Conheça Cascais, um município litorâneo ao lado de Lisboa recheado de belezas naturais, praias e lindas vistas do Oceano Atlântico!
O MUNICÍPIO DE CASCAIS
Pertinho de Lisboa, Cascais é repleta de belas praias e atrações interessantes que envolvem muita história e cultura. Com quase 215 mil habitantes, o município é dividido atualmente em 4 freguesias (um tipo de divisão administrativa como um distrito ou bairro) com destaque para as duas primeiras: Cascais e Estoril (litoral); Carcavelos e Paredes (litoral); Alcabideche; e São Domingos de Rana. Esta região, também chamada de “Riviera Portuguesa”, é conhecida internacionalmente como um destino de luxo por sua história como lar dos ricos, famosos e da realeza europeia. Cascais abriga ruínas de um castelo, alguns museus, parques, charmosas ruas de paralelepípedos do centro histórico, muitos prédios turísticos, além de bons restaurantes.





UM POUCO DE HISTÓRIA…
A região em que Cascais está sendo habitada desde a pré-história, produzindo um importante patrimônio arqueológico. Fundada em 1364, sua econômica sempre foi voltada para a produção agrícola (vinho, azeite, cereais e frutas), pesca e extração de recursos. Sua posição estratégica também contribuiu para sua importância militar. Por volta de 1488, o rei João II construiu uma pequena fortaleza na cidade, situada à beira-mar. A fortaleza foi ampliada no final do século XVI pelo rei Filipe I, transformando-a em uma típica cidadela renascentista com o perfil plano característico e planta em forma de estrela.




A partir do século XIX, tornou-se um dos destinos favoritos das elites. A história de Cascais como popular estância balnear teve origem na década de 1870, quando o rei Luís I de Portugal e a família real portuguesa fizeram da vila à beira-mar a sua residência todos os meses de setembro, atraindo também membros da nobreza portuguesa, que ali estabeleceram uma comunidade de veraneio.




Cascais é conhecida pelos muitos membros da realeza que ali viveram, incluindo o Rei Eduardo VIII do Reino Unido, quando era o Duque de Windsor, o Rei Juan Carlos I de Espanha e o Rei Humberto II de Itália. Devido à neutralidade de Portugal na Segunda Guerra Mundial e à elegância e passado real da cidade, Cascais tornou-se o lar de muitas das famílias reais exiladas da Europa, incluindo as de Espanha (Casa de Bourbon), Itália (Casa de Sabóia), Hungria e Bulgária. Suas histórias são contadas no Espaço Memória dos Exílios, em Estoril. Até os dias de hoje, a cidade continua a ser um popular destino de férias, hospedando muitos eventos internacionais, embora seja um dos lugares mais caros para morar em Portugal.




QUANDO VISITAR CASCAIS
Cascais é uma boa opção para visitar o ano inteiro, sendo excelente para dar um mergulho e tomar sol entre os meses de maio e novembro. Em geral, os meses mais quentes são de julho a setembro, embora essa época também seja a de preços mais caros de hospedagem, devido à demanda das férias de verão. Os meses de julho e agosto são também os menos chuvosos do ano, o que é excelente para quem quer curtir uma praia, mas o mês de novembro é o que costuma concentrar mais dias de chuvas. O mês mais frio é janeiro. Em média, no verão, as temperaturas variam entre 19ºC e 23ºC, e, no inverno, entre 13ºC e 17ºC. Nós estivemos em cascais em maio e o tempo estava excelente com dias ensolarados e temperaturas muito agradáveis. Para programar a sua viagem, vale a pena também ficar de olho nos eventos mais importantes que acontecem em Cascais ao longo do ano:
- Meia Maratona de Cascais (abril): O evento tem partida e chegada na Baía de Cascais e passa pelos sítios mais emblemáticos do Concelho.
- Procissão de Nossa Senhora dos Navegantes (agosto): Procissão muito antiga e tradicional de terras de pescadores, ocorre no verão e inclui um cortejo pelas ruas do centro histórico e por mar.
- Festas do Mar (agosto/setembro): A procissão de Nossa Senhora dos Navegantes integra as Festas do Mar, herdeiras da Festa dos Pescadores lançada em 1965. Depois de um período sem ocorrer, elas foram retomadas em 1992.
- Maratona de Lisboa (outubro): Com início em Cascais, tem um dos percursos mais pitorescos de entre as grandes maratonas do mundo. O percurso é feito pelo litoral proporcionando vistas incríveis e uma brisa refrescante.




COMO CHEGAR E SE LOCOMOVER EM CASCAIS
Nós estávamos fazendo um tour de norte a sul em Portugal quando visitamos a cidade pela primeira e vez e, por isso, alugamos um carro para viajar pelo país, o que facilitou muito o nosso deslocamento para áreas mais distantes. Cascais fica bem pertinho de Lisboa e é bem tranquilo fazer um bate-volta da capital até a cidade para passar o dia. A maneira mais prática de ir até Cascais é de trem urbano (chamado de “comboio” em Portugal). A passagem custa €2,25 por trecho, a viagem dura cerca de 40 minutos e os trens saem da estação Cais do Sodré, geralmente, a cada 15 minutos, entre 5h30 a 1h30 da manhã. Horários e informações podem ser encontrados no site oficial do Comboios de Portugal (veja pdf com horários aqui). Você pode ir até a estação final, Cascais, ou conhecer a região parando em estações anteriores, como Oeiras, Carcavelos, Parede e Estoril.




O QUE FAZER EM CASCAIS
Cascais é uma região repleta de belezas naturais e atrações interessantes. Para facilitar o seu planejamento para conhecer a área, colocamos todas as dicas citadas neste post no mapa interativo abaixo. Em azul, estão os principais pontos de Cascais; em verde, os destaques de Estoril; em laranja praias bacanas em Parede e Carcavelos. Além disso, sugestões de restaurantes e áreas de compras estão indicadas em vermelho, dicas de hospedagem podem ser encontradas em cinza escuro e estações de trem e outras dicas estão em preto. Em seguida, confira detalhes sobre cada uma das atrações e dicas para conhecer Cascais.
>> CASCAIS
1. PRAIAS DO CENTRO HISTÓRICO
- PRAIA DA RATA (PRAIA DAS MOITAS): Localizada entre Cascais e Estoril, é uma pequena praia rochosa de águas claras e praia arenosa que fica situada ao longo do paredão do calçadão marítimo entre Cascais e Estoril. A praia não possui estacionamento, mas o acesso é muito fácil.




- PISCINA OCEÂNICA ALBERTO ROMANO: Esta estrutura de apoio aos banhistas adquiriu o seu nome em homenagem a um antigo presidente da Junta de Turismo da Costa do Estoril. O acesso à piscina e gratuito e pode ser feito através do paredão de Cascais, com estacionamento pago disponível no final da Alameda Duquesa de Palmela.




- PRAIA DA DUQUESA & PRAIA DA CONCEIÇÃO: Quando a maré está baixa, essas duas praias ficam conectadas e formam um excelente complexo com uma ótima infraestrutura, com bares, restaurantes e lojas, além de atividades aquáticas. As águas são tranquilas sem ondas ou correntes marítimas, sendo ótima para nadar, praticar stand up paddle, entre outras atividades. Na praia da Conceição também é o início do paredão marítimo com cerca de 3km até a Praia da Azarujinha, em São João do Estoril, ótima pedida para uma caminhada para curtir a beleza da área.








- PRAIA DA RIBEIRA: É a praia mais central da área histórica de Cascais, mas muito pequena, com pouco mai de 100 metros de comprimento. No passado, era a praia dos pescadores, já que está em frente ao cais de pesca e era onde os barcos de pesca ficavam. Super charmosa, como fica em uma região muito central da cidade, geralmente fica bem cheia de turistas. Em uma das extremidades, fica o Palácio Seixas, um palácio construído sobre as ruínas do antigo Forte de Santa Catarina, que atualmente pertence à Marinha Portuguesa e fica ao lado do Cais dos Pescadores. A praia em si não tem muita infraestrutura, mas há muitas opções de restaurantes, bares e Cafés nos arredores.




- PRAIA DA RAINHA: Esta é a menor praia de Cascais, mas também uma das mais charmosas. Ela tem apenas 50 metros de comprimento e fica ainda menor com a maré alta. Em 1889, esta praia era propriedade particular da Rainha Amélia e, por este motivo, tem esse nome. A pequena praia de águas calmas é rodeada por rochas, proporcionando um cenário pitoresco. Para bonitas vistas, vá até o Miradouro Fernandes que fica entre o Cais da Praia da Ribeira e a Praia da Rainha.








2. RUAS HISTÓRICAS DO CENTRO DE CASCAIS
Uma das atividades mais prazerosas para fazer em Cascais é caminhar por suas ruelas estreitas de paralelepípedos e calçadões de pedestres para curtir o clima da cidade. A Rua Frederico Arouca é, provavelmente, a rua mais importante de Cascais.








Aberta somente para o trânsito de pedestres, ela é repleta de lojinhas, ligando a Praia da Conceição, passando pela Alameda Combatentes da Grande Guerra até o Largo de Luís de Camões, onde ficam ótimas opções de bares e restaurante com música ao vivo e grande variedade gastronômica. Paralela à Rua Frederico Arouca fica a Avenida Valbom, com várias opções de lojinhas. Ela termina na Rua Visconde Luz, rua onde fica uma das drogarias mais antigas do país (Drogaria Costa). Esta rua, próxima do Jardim Visconde da Luz, também é exclusiva para pedestre em direção ao centro histórico, assim como a Rua Afonso Sanches.




Seguindo pela Passeio de Dom Luís I, com vista para o mar, chega-se em frente à Baía de Cascais, o principal largo da cidade. Neste local, acontecem diversos eventos ao longo do ano, como festivais musicais durante o verão e até mesmo os mercadinhos natalinos no fim do ano. Em frente, fica a Praça 5 de Outubro, onde fica a Câmara Municipal de Cascais, o Museu da Vila (entrada gratuita) com exposições que contam a história de Cascais e uma bela estátua D. Pedro I, famoso por sua trágica história de amor com Inês de Castro. A pouco metros dali fica o Teatro Gil Vicente.




3. CIDADELA DE CASCAIS
A Cidadela de Cascais é um conjunto de fortificações construídas entre os séculos XV e XVII para defender a costa de Cascais e o estuário do rio Tejo e proteger contra os ataques à capital Lisboa.












A cidadela integra três complexos distintos, a Torre de Santo António de Cascais, a Fortaleza de Nossa Senhora da Luz e a zona do antigo Paço Real. A primeira construção de um forte no local foi entre 1410 e 1415. Consideraram-se necessárias melhorias, pois a baía de Cascais era constantemente ameaçada pelos ingleses. Em 1488, foi iniciada uma torre de estilo medieval, a sudoeste da Baía, sob as ordens de D. João II de Portugal. O forte, conhecido por Torre de Santo António de Cascais, foi concebido para partilhar, com navios de artilharia e outras duas fortalezas, a resistência a um possível ataque militar a Lisboa.




A construção do Forte de Nossa Senhora da Luz de Cascais, é a parte mais mais alta da muralha e foi encomendada por Filipe I para fornecer mais reforços. Iniciou-se em 1594, projetado para aproveitar a existente Torre de Santo António de Cascais. A fortaleza tinha um pátio interior que permitia a comunicação entre os três baluartes e o acesso às baterias, quartéis e cisternas. O reforço e ampliação da Cidadela foi posteriormente realizado por volta de 1648, sob o controle de D. João IV.








A estrutura sofreu novas modificações e reparações até 1755, altura em que sofreu danos consideráveis devido ao terramoto de Lisboa. No século XIX, o rei Luís I de Portugal ordenou a adaptação da cidadela para se tornar um local de descanso e retiro para a família real e nobreza e a área do Palácio da Cidadela de Cascais (atualmente, um museu com linda decoração e mobiliário) foi construída. Uma curiosidade é que a Cidadela de Cascais foi a primeira área de Portugal a ter luz elétrica nas ruas, a partir de 1878.




Mais recentemente, um hotel 5 estrelas chamado Pestana Cidadela Cascais – Pousada & Art District foi construído nos edifícios da Cidadela, que agora também abrigam um centro de artes conhecido como Pestana Cidadela Arts District. Além disso, a Nova Marina de Cascais, uma com 650 ancoradouros, foi inaugurada em 1999 e desde então tem realizado muitos eventos de vela. Nesta região ficam várias lojas, bares e restaurantes.








- Endereço: Palácio da Cidadela de Cascais – Av. Dom Carlos I, 2750-310 Cascais, Portugal
- Horários: Visitas guiadas às sextas, sábados e domingos às 11h30, 14h30 e 16h | visitas às quintas-feiras pode, ser feita com marcação prévia obrigatória | veja mais aqui
- Entrada: 5€ (palácio e galeria) | 3€ (palácio ou galeria)
4. BAIRRO DOS MUSEUS
Esta é uma área de Cascais que integra diversos museus da cidade, exibindo toda importância cultural desta região ao redor do bonito Parque Marechal Carmona (Endereço: Praceta Domingos D’Avilez Av. da República, 2750-642 Cascais, Portugal). A ideia foi criar um espaço em que os visitantes possam sair de um espaço e entrar em outro rapidamente e fazer uma verdadeira maratona pelos museus da cidade. É possível comprar um ticket único no valor de 13€ que dá acesso a vários os museus do complexo (lista completa aqui), ou comprar bilhetes individuais para visitar somente aqueles que mais interessar. Entre os principais museus podemos citar.
- CENTRO CULTURAL DE CASCAIS: Instalado no antigo Convento de Nossa Senhora da Piedade, tem exposições em 3 andares com exposições permanentes da Fundação D. Luís, mostras temporárias, além de concertos e outros eventos. (Endereço: Av. Rei Humberto II de Itália, 2750-642 Cascais, Portugal | Horários: de terça a domingo de 10h às 18h | Entrada: €5)
- CASA DAS HISTÓRIAS PAULA REGO: Trata-se de um edifício de arquitetura bem diferentona com cerca de 620 obras da artista Paulo Rego, incluindo desenhos, gravuras, pinturas e tapeçarias, além de algumas obras do seu marido Victor Willing. O jardim do museu também é muito bonito. (Endereço: Av. da República 300, 2750-475 Cascais, Portugal | Horários: de terça a domingo de 10h às 18h | Entrada: Entrada: €5




- MUSEU DO MAR REI DOM CARLOS I: (Endereço: R. Júlio Pereira de Mello, 2750-319 Cascais, Portugal | Horários: de terça a sexta de 10h às 18h, sábado e domingo de 10h às 13h e de 14h às 18h | Entrada: €3)




- MUSEU CONDES DE CASTRO GUIMARÃES: Inaugurado em 1931, este é o museu mais antigo de Cascais. Os Condes de Castro Guimarães moraram na residência entre 1910 e 1927. É possível visitar a sala de jantar, biblioteca, salas, quadros. (Endereço: Av Rei Umberto II de Itália Parque Marechal Carmona, 2750-319 Cascais, Portugal | Horários: de terça a domingo de 10h às 18h | Entrada: €4)




- CASA DE SANTA MARIA: Já foi uma luxuosa residência privada, construída em 1901, que mistura diversos estilos e influências arquitetônicas. Em 2004, foi adquirida pela Câmara Municipal que a transformou em um museu. Está sem móveis, mas possui uma rica coleção de azulejos e pinturas, principalmente do barroco português. (Endereço: Rua do Farol de Santa Marta, 2750-341 Cascais | Horários: de terça a domingo de 10h às 18h | Entrada: €5 e inclui a visita ao Farol Museu de Santa Marta)




- CASA SOMMER: Este belo edifício é a antiga residência do milionário Henrique Sommer e, desde 2016, aqui funciona o Arquivo Histórico Municipal e a Livraria Municipal de Cascais. (Endereço: Av. da República 132, 2750-298 Cascais, Portugal | Horários: de segunda a sexta de 9h às 13h e de 14h às 17h, sábados e domingos de 10h às 13h e de 14h às 18h)
5. PRAIA & FAROL MUSEU DE SANTA MARTA
Um pouco mais afastada do centro histórico de Cascais, fica a Praia de Santa Marta, uma enseada localizada pertinho da Marina de Cascais, a oeste da cidade. No passado, esta praia era privativa para a residência dos Condes Castro Guimarães (que citamos anteriormente). A construção da Marina acabou mudando o sistema de marés da praia e, atualmente, ela perdeu a finalidade turística que tinha anteriormente. Junto à areia fica uma esplanada com vista para a Ponta de Santa Marta. Em meio às rochas, fica o Farol de Santa Marta, um farol construído em 1868 com 20 metros de altura. Em formato retangular, ele é feito de alvenaria e decorado com azulejos brancos e azuis que desenham faixas e uma lanterna vermelha.




O farol foi construído no terreno do Forte de Santa Marta e, atualmente, abriga um museu do farol, aberto em 2007 após um processo de restauração. O acervo do Museu do Farol de Santa Marta foi integralmente constituído pela Marinha Portuguesa. A área expositiva está dividida em dois espaços nas antigas residências dos faroleiros e inclui uma sala com informações sobre a história dos faróis em Portugal e uma outra sala dedicada especialmente ao Farol de Santa Marta.
- Endereço: Praceta Farol, 2750-642 Cascais, Portugal
- Horários: de terça a sexta de 10h às 17h | sábados e domingos de 10h às 13h e de 14h às 17h | fechado às segundas-feiras
- Entrada: €5 (inclui acesso à Casa de Santa Maria)




6. BOCA DO INFERNO
Enquanto as praias de Cascais têm águas calmas e tranquilas, este local perigoso é exatamente o oposto. A Boca do Inferno é uma incrível formação rochosa localizada nas falésias à beira-mar em que as águas do mar atingem vigorosamente as paredes rochosas.












No passado, talvez tenha sido uma caverna, mas a erosão exercida pela ação das águas das chuvas “dissolveram” as rochas e formaram cavidades e grutas no interior dos calcários. Um arco foi criado ao longo do tempo, e as ondas agora entram e saem dele. O local proporciona vistas deslumbrantes e é uma ótima pedida para apreciar o pôr do sol. No inverno, as ondas ficam ainda mais fortes, fazendo juz ao seu nome. As ondas podem atingir as falésias mais altas, o que torna o local fascinante, mas ao mesmo tempo muito perigoso e algumas pessoas já perderam a vida no local. O local pode ser acessado com uma caminhada a partir do centro histórico da cidade, ou através de ciclovias, tornando o acesso muito fácil.
- Endereço: Av. Rei Humberto II de Itália 642, 2750-642 Cascais, Portugal
















7. CASA DA GUIA
Instalada em um palacete reformado do século XIX, na antiga Quinta dos Condes de Alcáçovas, a Casa da Guia é um espaço de 2 hectares que abriga uma série de restaurantes, Cafés e lojas variadas. As vistas deslumbrantes o mar podem ser admiradas a partir de esplanadas, terraços, jardins e do anfiteatro ao ar livre. É um espaço excelente para quem quer combinar compras, refeições em um ambiente belíssimo e muito agradável.
- Endereço: Avenida Nossa Senhora do Cabo 101, 2750-374 Cascais, Portugal
- Horários: diariamente de outubro a abril: de 10h às 19h | de maio a setembro de 10h às 20h | restaurantes diariamente de 10h às 2h da manhã




8. FAROL DE NOSSA SENHORA DA GUIA
A cerca de 300 metros da Casa da Guia fica o Farol de Nossa Senhora da Guia, mais conhecido como Farol da Guia. Trata-se de uma construção de pedra de 28 metros de altura com formato octogonal construído em 1761 a pedido dos navegadores portugueses, que sentiram a necessidade em ter um ponto, ou “um guia”, que lhes indicasse a proximidade da entrada do estuário do Tejo em Lisboa e o aguardado fim de viagem. O primeiro farol foi construído em 1523, mas o terremoto de 1755 o deixou muito danificado, tornado imperativo que fosse reconstruído. Em 1955, ele foi eletrificado e, em 1982 foi automatizado, passando a ser controlado a partir da Central da Direção de Faróis.




9. FORTE DE SÃO JORGE DE OITAVOS
O Forte de São Jorge de Oitavos é uma estrutura de proteção erguida entre 1642 e 1648 no contexto da Guerra de Restauração da independência portuguesa para defender possíveis invasores que chegarem pelo Rio Tejo. Ele foi construído com um plana poligonal com os lados desiguais. A sua defesa é complementada por guaritas cobertas nos ângulos salientes e por uma linha de mosqueteria. No interior do Forte, o edifício onde se localizavam o quartel, a casa de pólvora, os armazéns e as cozinhas há uma exposição organizada em dois núcleos. No Núcleo I está a linha defensiva do Tejo, as fortificações de Cascais e o Forte de S. Jorge. No Núcleo II, a exposição é sobre artilharia e guarnição nos finais do século XVIII.
- Endereço: Estrada do Guincho, 2750-642 Cascais, Portugal
- Horários: de terça a domingo de 10h às 18h
- Entrada: 3€




10. PRAIAS DO OESTE
- PRAIA DO ABANO: Próxima da famosa Praia do Guincho, esta praia de areia localizada em uma área mais baixa que está exposta a ventos fortes e ondas poderosas principalmente no inverno. Há um restaurante no terraço com vista para a praia que é uma boa pedida para dias quentes de verão. Para chegar à praia, é preciso pegar um trecho de estrada não asfaltada com muitas vagas de estacionamento.
- PRAIA DO GUINCHO: A praia do Guincho é uma das melhores de Cascais. Com ventos fortes e ondas grandes, esta é uma praia perfeita para a prática de surf, windsurf e kitesurf, enquanto as águas calmas das praias a leste atraem muitos visitantes para banho de mar. A praia ficou famosa por ter sido local de filmagem de um dos longas de James Bond, “Ao Serviço de Sua Majestade”. Em 2012, foi listada como uma das 7 Maravilhas de Portugal na categoria Praias de Uso Desportivo. O nome é uma referência a uma espécie de ave de rapina conhecida em Portugal como “guincho”.




- PRAIA DA CRISMINA: É uma praia de areia rodeada de falésias, ventos fortes e correntes marítimas poderosas, cujo acesso é feito por um caminho junto ao Hotel Fortaleza do Guincho, onde fica o Restaurante Fortaleza do Guincho, premiado pelo guia Michelin. Do lado oposto, fica o Forte de Crismina, uma pequena fortificação de arquitetura militar barroca, de planta hexagonal e um único piso, que tinha como objetivo dificultar o desembarque de eventuais tropas de ataque ao território português.
>> ESTORIL
Estoril é um famoso destino conhecido por seus hotéis luxuosos, belas praias e o Casino Estoril. O território do Estoril é habitado há séculos, devido às suas condições climáticas e ambiente favorável. Ao longo de seu território existem vestígios dispersos destas primeiras comunidades (fenícios, romanos e árabes) e Estoril herdou um rico patrimônio cultural, arquitetônico, hábitos e costumes. Em 1915, nasceu a freguesia de Estoril, mas ela foi extinta em 2013, no âmbito de uma reforma administrativa nacional, tendo sido agregada à freguesia de Cascais, para formar uma nova freguesia denominada União das Freguesias de Cascais e Estoril com a sede em Cascais. Estoril abriga vários eventos, tais como torneio de tênis Estoril Open (abril/maio) e o festival de cinema Lisbon & Estoril Film Festival (novembro). Antigamente, também recebia o Grande Prêmio de Portugal, prova da Fórmula 1 que ocorreu no Autódromo do Estoril entre 1984 e 1996.
11. PRAIAS
- PRAIA DO TAMARIZ: Esta é, provavelmente, a praia mais importante de Estoril. Com 190 metros de extensão, areias fofas, águas transparentes, a Praia do Tamariz é uma praia com ótima infraestrutura. Ela é rodeada por diversos bares e restaurantes, além da Reverse Pool & Beach Lounge (famosa piscina paga de água salgada construída nos 1960 e remodelada em 2016, tornando-se praticamente um clube com espaços para relaxar e restaurante) e a Piscina Oceânica do Tamariz (“piscina” projetada nos anos 1950 boa para nadar). Na extremidade leste da praia fica o Forte da Cruz, construído no século XVII. Ele fazia parte das fortificações de defesa da linha costeira. O seu nome original era “Forte da Cruz de Santo António d’Assubida” e tinha por finalidade cruzar fogo com outro forte, que já não existe, chamado “Forte de Santo António”.




- PRAIA DA POÇA: Com cerca de 160 metros de extensão, a Praia da Poça é uma praia de areia um pouquinho inclinada que fica entre duas encostas. As águas são calmas e existem algumas rochas submersas. A praia tem uma boa infraestrutura com estacionamento, além de estar próxima a restaurantes, bares e posto médico.
- PRAIA DA AZARUJINHA: Esta pequena praia com apenas 45 metros de extensão, é uma praia de areia com uma suave inclinação, cerca por falésias, cujo acesso é feito exclusivamente caminhando através do paredão e descendo pelas escadas. Antes chamada de Praia da Cadaveira, o nome atual foi adotado em 1910 como homenagem ao Conde de Azarujinha, proprietário de um palacete perto da praia.
- PRAIA DE SÃO PEDRO DO ESTORIL: Esta bonita praia de areias douradas e águas azul turquesa tem cerca de 280 metros de extensão e fica pertinho da estação de trem. Ela conta com uma boa infraestrutura com chuveiros, banheiros, posto médico, restaurantes nas proximidades e até mesmo o Centro de Interpretação Ambiental da Pedra do Sal. É uma boa pedira para esportes aquáticos e conta até com uma escola de windsurf. É uma das mais procuradas pelos turistas.
12. CASINO ESTORIL
Estoril não é Las Vegas, mas não deixa de ter um famoso cassino. O Casino Estoril é o maior cassino da Europa e o maior complexo de entretenimento de jogos e lazer de Portugal. As obras do cassino tiveram início em 1916, mas a inauguração só veio a acontecer em 1931. Durante a Segunda Guerra Mundial, o cassino era um lugar muito frequentado por espiões e exilados, até mesmo membros de famílias reais. Nos anos 1960, o cassino passou por uma grande reforma e foi ampliado.




A grande referência do Casino Estoril é o “Salão Preto e Prata“, equipado com tecnologia de última geração, é muito utilizado para espetáculos e jantares, já que tem capacidade para até 1 mil pessoas. O Casino Estoril dispõe ainda de um moderno auditório com capacidade para 350 pessoas, que pode acolher congressos, bem como jazz, teatro, música clássica ou concertos. A galeria de arte é uma das mais prestigiadas do país, com exposições permanentes de pintura e escultura e o restaurante chinês Estoril Mandarim, é um dos muitos restaurantes do cassino e tem se destacado como um dos mais elegantes da Europa. Embora o Casino Estoril tenha inspirado o escritor Ian Fleming a escrever o livro “Casino Royale” (1953), o primeiro de James Bond, o filme “007: Casino Royale” (2016) não foi gravado no local. Mas, o Casino Estoril aparece no filme “007 – A Serviço de Sua Majestade” (1969).
- Endereço: Av. Dr. Stanley Ho, 2765-190 Estoril, Portugal
- Horários: diariamente de 15h às 3h




13. MUSEU DA MÚSICA PORTUGUESA
Instalado na Casa Verdades de Faria, o Museu da Música Portuguesa é um espaço cultural para estudo e discussão sobre questões ligadas à Identidade Musical. O acervo reúne peças que refletem a cultura e a atividade musical, artística e política do século XX português e abrangem áreas da música, musicologia e etnomusicologia, etnografia, história, literatura, artes plásticas e decorativas. Além disso, o museu vasto conta com um vasto programa cultural com exposições temporárias, ciclos de concertos, conferências, programas educativos.
- Endereço: Av. Sabóia 1146, 2765-420 Estoril, Portugal
- Horários: de terça a domingo de 10h às 18h | fechado às segundas-feiras
- Entrada: 3€




14. FORTE DE SANTO ANTÓNIO DA BARRA
Construído por volta de 1590, o Forte de Santo António da Barra, também é conhecido como Forte de Santo António do Estoril, Forte Velho e até mesmo Forte de Salazar, pelo fato de ser a residência de férias do ditador português António de Oliver Salazar. Considerado uma das principais fortificações marítimas da região, o forte possui uma planta poligonal irregular estrelada, com dois baluartes exteriores com guaritas cilíndricas com cúpulas nos vértices.




No centro do há edificação acasamatada quadrada, com uma capela e uma segunda cintura de muralhas. Entre as duas linhas de muralhas há um fosso. No entanto, apesar da sua importância, a estrutura vai perdendo a função estratégica com o tempo e vai sendo abandonada. Em meados do século XX, a estrutura foi remodelada e acabou servindo como residência de Salazar. Em 1968, ele sofreu uma queda no forte e episódio foi decisivo no processo de decadência do seu regime. Em 2016, o forte sofreu um incêndio e foi, posteriormente, reformado. O forte foi aberto ao público em 2019 com muitas instalações explicando a história do Forte, sua função e como foi usado por Salazar.
- Endereço: Av. Marginal 73, Estoril, Portugal
- Horários: sábado e domingo de 10h às 18h
- Entrada: gratuita




>> PAREDE & CARCAVELOS
15. PRAIAS
- PRAIA DE BAFUREIRA: Esta pequena praia escondida ao redor do promotório da Praia de São Pedro do Estoril com um restaurante construído na falésia. Como ela é dominada por rochas, não é muito apropriada para nadar e tomar banho de sol.
- PRAIA DAS AVENCAS: A Praia das Avencas fica bem escondida sob as falésias íngremes que dominam esta praia. A praia é completamente arenosa, mas à medida que a maré baixa, o fundo do mar torna-se cada vez mais rochoso e muito recomendável para quem quer praticar snorkel, embora seja importante tomar cuidado com ondas fortes. Trata-se da 1ª área marinha protegida com gestão local do país. Seu nome é uma referência à planta avenca que possui uma longa tradição de uso medicinal.




- PRAIA PAREDE: Com cerca de 130 metros de extensão, essa praia rochosa com declive acentuado tem uma boa infraestrutura, com um estacionamento, bares, restaurantes, salva-vidas e primeiros socorros. No entanto, não é muito indicada para banho de mar devido ao excesso de rochas.
- PRAIA DE CARCAVELOS: A Praia de Carcavelos é primeira praia oceânica após a foz do rio Tejo, sendo uma das mais populares da região por conta de sua proximidade com Lisboa. A praia conta com areias douradas, ótima infraestrutura, e é um dos grandes destinos de surf da região de Lisboa. Há muitos restaurantes e bares nos arredores. A faixa longa de areia atrai muitos visitantes e é possível fazer aulas de surf e alugar equipamentos. O Forte de São Julião da Barra (uma das maiores fortificações marítimas de Portugal, que já serviu de prisão militar e política, mas não está aberto à visitação), construído no século XVI, encontra-se a leste da Praia de Carcavelos.




- PRAIA DO MOINHO: Essa praia muito procurada por praticantes de surf, windsurf e bodyboard, tem uma pequena área de areia em forma de concha e muitas rochas que dificultam o acesso à água. Essa praia marca a fronteira com Oeiras e tem um bar, também chamado Moinho, com espreguiçadeiras e sofás.
SUGESTÃO DE ROTEIRO EM CASCAIS
Abaixo, você encontrará uma sugestão de roteiro para conhecer o centro de Cascais e os arredores. É apenas uma ideia de como você pode combinar sua visita, ficando a seu critério o que pretende incluir no seu roteiro.
- DIA 1: Se você tiver apenas 1 dia em Cascais e estiver sem carro, nossa sugestão é seguir esse roteiro do item 1 ao item 6, escolhendo as atrações de seu interesse e programando um tempo para curtir as praias.
- DIA 2: Os itens 7, 8, 9 são um pouco mais afastados e o 10 tem praias mais afastadas e é legal deixar um tempo maior para curti-las. Se tiver tempo e estiver de carro, pode deixar um dia somente para essas atrações ou seguir para o norte para conhecer praias na região de Sintra, alguma atração sugerida no DIA 1 ou até mesmo a região desde Estoril até Carcavelos (itens 11 a 15).
- DIA 3: Em um terceiro dia, aproveite para conhecer Estoril (itens 11 a 14) e as praias de Parede e Carcavelos (item 15) ou pode substituir por uma visita à encantadora cidade de Sintra, a poucos quilômetros ao norte de Cascais. Confira uma sugestão bacana de itinerário no post “Portugal: O que fazer em Sintra – Roteiro de 1, 2 ou 3 dias“.
ONDE COMER E COMPRAR EM CASCAIS
Para a hora que a fome bater, separamos algumas sugestões interessantes para fazer uma refeição ou apenas comer um petisco, tomar uma bebida ou sorvete de frente para o mar. Confira algumas dicas abaixo.
CASCAIS
- Capricciosa (comida italiana)
- Roots Cafe (pizzaria)
- Masala Indian Restaurant (comida indiana)
- House of Wonders (ambiente colorido, com terraço, comida vegetariana incrível) – veja nossa experiência aqui!
- Gelados Santini (sorvetes de frutas e sabores únicos)
- Bijou de Cascais (pastelaria clássica com doces tradicionais)
- Pizzaria Lambretazzurra (pizza)
- Bubbles and Bites (petiscos, comida saudável, internacional, opções vegetarianas)
- Tanah Vegan (vegana)
- Dona Flor Bistrô (vegana)
- Taberna Clandestina Cascais (petiscos, tábuas de queijos e charcuteria, cocktails)
- Hamburgueria do Bairro (rede de restaurantes, hambúrgueres, saladas, sobremesas, opções veganas)




- Sushíssimo (comida japonesa)
- Moules & Gin (mexilhões)
- Hífen (bar, frutos do mar, mediterrânea, opções vegetarianas e veganas)
- Confraria (comida japonesa)
- Taberna da Praça (Cidadela Cascais, petiscos portugueses, carnes, brunch, internacional, mediterrânea, menu com citações de escritores ligando a literatura e a gastronomia)
- Restaurante Mar do Inferno (junto a Boca do Inferno, especializado em peixes frescos e mariscos)
- Furnas do Guincho (mariscos, saladas, sopas, peixes, carnes)
- Monte Mar (peixes e frutos do mar)
- Spot by Fortaleza do Guincho (premiado pelo guia Michelin, petiscos, saladas, sanduíches, hambúrguer, carnes, peixes)
- Bar do Guincho (bar em frente da praia com hambúrgueres, sanduíches, saladas)
- Artisani (sorvetes artesanais italianos)
- Local – Your Healthy Kitchen (no Mercado da Vila, comida saudável, opções veganas) – veja nossa experiência aqui!








ESTORIL
- Boteco da Linha (frutos do mar, hambúrguer, pratos portugueses)
- Água da cascata vai correndo na ribeira e acaba no mar (sushi, opções vegetarianas e veganas)
- Paco Bigotes (comida mexicana, ceviches, tortillas)
- Restaurante Taj a Palhota (comida indiana)
- Lamassa (comida italiana com massa fresca)
- Organic Caffe (dentro do Estoril Wellness Center, café da manhã, entradas, wrap, hambúrguer, bowls, opções veganas)
- Cimas (frutos do mar, carnes, peixes)
- Tertúlia do Monte (comida mediterrânea, europeia, portuguesa, opções vegetarianas)
- Monte’s Bistro (comida mediterrânea)
- Azimut (bar e restaurante de frente para o mar, frutos do mar, saladas, peixes)
- Pastelaria Garrett (confeitaria com doces portugueses tradicionais, bolo-rei)
PAREDE & CARCAVELOS
>> PAREDE
- Jay’s Brunch Caffe (panqueca, waffle, tapioca, saladas, hambúrguer, opções veganas e sem glúten)
- Bar Avencas (bar de frente para o mar com comida portuguesa, saladas, hambúrgueres)
- Eduardo das Conquilhas (frutos do mar, peixes, carnes)
- Sushiway (comida japonesa, opções vegetarianas)
- Pastelaria Ribeiro (confeitaria, vários doces portugueses típicos)




>> CARCAVELOS
- Bar Moinho (bar com vista para o mar bom para comer um sanduíche e petisco)
- Capricciosa Carcavelos (beach lounge com praia praticamente privativa, cocktails, pizza e vários pratos saborosos)
- Bar dos Gémeos (um dos mais populares, com uma bela esplanada, hambúrgueres (inclusive opção vegetariana), sanduíches, saladas)
- A Pastorinha (restaurante de frente para o mar com pratos de frutos do mar)
- Windsurf Cafe (um dos melhores bares da região, que começou como escola de windsurf, sanduíches, hambúrgueres e peixes)
- A Chaleira (salão de chá, sangria, bolos e sobremesas, sanduíches, scones, saladas)
- Hamburgueria do Bairro (rede de restaurantes, hambúrgueres, saladas, sobremesas, opções veganas)
- Gutsy (hambúrgueres, wraps, saladas, opções veganas)
- Artisani (sorvetes artesanais italianos)
ONDE SE HOSPEDAR EM CASCAIS
Caso você esteja planejando se hospedar em Cascais e região para aproveitar melhor as atrações que a área tem a oferecer, abaixo segue uma lista de sugestões interessantes, bem localizadas e bem avaliadas.
CASCAIS
3 ESTRELAS
- Suites Guest House (veja nossa experiência aqui!)
- Cascais City & Beach Hotel
- Cascais Hotel
- Hotel Baia
- Kavia Hotel do Lago
4 ESTRELAS




5 ESTRELAS
- The Albatroz Hotel
- Hotel Cascais Miragem & Health Spa
- Pestana Cidadela Cascais – Pousada & Arts District
- Farol Hotel
- Grande Real Villa Itália Hotel & Spa
- Senhora da Guia Cascais Boutique & Hotel
- Martinhal Cascais Lisbon Luxury Resort Hotel
- The Oitavos
- Sheraton Cascais Resort – Hotel & Residences
- Onyria Quinta da Marinha Hotel
- Hotel Fortaleza do Guincho Relais & Châteaux




ESTORIL
ATÉ 3 ESTRELAS




4 ESTRELAS
- Vila Gale Estoril
- Estoril Luxury Suites & Spa
- Hotel Estoril Eden
- Hotel Inglaterra – Charme & Boutique
- Clube do Lago Hotel
- InterContinental Cascais-Estoril, an IHG Hotel
- Amazonia Estoril Hotel
5 ESTRELAS




CARCAVELOS
Guarde estas dicas no Pinterest!
Leia mais sobre Portugal:
PORTO
- Portugal: O que fazer no Porto – Roteiro de 2 ou 3 dias
- Portugal: Como ir do Aeroporto do Porto ao centro
- Porto: Hotel One Shot Aliados Goldsmith 12
- Portugal: Tour guiado no belo Palácio da Bolsa no Porto
- Restaurante Onze: Alta gastronomia no Porto
- Porto: Restaurante Francesinhas Al Forno da Baixa
- Cálem: Tour na cave mais visitada de Vinho do Porto
- Vícios à Mesa – Maus Hábitos: Pizza e cultura no Porto
- Porto.CARD: Dica de economia na cidade do Porto
- Porto: Livraria Lello, a mais bela livraria do mundo
- Portugal: Restaurante Ribeira Square no Porto
- Kind Kitchen: Comida casual vegana no Porto
- Portugal: Curiosidades e Passeios nas 6 Pontes do Porto
LISBOA
- Portugal: Como ir do Aeroporto do Porto ao centro
- Dica de hospedagem em Lisboa: Brown’s Downtown Hotel
- Portugal: O que fazer em Lisboa – Roteiro de 3 dias
- Portugal: Guia de onde comer em Lisboa (com mapa!)
- Lisboa: Jantar com apresentações de fado na Adega Machado
- Lisboa Card: Dica de economia na capital portuguesa
- Portugal: O histórico Mosteiro dos Jerónimos em Lisboa
- Portugal: Como visitar o Castelo de São Jorge em Lisboa
- Portugal: Visitando a Torre de Belém em Lisboa
- Portugal: Como ir do Aeroporto de Lisboa ao centro
- Portugal: Conheça o Panteão Nacional em Lisboa
- Ao 26: Restaurante vegano no centro de Lisboa
- Orteá Vegan Collective: O melhor restaurante vegano em Lisboa
- Portugal: O charmoso Restaurante Amélia Lisboa