Última atualização: 07/01/2019
Uma das coisas que as pessoas que visitam o Vale do Silício mais gostariam é de fazer um tour pelas empresas de tecnologia, não é mesmo? Mas, infelizmente, as empresas acreditam que isso poderia ser um problema para os funcionários que precisam de concentração e silêncio para inovar e fazer tanta coisa bacana que vemos depois de tanto esforço e dedicação.
O Google está dando um passo importante no sentido de deixar os visitantes felizes! Sabendo dessa curiosidade das pessoas em conhecer melhor a sede da empresa, a maior empresa do mundo está criando um Centro de Visitantes em sua sede na cidade de Mountain View, no Vale do Silício (já tínhamos adiantado isso neste post). O local ainda está em desenvolvimento, mas já existe uma versão beta do que virá a ser o futuro Centro de Visitantes do Google. O local ainda é restrito para funcionários e visitantes com crachá acompanhados de um funcionário.
RESERVE AGORA seu hotel e economize até 50%. Leitores do Viajonários estão com um SUPER DESCONTO! E o melhor, com CANCELAMENTO GRÁTIS*!
Booking.com
*confira os hotéis com cancelamento grátis no site
Nós estivemos por lá recentemente e vamos mostrar um pouquinho do que o Google está preparando para o público! Mal podemos esperar pelas novidades dessa empresa que não para nunca de inovar!




O aviso ainda comunica que este Centro de Visitantes do Google temporário é apenas para funcionários, chamados de Googlers e acompanhantes com crachá. Pedem desculpas por não estar aberto para visitantes não acompanhados por um funcionário e convidam para visitar o Android Sculpture Garden.
Por dentro do Centro de Visitantes do Google…
Registramos tudo o que você encontrará no Centro de Visitantes do Google em fotos e em um video bem bacana. Separamos em 15 tópicos os principais destaques de nossa visita por lá.
1. Harvest Food Bank
Passando pela porta, há um pequeno corredor com algumas informações nas paredes de ambos os lados. Do lado direito, pode-se ver algumas plaquinhas comemorativas do Second Harvest Food Bank. Trata-se de uma ma organização sem fins lucrativos que é uma rede nacional de bancos de alimentos que alimenta mais de 46 milhões de pessoas por meio de distribuição de alimentos, cozinhas comunitárias, abrigos e outras agências de base comunitária em comunidades e lidera os Estados Unidos na luta contra a fome.

2. As viagens promovidas pelo Google
Ao lado da homenagem do Second Harvest Food Bank estão duas fotos muito interessantes da equipe de funcionários nos primórdios do Google. A foto da esquerda é durante o inverno no Lake Tahoe e a segunda é em um passeio na Disneyland, em Anaheim, na Califórnia.

Do lado, uma placa conta que o Google originalmente levava todos os seus funcionários no final do ano para esquiar na região do Lake Tahoe, quando a companhia ainda era pequena e apenas alguns carros acomodavam todos os funcionários. Na foto acima, todos estão dentro do rink de patinação no gelo na estação de Squaw Valley. No entanto, em 2006, o Google já tinha tantos funcionários que precisou alugar todos os 4 hotéis inteiros que existem em Squaw Valley. Em 2007, a empresa tinha crescido ainda mais e foi decidido que a viagem seria para a Disneyland, por ser um lugar maior. A foto mostra os funcionários tomando completamente a rua principal do parque. No ano seguinte, o Google definiu que as viagens deveriam ser organizadas em cada departamento, pois era inviável organizar uma única para a empresa inteira, que já era uma gigante.
3. Crayon Graph
Do lado esquerdo de quem entra no Centro de Visitantes do Google está um gráfico imenso que toma toda a parede. Trata-se de um gráfico feito à mão pelo funcionário Lucas Pereira que mostra a oscilação de consultas no buscador do Google entre os anos de 1998 e 2004! Ele registrou tudo ano após ano até o Google se tornar uma grande empresa com a intenção de encorajar outras pessoas a fazer uma linha do tempo, fazendo isso de maneira bastante informal com crayon (giz de cera).

4. Área Principal do Centro de Visitantes do Google
Passando pelo corredor, logo de cara já dá para avistar a área central do Centro de Visitantes com sofás coloridos, quatro bonecos gigantes do Android, mesinhas e dois Google Glass, aqueles óculos malucos do Google que nada mais é que um dispositivo semelhante a um par de óculos, que fixados em um dos olhos, disponibiliza uma pequena tela acima do campo de visão. A pequena tela apresenta ao seu utilizador mapas, opções de música, previsão do tempo, rotas de mapas, e além disso, também é possível efetuar chamadas de vídeo ou tirar fotos de algo que se esteja a ver e compartilhar imediatamente através da internet.

Os outros dois Androids gigantes que ficam logo na entrada:

5. Google + Hangouts
Virando para à direita, ainda olhando nas paredes, estão uma série de fotos importantes e com o famoso Dalai Lama. Essas fotos a Ana viu na primeira visita que fez ao Google e elas ficavam dentro do prédio 43, agora foram deslocadas para o Centro de Visitantes. Aliás, mais coisas foram trazidas do Prédio 43 e vamos falar delas.
A placa entre as fotos menciona que, em 2011, Dalai Lama daria uma palestra falando sobre a Paz em homenagem ao aniversário de 80 anos do arcebispo Desmond Tutu. No entanto, a viagem foi cancelada em cima da hora por problemas de visto. Um funcionário do Google viajou até a Cidade do Cabo com hardware e câmeras e promoveu um “Hangout” entre Dalai Lama e Desmond Tutu pela primeira vez fora dos Estados Unidos, já que eles não conseguiriam se reunir pessoalmente.
6. Google Bike
Não daria para deixar de citar as queridas bicicletas do Google. Há uma placa explicando que o campus do Google em Mountain View foi se tornando tão grande que o deslocamento a pé de um prédio para outro passou a ficar muito demorado. Pensando em facilitar a vida dos funcionários, os responsáveis pela área de transportes da empresa resolveram disponibilizar as bicicletinhas. Hoje elas são padronizadas, têm cesta na frente, campainha, freio de pé e de mão e assentos confortáveis (para nós que já testamos, nem são tão confortáveis assim). Há um time de 6 técnicos que bicicletas que são responsáveis pelos reparos. Caso queira tirar uma foto na bicicleta, é permitido.

7. As comodidades/facilidades do Google
O Google disponibiliza para seus funcionários muitas formas de se divertir na empresa. Mesas de pingue-pongue, jogos, video-game, etc. Um exemplo destas comodidades é o mini golfe que está em exibição no Centro de Visitantes do Google.

Há um quadro com muitas fotos falando sobre os benefícios que a empresa proporcionam aos seus funcionários, entre eles: comida de graça a qualquer momento em que você estiver na empresa, atividades esportivas, massagem. Acima de tudo, a mensagem é passar qual é a cultura da empresa, um lugar que pensa na qualidade de vida do funcionário, que cultiva hortas orgânicas, que permite que você leve seu cachorro para trabalhar do seu lado. Tudo é válido para deixar os Googlers mais confortáveis para ter ideias criativas e inovadoras.

8. Reprodução do ambiente de trabalho
Há um espaço dedicado para mostrar como é um escritório do Google com mesa, computadores, cesto de lixo que separa o lixo reciclável, cama para o seu cachorro, etc. Além disso, há um mesa com muitos post-its coloridos, que mostra os princípios do Desing Thinking sendo utilizados no dia-a-dia da empresa para a geração de novas ideias.


9. Google Earth
Esse item também ficava no Prédio 43 quando a Ana visitou a sede da empresa em julho de 2014. O local é formado por uma tela com várias TVs e uma série de botões de controle para você selecionar alguma parte do mundo e poder ver no detalhe o local. Quer ver a Ponte Golden Gate em San Francisco ou a Torre Eiffel em Paris no detalhe? Aqui é possível!

10. Piscina de bolinhas
Uma piscina de bolinhas em formato estranho também é um dos itens em exibição no Centro de Visitantes do Google. Ela foi criada por um funcionário do Google para o Burning Man, um festival de arte e música que acontece anualmente no meio do deserto em Nevada durante 10 dias, em que é construída uma cidade e, quando o festival termina, é destruída. Não é permitido fazer nenhum tipo de compra em dinheiro. Tudo o que você for comer ou beber deve ser levado por você ou trocado com as demais pessoas que participam do festival. Lá vale tudo, é um local para cada um se sentir à vontade para fazer o que quiser e ser ela mesma. O Burning Man é uma parte importante da cultura do Google e os fundadores da empresa Larry Page e Sergey Brim estão todos os anos por lá. O primeiro Doodle do Google (aquelas representações diferentes e divertidas que sempre aparecem quando você abre o Google quando alguma data comemorativa, aniversário de alguém famoso ou evento está sendo celebrado) foi uma homenagem ao Burning Man.
Voltando à piscina de bolinhas, depois que o festival terminou, o Google não sabia o que fazer com ela e a levou para fazer parte do divertimento dos funcionários.
11. Hora de relaxar
Há um espaço mostrando alguns exemplos de locais em que os funcionários podem relaxar ao longo do dia, seja em uma poltrona colorida, uma cadeira de massagem (a Ana testou e falou que é fantástica) ou essa poltrona futurista que, na verdade é uma cadeira de relaxamento que além de você poder curtir uma música, pode também ouvir discursos motivadores de pessoas importantes.

12. Fotos de funcionários, celebridades e clientes
Chade-Meng Tan, conhecido como Meng é um engenheiro de software e motivador no Google, que se juntou à empresa em 2000 (é o funcionário número 107 da empresa). Ele é muito conhecido por tirar fotos com celebridades, autoridades e famosos em geral no campus da empresa. Na galeria há fotos com Bill Clinton, Barak Obama, Al Gore entre outros.

12. A evolução do Chrome
Chrome é o navegador do Google que é uma das maiores criações da empresa até agora. Já é um dos melhores e mais usados navegadores do mundo.

13. Carro Sem Motorista
Mais uma parte da exposição que ficava anteriormente no Prédio 43. Muitas mensagens na parede e uma é especial, do Lao Tzu, que diz “uma jornada de mil milhas começa com o movimento de um pé”. Este pequeno espaço mostra a evolução das pesquisas do Google com o objetivo de ter um carro funcional sem a necessidade de um motorista. É o futuro bem pertinho de nós.

14. Celular Gigante
Não poderia deixar de estar presente no Centro de Visitantes um espaço dedicado ao sistema operacional Android. Mais que isso, lá está um celular gigante e você pode interagir com ele bastando tocar em sua tela.

15. Coleção de Mini-Androids
Esse bonequinhos são adoráveis, não é mesmo? A última parte da nossa visita ao passeio foi nessa parede com várias prateleiras repletas de Mini-Androids das mais diversas cores! A ideia inicial era trazer à vida o mascote do mundo virtual para perto dos usuários. Os Androids, com o tempo, ganharam novos figurinos e designs e podem ser comprados na loja do Google.

VIDEO
Fizemos um video curtinho passeando pelo Centro de Visitantes do Google. Esperamos que se divirtam assistindo a esse pedacinho da maior empresa de tecnologia do mundo!
Google Visitor Center beta
- Endereço: 1911 Landings Dr, Mountain View, CA 94043 (piso superior)
Quer saber mais sobre o Google? Leia os posts:
- O que fazer no Vale do Silício
- Visitando a Sede do Google no Vale do Silício
- Tour pela Sede do Google no Vale do Silício



[…] Vale do Silício: Centro de Visitantes do Google […]
[…] Centro de Visitantes do Google […]
[…] SUPER DICA! Leia mais: Centro de Visitantes do Google […]
[…] O Centro de Visitantes do Google […]
[…] Centro de Visitantes do Google […]