Planejando fazer uma viagem à capital da Dinamarca. Neste post, compartilhamos 12 coisas que você precisa saber antes de visitar Copenhagen para ter uma experiência super completa na cidade.
12 COISAS QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE VISITAR COPENHAGEN
1. ERA ORIGINALMENTE UMA VILA DE PESCADORES
A cidade de Copenhagen teve suas origens como uma vila de pescadores e era conhecida como Havn, que significa “porto”. O problema é que o local era super vulnerável a ataques de piratas. Foi quando, no século XII, o bispo Absalon, um maluco consultor do Rei Valdemar, o Grande, moveu e construiu fortificações em Slotsholmen, uma ilha dentro do porto. O comércio cresceu na cidade e o local ficou conhecido como Køpmannæhafn, que significa “porto comercial”, em línguas germânicas. A palavra acabou virando København, que nada mais é o que hoje conhecemos como Copenhagen, em dinamarquês.
Leia mais: Nyhavn: Canal com Casinhas Coloridas em Copenhagen
View this post on Instagram
2. MOEDA OFICIAL NÃO É O EURO; É A COROA DINAMARQUESA
Embora faça parte da União Europeia, a Dinamarca não adotou a moeda oficial do bloco, o euro, e preferiu manter a “Coroa Dinamarquesa”, só para complicar a vida dos turistas, não é mesmo? O símbolo da moeda é DKK e ela equivale, aproximadamente, a €0,13 (algo como R$ 0,48).
3. UMA CIDADE ECO-FRIENDLY
A capital dinamarquesa tem carros elétricos, reciclagem, portos limpos e lojas que vendem roupas feitas de bambu orgânico. Um total de 64% dos quartos do hotel da cidade são certificados como eco-friendly. Três quartos da comida servida em instituições públicas é orgânica. Este é apenas o começo: em 2025, Copenhague planeja ser a primeira capital sem emissões de carbono do mundo.
RESERVE AGORA seu hotel e economize até 50%. Leitores do Viajonários estão com um SUPER DESCONTO! E o melhor, com CANCELAMENTO GRÁTIS*!
*confira os hotéis com cancelamento grátis no site
4. BICLETA É UM MEIO DE TRANSPORTE
Como os habitantes de Copenhagen amam usar bicicleta. E esse amor é demonstrado com o fato de que a cidade é cercada por mais de 400 km de ciclovias! Há muitos estacionamentos completamente lotados de bikes e as pessoas costumam usar este meio de transporte para tudo: para ir para o trabalho, escola e até mesmo balada.

5. DINAMARQUESES SÃO MUITO FELIZES
Se você está pensando que viver em um país cujo inverno é rigoroso pode ser ruim, segundo o UN’s 2013 World Happiness Report, o relatório do estudo sobre felicidade no mundo da ONU de 2013, apontou que os dinamarqueses são o povo mais feliz do mundo! Saúde, educação e segurança da mais altíssima qualidade deixa todo mundo feliz, né?
6. POSSUI A RUA PARA PEDESTRES MAIS EXTENSA DO MUNDO
O centro de Copenhagen abriga a rua exclusiva para pedestres mais extensa do mundo (1,1 quilômetro de extensão), chamada Strøget, criando um complexo enorme de lojas variadas, restaurantes e cafés. O fluxo de pedestre por dia é, em média, de 80 mil pessoas, chegando a 120 mil durante a época de Natal.
7. ABRIGA UM DOS PARQUES DE DIVERSÕES MAIS ANTIGOS DO MUNDO
Quem diria que os dinamarqueses seriam pioneiros na criação de parques de diversão e inspirariam os parques da Disney? O Tivoli e um parque de diversões localizado no centro de Copenhagen que é diversão garantida para crianças e adultos. Brinquedos, restaurantes, shows de luzes e águas, fogos de artifício, todos os ingredientes para uma grande festa estão no Tivoli. (Curiosidade: o parque de diversões mais antigo também fica na Dinamarca, a poucos quilômetros de Copenhagen).
Leia mais: Copenhagen: Tivoli – a inspiração para os parques da Disney




8. HÁ UMA CIDADE INDEPENDENTE DENTRO DE COPENHAGEN
É uma coisa totalmente maluca, mas há uma cidade independente dentro de Copenhagen! Freetown Christiania, ou somente Christiania é uma área de 34 hectares com cerca de 850 habitantes que vivem em uma comunidade autogerida por eles mesmos. Christiania tem sido uma fonte de controvérsia desde sua criação, numa área militar em 1971. O espírito da comunidade de Christiania foi logo permeado por valores anarquistas e do movimento hippie, sendo o consumo de “drogas leves” como a maconha permitido. No entanto, é estritamente proibido tirar fotos dentro de suas dependências.
9. ORIGEM DE VÁRIAS HISTÓRIAS INFANTIS
Uma das atrações mais famosas de Copenhagen é a estátua da “A Pequena Sereia”, aquela mesma que conhecemos do filme da Disney. Quem criou essa e várias histórias infantis foi o escritor dinamarquês Hans Christian Andersen. Ele é famoso por também ter escrito “O Patinho Feio”, “A Roupa Nova do Rei”, “A Polegarzinha” e “A Rainha da Neve”, que inspirou o filme “Frozen”, sucesso total e absoluto da Disney.
View this post on Instagram
10. O GOVERNO É UMA MONARQUIA E COPENHAGEN ABRIGA DIVERSOS CASTELOS E PALÁCIOS REAIS
Para quem não conhece muito bem a Dinamarca, vale ressaltar que o país é uma monarquia, governada pela Rainha Margrethe II. E por ser uma monarquia, há muitos palácios e castelos espalhados pela cidade. Um dos mais importantes é o Palácio de Rosenborg, onde estão guardadas as joias da Coroa Dinamarquesa. Mas há outros belíssimo como Christiansborg e Amalienborg, onde reside o atual governo.
Leia mais: Copenhagen: Castelo Rosenborg e Joias da Coroa Dinamarquesa




11. É UMA REFERÊNCIA EM DESIGN
Copenhagen é uma cidade referência quando o assunto é design com uma série de artistas originais e muitas lojas para comprar móveis, vidros e cerâmicas diferenciados. Há até mesmo um museu voltado ao assunto, o Design Museum, com exposições interessantes e inovadoras.
12. POSSUI RESTAURANTES ESTRELADOS
Para quem é apaixonado por alta gastronomia, Copenhagen conta com restaurantes de culinária diversificada e de altíssima qualidade. Há 15 restaurantes com estrelas da Michelin, sendo um deles o Noma, nomeado 3 vezes o melhor restaurante do mundo. É claro que é preciso fazer reserva com MUITA antecedência para conseguir uma mesa nestes estrelados restaurantes. Outras opções são:
- 3 estrelas: Geranium
- 2 estrelas: AOC
- 1 estrela: 108, Kong Hans Kælder, Marchal, Clou, Studio, Relæ, Den Røde Cottage, Kokkeriet, Era Ora, Formel B, Kiin Kiin, Søllerød Kro, Kadeau
Guarde estas dicas no Pinterest!
Leia mais sobre Copenhagen:
- Copenhagen: Castelo Rosenborg e Joias da Coroa Dinamarquesa
- Dinamarca: O que fazer em Copenhagen – Roteiro de 3 dias
- Palácio Christiansborg: Sede dos três poderes da Dinamarca
- Copenhagen: Tivoli – a inspiração para os parques da Disney
- Dinamarca: Como ir do Aeroporto de Copenhagen ao centro
- Dinamarca: Dica de hospedagem econômica em Copenhagen
- Dinamarca: Dicas de onde comer em Copenhagen (com mapa!)
- Dinamarca: O que fazer em Copenhagen – Roteiro de 3 dias
- Rundetårn: Torre Redonda de Copenhagen
- Nyhavn: Canal com Casinhas Coloridas em Copenhagen
- Palácio de Amalienborg: residência da família real dinamarquesa
Amei as informações,deu até vontade de conhecer, a forma como se expressa é muito transparente. #viajonários#Diamarca#sonhodeconsumo❤
Olá, Solange!
Que bacana que você gostou das informações e da forma de escrita. Esperamos poder ajudar a planejar a sua viagem assim que possível!
Abraços
[…] contando com uma famosa estátua. Antes de viajar, nós recomendamos que você leia o post “12 coisas que você precisa saber antes de visitar Copenhagen” para estar bem preparado para visitar esta linda […]
[…] 12 coisas que você precisa saber antes de visitar Copenhagen […]
[…] 12 coisas que você precisa saber antes de visitar Copenhagen […]