holy Trinity Church é o edifício da igreja sobrevivente mais antiga de Colchester, antes do ano 1000. Partes da torre da igreja foram feitas pelos anglo-saxões por volta de 1020. Ao redor dela, fica um pequeno cemitério que inclui os túmulos de William Gilbert, descobridor de eletromagnetismo e médico de Elizabeth I, e do compositor John Wilbye. A igreja foi fechada em 1953. Atualmente, o local abriga um Café e espaço jovem para artes e música.
- Endereço: 4-11 Trinity St, Colchester CO1 1JN, Inglaterra
- Horários: não informados
- Entrada: gratuita








8. TORRE JUMBO
A Jumbo Water Tower é uma grande caixa d’água que foi apelidada de “Jumbo” em homenagem a um elefante de mesmo nome do zoológico de Londres. A construção foi concluída em 1883, com a utilização de 1,2 milhão de tijolos e 819 toneladas de pedra e cimento. Na época da construção, era considerada a segunda maior torre de água da Inglaterra. Em 2008, uma instituição de caridade local queria restaurar a torre para torná-la uma atração turística com acesso público guiado. No entanto, o projeto acabou não vingando e a torre foi vendida para um produtor de aves, em 2014.
- Endereço: Balkerne Gardens, Colchester CO1 1PT, Inglaterra




9. MURALHAS ROMANAS E PORTÃO BALKERNE
O Balkerne Gate é um portão construído pelos romanos no século I, entre o ano 70 e 96, e é considerado o mais antigo e um dos maiores portões romanos sobreviventes na Grã-Bretanha. Ele foi construído na principal entrada de Colchester na época, onde a estrada romana de Londinium (nome original de Londres) cruzava a muralha da cidade.








Originalmente, o portão tinha duas passagens arqueadas e 2 calçadas largas de 17 metros de largura. O que vemos hoje é a passagem do lado sul. Uma estrutura como essa com 4 entradas construídas pelos romanos são raras no mundo. É possível ver também ruínas de uma torre de guarda junto a essa estrutura. A área ao redor do Balkerne Gate é uma das seções melhor preservadas da muralha romana e proporcionar ver no detalhe como os romanos incorporaram tijolos na largura do muro para estabilizá-lo.








10. RUÍNAS DA IGREJA ROMANA
Datando do século IV, é possível observar as fundações desta primitiva igreja romana, que é, provavelmente, a igreja cristã mais antiga da Grã-Bretanha. A área foi descoberta na década de 1980, quando escavações para a construção de uma nova delegacia de polícia perto da rotatória da Mallon Road, acabaram por revelar 371 túmulos romanos e um estreito edifício. Acredita-se que o edifício foi construído entre os anos 320 e 340 d.C.
- Endereço: 3BU, Southway, Colchester CO3, Inglaterra
- Horários: 24 horas por dia
- Entrada: gratuita








11. CIRCO ROMANO
Esse local precisa estar no seu roteiro pela cidade! Em 2005, escavações identificaram o único circo romano da Grã-Bretanha! O Circo Romano de Colchester foi construído no século II, com 450 metros de comprimento e capacidade para até 16 mil espectadores. Ele era utilizado tanto para eventos esportivos quanto para corridas de bigas. Atualmente, é possível ver de perto partes das ruínas do circo romano e o local exato onde ele ficava. Além disso, há um Centro de Visitantes que abriga exposições, videos com reconstruções do circo, uma imensa maquete do circo romano de Colchester e também um Café com bolos artesanais muito gostosos.








- Endereço: Roman Circus Walk, Colchester CO2 7GZ, Inglaterra
- Horários: aberto somente nos meses de verão entre final de março a final de setembro de terça a sábado de 11h às 16h
- Entrada: gratuita
- Tours: sábados às 12h e 13h ao custo de £3 por pessoa
















12. PORTÃO DA ABADIA DE SÃO JOÃO
Este portão decorado é o único sobrevivente da antiga Abadia Beneditina de São João, que ficava localizada fora da cidade murada de Colchester. A abadia foi fundada em 1095 e teve uma grande contribuição para o desenvolvimento da medieval Colchester. O portão foi construído em torno do ano 1400 para fortalecer as defesas da abadia depois da Revolta dos Camponeses (1381). O abade acabou sendo executado por traição após não se render aos comissários de Henrique VIII, com a criação da Igreja Anglicana no século XVI e consequente dissolução dos locais de prece católicos.




Posteriormente, a família Lucas adquiriu a propriedade e converteu alguns dos edifícios da abadia em uma residência. No entanto, o local foi bombardeado por soldados parlamentares durante o cerco da Guerra Civil Inglesa (1648). O lugar foi usado para abrigar prisioneiros holandeses na década de 1660, e, posteriormente, os demais edifícios da abadia foram demolidos.
- Endereço: St John’s Green, Colchester CO1 1RQ, Inglaterra
- Horários: 24 horas por dia
- Entrada: gratuita




ONDE COMER EM COLCHESTER
Colchester possui vários locais gostosos para comer, desde restaurantes locais até grandes redes de restaurantes encontrados por todo o Reino Unido. Confira algumas opções:
- Zizzi’s (culinária italiana)
- Bill’s (culinária britânica)
- Pizza Express (pizza)
- Nando’s (restaurante britânico especializado em pratos com frango)
- Mamma Mia Restaurant (culinária italiana)




- ASK Italian (culinária italiana)
- Bella Pais (culinária grega)
- Love Thy Burger (hamburgueria)
- Jacqueline’s Tea Room (casa de chá)
- Prezzo (culinária italiana)
- The Hole In The Wall (pub)
ONDE COMPRAR EM COLCHESTER
Quem quer aproveitar a visita a Colchester para fazer umas compras, pode dar uma passadinha por:
- Lion Walk Shopping Centre (12 Lion Walk, Colchester CO1 1LF, Inglaterra)
- Culver Square (7A Culver St E, Colchester CO1 1JQ, Inglaterra)
- St Johns Walk Shopping Centre (42 St John’s St, Colchester CO2 7AL, Inglaterra)
ONDE SE HOSPEDAR EM COLCHESTER
Separamos algumas opções de hotéis bem localizados no centro de Colchester para você que pretende se hospedar na cidade:
- The George Hotel (3 estrelas)
- Best Western The Rose & Crown Hotel (3 estrelas)
- Brook Red Lion Hotel (3 estrelas)
RESERVE AGORA seu hotel e economize até 50%. Leitores do Viajonários estão com um SUPER DESCONTO! E o melhor, com CANCELAMENTO GRÁTIS*!
*confira os hotéis com cancelamento grátis no site
- The North Hill Hotel (3 estrelas)
- Star Anglia Hotel (3 estrelas)
- Hotel GreyFriars (4 estrelas)
COMO CHEGAR A COLCHESTER
Para quem está viajando a partir de Londres, chegar a Colchester de trem é bem fácil. Basta pegar um trem na estação London Liverpool Street. A viagem leva, geralmente, de 1 hora a 1h15, dependendo do trajeto. Vale lembrar que a cidade possui 2 estações de trem: Colchester e Colchester Town. A mais próxima do centro da cidade é a Colchester Town, da qual é possível conhecer toda a cidade a pé. Eu comecei a explorar Colchester em St Botolph’s Priory e terminei no St Johns’Gate, fechado um “círculo” na cidade. Para comprar bilhete do trem, recomendamos o site TrainLine. Veja tudo o que você precisa saber para utilizar trens na Inglaterra no post: “Dicas para viajar de trem pela Inglaterra“.
Guarde estas dicas no Pinterest!
Leia sobre mais destinos para um bate-volta de Londres:
- O que fazer em Cambridge – Roteiro de 1 dia
- O que fazer em Oxford – Roteiro de 1 dia
- A charmosa cidade de Salisbury – Roteiro de 1 dia
- O que fazer em Liverpool – Roteiro de 1 ou 2 dias
- Stratford-upon-Avon – 1 dia na cidade de Shakespeare
- A charmosa cidade de Rye
- A histórica cidade de Canterbury – Roteiro de 1 dia
- Winchester: a cidade que foi capital da Inglaterra antes de Londres
- Brighton: A cidade litorânea mais famosa da Inglaterra
- Inglaterra: O que fazer em Rochester – Roteiro de 1 dia
- Inglaterra: O que fazer em York – Roteiro de 1 dia
- Inglaterra: O que fazer em Portsmouth – Roteiro de 1+ dia
- Inglaterra: Roteiro em Leicester e região do fim da Guerra das Rosas
[…] Leia mais: Colchester: primeira capital da Britânia, a Inglaterra da época romana […]
[…] pelos romanos na Grã-Bretanha. Ela foi uma fortificação defensiva construída na antiga Britânia, a Inglaterra da época romana, cujas obras foram iniciadas em 122 d.C., no reinado do imperador Adriano. Com 135 km de […]
[…] pelos romanos na Grã-Bretanha. Ela foi uma fortificação defensiva construída na antiga Britânia, a Inglaterra da época romana, cujas obras foram iniciadas em 122 d.C., no reinado do imperador Adriano. Com 135 km de […]
[…] a queda do Império Romano do Ocidente, concretizada em 476. A primeira capital foi a cidade de Colchester. A Britânia passou a ser dominada por saxões por volta do ano 500 até 1066. Segundo […]