Roteiro completo na cidade de Munique, na região alemã da Baviera. Muitas dicas de atrações na cidade da mais importante Oktoberfest do mundo!
A CIDADE DE MUNIQUE
Munique é a terceira maior cidade da Alemanha em população (depois de Berlim e Hamburgo) com 1,5 milhão de habitantes (5,8 milhões na zona metropolitana). A cidade também é a capital do estado alemão da Baviera, localizando-se às margens do Rio Isar. A cidade é um importante centro de arte, tecnologias avançadas, finanças, publicação, cultura, inovação, educação, negócios e turismo na Alemanha e na Europa e possui o maior índice de qualidade de vida da Alemanha e um dos maiores do mundo.

O primeiro registro que se tem conhecimento sobre a cidade é de 1158. A origem do nome da cidade vem da palavra Munichen, que em alemão antigo significava “pelos monges”. Há muitos anos atrás, monges da ordem beneditina fundaram um mosteiro no local que, posteriormente, tornou-se a Cidade Velha de Munique. Munique tem sido um grande centro europeu de artes, arquitetura, cultura e ciência desde o início do século XIX, devido a um forte patrocínio dos reis da Bavária. Na década de 1920, Munique tornou-se o lar de várias facções políticas, entre eles o NSDAP, o Partido Nazista, que foi fundado na cidade em 1920. Muita gente desconhece, mas a primeira tentativa nazista de tomar o poder aconteceu em Munique em 1923, com o “Putsch da Cervejaria” (vamos falar mais sobre ele quando comentarmos sobre a Odeonplatz).




Durante a Segunda Guerra Mundial, Munique foi fortemente bombardeada e mais de 50% de toda a cidade e cerca de 90% do centro histórico foram destruídos. Ao contrário de muitas outras cidades alemãs, após a guerra, grande parte de sua paisagem urbana tradicional foi reconstruída, hospedando, inclusive, os Jogos Olímpicos de Verão de 1972, no Estádio Olímpico recém construído. A partir dos anos 1980, Munique passou por um forte crescimento econômico, com a instalação de indústrias de alta tecnologia e instituições científicas. Atualmente, cidade é o lar de grandes corporações como BMW, Siemens, MAN, Linde, Allianz, MunichRE, bem como muitas pequenas e médias empresas.




A ORIGINAL E MAIOR OKTOBERFEST DO MUNDO
Apesar do nome sugestivo que significa “Festa de Outubro”, a Oktoberfest de Munique tem início a partir do terceiro sábado de setembro. A festividades duram 17 dias, terminando na primeira semana do mês de outubro. A Oktoberfest é uma parte importante de cultura bávara, e tem sido realizada desde 1810. Várias cidades do mundo “copiaram” a festa original de Munique, que celebra o período com desfiles, comida típica, música alemã e dança folclórica. O festival é realizado em uma área chamada a Theresienwiese, no qual as famosas cervejarias servem cervejas de 1 litro (conhecida como “mass”) e pratos típicos da culinária alemã que envolvem, geralmente, carne de porco, batatas e chucrute.




COMO COMEÇOU A TRADIÇÃO
O príncipe Ludwig, mais tarde rei Ludwig I (reinado entre os anos de 1825 e 1848), casou com a princesa Teresa de Saxe-Hildburghausen, em 12 de outubro de 1810. Os cidadãos de Munique foram convidados a participar das festividades realizadas no campos em frente das portas da cidade para celebrar o evento real. Os campos foram nomeados Theresienwiese (“Prado de Teresa”) em homenagem à princesa, e mantiveram esse nome desde então. Para celebrar o casamento, um desfile foi realizado. Desde 1850, o desfile se tornou um evento anual e um componente importante da Oktoberfest. Oito mil pessoas, em sua maioria da Baviera e vestida em trajes tradicionais descem a pé a Rua Maximilian do centro de Munique até o local onde é realizada a Oktoberfest. As corridas de cavalos, tradição do século XV, foram realizadas em 17 de outubro de 1810 de honrar os recém-casados. Em 1811, um show foi adicionado para promover a agricultura da Baviera.




Devido à Primeira Guerra Mundial, Oktoberfest foi temporariamente suspensa entre 1914 e 1918. A festa foi cancelada no início dos anos 1920 devido aos problemas econômicos decorrentes da superinflação e nos anos 1930, foi usada como propaganda nazista. Novamente, durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) os festejos foram cancelados. Foi a partir de 1960 que a Oktoberfest se tornou um evento mundialmente famoso, espalhando-se por vários contos do planeta. Para a abertura da festa no ano de 2010, que marcou o 200º aniversário da Oktoberfest, uma corrida de cavalos com trajes históricos foi realizada para relembrar os festejos do casamento do Rei Ludwig. Atualmente, mais de 6 milhões de pessoas de todo mundo participam desta grande festa todos os anos.




SUPER DICA: O post “Dicas para curtir a Oktoberfest em Munique na Alemanha“, da Martinha do blog Viajoteca, possui dicas preciosas para quem está pensando em ir à festa. Nós estivemos na Oktoberfest em 2012, mas não conhecíamos direito como funcionava e não curtimos tanto como gostaríamos. Chegamos por volta de 11h e não conseguíamos sentar nas mesas localizadas nas tendas porque já estava tudo lotado! Por isso, galera, planeje direitinho! 🙂
O QUE FAZER EM MUNIQUE
Fizemos um mapinha interativo com todas as dicas que daremos neste post. Fizemos uma sugestão de roteiro de 5 dias pela cidade e arredores e ainda sugerimos mais atrações para quem tiver mais tempo para curtir Munique! Separamos por cores cada um dos dias e você poderá ver no mapa as atrações correspondentes a cada dia. Confira!
DIA 1: MARIENPLATZ, RESIDENZ E ARREDORES
1. MARIENPLATZ & NEUES RATHAUS
A Marienplatz é a praça principal de Munique desde 1158. A área é uma zona movimentada, cheia de lojas e restaurantes. No final do ano, a principal feira de Natal da cidade é instalada ali. No centro da praça, o grande destaque é para a Neues Rathhaus (Nova Prefeitura), um prédio imponente, construído entre 1867 e 1908, com uma fachada de 100 metros de comprimento e ricamente decorado. O edifício possui uma área de mais de 9,1 mil m² e tem 400 salas. Sua principal torre tem uma altura de 85 metros, e está disponível para visitas, chegando-se ao topo através de elevador. Além disso, o prédio da prefeitura abriga o Glockenspiel, que encena histórias do século XVI para divertimento do público. São 43 sino e 43 bonecos em tamanho natural que se movem (diariamente às 11h e 12h; de maio a outubro também às 17h e 21h).
- Endereço: Marienplatz 8, 80331 Munique, Alemanha
- Horários da Torre:
- de outubro a abril: de segunda a sexta de 10h às 17h / fechada aos sábados, domingos e feriados
- de maio a setembro: diariamente de 10h às 19h








2. PETERSKIRCHE
A Peterskirche (Igreja de São Pedro) é um dos marcos de Munique, e a igreja paroquial mais antiga da cidade. Ela é conhecida carinhosamente pelos moradores como Old Peter (“Velho Pedro”). Se você quiser desfrutar de uma vista do centro da cidade inteira a partir da torre de 91 metros da Peterskirche, primeiro você deve subir nada menos do que 299 degraus. Uma vez que você estiver no topo, terá uma vista panorâmica do centro de Munique, que compensará o esforço.
- Endereço: Rindermarkt 1, 80331 Munique, Alemanha
- Horários:
- de março a junho e outubro: de segunda a sexta de 9h às 20h30 / sábados, domingos e feriados de 10h às 19h30
- de julho a setembro: de segunda a sexta de 9h às 18h30 / sábados, domingos e feriados de 10h às 18h30
- de novembro a fevereiro: de segunda a sexta de 9h às 17h30 / sábados, domingos e feriados de 10h às 17h30
- Entrada: gratuita para a igreja / €3 para subir na torre




3. FRAUENKIRCHE
Construída entre 1468 e 1488, em estilo gótico antigo, a Frauenkirche (Igreja de Nossa Senhora) é a principal igreja de Munique, também chamada de Münchner Dom (Catedral de Munique). As torres da igreja, com altura de 99 metros, são amplamente visíveis. A torre sul, que é normalmente aberta para aqueles que desejam subir as escadas, e oferece uma vista única de Munique e os Alpes nas proximidades.
- Endereço: Frauenplatz 12, 80331 Munique, Alemanha
- Horários: diariamente de 7h30 às 20h30
- Entrada: gratuita




4. ASAMKIRCHE
Considerada um dos edifícios mais importantes do barroco tardio no sul da Alemanha, a Asamkirche é uma igreja que foi construída entre os anos 1733 e 1746 pelos irmãos Asam, o escultor Egid Quirin Asam e o pintor Cosmas Damian Asam como uma igreja particular. A decoração é simplesmente incrível, com afrescos belíssimos e com muitos detalhes. Ela é uma verdadeira obra-prima!
- Endereço: Sendlinger Str. 32, 80331 München, Alemanha
- Horários: diariamente de 9h às 18h
- Entrada: gratuita




5. ODEONPLATZ
A Odeonsplatz é uma grande praça no centro de Munique famosa pelo “Putsch da Cervejaria”. Este episódio, que ocorreu em 9 de novembro de 1923, foi uma tentativa mal sucedida de golpe de Estado de Adolf Hitler e do Partido Nazista contra o governo da Baviera. A ação foi controlada pela polícia bávara, 16 membros do partido nazista foram mortos, sendo Hitler e, vários outros cúmplices, presos. O futuro ditador da Alemanha Nazista permaneceu 9 meses na prisão de Landsberg, escrevendo nesse período seu manifesto político, Mein Kampf. O episódio ficou conhecido como “Putsch da Cervejaria”, porque foi na Cervejaria Burgebräukeller, uma das mais famosas cervejarias de Munique, que Hitler deu um tiro no teto e chamou seus partidários para a iniciar uma revolução. Em 1933, dez anos depois do acontecimento, Hitler atingiu seu objetivo e chegou ao poder como Chanceler da Alemanha.




6. RESIDENZ
Esta é, sem nenhuma dúvida, a nossa atração favorita de Munique! A palavra Residenz, que significa residência em alemão, é um palácio em serviu como sede do governo e residência dos duques da Baviera e reis entre os anos de 1508 e 1918. Os quartos e coleções de arte que abrangem um período que começa com o Renascimento, e se estende através do barroco e rococó até Neoclassicismo. O local é, atualmente, um dos maiores complexos de museus na Baviera.
- Endereço: Residenzstraße 1, 80333 Munique, Alemanha
- Horários: variam conforme a atração (veja a tabela completa neste link)
- Tours guiados: não há tours guiados no Residenz, mas você pode pegar um audio guide gratuitamente para ajudar no passeio pelo Museu do Residenz e Treasury (disponível em alemão, inglês, francês, italiano, espanhol e russo)
- Reservas: não é preciso reservar a entrada no Residenz, mesmo para grupos grandes
- Entrada: a partir de €7
Leia mais: Alemanha: o incrível Residenz de Munique




DIA 2: ENGLISCHER GARTEN E MUSEUS
7. DEUTSCHES MUSEUM
O Deutsches Museum (Museu Alemão) é um museu incrível fundado em 1903, cujo edifício fica localizado em uma pequena ilha chamada Museuminsel. Ele é o maior museu do mundo voltado à Ciência e Tecnologia, contando com um acervo de 28 mil objetos em exposição de 50 campos diferentes da ciência e tecnologia.
- Endereço: Museumsinsel 1, 80538 Munique, Alemanha
- Horários: diariamente de 9h às 17h
- Entrada: €11




8. GLYPTOTHEK
O Glyptothek é um museu que foi encomendado pelo Rei bávaro Ludwig I para abrigar sua coleção de esculturas gregas e romanas. Ele foi projetado em estilo neoclássico, e construído entre 1816 e 1830. O acervo do museu contém esculturas que datam da idade arcaica (cerca de 650 a.C.) à época romana (550 d.C.).
- Endereço: Königsplatz 3, 80333 München, Alemanha
- Horários: de terça a domingo de 10h às 17h
- Entrada: €6




9. ENGLISCHER GARTEN
O Englischer Garten (“Jardim Inglês”, em português) é um grande parque público no centro de Munique que foi aberto em 1789 e possui 3,7 km2 de extensão, sendo maior do que o Central Park, em Nova York. Entre as principais atrações do parque estão:
- Chinesischer Turm (Torre Chinesa): Uma construções de 25 metros de altura feita em madeira, construída entre os anos de 1789 e 1790. Ao lado da torre, fica um Biergarten super gostoso.
- Eisbachwelle: Corajosos surfistas que ficam fazendo manobras perto de uma pequena ponte ao lado do museu Haus der Kunst. O surf no local é permitido, mas recomendado apenas para profissionais.
Leia mais: Alemanha: O parque Englischer Garten em Munique








DIA 3: PALÁCIO NYMPHENBURG, OLYMPIAPARK E ARREDORES
10. PALÁCIO NYMPHENBURG
O Palácio Nymphenburg é um palácio barroco que serviu de residência de verão aos reis da Baviera. O palácio, juntamente com o seu parque, é agora um dos mais famosos pontos turísticos de Munique. As fachadas barrocas compreendem uma largura total de cerca de 700 metros. Alguns quartos ainda possuem a sua decoração barroca original, enquanto outros foram mais tarde redesenhados em rococó ou estilo neoclássico.
- Endereço: Schloß Nymphenburg 1, 80638 Munique, Alemanha
- Horários: de abril a meados de outubro de 9h às 18h / de meados de outubro até março de 10h às 16h
- Entrada: €6




11. OLYMPIAPARK
O Olympiapark é um Parque Olímpico de Munique, que foi construído para os Jogos Olímpicos de Verão de 1972. O Parque continua a servir como um local para eventos culturais, sociais e religiosos. A área é grande e, para sorte da população da cidade, tudo é aberto ao público! É possível usufruir/visitar diversas áreas, como quadras, piscinas. Há também o Estádio Olímpico, construído para as Olímpiadas de 1972, com capacidade para 80 mil espectadores, foi reduzido posteriormente para 69 mil. Há tours diários disponibilizados para quem quiser conhecer os detalhes e histórias do estádio. A Olympiaturm, uma torre de 291 metros de altura e 52 mil toneladas. Há uma plataforma de observação a 190 metros de altura, que proporciona uma visão panorâmica do Parque Olímpico e das áreas ao redor. A uma altura de 182 metros existe um restaurante giratório, com capacidade para 230 pessoas, que leva 53 minutos para fazer uma volta completa.
- Endereço: Spiridon-Louis-Ring 21, 80809 Munique, Alemanha
- Horários:
- Tour no Estádio Olímpico: variam conforme o mês do ano (consulte aqui)
- Subida na Torre Olímpica: diariamente de 9h à meia-noite
- Entrada e Tours:
- Tour no Estádio Olímpico: €3,50
- Subida na Torre Olímpica: €7












12. BMW WELT
Aproveitando a vista ao Olympiapark, ao lado fica o BMW Welt (Mundo da BMW). Trata-se de um edifício multi-funcional, no qual os clientes podem visitar e conhecer um pouco mais da marca e dos produtos que a empresa oferece. Em 1973, foi aberto um museu que conta a história dos automóveis da BMW através de uma linha do tempo. Em torno de 250 mil pessoas visitam o Museu da BMW todos os anos.
- Endereço: Am Olympiapark 1, 80809 München, Alemanha
- Horário do Museu: de terça a domingo e feriados de 10h às 18h / fechado às segundas-feiras
- Entrada: €10




DIA 4: DACHAU E ALLIANZ ARENA
13. CAMPO DE CONCENTRAÇÃO DE DACHAU
Quem se interessa por história pode fazer uma visita triste, porém muito real ao Campo de Concentração de Dachau, na cidade de mesmo nome que fica a meia hora de trem de Munique. O passeio proporciona uma imersão na história daquele que foi o primeiro campo de concentração da história e que serviu de modelo para todos os demais campos. Exposições, objetos reais, memoriais e muito mais podem ser vistos lá. Nós utilizamos um serviço de tour em grupo para fazer o passeio e recomendamos. Saímos do centro de Munique, pegamos o trem e chegamos em Dachau. Lá, o nosso guia foi nos explicando em detalhes cada lugar do campo através de histórias reais. Quem se interessar, pode fazer o passeio através deste link.
- Endereço: Pater-Roth-Str. 2a D – 85221 Dachau, Alemanha
- Horários: diariamente de 9h às 17h
- Entrada: gratuita
Leia mais: Alemanha: Campo de concentração modelo em Dachau




14. ALLIANZ ARENA
A Allianz Arena é um estádio de futebol com uma capacidade de 75 mil assentos. Amplamente conhecido por seu exterior de painéis de plástico inflado, é o primeiro estádio do mundo com uma mudança exterior de cor no seu exterior. Dois times profissionais têm a Arena como “casa”, o Bayern de Munique e o TSV 1860 München. Em 2012, nós estivemos no Allianz Arena durante uma partida pela Champions League entre Bayern e Valência da Espanha e foi incrível. Quem não tiver a oportunidade de assistir a uma partida, pode fazer tours guiados no estádio.
- Endereço: Werner-Heisenberg-Allee 25, 80939 Munique, Alemanha
- Horários dos Tours: entre 9h e 16h30
- Entrada dos Tours: €12 – compre online para garantir seu horário








DIA 5: CASTELO NEUSCHWANSTEIN
15. CASTELO NEUSCHWANSTEIN
O Castelo de Neuschwanstein é um palácio de arquitetura do século XIX que fica em uma montanha acima do vilarejo de Hohenschwangau e perto de Füssen (última cidade da Rota Romântica), no sudoeste da Baviera, e a 130 km de Munique. O palácio, cuja construção teve início em 1869, foi encomendado pelo, no mínimo, excêntrico Rei Ludwig II da Baviera. Foi ele que inspirou o Castelo da Cinderela na Disney!
- Endereço:
- Castelo: Neuschwansteinstraße 20, 87645 Hohenschwangau, Alemanha
- Bilheteria: Alpseestrasse 12, 87645 Hohenschwangau, Alemanha
- Horários: diariamente
- entre meados de março a meados de outubro: de 9h às 18h (bilheteria: 8h às 17h)
- entre meados de outubro a meados de março: de 10h às 16h (bilheteria: 9h às 15h)
- Entrada: a partir de €12 (há combinações de tickets em conjunto com o Castelo Hohenschwangau) – Compre o ingresso antecipado com audio guide em português e evite filas!
Leia mais: Alemanha: Castelo de Neuschwanstein




16. CASTELO HOHENSCHWANGAU
Castelo Hohenschwangau, construído pelo pai do Rei Ludwig II, o Rei Maximiliano II. A construção foi feita sobre os restos da fortaleza Schwanstein e era a residência oficial de verão e caça do rei e de sua esposa Maria da Prússia. O Castelo recebe mais de 300 mil visitantes todos os anos e os tours são feitos com guias em horários marcados, assim como no Castelo de Neuschwanstein. O ideal é visitar os dois castelos no mesmo dia, já que fica um em frente ao outro.
- Endereço: Alpseestraße 30, 87645 Schwangau, Alemanha
- Horários: de meados de outubro a meados de março de 9h às 15h30 / de meados de março a meados de outubro de 8h às 17h
- Entrada: a partir de €12 (há combinações de tickets em conjunto com o Castelo Neuschwastein)




17. LINDERHOF
No caminho para os Castelos de Neuschwanstein e Hohenschwangau, próximo a charmosa de Oberammergau, fica este pequeno palácio que surpreende todos os visitantes. Construído entre os anos 1869 e 1878, além de uma arquitetura e decoração surpreendentes, ele abriga jardins belíssimos e até mesmo uma gruta. Embora seja o menor dos três palácios do Rei Ludwig, foi o único que ele viu finalizado. Comparado com os outros suntuosos palácios, Linderhof tem um ambiente mais privativo e poucas salas tinham função real. Assim como nos dois castelos anteriores, as visitas também são feitas com guias especializados em horários pré-agendados, oferecidos somente em alemão ou inglês e duram cerca de 25 minutos.
- Endereço: Linderhof 12, 82488 Ettal, Alemanha
- Horários: de abril a meados de outubro de 9h às 18h / de meados de outubro a março de 10h às 16h
- Entrada: €8,50
Leia mais: Alemanha: O belo Palácio Linderhof na Baviera




SOBROU TEMPO?
18. PINACOTECAS
Para quem é apaixonado por quadros, Munique é um prato cheio! São 3 pinacotecas incríveis na cidade: Alte Pinakotek, Neue Pinakotek e Pinakotek der Moderne.
- Endereço:
- Alte Pinakotek: Barer Str. 27, 80333 München, Alemanha
- Neue Pinakotek:Barer Str. 29, 80799 München, Alemanha
- Pinakotek der Moderne: Barer Str. 40, 80333 München, Alemanha
- Horários:
- Alte Pinakotek: de terça a domingo de 10h às 18h / fechada às segundas-feiras
- Neue Pinakotek: de quarta a segunda de 10h às 18h / fechada às terças-feiras
- Pinakotek der Moderne: de terça a domingo de 10h às 18h (quinta até 20h) / fechada às segundas-feiras
- Entrada:
- Alte Pinakotek: €4
- Neue Pinakotek: €7
- Pinakotek der Moderne: €10




19. BAYERISCHES NATIONALMUSEUM
O Museu Nacional da Baviera possui um acervo que abriga uma variedade de artefatos que vão da antiguidade tardia até o século XX. A coleção é dividida em dois grupos principais: a coleção de arte histórica, com belos exemplos de artefatos da antiguidade, de arte românica, gótica, renascentista, barroca, rococó e exposições de neoclassicismo; e a coleção folclórica, que inclui mobiliário bávaro, cerâmica rural, louças e uma coleção notável de presépios.
- Endereço: Prinzregentenstraße 3, 80538 München, Alemanha
- Horários: de terça a domingo de 10h às 17h / fechado às segundas-feiras
- Entrada: €7




20. CIDADES DA ROTA ROMÂNTICA
Para quem conheceu os castelos que citamos acima e ficou com gostinho de quero mais, dá para aproveitar sua visita à Munique para conhecer outras cidades da Rota Romântica, localizada no sul da Alemanha e formada por um trecho de 413km de estradas que conecta 29 pequenas comunidades desde Würzburg até Füssen. A Rota é marcada por vestígios romanos, cidades pitorescas, lindas vistas e belíssimos castelos! A mais famosa delas é Rothenburg ob der Tauber, a cidade medieval mais bem preservada da Alemanha que é um charme só e fica a 250 km de Munique. Uma opção bacana é fazer um passeio de 1 dia inteiro saindo de Munique para Rothenburg ob der Tauber.
Leia mais: Alemanha: A incrível Rota Romântica




DICA DE ECONOMIA EM MUNIQUE: MUNICH CITY PASS & MUNICH CITY TOUR CARD
Se você pretende conhecer muitas atrações pagas em Munique, a dica é adquirir um dos cartões de desconto da cidade. Os mais famosos são o Munich City Pass e o Munich City Tour Card. Em seguida, vamos explicar as principais diferenças entre ambos:
- Munich City Pass: Inclui acesso a 45 principais atrações na cidade e uso ilimitado de transporte público dentro da cidade de Munique. Além disso, está incluso um passeio gratuito no ônibus hop-on-hop-off. O Munich City Pass inclui um tour guiado pela prefeitura e um passeio pela cidade e Englischer Garden gratuitamente. Ao comprar online você recebe um guia digital gratuito para ajudar você no seu planejamento para visitar a cidade. O cartão é válido por 1, 2, 3, 4 ou 5 dias e você deverá escolher período desejado no momento da compra.




- Munich City Tour Card: Este é um cartão mais barato do que o anterior porque seu foco são descontos nas entradas. Ele inclui algumas entradas gratuitas, mas para grande parte delas, há um desconto no preço oficial do bilhete das atrações. Os descontos variam de 10% a 100% do valor. O cartão também inclui uso de transporte público gratuito no centro da cidade ou na cidade toda, conforme escolhido. O Munich City Tour Card é válido por 1, 2, 3, 4 ou 5 dias e você deverá escolher período desejado no momento da compra.
TOURS E EXCURSÕES BACANAS EM MUNIQUE
Tem muita coisa bacana para conhecer em Munique e em seus arredores. Confira algumas das opções abaixo.
ONDE COMER EM MUNIQUE
Quer mais do que uma refeição típica com muita carne de porco, batatas e cerveja e, para completar, música alemã, trajes típicos e ótimo atendimento? Você precisa conhecer a incrível Hofbräuhaus, uma cervejaria alemã de excelente qualidade para comer bem e se divertir muito! Além de Munique, que é a original, há endereços em várias cidades do mundo, inclusive Las Vegas, em que fomos recentemente jantar para matar as saudades!
Hofbräuhaus
- Endereço: Platzl 9, 80331 München, Alemanha
- Horários: diariamente de 9h às 23h30




ONDE SE HOSPEDAR EM MUNIQUE
Nossa dica de hospedagem é o InterCityHotel München pertinho da Hauptbahnhof, a estação de trem principal. Tivemos uma ótima estadia este hotel, com café da manhã incluso e ticket de transporte público! Gostou?
Leia mais: Alemanha: Dica de hospedagem em Munique




Confira também outras dicas de hospedagem que estão com promoções imperdíveis:
RESERVE AGORA seu hotel e economize até 50%. Leitores do Viajonários estão com um SUPER DESCONTO! E o melhor, com CANCELAMENTO GRÁTIS*!
Booking.com
*confira os hotéis com cancelamento grátis no site
Guarde estas dicas no Pinterest!
Leia mais sobre a Alemanha:
- Alemanha: Museu do Chocolate em Colônia
- Alemanha: Rothenburg ob der Tauber na Rota Romântica
- Alemanha: Würzburg – primeira cidade da Rota Romântica
- Alemanha: Fábrica Transparente da Volkswagen em Dresden
- Alemanha: A Catedral de Colônia e os 3 Reis Magos
- Alemanha: O que fazer em Berlim
- Alemanha: Como visitar o incrível Castelo de Nuremberg
- Alemanha: Castelo de Neuschwanstein
Parabens , excelentes informacoes sobre Munique .
Estou voltando la agora em Julho e ja peguei as dicas.
Estou indo tambem a NUREMBERGER,
Obrigada
Que legal que gostou das nossas dicas, Maria Augusta! Ficamos muito felizes em ajudá-la.
Veja também nossas dicas de Nuremberg: Alemanha: O que fazer em Nuremberg – Roteiro de 2 dias
Abraços e uma excelente viagem 🙂
[…] Alemanha: O que fazer em Munique – Roteiro de 5 dias […]
[…] MUNIQUE: Alemanha: O que fazer em Munique – Roteiro de 5 dias […]
[…] MUNIQUE: Alemanha: O que fazer em Munique – Roteiro de 5 dias […]
[…] lá fomos nós fazer um bate-volta de Munique (veja o post: Alemanha: O que fazer em Munique – Roteiro de 5 dias) até a cidade de Dachau meio a contra-gosto dele. Ainda não tivemos a oportunidade de visitar […]
[…] MUNIQUE: Alemanha: O que fazer em Munique – Roteiro de 5 dias […]
[…] MUNIQUE: Alemanha: O que fazer em Munique – Roteiro de 5 dias […]
Ola! Vou fazer esse roteiro agora no verão e queria perguntar uma coisa. Eu gostaria muito de ir a Dachau mas estarei com uma criança de 6 anos. Vcs acharam muito “pesado”, viram se alguém levou crianças? Se não for apropriado vou deixar para uma próxima vez, quando ela estiver maior. Adorei as dicas de tudo! Bjs!
Olá Caroline! O site oficial do campo de concentração de Dachau informa que algumas partes da exposição não são recomendadas para menores de 12 anos. https://www.kz-gedenkstaette-dachau.de/frequently-asked-questionsfaq/items/is-the-memorial-site-appropriate-for-children-9.html
A maior parte do campo, acredito que não há problema, mas as crianças tendem a fazer várias perguntas e não sei até que ponto é okay explicar para elas nessa idade. Há uma área com fotos e dados que pode ser um pouco estressante para crianças.
Uma excelente viagem!
Beijos
Excelentes dicas para períodos sem neve. No período de 22/12 a 08/01/18 ainda vale a pena? Bom nosso interesse e ver e sentir a neve além do Natal alemão. O que você me diz
Olá, Edeval! Que legal saber que está indo para Munique! A cidade é incrível, linda e recheada de atracões interessantes.
Já estivemos duas vezes em Munique, mas nunca no inverno. Deve ser super bacana curtir as famosas feiras de Natal!
A cidade é tão legal que acreditamos que vale a pena ir em qualquer época do ano! A paisagem estará bem diferente das fotos que mostramos, mas aproveite para saborear os deliciosos pratos alemães e tomar uma boa cerveja na Hofbräuhaus!
Abraços e uma ótima viagem para você! 🙂