Última atualização: 26/07/2019
Conheça o sítio arqueológico da Biblioteca de Adriano, um local repleto de história no coração da capital grega! Conheça um pouco sobre o local e como visitá-lo conferindo as dicas deste post.
A BIBLIOTECA DE ADRIANO
A Biblioteca de Adriano foi construída a pedido do imperador romano Adriano no ano 132 d.C. praticamente aos pés da Acrópole de Atenas. O edifício que abriga a biblioteca seguiu um típico estilo arquitetônico do Fórum Romano, tendo somente uma entrada com um propileu com decoração coríntia, um pátio interno cercado por colunas e uma piscina decorativa ao meio. No local, eram guardados vários rolos de papiros, os livros da época. Salões adjacentes eram usados como salas de leitura, e os cantos serviam como salas de aula.

A biblioteca foi seriamente danificada pela invasão dos Hérulos (povos germânicos do sul da Escandinávia) de 267 d.C., sendo incorporada à muralha fortificada no final do período romano. Durante a era bizantina, três igrejas foram construídas no local, nos séculos V, VII e XII. Os restos destas construções podem ser observados ainda nos dias de hoje.
Leia mais: Grécia: Ticket combinado em Atenas para 7 sítios arqueológicos

SÍTIO ARQUEOLÓGICO BIBLIOTECA DE ADRIANO
O sítio arqueológico da Biblioteca de Adriano fica localizado no centro de Atenas, bem próximo de várias outras atrações da cidade antiga. Entre os monumentos mais importantes encontrados no sítio arqueológico da Biblioteca de Adriano podemos destacar:
- EDIFÍCIO QUATREFOIL: O edifício com quatro absides, datado do século V d.C. , era uma igreja cristã primitiva com um nártex peripteral, e um amplo átrio de peristilo no lado oeste.
- IGREJA DE MEGALE PANAGHIA: A primeira igreja foi uma basílica de três naves, construída no século VII d.C. sobre as ruínas do edifício Quatrefoil que havia sido destruído no século VI d.C.. A basílica foi por sua vez destruída no século XI d.C. e uma igreja de um único corredor com uma capela ao norte foi erguida em seu lugar. Ela sobreviveu por séculos, mas foi incendiada em 1885.
- RUÍNAS DE UMA IGREJA: A parede norte e os restos do santuário estão preservados. A igreja fica ao norte do edifício Quatrefoil e data do século XVII.

Leia mais: Atenas: Roteiro de 3 dias na capital da Grécia

COMO CHEGAR À BIBLIOTECA DE ADRIANO
A Biblioteca de Adriano fica praticamente ao lado da estação de metrô Monastiraki, atendida pelas linhas M1 e M3. Saindo do metrô, basta caminhar apenas 1 minutinho para chegar até a atração, não tem erro!
RESERVE AGORA seu hotel e economize até 50%. Leitores do Viajonários estão com um SUPER DESCONTO! E o melhor, com CANCELAMENTO GRÁTIS*!
*confira os hotéis com cancelamento grátis no site
INFORMAÇÕES IMPORTANTES
Biblioteca de Adriano
- Endereço:Areos 3, Atenas 105 55, Grécia
- Horários: diariamente de 8h às 15h
- Entrada Avulsa: € 4 (ticket combinado para 7 sítios arqueológicos: €30 – leia mais neste link)
Guarde esta dica no Pinterest!

Leia mais sobre Atenas:
- Atenas: Roteiro de 3 dias na capital da Grécia
- Grécia: 5 deliciosos restaurantes em Atenas (com mapa!)
- Jantar grego típico com dança “quebra pratos” em Atenas
- Grécia: Ticket combinado em Atenas para 7 sítios arqueológicos
- Grécia: Visita à histórica Acrópole de Atenas
- Grécia: O imperdível Museu da Acrópole de Atenas
- Grécia: Dica de hospedagem em Atenas perto da Acrópole
- Museu Arqueológico de Atenas: coleção de artefatos e arte grega
- Monte Licabeto: Aprecie as vistas do ponto mais alto de Atenas
- Grécia: A Ágora de Atenas e o Museu Arqueológico da Ágora
- Atenas: O Histórico Cemitério Kerameikos e Museu Arqueológico
- Atenas: Sítio Arqueológico do Liceu de Aristóteles
- Grécia: O sítio arqueológico da Ágora Romana em Atenas



