Última atualização: 26/07/2019
Conheça o sítio arqueológico do Cemitério Kerameikos, que também abriga um museu arqueológico repleto de história no coração de Atenas! Aqui você vai encontrar todas as dicas para visitar este local incrível em Atenas.
O CEMITÉRIO KERAMEIKOS
O sítio arqueológico de Kerameikos (Cerâmico) é uma pequena parte do antigo Deme Ático de Kerameon, localizado na extremidade noroeste da cidade. Ele compreende parte da Muralha de Themistoclean, o Portão de Dipylon e o Portão Sagrado, a Pompeion, o recinto de sepultamento da Estela de Hegeso, a Demosion Sema e outros monumentos conhecidos. No passado, Kerameikos (cerâmica, em grego) era um assentamento de oleiros e de pintores de vasos, e o principal centro de produção dos famosos vasos áticos, devido à existência de depósitos de argila. As partes que estavam localizadas perto da margem do rio sofriam continuamente com enchentes, e, assim, a área foi convertida em ruas repletas de cemitérios e monumentos funerários. Com o decorrer do tempo, o local se transformou no cemitério mais importante da antiga Atenas.

As primeiras tumbas dos Kerameikos datam da Idade do Bronze (2.700-2.000 a.C.). O cemitério se expandiu continuamente e o número de túmulos aumentou ao longo dos séculos. O local foi muito usado entre o período helenístico e o cristianismo primitivo (de 338 a.C até, aproximadamente, o século VI d.C.). Os vasos atenienses mais importantes vêm dos túmulos dos Kerameikos. Entre eles está o famoso “Dipylon Oinochoe”, que tem a inscrição mais antiga escrita no alfabeto grego.
RESERVE AGORA seu hotel e economize até 50%. Leitores do Viajonários estão com um SUPER DESCONTO! E o melhor, com CANCELAMENTO GRÁTIS*!
*confira os hotéis com cancelamento grátis no site
CURIOSIDADE: POSTO DE PESTE
Durante a construção da estação de Kerameikos para o extenso Metrô de Atenas, um poço de peste e aproximadamente mil túmulos dos séculos IV e V a.C. foram descobertos. Na época, a epidemia durou dois anos e matou cerca de um terço da população.

Leia mais: Atenas: Roteiro de 3 dias na capital da Grécia
MUSEU ARQUEOLÓGICO KERAMEIKOS
As escavações de Kerameikos começaram em 1870 e muitos objetos antigos foram recuperados. Em 1935, o Museu de Kerameikos foi construído para abrigar os itens encontrados durante essas escavações.

O museu foi aberto em 1937 e, em 1960, sua estrutura foi ampliada para abrigar novas peças encontradas durante escavações. Ele está alojado em um pequeno edifício neoclássico que abriga a mais extensa coleção de artefatos relacionados a sepulturas na Grécia, variando de esculturas em mármore de grande escala a urnas funerárias, estelas, jóias, brinquedos etc.

As exposições são exibidas em ordem cronológica e de acordo com sua proveniência. Uma curiosidade é que os vasos atenienses mais importantes são provenientes justamente dos túmulos de Kerameikos. O museu incorpora pátios internos e externos, onde as maiores esculturas são mantidas.

COMO CHEGAR AO CEMITÉRIO KERAMEIKOS
Para chegar ao local de transporte público, confira abaixo quais as opções e linhas de metrô estão disponíveis:
- Thissio (Linha M1): fica a apenas 6 minutos de caminhada
- Kerameikos (Linha M3): fica a 7 minutos de caminhada
- Monastiraki (Linhas M1 e M3): fica a 10 minutos de caminhada
INFORMAÇÕES IMPORTANTES
Cemitério Kerameikos e Museu Arqueológico Kerameikos
- Endereço: 148, Ermou Str, Kerameikos, Atenas 118 54, Grécia
- Horários: de terça a domingo de 8h às 15h
- Entrada Avulsa: €8 (ticket combinado para 7 sítios arqueológicos: €30 – leia mais neste link)
Guarde esta dica no Pinterest!

Leia mais sobre Atenas:
- Atenas: Roteiro de 3 dias na capital da Grécia
- Grécia: 5 deliciosos restaurantes em Atenas (com mapa!)
- Jantar grego típico com dança “quebra pratos” em Atenas
- Grécia: Ticket combinado em Atenas para 7 sítios arqueológicos
- Grécia: Visita à histórica Acrópole de Atenas
- Grécia: O imperdível Museu da Acrópole de Atenas
- Grécia: Dica de hospedagem em Atenas perto da Acrópole
- Museu Arqueológico de Atenas: coleção de artefatos e arte grega
- Monte Licabeto: Aprecie as vistas do ponto mais alto de Atenas
- Grécia: A Ágora de Atenas e o Museu Arqueológico da Ágora
- Grécia: O sítio arqueológico da Ágora Romana em Atenas



