Dresden é uma cidade alemã cheia de história, bombardeada durante a Segunda Guerra Mundial. Reconstruída, a cidade abriga riquezas culturais incríveis.
A CIDADE DE DRESDEN
Situada às margens do Rio Elba, Dresden é uma cidade cidade belíssima e com uma longa história como capital e residência real para or Reis da Saxônia por vários séculos. Considerada a “Joia do Elba”, Dresden se destacou pela arquitetura de seus prédios em estilo barroco e rococó. No século XX, Dresden era um centro de comunicações e um centro industrial com muitas fábricas e oficinas. Durante a Segunda Guerra, a cidade foi designada pelo comando militar alemão como um ponto forte defensivo, para impedir o avanço soviético. Sendo a capital do estado alemão da Saxônia, Dresden não só tinha guarnições, mas toda uma cidade militar.

A cidade foi atacada 7 vezes nos anos finais da guerra. Em 1945, um bombardeio controverso feito pelos governos britânico e americano na tentativa enfraquecer as forças nazistas, matou milhares de civis e destruiu completamente todo o centro histórico da cidade. Após a Segunda Guerra Mundial, Dresden tornou-se um importante centro industrial na República Democrática Alemã (antiga Alemanha Oriental) com uma considerável infra-estrutura de pesquisa. Muitos edifícios históricos importantes foram reconstruídos.
CURIOSIDADE: DEIXOU DE SER PATRIMÔNIO DA UNESCO
A cidade teve sua importância cultural reconhecida pela UNESCO, sendo o Vale do Elba que atravessa Dresden declarado Patrimônio Mundial em 2004. Do Rio, é possível ver o centro histórico da cidade, com destaque para a Ópera Semper, a igreja Frauenkirche e as construções barrocas do Zwinger. No entanto, esta região da cidade perdeu o status de Patrimônio em 2009. Isso aconteceu devido à construção de uma ponte de 18 km ligando as margens do Rio Elba. Este fato foi considerado uma violação pela UNESCO, que decidiu pela revogação do status de Patrimônio. O local se tornou o primeiro da Europa a perder o título e o segundo no mundo. A Waldschlößchenbrücke, ponte que foi motivo da discórdia, continua em pé até hoje.




O QUE FAZER EM DRESDEN
As principais atrações estão localizadas no centro histórico da cidade, que é facilmente acessível a pé. Como nós falamos anteriormente, fomos de trem e desembarcamos na estação central da cidade. Uma caminhada de 10 a 15 minutos é suficiente para chegar ao centro. Nossa sugestão neste post é visitar a cidade em 1 ou 2 dias. Em 1 dia é possível conhecer as principais atrações no centro da cidade (cor azul no mapa abaixo). No segundo, recomendamos visitar áreas um pouco mais distantes e que complementam a visita à cidade (cor verde no mapa abaixo). Em vermelho, estão sugestões de restaurantes e compras.
1. RESIDENZSCHLOSS
Residenzschloss, também conhecido como Castelo de Dresden ou Palácio Real de Dresden, é um dos prédios mais antigos da cidade. Por quase 400 anos o edifício abrigou duques e reis da Saxônia da casa de Wettin. Uma de suas características é o mix de estilos arquitetônicos que vão do barroco ao neo-renascimento. Atualmente, o palácio abriga um complexo incrível de museus:
RESIDENZSCHLOSS
- Grünes Gewölbe: Um exclusivo museu histórico que contém a grande maior coleção de tesouros na Europa, com uma rica variedade de exposições do barroco ao classicismo. Inclui o Historisches Grünes Gewölbe e o Neues Grünes Gewölbe.
- Münzkabinett: O mais antigo museu de Dresden, fundado em 1530, possui a terceira maior coleção numismática (moedas e medalhas) da Alemanha com cerca de 300 mil objetos.
- Kupferstich-Kabinett: Este museu de figuras, desenhos e fotografias possui uma coleção incrível de, aproximadamente, 500 mil itens, mas somente uma parte fica em exposição.Os mais renomados artistas na coleção incluem Albrecht Dürer, Jan van Eyck, Francisco de Goya, Hans Holbein, Michelangelo, Rembrandt e Rubens.
- Rüstkammer: Neste museu está uma das maiores coleções mundiais de armas cerimoniais, armaduras e têxteis históricos. A exposição atual compreende cerca de 1.300 artefatos, o que representa menos de 10% de todo o acervo. Faz parte deste museu a “Câmara Turca”, que exibe mais de de 600 peças de arte individuais. A maior peça do acervo é uma tenda de três mastros trazida do acampamento em Zeithain em 1730.
- Endereço: Taschenberg 2, 01067 Dresden, Alemanha
- Horários: de quarta a segunda de 10h às 18h / fechado às terças-feiras
- Entrada:
- Ticket Residenzschloss (inclui todos os museus exceto Historisches Grünes Gewölbe): 12 euros
- Ticket para todos os museus (inclui o Historisches Grünes Gewölbe): 21 euros
- Somente para Historisches Grünes Gewölbe: 12 euros
- Somente para Kupferstich-Kabinett: 6 euros
- Fotografias: não são permitidas fotos do acervo do museu, apenas áreas externas








2. THEATERPLATZ
A “Praça do Teatro” é uma das mais importantes praças de Dresden. Lá estão localizados marcos importantes da cidade como a Hofkirche, a Ópera Semper e o Palácio Zwinger. No centro da praça fica uma estátua do Rei Johann, montado sobre um cavalo.




3. HOFKIRCHE
A Hofkirche é a Catedral de Dresden. Ela é uma importante igreja católica da cidade, também conhecida como Catedral da Santíssima Trindade. Construída entre 1738 e 1751, a pedido do Rei Augusto III da Polônia, ela é a maior igreja da Saxônia. A igreja foi muito danificada durante a Segunda Guerra Mundial e foi reconstruída em meados dos anos 1980.
- Endereço: Schloßstraße 24, 01067 Dresden, Alemanha
- Horários: de segunda a quinta de 9h às 17h / sexta de 13h às 17h / sábado de 10h às 17h / domingo de 12h às 16h
- Entrada: gratuita




4. SEMPEROPER
Semperoper é a casa de ópera mais famosa na Alemanha, que abriga uma das orquestras mais antigas e famosas do mundo, a Sächsischen Staatskapelle. O edifício foi construído entre os anos 1838 e 1841. Ela foi destruída durante a Segunda Guerra Mundial e reaberta somente 40 anos depois, em 1985. Não é necessário assistir a um espetáculo para conhecê-la, pois tours guiados são oferecidos.
- Endereço: Theaterplatz 2, 01067 Dresden, Alemanha
- Tour: horários variam conforme o dia (consulte aqui) / 11 euros
5. ZWINGER
Zwinger é um palácio construído em estilo rococó. O local era anteriormente parte da fortaleza Dresden, a qual conserva os muros externos. Atualmente, o palácio abriga uma série de museus que contempla: a Gemäldegalerie Alte Meister (Galeria dos Velhos Mestres), o Dresdener Porzellansammlung (Coleção de Porcelana de Dresden) e o Mathematisch-Physikalischer Salon (Salão Real de Matemática e Instrumentos Físicos). Caso você não tenha tempo de visitar os museus, isso não é um problema. Os jardins do complexo são belíssimos e têm entrada gratuita.
- Endereço: Sophienstraße, 01067 Dresden, Alemanha
- Horários: diariamente de novembro a março de 6h às 20h / de abril a outubro de 6h às 22h /
- Entrada: gratuita para os jardins / 6 euros para qualquer um dos 3 museus / 10 euros entrada combinada para os 3 museus / taxa de 2 euros para reservas online
- Concerto de gala: veja informações neste link








6. FÜRSTENZUG
Fürstenzug (Processão dos Príncipes, em português) é um imenso mural de uma procissão à cavalo dos governantes da Saxônia. Ele foi originalmente pintado entre os anos 1871 e 1876 para celebrar os 800 anos da dinastia de Wettin, família governante da Saxônia. O painel foi, posteriormente substituído por 23 mil pastilhas de porcelana entre 1904 e 1907. O mural, de 102 metros de comprimento, retrata 35 ancestrais nobres dos duques e reis da Casa de Wettin entre 1127 e 1904.
- Endereço: Augustusstraße, 01067 Dresden, Alemanha




7. NEUMARKT
Neumarkt é a “Nova Praça do Mercado”. É nela que fica localizada a Frauenkirche (Igreja de Nossa Senhora que falaremos no próximo tópico). Ela é chamada de “nova” porque foi construída em XVI, dois séculos depois da “velha” praça (Altmarkt). Depois de uma série danos causados durante a Guerra dos Sete Anos (1754-1763), várias estruturas na Neumarkt foram reconstruídas em estilo rococó e barroco tardio. Um incêndio causado pelo bombardeio em 1945 praticamente destruiu a praça. Ela foi reconstruída no Pós-Guerra.
8. FRAUENKIRCHE
A Frauenkirche (Igreja de Nossa Senhora) é uma das igrejas luteranas mais importantes da cidade e um dos cartões postais de Dresden. O edifício foi construído inicialmente como uma igreja católica. A igreja é considerada um excelente exemplo da arquitetura sagrada protestante, com uma maiores cúpulas na Europa. A igreja foi construída no século XVIII e completamente destruída durante o bombardeio de 1945. As ruínas restantes foram deixados durante 50 anos como um memorial de guerra. A igreja foi reconstruída, a partir de 1994, após a reunificação da Alemanha. A reconstrução do seu exterior foi finalizada em 2004 e do interior em 2005. É possível subir no seu domo.
- Endereço: Neumarkt, 01067 Dresden, Alemanha
- Horários: de segunda a sexta de 10h às 12h e de 13h às 18h / horários variam nos finais de semana
- Entrada: gratuita / faça um tour com guia especializado clicando aqui
- Subida ao domo:
- Preço: 8 euros – compre ingressos aqui
- Horários:
- de novembro a fevereiro: de segunda a sábado de 10h às 16h / domingo de 12h30 às 16h
- de março a junho e de setembro a outubro: de segunda a sábado de 10h às 18h / domingo de 12h30 às 18h
- de julho a agosto: de segunda a quinta de 10h às 18h / sexta e sábado de 10h às 19h / domingo de 12h30 às 18h








9. BRÜHL’S TERRACE
Esse terraço à beira do Lago Elba é um dos lugares mais bonitos da cidade, frequentado por locais e por turistas. Seu apelido é “Balcão da Europa”, por proporcionar vistas lindíssimas. Super recomendamos fazer uma caminhada à pé passando pela parte traseira de diversos edifícios históricos de um lado e a grandeza do Rio Elba do outro. Sente em um dos bancos e curta a vista!








10. ALTMARKT
A antiga praça do mercado é o coração do centro histórico. Construída no século XIV, ela é a praça mais antiga de Dresden. Por volta de 1550 por uma primeira expansão da cidade, um novo mercado foi criado, o Neumarkt. Quando estivemos visitando a cidade, a Altmarkt estava lindíssima, lotada de barraquinhas decoradas vendendo comidas típicas durante o festival de outono. Comemos comida típica e um crepe de Nutella fantástico!




11. KREUZKIRCHE
A Kreuzkirche é uma igreja luterana construída em estilo barroco entre 1764 e 1800. Anteriormente, havia no local uma igreja gótica construída no século XV. Ela foi muito danificada durante o bombardeio da Segunda Guerra e, para recordar o acontecimento, ela foi parcialmente restaurada. A igreja é famosa por ser lar do coral Dresdner Kreuzchor, que existe há mais de 700 anos. A sua torre possui 92 metros de altura e a plataforma de observação fica a 54 metros do chão.
- Endereço: An der Kreuzkirche 6, 01067 Dresden, Alemanha
- Horários: variam conforme a época do ano – consulte aqui
- Entrada: gratuita / 4 euros para subir na Torre




12. NOVA PREFEITURA DE DRESDEN
A prefeitura de Dresden está alojada em um belíssimo prédio em estilo renascentista que possui uma torre escura de 98 metros de altura com um relógio. Ela teve que ser reconstruída após a Segunda Guerra Mundial. Há duas esculturas de leões em bronze em frente aos portões dourados. Na cúpula fica uma estátua de Hércules de 5 metros de altura. Há uma plataforma de observação de 68 metros embaixo da cúpula que proporciona lindas vistas para o centro histórico da cidade. Mais informações neste site.
- Endereço: Neues Rathaus, Kreuzstraße 6, 01067 Dresden, Alemanha
- Plataforma de observação: aberta diariamente de maio a outubro de 10h às 18h




13. ALBERTINUM
O Albertinum é um museu de arte moderna fundado em 1887. O nome é uma homenagem a um antigo Rei Saxão chamado Albert. O museu foi bastante danificado durante o bombardeio da Segunda Guerra Mundial e passou por um processo de restauração a partir de 1953. O museu conta com uma coleção impressionante de esculturas e cerca de 300 pinturas do século XIX que incluem grandes nomes como Vincent van Gogh e Claude Monet.
- Endereço: Tzschirnerpl. 2, 01067 Dresden, Alemanha
- Horários: de terça a domingo de 10h às 18h
- Entrada: 10 euros / audio guide incluso




14. FÁBRICA TRANSPARENTE DA VOLKSWAGEN
A “Fábrica Transparente” é o nome da planta de produção da Volkswagen conhecida como “Die Gläserner Manufaktur”, em alemão, que pode ser traduzido literalmente como “Manufatura de Vidro”. O nome se deve ao fato de a maior parte da fábrica ter paredes de vidro transparente, podendo-se ver praticamente tudo! A Volkswagen oferece tours guiados pela fábrica, explicando como carros de luxo são produzidos no local. Nós adoramos a experiência! Infelizmente, é proibido tirar fotos durante o passeio pela fábrica.
- Endereço: Lennéstraße 1, 01069 Dresden, Alemanha
- Horários: Área de visitantes: de segunda a sexta de 8h30 às 18h / sábado e domingo de 9h às 18h
- Tours: em inglês: de segunda a sexta às 10h, 12h, 15h / sábado às 12h, 15h e 17h/ domingo às 15h / Duração: 75 minutos / Preço: 7 euros – compre online aqui
Leia mais: Alemanha: Fábrica Transparente da Volkswagen em Dresden




15. GROẞER GARTEN
Este é um lindo parque público da cidade, construído em estilo barroco no formato retangular. Ele cobre uma área de 1.8 km². Ele data de 1676, mas se tornou aberta ao público em 1814. Dentro do parque há duas grandes atrações: o Zoológico de Dresden e o Jardim Botânico de Dresden. Um mini trenzinho, conhecido como Dresdner Parkeisenbahn, leva os visitantes pelo parque e opera durante os meses de verão.
- Endereço: Hauptallee 10, 01219 Dresden, Alemanha
DICA DE ECONOMIA: DRESDEN CITY CARD
Aproveite os inúmeros benefícios do Dresden City Card para economizar dinheiro e desfrutar de 1, 2 ou 3 dias cheios de atividades culturais e diversão. Este cartão oferece uma série de descontos em atividades culturais e de lazer, como concertos ou jantar em restaurantes. Além disso, o cartão dá acesso livre ao transporte público da cidade, incluindo ônibus, bondes e trens. Há versões para 1, 2 ou 3 dias na cidade.




TOURS E EXCURSÕES BACANAS EM DRESDEN
- Dresden: passeio a pé e panômetro
- Concerto de Gala no Dresden Zwinger: Dresden
- Excursão a pé em Dresden pela cidade antiga histórica
- Dresden: Excursão a Pé Cidade Velha
- Combo em Dresden: Ópera Semper e Tour na Cidade Velha
- Minibus Tour of Dresden para Grupos Pequenos
- Dresden: passeio histórico em Florença do Elba
- Tour de Barco no Centro de Dresden de Uma Hora e Meia
- Dresden: Cruzeiro do Rio Elba para o Castelo Pillnitz
- Dresden Mural Tour: Street Art e pinturas
- Viagem Diurna ao Parque Nacional da Suíça Boêmia e Saxã saindo de Dresden
ONDE COMER EM DRESDEN
Quando estivemos em Dresden aproveitamos uma linda e deliciosa feira de comida típica que estava acontecendo no Altemarkt. Além disso, também sugerimos estes outros locais:
- Viba Erlebnis-Confiserie & Café (Altmarkt 25, 01067)
- L’Osteria Dresden (Wilsdruffer Str. 14-16, 01067)
- Kurfürstenschänke – Historisches Gasthaus (An der Frauenkirche 13, 01067)
- Kutscherschänke – Uriges Wirtshaus (Münzgasse 10, 01067)
- Pulverturm (An der Frauenkirche 12, 01067)




ONDE COMPRAR EM DRESDEN
Duas sugestões no centro de Dresden com muitas opções de lojas:
- Altmarkt-Galerie Dresden (Webergasse 1, 01067 Dresden, Alemanha)
- Centrum Galerie (Prager Str. 15 – 17, 01069 Dresden, Alemanha)
ONDE SE HOSPEDAR EM DRESDEN
Confira algumas das opções de hospedagem em Dresden. São hotéis bem localizados e bem avaliados na cidade.
- Swissôtel Dresden Am Schloss (4 estrelas)
- Hilton Dresden (4 estrelas)
- Star Inn Hotel Premium Dresden im Haus Altmarkt, by Quality (3 estrelas)
- ibis budget Dresden City (1 estrela)
RESERVE AGORA seu hotel e economize mais de 35%. Leitores do Viajonários estão com um SUPER DESCONTO! E o melhor, com CANCELAMENTO GRÁTIS*!
*confira os hotéis com cancelamento grátis no site




Guarde estas dicas no Pinterest!
Leia mais sobre cidades da Alemanha:
- BERLIM: Alemanha: O que fazer em Berlim – Roteiro de 5 ou 6 dias
- MUNIQUE: Alemanha: O que fazer em Munique – Roteiro de 5 dias
- ROTA ROMÂNTICA: Alemanha: A incrível Rota Romântica
- COLÔNIA: Alemanha: O que fazer em Colônia – Roteiro de 1 ou 2 dias
Muito boas as dicas. E bem explicadas. Só senti falta de uma, a visita ao Hygiene Museum. O visitante menos avisado acha que tem a ver com higiene, mas não tem. É a história de vida humanidade.
O museu foi fundado em 1912 pelo empresário de Dresden e fabricante de Odol, Karl August Lingner, após a 1ª Exposição Internacional de Higiene como um “Centro Educacional do Povo para os Cuidados de Saúde”.
O Museu Alemão de Higiene hoje se concebe como um “fórum para ciência, cultura e sociedade”. É um local popular para eventos e exposições e está entre os museus mais visitados em Dresden, com cerca de 280.000 visitantes por ano” (Wikipédia)
Olá, Maglu!
Agradecemos muito o seu comentário e a dica sobre o Hygiene Museum! Nós não conhecíamos e parece ser uma atração bem interessante para visitar! Deixamos a informação que você nos enviou para os nossos leitores!
Abraços 🙂
[…] durante a Segunda Guerra Mundial. Reconstruída, a cidade abriga riquezas culturais incríveis. | http://www.viajonarios.c… | #viajonarios […]
Olá, gostaria de ir a Alemanha no próximo ano e Dresden está certamente no meu roteiro (se a viagem realmente acontecer). Mas você saberia me dizer se na Alemanha os ingressos das atrações turísticas, principalmente museus, tem desconto para estudantes (ou estudantes de arqueologia, mais precisamente)?
Olá Bee,
Não são todas as atrações que oferecem, mas existe sim desconto para estudante. Você precisa mostrar um documento oficial como a ISIC, por exemplo. Mostrar uma carteirinha em português da sua faculdade tem grandes chances de não aceitarem.
Abraços e uma excelente viagem para você! 🙂
[…] durante a Segunda Guerra Mundial. Reconstruída, a cidade abriga riquezas culturais incríveis. | http://www.viajonarios.c… | #viajonarios […]
[…] durante a Segunda Guerra Mundial. Reconstruída, a cidade abriga riquezas culturais incríveis. | http://www.viajonarios.c… | #viajonarios […]
[…] durante a Segunda Guerra Mundial. Reconstruída, a cidade abriga riquezas culturais incríveis. | http://www.viajonarios.c… | #viajonarios […]
[…] durante a Segunda Guerra Mundial. Reconstruída, a cidade abriga riquezas culturais incríveis. | http://www.viajonarios.c… | #viajonarios […]
[…] durante a Segunda Guerra Mundial. Reconstruída, a cidade abriga riquezas culturais incríveis. | http://www.viajonarios.c… | #viajonarios […]
[…] durante a Segunda Guerra Mundial. Reconstruída, a cidade abriga riquezas culturais incríveis. | http://www.viajonarios.c… | #viajonarios […]
[…] durante a Segunda Guerra Mundial. Reconstruída, a cidade abriga riquezas culturais incríveis. | http://www.viajonarios.c… | #viajonarios […]
[…] durante a Segunda Guerra Mundial. Reconstruída, a cidade abriga riquezas culturais incríveis. | http://www.viajonarios.c… | #viajonarios […]
[…] durante a Segunda Guerra Mundial. Reconstruída, a cidade abriga riquezas culturais incríveis. | http://www.viajonarios.c… | #viajonarios […]
[…] durante a Segunda Guerra Mundial. Reconstruída, a cidade abriga riquezas culturais incríveis. | http://www.viajonarios.c… | #viajonarios […]
[…] durante a Segunda Guerra Mundial. Reconstruída, a cidade abriga riquezas culturais incríveis. | http://www.viajonarios.c… | #viajonarios […]
[…] durante a Segunda Guerra Mundial. Reconstruída, a cidade abriga riquezas culturais incríveis. | http://www.viajonarios.c… | #viajonarios […]
[…] durante a Segunda Guerra Mundial. Reconstruída, a cidade abriga riquezas culturais incríveis. | http://www.viajonarios.c… | #viajonarios […]
[…] durante a Segunda Guerra Mundial. Reconstruída, a cidade abriga riquezas culturais incríveis. | http://www.viajonarios.c… | #viajonarios […]
[…] durante a Segunda Guerra Mundial. Reconstruída, a cidade abriga riquezas culturais incríveis. | http://www.viajonarios.c… | #viajonarios […]
[…] durante a Segunda Guerra Mundial. Reconstruída, a cidade abriga riquezas culturais incríveis. | http://www.viajonarios.c… | #viajonarios […]
[…] durante a Segunda Guerra Mundial. Reconstruída, a cidade abriga riquezas culturais incríveis. | http://www.viajonarios.c… | #viajonarios […]
[…] durante a Segunda Guerra Mundial. Reconstruída, a cidade abriga riquezas culturais incríveis. | http://www.viajonarios.c… | #viajonarios […]
[…] durante a Segunda Guerra Mundial. Reconstruída, a cidade abriga riquezas culturais incríveis. | http://www.viajonarios.c… | #viajonarios […]
[…] durante a Segunda Guerra Mundial. Reconstruída, a cidade abriga riquezas culturais incríveis. | http://www.viajonarios.c… | #viajonarios […]
[…] durante a Segunda Guerra Mundial. Reconstruída, a cidade abriga riquezas culturais incríveis. | http://www.viajonarios.c… | #viajonarios […]
[…] durante a Segunda Guerra Mundial. Reconstruída, a cidade abriga riquezas culturais incríveis. | http://www.viajonarios.c… | #viajonarios […]
[…] durante a Segunda Guerra Mundial. Reconstruída, a cidade abriga riquezas culturais incríveis. | http://www.viajonarios.c… | #viajonarios […]
[…] durante a Segunda Guerra Mundial. Reconstruída, a cidade abriga riquezas culturais incríveis. | http://www.viajonarios.c… | #viajonarios […]
[…] durante a Segunda Guerra Mundial. Reconstruída, a cidade abriga riquezas culturais incríveis. | http://www.viajonarios.c… | #viajonarios […]
[…] durante a Segunda Guerra Mundial. Reconstruída, a cidade abriga riquezas culturais incríveis. | http://www.viajonarios.c… | #viajonarios […]
[…] durante a Segunda Guerra Mundial. Reconstruída, a cidade abriga riquezas culturais incríveis. | http://www.viajonarios.c… | #viajonarios […]
[…] 8. Alemanha: O que fazer em Dresden – Roteiro de 1 ou 2 dias […]
Olá visionários…
Parabéns pela forma de estruturar e resumir as informações , tenho olhado muitos sites e geralmente não é tão prático como o de vcs..adorei. Estou indo hj 20/9/18 visitar uma grande amiga que se mudou recentemente para Dresden. E no site de vcs é possível saber da história, o que fazer e até mesmo com detalhes dos horários, previa e dicas.m, onde comer e aí vai..muito bom, completo.
Continuarei viagem para Salzburg, Hallstatt, Lago de Bled, Croácia e Grecia,caso tenham dicas destes lugares vou adorar ler.
Hellen Ribeiro
Olá Hellen!
Que alegria em ler o seu comentário! Muito bacana saber que estamos ajudando em sua viagem! Confira neste link nossos posts sobre a Grécia! Muita coisa está publicada e outras serão publicadas nos próximos dias!
Abraços e uma viagem incrível para você! 🙂
O prato tipo chama-se schweinbraten (carne de porco assada) ☺☺
Informações úteis sobre a cidade, irei visitar esta semana
Boa viagem, Fernanda!
Ola.
Adorei o Post, pois vou de ferias brevemente à Alemanha com visita obrigatoria a Dresden.
Vai ser o meu roteiro.
Tenho uma duvida. O palacio Zwinger, é apenas visitavel os 3 Museus. Não tem salões, quartos, etc que possam ser visitados.
Obrigado e parabens pelo Blog
Luis sousa
Olá Luis,
Que bacana saber que o post tem sido útil para você planejar a sua viagem!
O Palácio foi transformado em espaços para os 3 museus mesmo, não é mais como já foi no passado.
Abraços e uma viagem incrível para você! 🙂
Gostei do Post. Faltou dizer o nome do prato típico da foto. Parece bom!
Que bacana que gostou do post, Adlena.
Infelizmente, não lembramos o nome do prato.
Abraços 🙂