Confira este roteiro com as principais atrações em Carlisle, cidade localizada no norte da Inglaterra e repleta de história!
A CIDADE DE CARLISLE
Carlisle é uma cidade inglesa localizado condado de Cumbria, a apenas 16 km da divisa com a Escócia e na confluência dos rios Eden, Caldew e Petteril. As origens de Carlisle remontam da época em que a cidade era um assentamento romano conhecido como Luguvalium e abrigou fortes da famosa Muralha de Adriano, Patrimônio Mundial da UNESCO. Durante a Idade Média, devido à sua proximidade com o Reino da Escócia, Carlisle tornou-se uma importante fortaleza militar. O Castelo de Carlisle foi construído em 1092 por William II, e serviu como prisão para Maria da Escócia, que havia reivindicado o trono da rainha Elizabeth I.

No início do século XII, Henrique I permitiu a fundação de um priorado em Carlisle. A cidade ganhou o status de cidade quando sua diocese foi formada em 1133, e o convento se tornou a Catedral de Carlisle.




A introdução da manufatura têxtil durante a Revolução Industrial iniciou um processo de transformação socioeconômica em Carlisle, que se transformou em uma cidade industrial e densamente povoada. Isso, combinado com sua posição estratégica, permitiu o desenvolvimento de Carlisle como uma importante cidade ferroviária. Atualmente, a “Cidade das Fronteiras” tem cerca de 80 mil habitantes e é o principal centro cultural, comercial e industrial do norte de Cumbria.




O QUE FAZER EM CARLISLE
Para facilitar o seu dia em Carlisle, todas as atrações sugeridas neste post foram colocadas no mapa interativo abaixo. Além disso, vamos dar dicas de locais para comer, comprar e se hospedar na cidade.
1. MURALHA DE ADRIANO
A Muralha de Adriano (Hadrian’s Wall), apenas a poucos passos do centro Carlisle, é um fascinante Patrimônio Mundial da UNESCO e o monumento mais importante construído pelos romanos na Grã-Bretanha. Ela foi uma fortificação defensiva construída na antiga Britânia, a Inglaterra da época romana, cujas obras foram iniciadas em 122 d.C., no reinado do imperador Adriano. Com 135 km de extensão, a muralha percorria das margens do rio Tyne, perto do Mar do Norte e da cidade de Newcastle upon Tyne, até Solway Firth, no mar da Irlanda, e era o limite norte do Império Romano, já que ao norte ficavam as terras dos antigos bretões.




A muralha tinha uma base de pedra e um muro de pedra. Havia um forte a cada cinco milhas romanas (1 milha romana variava entre 1,40 e 1,58 km). Além do papel militar defensivo da muralha, acredita-se que seus portões podem ter sido postos alfandegários. O local foi designado como Patrimônio Mundial da UNESCO em 1987. Um equívoco comum é considerar que a Muralha de Adriano marca a fronteira entre a Inglaterra e a Escócia. Na verdade, a Muralha de Adriano está inteiramente dentro da Inglaterra e nunca formou a fronteira anglo-escocesa.
> COMO VISITAR A MURALHA DE ADRIANO
Uma parte significativa da muralha ainda está de pé e pode ser seguida a pé ao longo do Hadrian’s Wall Path (Trilha da Muralha de Adriano). Em Carlisle, a trilha fica às margens do Rio Eden, atrás do Castelo de Carlisle. A Hadrian’s Wall Path foi especialmente planejada para seguir o curso da Muralha, começando de Bowness-on-Solway e terminando em Wallsend, poucos quilômetros depois de passar a cidade de Newcastle upon Tyne. Para os ciclistas, a Ciclovia de Adriano (Rota Nacional 72) segue a linha da Muralha de Adriano e continua pela costa da Cumbria até Ravenglass. O ônibus AD122 leva os visitantes de volta aos tempos romanos, onde é possível pode visitar alguns dos destaques da Muralha. Veja mais informações sobre trilhas neste link.




2. CASTELO DE CARLISLE & CUMBRIA’S MILITARY MUSEUM
O Carlisle Castle está situado bem perto das ruínas da Muralha de Adriano. Em 1093, ele foi construído em estilo normando, no local de um antigo forte romano, durante o reinado de William II, o filho de William, o Conquistador, que invadiu a Inglaterra em 1066. A necessidade de um castelo em Carlisle era manter a fronteira norte da Inglaterra protegida contra a ameaça de invasão da Escócia. Em 1122, Henrique I da Inglaterra ordenou a construção de um castelo de pedra no local. Assim, uma fortaleza e muros da cidade foram construídos.




O castelo tem mais de 900 anos e tem sido palco de muitos episódios da história britânica. Dada a proximidade de Carlisle à fronteira entre Inglaterra e Escócia, o local tem sido o centro de muitas guerras e invasões. De meados do século XIII até a União das Coroas da Inglaterra e da Escócia, em 1603, formando a Grã-Bretanha, o Castelo Carlisle Castle foi uma zona de segurança vital para proteger a parte ocidental da fronteira anglo-escocesa. Depois de 1746, o castelo tornou-se um pouco negligenciado e algumas partes do castelo foram demolidas para uso como matéria-prima no século XIX.




Entre 1873 e 1959, o castelo serviu como quartel-general administrativo do antigo Regimento Real da Fronteira do Rei. O museu do regimento, conhecido como Cumbria’s Museum of Military Life, fica dentro das muralhas do castelo.
- Endereço: Castle Way, Carlisle CA3 8UR, Inglaterra
- Horários:
- Castelo: geralmente, de abril a setembro diariamente de 10h às 18h / outubro diariamente de 10h às 17h / de novembro a março somente aos sábados e domingos de 10h às 16h – confira aqui
- Museu: de abril a setembro diariamente de 10h às 18h / outubro diariamente de 10h às 17h / de novembro a março de sábado a quinta de 10h às 16h; fechado às sextas-feiras
- Entrada: £7.20 Castelo / £4.50 Museu
3. CATEDRAL DE CARLISLE
A Catedral de Carlisle teve seu início em 1122, como um priorado agostiniano, durante o reinado do rei Henrique I. Com no estilo arquitetônico normando, com alvenaria sólida, grandes pilares redondos, arcos redondos e pequenas janelas redondas, ela se tornou uma catedral, oficialmente, em 1133. No século XV e início do século XVI, os edifícios monásticos foram renovados.
No entanto, com a fundação da Igreja Anglicana pelo rei Henrique VIII e consequente Dissolução dos Monastérios a partir de 1536, os frades dominicanos e franciscanos foram dissolvidos. Durante o período da Guerra Civil Inglesa, uma parte da nave da catedral foi demolida pelo Exército Presbiteriano Escocês para usar a pedra para reforçar o Castelo de Carlisle. Suas características notáveis incluem alguns finos entalhes em pedra figurativa, um conjunto de coroas medievais e a maior janela em estilo gótico com decoração fluida na Inglaterra. Além disso, o coro é coberto por uma abóbada de madeira do século XIV.
- Endereço: 7 The Abbey, Carlisle CA3 8TZ, Inglaterra
- Horários: de segunda a sábado de 7h30 às 18h15 / domingo de 7h30 às 17h
- Entrada: gratuita
4. GUIDHALL MUSEUM
Acredita-se que o prédio da Guildhall data do final do século XIV. Seus andares superiores projetam-se da maneira usual com estrutura de madeira. O edifício foi extensivamente renovado em 1978, mas muito das estruturas originais de madeira sobreviveram, assim como paredes internas de pau a pique. O piso térreo do edifício é ocupado por uma empresa privada. A entrada e a escadaria atuais do Museu são relativamente modernos. A estrutura aberta do telhado mostra dois tipos de construção diferentes. Não há praticamente nenhuma evidência documental da construção ou estrutura inicial do Guildhall, e as primeiras ilustrações datam do século XIX.
- Endereço: 31-33 Fisher St, Carlisle CA3 8JE, Inglaterra
- Horários: toda quinta-feira de 12h às 16h entre os meses de maio e agosto
- Entrada: gratuita
5. TULLIE HOUSE MUSEUM & ART GALLERY
Tullie House Museum & Art Gallery é, sem dúvida, o melhor museu da cidade. Inaugurado em 1893, o edifício original é uma mansão jacobina convertida, com extensões adicionadas. Inicialmente, o prédio continha o museu e também uma biblioteca, uma escola de arte e uma escola técnica, as quais se mudaram para outros endereços na segunda metade do século XX.








O museu possui grandes coleções de material zoológico, botânico e geológico. As belas coleções de artes decorativas incluem obras de Burne-Jones e outros artistas pré-rafaelitas. Há uma coleção de instrumentos de cordas, incluindo um violino de Andrea Amati. O museu também abriga coleções importantes e exposições temporárias associadas à Muralha de Adriano. A coleção de história humana também apresenta exposições permanentes dedicadas aos Vikings. Não deixe de visitar a bela área dos jardins que fica na parte mais antiga do edifício.
- Endereço: Castle Street, Carlisle, CA3 8TP, Inglaterra
- Horários:
- de abril a outubro:
- Museu & Galerias: de segunda a sábado de 10h às 17h / domingo de 11h às 17h
- Loja: de segunda a sábado de 10h às 17h / domingo de 11h às 17h
- Restaurante: de segunda a sábado de 9h30 às 17h / domingo de 11h às 17h
- de novembro a março:
- Museu & Galerias: de segunda a sábado de 10h às 16h / domingo de 12h às 16h
- Loja: de segunda a sábado de 10h às 17h / domingo de 12h às 17h
- Restaurante: de segunda a sábado de 9h30 às 17h / domingo de 12h às 17h
- de abril a outubro:
- Entrada: £6.50








ONDE COMER EM CARLISLE
Para a hora da fome, aqui estão sugestões bacanas de redes de restaurantes famosas na Inglaterra, pubs, gastropubs, bares e cafés. E só escolher e saborear!
RESTAURANTES E CAFÉS
- Pizza Express (pizza)
- Prezzo (italiano)
- Alexandros Greek Restaurant (grego)
- Ristorante Michelangelo (italiano)
- The Last Zebra (britânico)
- Davids (contemporâneo refinado)
- Gianni’s Pizzeria (italiano)
- Casa Romana (italiano)
- Tullie House Restaurant (britânico)
- John Watt & Son (Café)
- Muffin Break (Café)
- Bookcase cafe (Café)




BARES, PUBS E GASTROPUBS
ONDE COMPRAR EM CARLISLE
No caso de você querer aproveitar a passagem pela cidade para fazer umas comprinhas, aqui estão os principais centros de compras de Carlisle:
- The Lanes Shopping Centre: São mais de 70 lojas, incluindo Primark, Debenhams, Next, Monsoon, New Look e H & M, além de uma variedade de lojas especializadas e um estacionamento com 600 lugares. (Endereço: Globe Lane, Carlisle CA3 8NX, Inglaterra | Horários: de segunda a sábado de 9h às 17h30 / domingo de 10h30 às 16h30)
- The Market Hall Carlisle: Este é um dos poucos mercados vitorianos cobertos que ainda restam no país, contando com uma grande variedade de barracas. Há um pouco de tudo, desde carne e vegetais frescos, armarinhos e roupas até flores, cartões, papelaria e vários cafés. (Endereço: The Market, Scotch St, Carlisle CA3 8QX, Inglaterra | Horários: de segunda a sábado de 8h às 17h)
ONDE SE HOSPEDAR EM CARLISLE
Caso você resolva extender a sua estadia em Carlisle, aqui estão algumas sugestões de hospedagem na cidade:
- ibis Carlisle City Centre (2 estrelas)
- The County Hotel (2 estrelas)
RESERVE AGORA seu hotel e economize até 50%. Leitores do Viajonários estão com um SUPER DESCONTO! E o melhor, com CANCELAMENTO GRÁTIS*!
Booking.com *confira os hotéis com cancelamento grátis no site
- Crown & Mitre (3 estrelas)
- Warwick Lodge (3 estrelas)
- Hallmark Hotel Carlisle (4 estrelas)
- Cornerways Guest House (4 estrelas)




COMO CHEGAR A CARLISLE
É bem fácil chegar a Carlisle, caso você esteja em Londres. A maneira mais rápida é através de trem. Eu costumo comprar os tickets no site da Trainline porque sempre encontro os melhores preços. Os trens partem da estação London Euston e a viagem dura cerca de 3h15 (há trens que levam mais tempo, por isso, veja os detalhes antes de comprar o ticket). Chegando na estação, você pode fazer uma caminhada a pé até as atrações citadas no post, já que nada fica muito longe. Veja mais informações no post “Dicas para viajar de trem pela Inglaterra“.
Guarde estas dicas no Pinterest!
Veja mais dicas de viagens a partir de Londres:
- BRIGHTON (cidade litorânea favorita dos londrinos)
- CAMBRIDGE (cidade universitária)
- CANTERBURY (primeira cidade cristã da Inglaterra)
- LIVERPOOL (cidade dos Beatles)
- MANCHESTER (cidade da revolução industrial)
- OXFORD (cidade universitária)
- STRATFORD-UPON-AVON (cidade de Shakespeare)
- WINCHESTER (capital da Inglaterra antes de Londres)
- WINDSOR (cidade do famoso Castelo de Windsor)